A pesquisa Ibope divulgada pelo Estadão, atribuindo 61% de rejeição a Lula pode até ter números inflados, mas não surpreende, porque não poderia ser outro o resultado de uma campanha de mídia que passou de todos os limites.
Mas é, também o resultado de uma postura supostamente “republicana”, adotada por muito tempo e ainda presente, na forma de Lula, o PT e o governo petista reagirem a isso.
Não enfrentar a mídia e não enfrentar as armações que, sob sua égide, passaram ao terreno da insanidade, porque só pode ser insanidade achar que um homem que, na Presidência, poderia ter influído em contratos de centenas de bilhões possa ter sido comprado por um “cozinha planejada”, como fez crer o Jornal Nacional, no sábado.
Agora, Moro manda prender João Santana, marqueteiro das campanhas petistas.
A razão?
Precisa de alguma além do fato de ter ligações com Lula e com Dilma? Foi-se o tempo.
Lula e Dilma (porque sem ele só um tolo não vê que, na melhor das hipóteses, vira um cadáver político e cadáveres são, claro, removidos) foram se deixando entrar na boca do leão com um discurso “republicano”, confiando “nas instituições”.
Falar em instituições isentas no Brasil, francamente, se não for má-fé, é tolice.
E mesmo que se acredite – e é muita fé – que em alguma hora isso vá se desmontar juridicamente, o estrago político será, talvez, irreversível.
View Comments (111)
Ficou claro para todo mundo: com a direita não há possibilidade de diálogo. Uma vez tendo a chance de aniquilar a capacidade de ação algum dos membros da quadrilha, é preciso levá-la adiante. Lula e boa parte da esquerda acreditaram que a democracia de fortaleceria ao demonstrar que todo aquele amontoado de asneiras que se dizia que aconteceria se o PT chegasse ao governo eram mentiras. Grande erro. Na hora em que puderam impor pesadas derrotas e perseguição contra a direita, preferiram apostar que se mostrando "republicano", o PT colheria os frutos da aceitação do partido pela casa grande. Agora não restam mais dúvidas de que a direita deve ser tratada no chicote.
O governo age republicanamente e é taxado de bolivariano ou de "aparelhador das instituições" pelos hidrófobos mais perigosos.
Em termos, não haveria problema em se comportar civicamente com as frentes de oposição. O problema é que o PT, por "confiar nas instituições", deixou de enxergar que elas eram apenas engrenagens na máquina da direita. Então, ao reafirmar a independência das instituições, plantou a sementinha dessa insurreição que nós vemos hoje.
Sem reformas institucionais, não faria diferença nenhuma o PT ter entrado de cabeça na briga política com a oposição. A única diferença seria de que a insurreição teria vindo muito antes do que veio de fato. A grande verdade é a seguinte: a baderna que se estabelece, desde sempre, no Judiciário e no MP é o que permitiu à direita atuar como os grandes esculhambadores do cenário político nacional. Uma reforma institucional que purgasse os vícios escrotos desses aristocratinhas do judiciário e MP e seus jagunços da PF, fariam a oposição pular miudinho, e deixariam o PT em uma posição política extremamente confortável.
Essa é a batalha que o PT nunca comprou. Talvez essa fosse a batalha que o PT tivesse condições de vencer, mais do que qualquer guerra contra a mídia, por necessária que fosse. O algoz do PT nunca foi a grobo, esses sempre foram inimigos jurados dos governos petistas. Se tivesse sido removida a contaminação nas instituições, porém, a mídia continuaria gritando no vácuo. E, melhor, o PT poderia adquirir as condições políticas de peitar uma briga com o PIG e ter chances de vencer.
Tomemos como exemplo o governo Argentino. É no judiciário que se poderá impedir o Macricoxa de defenestrar a Ley de Medios. Se o governo emplacasse uma lei dessas por aqui, seria no tapetão que a grobo ganharia a causa.
Eu tenho a impressão de que é a dobradinha mídia-oposição que causa tanto problema. Chego a pensar que enquadrando um deles, o outro não terá muito reduzida sua capacidade de causar estragos.
Quem causa problema, quem ataca o PT, quem boicota, sabota, golpe e quer tirar o governo é a Direita, da qual fazem parte os grandes empresários, a Globo, a Veja, o Estadão, a Folha, juízes, promotores, procuradores e policiais comprados, simpáticos ou manipulados.
