É impressionante a cara de pau do liquidante da Petrobras designado por Michel Temer, por indicação do PSDB, para desmontar a grande empresa brasileira.
Hoje, na Folha, Pedro Parente tenta enganar os trouxas confundindo a política de conteúdo nacional no petróleo como uma discriminação contra empresas de capital estrangeiro.
Ideologias, quando levadas ao extremo, tornam as pessoas impermeáveis a argumentos e fatos. Discutir a origem do capital investido no Brasil é um exemplo. Superada pela Constituição, que não faz distinção entre capital nacional e estrangeiro, essa discussão tem pouca utilidade na vida real.
A maioria dos brasileiros vai trabalhar diariamente em veículos de marcas globais fabricados no Brasil; falamos ao celular em aparelhos com peças importadas do mundo inteiro; a maior parte das ações da bolsa brasileira é de investidores estrangeiros.
Ora, Dr. Parente, o senhor sabe que não existe diferença, para o cumprimento das cotas de conteúdo nacional, se a empresa é de capital brasileiro, chinês, coreano, norte-americano ou até do Timbuctu. A exigência é, apenas, que se produza aqui ao menos uma parte do que a exploração de petróleo demanda da indústria e isso vale não apenas para a Petrobras como para qualquer empresa petroleira de outro país que pretenda ter uma concessão aqui. Embora, claro, você não veja as obras mais pesadas serem encomendadas por elas aqui, mas isso já é outra história.
Podem até, como no caso de automóveis e celulares que o senhor menciona, trazer partes prontas do exterior para montagem, desde que o valor agregado aqui atinja os patamares dos contratos que elas aceitaram para ter direito de explorar petróleo.
Depois, Parente passa para a arenga de que nos falta capacidade técnica para fazer aqui, em lugar de comprar lá fora:
No setor de óleo e gás, o intervencionismo estatal se materializou na “Política de Conteúdo Local” (PCL). A exigência de um conteúdo local muito acima da capacidade da indústria impôs prejuízo significativo ao governo e ao setor. Quem diz isso não é a Petrobras, mas o Tribunal de Contas da União, que em auditoria recente concluiu que “existe um alto custo da política, em função da baixa competitividade da indústria nacional”.
Na Petrobras, além dos custos mais elevados apontados pelo TCU, houve atrasos de mais de três anos na entrega de 12 plataformas.
O que falta é capacidade gerencial, porque alguém é capaz de dizer que num país onde o setor de obras pesadas tem competências mais que reconhecida, suficiente até para realizar projetos no exterior, não tem capacidade de fazer obras? Que o nosso cipo de engenheiros e técnicos é incapaz, mesmo tendo feito algumas das maiores obras do mundo? Ou será que é o “peão” que custa mais aqui do que a mão de obra semi- escravizada de alguns lugares do mundo?
Será que uma indústria naval que já foi a segunda maior do mundo, que foi capaz de produzir, nos anos 80, os dois então maiores navios do mundo, o Docefjord e o Tijuca, não tem condições de produzir petroleiros e sondas? Claro que tem e, embora possam custar um pouco mais e pedir prazo um pouco maiores, geram emprego, renda, encomendas a cadeias de fornecedores para brasileiros.
No fim, numa apelação sem limites, cita dois trabalhadores, Adir Freitas e Ademir Klitze, empregados em multinacionais instaladas no Brasil como exemplo do que estaríamos perdendo com o conteúdo nacional. Isso é, sem meias palavras, Dr. Parente, mentira. Sem o conteúdo nacional, Adir e Ademir perderiam seus empregos, porque é mais barato e rápido importar aquilo que eles produzem aqui.
Porque as empresas em que eles trabalham produzem aquilo que o senhor despreza: conteúdo nacional, chame-se Schlumberger e Zé da Silva, desde que esteja instalada aqui, produza aqui e empregue brasileiros feito Adir e Ademir.
Aliás, até brasileiros tão pouco preocupados com país, feito Pedro Parente, que chama de “ranço ideológico” defender o Brasil.
View Comments (22)
Um nítido sofisma, montado em cima de uma falácia. Doutor Parente está confessadamente tentando enganar o povo brasileiro.
Outra coisa, quando Parente diz que o conteúdo nacional dá prejuízo à Petrobras, ele não está vendo a Petrobras como uma empresa brasileira, mas sim como uma empresa sem qualquer compromisso com seu dono, que é o Brasil e o povo brasileiro. Para ele, a Petrobras não tem transcendências, é uma empresa qualquer do globalismo capitalista. Neste caso, a história da Petrobras não interessa, como ocorre com todo pensamento neoliberal que pretende antes de tudo, desprezar a História como fator negativo. E o nacionalismo também. Enfim, o que está por trás de tudo, o que pretendem de fato, tem intenções internacionalistas e financistas, e o Doutor Parente, embora tente disfarçar, não está "livre de ideologia", muito pelo contrário: É um escravo da ideologia neoliberal, que prega a hegemonia do mundo desenvolvido ocidental e drena da periferia para lá tudo o que puder de valioso drenar. E se a periferia quiser se posicionar mais ao centro, os escravos desta ideologia dão golpes de estado para que a periferia volte a seu lugar de eterna periferia.
