Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo, já escreveu sobre o cínico editorial de hoje da Folha, em que o jornal “reclama” da “prescrição, atrasos, incúria e engavetamento beneficiam políticos do PSDB acusados de irregularidades, inclusive no dito mensalão tucano”.
Dispenso-me, por isso, de escrever sobre o tema.
Com todos os recursos que tem, o jornal ficou calado durante todo o ano de paralisia do processo em Minas Gerais , sem o que não haveria hoje o risco de o caso acabar-se não em pizza, mas em bolo de aniversário de Eduardo Azeredo, decaído do alto tucanato.
Mas não posso me dispensar de reproduzir a análise que faz Nilson Lage, e que me chega pelo Facebook, do comportamento do jornal e de seu sócio e diretor editorial, Otavio Frias Filho.
Curta e cortante.
“Comportamento típico do discurso marqueteiro é estabelecer um ponto de concordância para abrir caminho ao convencimento.
É uma das variantes do que se chama de “vacina”: formalmente, aquilo que vem antes do “mas”.
Como se sabe, as adversativas introduzem a negação de um pressuposto do antecedente.
Quando o vendedor diz “sei que nosso produto é mais caro”, o que se espera depois do “mas” é qualquer coisa que liquide o pressuposto de são preferíveis coisas mais baratas; será algo capaz de sustentar que o produto que vende é “melhor”, “mais durável”, “mais bonito” etc.
No caso desse editorial isolado da Folha, o objetivo da vacina é negar o pressuposto legítimo de que a Folha é um jornal reacionário.
Otávio Frias Filho, o Otavinho, faz questão disso. A imagem que ele criou para a empresa e que o diferenciou do Estadão, desde a década de 1980, é de jornal plural, vinculado a uma elite intelectual a que ele, pessoalmente, adoraria ou julga pertencer.
Ornamentos dessa fantasia de mercado são alguns dos membros de seu conselho editorial e uns poucos colunistas cercados por todos os lados do que há de mais retrógrado e mercantil na mídia brasileira.
O compromisso com o PSDB e outros grupos protofascistas (estranho o destino da “social democracia” brasileira!) antecede o “mas’: está mais que evidente na edição do jornal, entregue a gente de caráter dúctil, e, do site da casa, o hegemônico Uol.
É claro que qualquer pequena concessão lhe custa pesadas críticas dos golpistas mais radicais. Talvez se julgue, por isso, herói da imprensa livre.”
View Comments (15)
Seria o caso de todo mundo escrever para o(a) ombudsman da Folha, pedindo mais que editoriais. Pedindo MANCHETES.
:
Ouvindo A Voz do Bra*S*il e postando:
Mais um outro poema (acróstico) para a defenestradora de tucanus:
Duas vezes contra o espectro atro
Inscreveu já seu nome na história
Lutando contra mídia venal & Cia e seu teatro
Mulher forte de mais uma vitória
A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
**** *************
**** *************
************* ****
************* ****
************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Bra*S*il, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.
************* Lei de Mídias Já!!!! **** "Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma" **** Joseph Pulitzer. **** ... "Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo" **** Malcolm X. Ley de Medios Já ! ! ! !
************* "O propósito da mídia não é de informar o que acontece, mas sim de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante.". Noam Chomsky.
************* "A população geral não sabe o que está acontecendo, e nem sequer sabem que não sabem". Noam Chomsky.
.
.
.
************* Poemas engajados de Cláudio Carvalho Fernandes (anarcoexistencialismo):
.
.
**** Poema "Desalienando a ma$$ificaçãø Coisificante" /
.
É melhor /
ser um, mesmo que zero, à esquerda /
do que, títere-palhaço, a penas só faz-ser número$ à direita
.
.
.
**** Poema "Bistância" /
.
Tele Visão /
Tele Vazão /
Tele Vazio
.
.
.
**** Poema "Cem Rimas" /
(para o PT e o PSTU) /
.
A vida passa de graça /
E fica ainda mais rica /
Nos olhos de esperança /
Que às mãos multiplicam
.
.
.
**** Poema "Clic" /
.
A luz /
Assombra /
As sombras
.
.
.
**** "Poema Z" /
.
Penso /
Logo(S) /
Rexisto
.
****
Só não concordo com "os protofacistas". É o produto atual e genuíno, mesmo.
Acho que estão fazendo a campanha errada. Não adianta dizer que é o que todos sabem que não é. O que o jornal tem que fazer para não ficar sem leitor é assumir abertamente, numa campanha dirigida aos coxinhas, a linha que adota há muito tempo. O único risco que correm é de “os coxinhas” não assinarem o jornal por não gostarem de ler.
