Ontem, comentando o que havia escrito um homem que ainda honra o jornalismo brasileiro, Mauro Santayanna, saudei o fato de que Aécio Neves, tanto quanto Dilma Rousseff, não insistiria em novos ataques ou acusações, nem cederia espaço para a frustração e o ódio.
Seria, de fato, muito bom que isso acontecesse e, até, corresponderia à natureza de Aécio, neto do mineirismo político de Tancredo.
Mas não é o que está acontecendo e não parece que será, por um bom tempo.
Ontem, Aloysio Nunes Ferreira – o ex-vice de Aécio – fez, no Senado, um discurso afirmando que Dilma “não tem autoridade moral” para falar em diálogo.
Hoje, é o próprio Aécio quem divulga um vídeo belicoso, dizendo que foi derrotado pelo “uso da máquina pública”, pela “mentira” e “pela infâmia” e acena com “uma outra coisa extraordinária, que foi o Brasil acordando, as pessoas indo para as ruas” .
A direita brasileira está querendo produzir um “3° turno” que só existirá mesmo nas cabeças que extravasaram sua natureza preconceituosa e golpista, como se fossemos aqui uma Venezuela, que é um país pequeno e sempre rachado por uma divisão feroz de classes.
Estão cavando um caminho terrível para si mesmos, esquecidos de que, ao contrário da mídia, por onde açulam e pela qual são açulados, precisam de votos.
Deveriam ter compreendido que, se havia muita decepção com a política e até restrições ao desempenho do governo Dilma, foi justamente este ódio e radicalismo que transformaram o Aécio que saiu pujante do primeiro turno naquele que chegou declinante à eleição e que, sem o terrorismo da Veja nos instantes finais, teria perdido por diferença maior do que a registrada.
Terminaram as eleições, por mais que a direita e a mídia se recusem a ver isso.
Os industriais querem produzir, os comerciantes querem vender, os donos do agronegócio querem plantar e colher, os trabalhadores querem a recomposição dos salários, a vida continua para além do que a concebem os políticos tradicionais.
Até seu principal quartel general, São Paulo, quer que a vida volte ao normal, a começar pelas torneiras.
Aliás, talvez por isso seu mais bem sucedido candidato, Geraldo Alckmin, esteja discreto e que em “ruas” seja tudo o que não quer ouvir falar.
O primarismo desta direita hidrófoba que se construiu está mais próximo de ser a sua ruína que sua esperança.
O governo eleito pelos brasileiro vai insistir no diálogo, mas exercerá o poder legítimo que lhe foi concedido pelas urnas para, enquanto urram, dirigir o país.
Conspiração pós-urna não funciona, senhores.
View Comments (78)
Eu sou eleitor do PT.
Mas as denúncias da Veja foram infundadas e fico feliz que a presidente esteja ainda investigando o esquema da Petrobras.
Ela e a PF TEM A OBRIGAÇÃO de investigar doa a quem doer, sendo PT ou PSDB, DEM.
Por mais que algumas pessoas reclamem ela foi reeleita democraticamente, coisa que o Coronel Telhada que não honra a farda dele, e os demais do PSDB não aceitam em hipótese nenhuma.
Hehehe! Onde estão os tucanos envolvidos com escândalos de corrupção nos Governos Tucanos? Todos soltos! Todos soltos! Todos soltos! O bordão cunhado pela presidente Dilma Rousseff nos debates eleitorais é uma VERDADE INCÔMODA e INCONTESTÁVEL que vai ecoar nos ouvidos dos cidadãos por muito tempo! Desmontou em poucas palavras a hipocrisia dos tucanos que posam de éticos e probos, mas que, na verdade, conta com a proteção, a blindagem e a complacência de segmentos do judiciário, do ministério público e de nossa grande mídia! Dilma tratorou o Playboy baladeiro e livrou o país de um farsante! Tchau AecioPorto! Em 2018...você tenta outra vez!