Quando olho aquele guindaste da foto, patrimônio da nossa Petrobrás, pois seria ali que deveríamos enforcar traidores, corruptos e vendilhões de nossas riquezas.
Deveria existir um decreto proibindo a venda de patrimônio público, isso só poderia ser feito por meio de referendo popular. Esses golpistas que estão na direção da estatal por meios espúrios, não tem o direito de vender algo que não lhe pertence.
Renato Arthur se isto lhe causa nauseas, então, se revolte contra esses bandidos que usurparam o poder para destruir o país.Somente uma guerra civil salva o Brasil das mãos desses traidores.Quanto a sugestão de usar o guindaste da foto para enforcar esses criminosos, eu acrescentaria a construção de uma guilhotina para facilitar a execução da sentença.
Eu prefiro tiro de kalashinikov na nuca.
ESSE CANALHA ENTREGUISTA É CRIA DE FHC, O MAIOR CORRUPTO DA HISTÓRIA DO BRASIL E QUE AINDA DESFILA POR AI COM CARA DE CELEBRIDADE. EM UM PAÍS SÉRIO, FHC E SUA QUADRILHA ESTARIAM CUMPRINDO PRISÃO PERPÉTUA.
o fim de FHC e de sua canalha está mais próximo do que eles imaginam... pensam que são inimputáveis. A guilhotina, os espera.
Com esse povo frouxo e idiota brasileiro.
TENHO CERTEZA QUE TEM DEDO DA TURMA QUE VENDEI A VALE DO RIO DOCE NESTAS TRANSAÇÕES DA PETROBRÁS,TEM NEGO VENDENDO PRA SI PRÓPRIO.
ESSE PARENTE É A CARA DO DICK VIGARISTA,DA CORRIDA MALUCA.
Esse entreguista não teria chance no Governo dos Estado Unidos.
O Mr. Tramp certamente daria uma "Trampada" nele, como deu na subprocuradora que desconheceu seus "decretos" "IMIGRATÓRIOS".
Mas esse entreguista um dia sará julgado por um tribunal de exceção. E, pagará.
Esse ai e outro salafrario que esta preucupassimo com o BRASIL ele que mesmo e que se lasque. tennha vergonha na tua cara vassalo msscateiro.
Esse ENTREGUISTA tripudia sobre o CONHECIMENTO do grande brasileiros Dr. Guilherme Estrella.
Caro Pereira, eles sabem, mas a ganancia e maior que a razao, eles estao acabando de raspar o tacho para o bolso deles eles estao alucinados, Temer o bruxo e toda gangue corrupta, PMDM, PSDB, DEM, CAMARA E SENADO todos desvairados, e nao podemos nos esquecer da midia canalha, a nossa arma contra essa midia e nao comprar o que eles anunciam, e batermos na ultima porta que e o judiciario, e batermos forte porque infelizmente, os juizes estao se acovadando! Temos que exigir abertura do sigilo, os sigilos foram abertos ate agora, qual o interresse para nao abrir, estao querendo especulacao? Cobrir rsses governo ilegitimo?...
Esse entreguista é especialista em entregar:
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjg-biriu_RAhWIj5AKHT6iDLgQFgg4MAQ&url=http%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Fpolitica%2Fnoticia%2F2016%2F03%2Fstf-autoriza-retomada-de-acoes-contra-ex-ministros-de-fhc.html&usg=AFQjCNGjqTLHAB0JImKJGtXwo0X1O5QmgA
Quer dizer que, na Petrobras, o que falta é capacidade gerencial, aquela que os "companheiros" usaram para se locupletar, a si e ao Brahma? Acabou a boquinha, não adianta chorar.
E fala ainda o blogueiro que a indústria naval nacional custa um pouquinho mais caro; esse "pouquinho" acabou com a empresa, surrupiado que foi pela camarilha petista, felizmente banida.
E já é hora de acabar com essa basófia de que a Petrobras é patrimônio do povo, isso é mais que deboche para com nossa população desempregada e desvalida após o lulo-dilmismo, e que não possui patrimônio nenhum.
Se é para vir aqui dar mancada e escrever um monte de besteiras, senhor Sanchez, fique no seu lugar, lá onde isso dá Ibope; no PIG.
-
Se é para ocupar esse espaço precioso, que traga argumentos consistentes. Não sei se você já foi informado sobre a queda da cotação do petróleo, queda que jogou os lucros das petroleiras lá para baixo e levou a crise a todas elas.
-
Essa queda foi armada num conluio entre o Sistema de Poder que domina os EUA e a Arábia Saudita, com o intuito de destruir as economias de países grandes exportadores de petróleo, como a Rússia, a Venezuela e o Iran. Três países que têm governos que ousam discordar dos ditames desse Sistema de Poder.
-
O Brasil, que agora dispõe de uma montanha de petróleo, descoberto graças ao trabalho da empresa pública Petrobras, como não é uma ilha, também sofreu e está sofrendo os efeitos da armação citada.
-
Se não queres dar vexame e mancada, leia um pouco mais; em fontes alternativas, porque no PIG você só vai aprofundar a tua ignorância e burrice.
é um midiota esse VERMES SANCHEZ. típico imbecil que aplaude ser ferrado pela imprensa vigarista desse país.