Por sorte o tal PANFLETO,que se auto intitula de Jornal,é lido pela elite que representa os interésses,homenageando o Dr.Leonel,e alguns PUXA-GENITÁLIAS DE RICO,e mais alguns que por dever de oficio,também o fazem.Mas estão moribundos!Desenganados pela inteligência dos que o leram no passado!
Durante muito tempo enganaram muita gente, mas aos poucos as pessoas vão tomando consciência da podridão do jornalismo que faz essa empresa, e como eu, simplesmente nem o consideram mais.
Como o Globo, a FSP serve p/ orientar minhas opiniões, se estiver criticando é porque é ótimo, se elogiar não presta, o problema é que são muito mentirosos e chantagistas e praticamente não se aproveita nada. Muito melhor é ouvir a voz do Brasil para poder saber o que ocorre no País. Mas felizmente esses lixos estão agonizando com a Internet.
Deputados entregarão a Janot mais provas sobre Aécio na Lista de Furnas
publicado em 30 de março de 2015 às 18:46
rogério, padre joão e adelmo na pgr
No dia 19 de março, Padre João, Adelmo Carneiro e Rogério Correia estiveram na PGR, para entregar documentos comprovando o envolvimento de Aécio Neves na Lista de Furnas
Procurador Geral receberá deputados nesta terça-feira, 31/03
da assessoria do deputado Federal Padre João, via e-mail
Os deputados federais Padre João, Adelmo Carneiro e o deputado estadual Rogério Correia serão recebidos pelo Procurador Geral da República, Dr. Rodrigo Janot, nesta terça-feira, às 10h. A agenda foi solicita por Padre João, através do ofício, dia 09/03/2015.
No dia 19/03 do corrente, os deputados em epígrafe estiveram na Procuradoria Geral da República e entregaram documentos que comprovam o envolvimento do senador Aécio Neves no esquema conhecido como Lista de Furnas e também na operação Lava Jato. Com base nos documentos, foi feita representação contra o senador Aécio Neves pedindo que o Ministério Público Federal reabra o inquérito e investigue o congressista.
Ainda na semana passada, dia 26, o Sindicato dos Advogados de São Paulo – SASP, também fez representação junto ao Ministério Público Federal pedindo que se instaure imediatamente procedimentos para apuração dos fatos que envolvem o senador na Lista de Furnas, denúncia feita e documentada no âmbito da Operação Lava Jato, pelo doleiro Alberto Youseff. Os elementos apontados pelo Sindicato dos Advogados são contundentes e irrefutáveis.
Os deputados vão levar ainda mais documentos que serão anexados, aditados à petição protocolada no dia 19/03.
Em pronunciamento na tribuna da Câmara Deputados, Padre João afirmou que o Ministério Público Federal está no caminho certo. “Temos esperança e confiança no Dr. Rodrigo Janot. Apresentamos provas e pedimos que abra processo de investigação. Investigar não é condenar ninguém. Isto faz parte do estado democrático e de direito. Se a investigação concluir que houve ilícitos, crime, então que seja ofertada a denúncia ao Supremo Tribunal Federal. Simples assim”, afirmou Padre João.
LÁ VEM O MATUTO CARREGANDO O PEIXE E O BACALHAU DA PÁSCOA EMBRULHADOS NAS PÁGINAS DA 'FOLHA' DA SEMANA PASSADA!
... Em grande medida a Justiça [Justiça?!] brasileira protege o PSDB &$ os demais representantes da Casa Grande em função da blindagem diuturna aos da DIREITONA exercida pelo PIGolpista...
De novidade no editorial dos Frias "da 'ditabranda'" é o fato de as meretrizes alardearem que comungam aos domingos pela manhã na Catedral do Padre da Paróquia do DEMÓstenes Torres!...
... Basta lembrar a cobertura da 'Folha' acerca do TRENSALÃO do PSDB: após o "furo" de reportagem - com direito à manchete de capa -, os desdobramentos do tenebroso caso de [MEGA]corrupção "vazou" para o limbo do esquecimento!
"Quem dá mais?!"
É a caixa registradora, estúpido!
Judas!
Como o PSDB aplicou as doações
As doações dos empreiteiros ladrões ao PSDB são virtuosas …
https://www.youtube.com/watch?v=TPR7wIf0e4A
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2015/03/30/como-o-psdb-aplicou-as-doacoes/