É o PT e seus membros engolindo o republicanismo idiota deles.
Dilma, ah, essa senhora é sem duvida a coveira mor do Brasil e do PT.
Lula se tornou o algoz da esquerda, aja vista que poderia ter mudado tudo, foi o melhor presidente, mas ao mesmo tempo alinhou-se com a direita suja, fascista que jamais o engoliu e agora mostra a cara e vai devorar de vez o PT e seus membros republicanos.
Parabéns Fábio, análise perfeita em poucas palavras, renderam-se aos interesses da direita, fizeram e fazem too tipo de concessão e agora vão pro ralo juntamente com os trabalhadores cabeças-de-bagre que se alimentam da Globo.
Com uma crise sem precedentes a presiDANTA chama o Levy - coveiro tucano, agrava-se a CRISE com mais desemprego, queda da renda, encolhimento do PIB e a presiDANTA saca uma Rephorma da Previdência elevando a idade de aposentadoria dos espoliados operários brasileiros.
A oposição , juntamente com o neo-aliado Renan Calheiros vão enterrar a Petrobras, ocasionando a alienação do nosso oceano de petróleo a preço de banana, bem ao estilo nefasto de Fhc/Serra.
Sinceramente.......que se explodam todos !
Onde se lê ....vão, leia-se VAI.
Não entendo uma coisa: se o governo e o PT se renderam à direita, por que recebem tanto ataques, boicotes, armações e golpes dela, a ponto de quererem tirá-los do poder ?
Vamos aprendendo com nossos erros. Agora é ir pro pau!
Brito, Dilma já caiu....
Xeque-mate nos brasileiros e no republicanismo do pt...
Dilma nao é um ser político...tomou o lado errado e nao acertou em nenhuma escolha...
Já tomaram o poder.....agora só falta coloca-la prá fora do Planalto..
Conseguiram com a ajuda da tolice e republicanismo barato do pt...
Game over...
Do Jurista Pedro Serrano: " Nos Estados Unidos, a imprensa sequer tem acesso aos tribunais, não pode tirar foto, porque eles entendem que um princípio constitucional não pode se sobrepor a outro. Este clima de coerção tem se estendido de forma preocupante na atividade jurisdicional, comprometendo até o trabalho dos advogados. Precisamos rever a relação entre os agentes e a mídia. Criar uma lei que assegure isonomia com a imprensa”, cobrou.
Ainda na avaliação de Serrano, o Judiciário, em toda América Latina, tem deixado de agir como agente do Direito para ser agente da exceção. Ele ressaltou que, historicamente, forças políticas conservadoras utilizam o Judiciário como agente de desestabilização do Estado Democrático na América Latina.
“Criou-se uma tradição de transformar o Judiciário em um instrumento da luta política, invariavelmente para corromper a ordem constitucional e derrubar governos que são contrários aos interesses das classes dominantes. Vimos esse processo na última década em Honduras e no Paraguai, que tiveram seus presidentes depostos”, lembrou.
Se as forças políticas do PT não se mobilizarem imediatamente teremos a interrupção da ordem constitucional no Brasil a partir das ações do Moro e do Gilmar Mendes no Tribunal eleitoral.
Meu amigo, você acredita mesmo em papai noel ? Um CN que está a ponto de entregar o petróleo aos gringos vai aprovar uma lei que proporcione isonomia entre partes ?
Dilma Go Home, entrega pro Temer que ele termina o desmonte do Estado Brasileiro.
Posso falar uma coisa? Já era!!!!
A esquerda e principalmente PT já eram.
Vão levar muito tempo pra retomar o espaço perdido.
Todos os erros, principalmente do PT, estão sendo cobrados.
O PT tinha tudo pra mudar a forma de se fazer política, mas não fez e, pior ainda, passou a fazer política que tanto criticava. Achou que tinha sido aceito no clube. Ledo engano.
A esperança é que surja uma juventude de esquerda com novos pensamentos.
O João Santana vai pagar caro por ter esvaziado a campanha da globo para derrubar Lula com a frase: Deixa o homem trabalhar. A pequena frase que solapou a campanha dw dois anosmilionária do PIG.