Mas, que coisa, esse Aloísio é uma tranqueira! Quanto ao Aécio a população mineira já sacou que não vai além de um playboy, esse rapaz não acrescenta nada. Já a população paulista está demorando para acordar.
Vale ressaltar que o Sen. Humberto Costa - PT/PE foi a tribuna e rebateu de forma contundente todas falas do Sen. Aluysio - PSDB/SP infelizmente nossa mídia "imparcial" só expõe o que lhe interessa.
Com certeza é efeito da água do 'volume morto'... #XUPACOXINHA
"O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO - O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"
Ontem, a GloboNews golpista reproduziu quase todo o discurso de Aloysio Nunes. Parece que o objetivo da Globo é incitar uma guerra civil.
Rubens, mais um tiro no pé que a Rede Bobo deu. Ao se iniciar uma guerra civil as sedes dessa rede seriam os primeiros alvos da população que está com PIG atravessado na garganta.
Não só da Globo. Também da Band, SBT, Record e todas as "afiliadas". Tomar o controle da informação e informar adequadamente ao povo.
O povo mineiro não é bobo, depois de 12 anos, já sabe como é uma administração do PSDB. Já São Paulo, que vai para 24 anos de governo tucano, continua vivendo na terra da fantasia, e agora também em uma tremenda seca.
Perfeita colocação! Os blogs sujos devem informar a população sobre o porque da reforma política, já que isso não será feito pelo velha mídia.
Esses COXINHAS DO AÉCIOMORTO,que receberá a doze de veneno que o José Serra e o Alkmin lhe levarão,antes de dormir,são como àqueles que de tanto levarem no Itauuuú,se viciam nisso,e acabam gostando e levar no Itauuuí!Além do mais,como a quase totalidade são parasitas de alguém,pecam pela preguiça e quando vão às ruas,exceto pouquissimos,´de somente para consumir drogas,como cervejas e vodka e outras cositas mas!Não fazem sombra!
O presidente da câmara (tá "di mal" por ter perdido a eleição) reprovou o projeto de participação popular da presidente DILMA.
A idéia de acompanharmos os projetos em votação no congresso e espalharmos pelo Brasil seria uma alternativa, já que aqueles "representantes do povo" não o querem por perto.
FALSAS ELITES SÃO CONTRA A DEMOCRACIA NO MUNDO INTEIRO, COMO O PSDB É NO BRASIL:
http://actualidad.rt.com/actualidad/view/145141-ska-punk-elites-prostituyendo-palabra-democracia
Espero que neste segundo mandato a Dilma fale mais na TV e no rádio sobre seu Governo para se contrapor as mentiras e acusações levianas que jorrarão nos próximos 4 anos.
Ela deveria se pronunciar diariamente em cadeia Nacional. Exercer direito de resposta todas as vezes que for caluniada. Já chega de tanta impunidade. É o povo que esta clamando por vez e por voz! A justiça vale para todos. Inclusive para os donos dessa midia golpista. Eles não são donos do Brasil. Nossa representante foi democraticamente reeleita. Quem elegeu esses "donos do poder" que querem falar em nosso nome? Que querem calar a nossa voz? Que querem nos impor suas vontades? Não! Esses não foram eleitos por nós. A presidente que nós elegemos se chama DILMA. A midia golpista precisa ser enquadrada em seu devido lugar.
É por isto Nat a importância da regulamentação da mídia. Não a de conteúdo. Eles podem falar o que quiserem, mas aqueles que são acusados e atacados de acordo com a vontade deles, precisam de canais de comunicação ou direito de resposta para falar com o povo.
Mas isto que você sugere, se acontecer no Brasil hoje, vai terminar sendo pior. Seria uma fortuna para os cofres públicos. E ela seria atacada violentamente por quer introduzir no país um modelo venezuelano, onde Hugo Chávez, para defender seu governo de um bombardeio que vinha de fora, criou um canal de televisão onde falava direto com a população.
Eu também queria isto. Acho que ela deveria ter este direito. Mas, infelizmente, se fizer será triturada.