Conta a história – antiga, passada entre gerações e sabida de muitos – que o médico da cidadezinha do interior tinha poucos clientes que lhe pagavam em dinheiro as consultas. O principal deles era o “coronel”, que de tempos em tempos tinha dolorosos inchaços no dedão do pé direito. O povo simples, que o doutor não deixava de atender, também pagava, é verdade, mas com gratidão, em galinhas, linguiças, queijos e até leitões e grande admiração pelo doutor.
Viveu assim o médico, com pouco, mas o suficiente para mandar o filho à capital, tornar-se também médico, mas já com outros horizontes que não a existência parca e provinciana da vila, agora de gravata sob o jaleco e congressos em resorts. Mas calhou do rapaz, num dos dias em que vinha visitar os velhos, encontrar o pai adoentado, com forte grite e febril. Não era nada sério, por sorte, mas o velho médico já não consultava há três dias e o filho, gentil, foi clinicar por um dia, em seu lugar.
Um pouco atrapalhado por não poder pedir a batelada de exames clínicos a que se acostumara – fazê-los onde? – o rapaz saiu-se bem e à noite, com o pai já melhor conversava na varanda, sobre o dia no consultório.
-Sabe, pai, aquele inchaço no dedão do coronel, que ele tinha desde que me entendo por gente?
O velho franziu a sobrancelha e perguntou o que tinha acontecido. E o rapaz, orgulhoso, contou que, ao examinar, viu que o caso era de uma farpa de espinho, minúscula, que tinha se enquistado e, volta e meia, inflamava e fazia mancar o fazendeiro rico. Lancetou e…pronto. Aquilo não mais iria incomodar.
Ao que o pai respondeu:
– Pois saiba, seu ingrato, que aquela farpa de espinho, por mais de 20 anos, te vestiu, alimentou e ajudou a te formar médico.
Hoje, no Estadão, Julia Affonso, Ricardo Brandt e Fausto Macedo mostram que a Polícia Federal pediu para encerrar o inquérito original da Lava Jato, desde maio passado, considerando que já não havia nada a apurar. Mas que o Juiz Sérgio Moro mandou que se o mantivesse aberto, positivo e operante para novos acréscimos, conforme fosse conveniente.
Vai que alguma convicção precise arranjar provas – não é assim, no direito “morano”? – e veja que trabalheira arranjá-las num inquérito já encerrado?
Moro, portanto, mandou deixar o inquérito aberto, em banho-maria, pronto a confirmar suas “cognições sumárias”.
A farpa do espinho deve continuar lá, no dedão do coronel, porque ela fez o doutor provinciano viver, não se lanceta assim o abcesso a quem se deve a existência.
View Comments (18)
Deve ser o medo da solidão que se aproxima.
Ele vai morrer só, e numa cela moribunda.... Os outros quinta colunas terão os mesmos fins....
Acho que infelizmente não vai, meu caro! Vai é viver nos "Esteites", na mordomia bancada pelos trilhões do pré-sal doado ao "tio sam" e pela coxinhada débil mental que aqui vai tomar no olho por pelo menos umas duas décadas!
Nos EUA armas de fogo e violência são comuns...ELE sofre uma acidente lá...entendeu?
Moro, Ivan Almeida Carlos bunda e carlos palerma brito, sao todos bostas.
Se um dia encontrar um coxa fascista com capacidade de pensar por si só , vou soltar rojões. Impressionante a mente perturbada que, como uma máquina programada, só é capaz de repetir infâmias a lá MBL e destilar ódio. Coitados, nem a sarjeta será capaz de mudar sua vocação para lamber a elite que os despreza.
Infelizmente para nós, praticamente todos os políticos eleitos são corruptos, falsos e mentirosos. Talvez refletindo o caráter da própria sociedade que os elegeu. É vergonhosa a devolução de 59 bilhões desviados somente da Petrobras. Somos reféns de uma Elite vagabunda, sanguessuga e farsante, que nos divide em grupos opostos, quando somos todos da mesma espécie: patos.
Fico imaginando de onde vem estes idiotas com o Cesar e o Ivan????????????
Moro, em breve, será descartado por esse governo golpista. Aliás, já foi, só que ele não sabe. Será? Intriga o fato de ele não mexer com tucanos? Pois é...
Será nada, o esquema é montado, é coisa das arabias e estados unidos. https://www.youtube.com/watch?v=G2Y3ZsKIS3U&t=33s
"Cunha, e não Palocci, pode ser o “italiano” da Odebrecht" o que é estranho é o Palloci ter assumido esse apelido.Para incriminar os antigos aliados ou salvar a grana escondida deles ? (desconhecida pelos aliados)
Não, eles falam o que o poder da máfia manda, ninguém sabe ao certo quem realmente esta nesse poder, mas juristas, Requião e outros sempre dizem que são americanos. O Cunha é protegido e logo soltam ele. Veja esse vídeo e mais outros do Cafezinho, Tijolaço já falou sobre, mas é o Cafezinho quem esta mais empenhado nesse assunto. Combinou comigo, pois nunca acreditei que Cunha fosse preso, depois que disseram que ele estava sozinho em uma sela.https://www.youtube.com/watch?v=G2Y3ZsKIS3U&t=33s
Fernando Brito muitas histórias ainda são contadas até hoje só que o modus operandi mudou. Na atualidade pedi-se uma bagatela de exames para constatarem o óbvio, que a pessoa está ótima de saúde e ainda temos os remédios jurídicos, muitas pessoas são soltas e que deveriam estar presas e outras são condenadas e que deveriam ser absolvidas. Que País é este??????????
virou uma merda espaço para comentários nesse blog. falta tempo para rolar mouse até chegarmos a algo legível