A prisão do João Santana se dá por indícios que aparentemente e oficialmente nada têm a ver com a campanha eleitoral da Dilma. Mas é óbvio que vão colocá-lo no pau-de-arara para que faça uma delação "premiada" que incrimine a campanha eleitoral e deflagre o golpe de Estado. Esta é a finalidade da prisão. Não é nenhum exagero falar em pau-de-arara. Hoje há métodos de tortura que fariam o torturado, se tivesse opção, implorar pelo velho pau-de-arara. E a Lava jato parece que é ótima em tais métodos.
Cá pra nós, depois de tudo o que o Duda Mendonça passou no mensalão, se for verdade que o João Santana recebeu por fora, tem kais é que ir em cana e mofar lá por looooooooongo tempo!
Espero que haja explicação para a movimentação no exterior sem declaração ao fisco brasileiro, mas não creio que ele virá.
A Odebrecht opera em muitos países, assim como João Santana presta consultoria em marketing político em vários países.
João Santana está encrencado e se o PT, depois de todo o processo do mensalão, estiver nessa, é caso de cassação do registro e responsabilização criminal de sua direção, além das possíveis consequências para o resultado da eleição de 2014.
De qualquer forma e independente dos atores, tem é muito rato nessa tulha, Brito.
Duda Mendonça foi absolvido né? Você mesmo afirma que Santana trabalha para Odebrecht fora do país, logo é óbvio que ele recebe pagamentos da empresa fora do país. Ou apenas FHC pode fazer isso? No mais, SNtana pode alegar ser usufrutário, como Cunha. Para Cunha funcionou.
Arthemísia,
votei, voto e votarei na esquerda, pelas políticas públicas implantadas e reforçadas a partir de 2003, e quero muito que o partido do atual governo não esteja envolvido nas acusações que envolvem João Santana e Odebrecht.
Quanto a João Santana, cadeia com ele, caso tenha atuado conforme é acusado. Se assim restar comprovado, é porque ele apostou na impunidade e na crença de que o crime compensa, pois viu o que Duda Mendonça passou, ainda que posteriormente absolvido.
Crime, se houve, foi exclusivamente de João Santana e da Odebrecht.
A questão é que o marqueteiro e demais presos hoje, após alguns meses presos, por colaboração premiada, apontarão seus imundos dedos indicadores na direção do partido do atual governo?
E você acredita que eles estão preocupados com corrupção e propinas de Santana? Quanta ingenuidade. Estamos falando de mais uma jogada de carta marcada pela direita e seus agentes, como Moro, PF e procuradores do Paraná, além da mídia golpista. Já prenderam o tesoureiro do PT - só do PT -, o ex-presidente do PT - só do PT, um senador do PT - só do PT, quando o PSDB tem três ou quatro senadores acusados pelos premiados delatores do Moro -, e agora prendem o marqueteiro do PT - como sempre, só do PT. E os outros? Nenhum deles praticou caixa dois, ou recebeu propinas? Muita coincidência também esta operação salva-FHC em pleno desmascaramento do príncipe da privataria. A última coisa que esses caras estão preocupados é com o combate à corrupção. Só ingênuos não enxergam que se trata de jogada golpista.
Euler, calma. Calma, Euler.
Primeiramente, a estratégia é desgastar Lula como apoiador nas eleições de outubro próximo, base para a de 2018. Aparentemente, estão conseguindo.
Quanto à ação de MPF, PF e JF, nenhuma mudança desde o início da caçada ao partido do governo. Governo fraco, omisso e chefiado por uma presidente que aparenta necessitar de divã, pois não se conforma com a rejeição da classe média alta de onde se origina, razão por que defere à mídia tradicional as entrevistas em primeira mão e mantem-se cordata com aqueles que a achincalham desde os tempos de ministra.
Calma, Euler. Euler, calma. Muita calma nessa hora. Já sei que vosmecê não é ingênuo.
Concordo com o exposto, Brito. Lula demorou para reagir ao massacre midiático que a imprensa podre do país cruelmente impõe a ele. Dilma, por sua vez, não reagiu a nada e não irá reagir. Para quem prometeu durante a campanha política de que processaria a infame Veja e nada fez, esperar o quê?
O João Santana vai pagar caro por ter esvaziado a campanha da globo para derrubar Lula com a frase: Deixa o homem trabalhar. A pequena frase que solapou a campanha politico partidaria milionária do PIG para eleger o Serra, na segunda de 4 derrotas até agora.