Participando do Semi-Golpe de Lisboa, a vergonhosa e fracassada conspiração promovida pela empresa de Gilmar Mendes em Portugal, José Serra disse hoje, segundo a BBC, que “uma intervenção militar só não aconteceu nos dias atuais porque o Exército não tem mais a força política de antigamente.”
Serra tem uma visão ainda “banana republic” do papel das Forças Armadas.
A força que elas têm de ter – e deveriam ter muito mais – é a força militar, porque seu papel é a defesa nacional, não a política.
Os militares brasileiros, em mais de um governo chefiado por gente da caserna, viram como a obsessão pela política foi danosa a isso, embora vez por outra os governos militares – corretamente – tenham investido em alguma independência em tecnologia bélica.
Curioso que, quando se fale no Exército dos EUA, da França, da Inglaterra – para não entrar no terreno pantanoso de regimes que não simbolizam a democracia convencional – ninguém se preocupa em discutir sua “força política”, por que será?
Força política dos militares é fazer com que os governos lhes forneçam meios de equipar-se, de terem desenvolvimento operacional e tecnológico que não as tornem meros enfeites, mas vetores capazes de projetarem-se onde a soberania do país estiver ameaçada ou vulnerável.
A outra política, por definição, divide. E divisão, entre os militares, é – paradoxalmente – uma unidade de tropas sob comando único.
O Exército, como a Marinha e a Aeronáutica, têm muitos – e entre seu melhores – oficiais que compreendem que imiscuir-se no jogo político é importar a cizânia para dentro das organizações militares.
Claro que se preocupa, como é seu dever aliás, com situações de conflito interno, E justamente por isso não deixa de estar atento a quem as provoca.
Políticos, como o senhor Serra, não devem trazer o nome do Exército para a política, a não ser para que ela lhes garanta os recursos para, dentro da realidade do país, qualificar-se como escudo da Nação.
Do contrário, é expô-lo à divisão que há na política.
O que representa apoio aos militares, e seus líderes sabem muito bem, não são uma dúzia de transtornados que pedem que coloquem um tenente em cada repartição pública.
Estamos, pela primeira vez em um século, vendo o Exército se portar como a uma força de todos, não de uma facção ou, muito menos, de si mesma.
Se José Serra tivesse uma visão um pouquinho mais generosa das instituições, veira que não podem nunca voltarem-se contra a pária aqueles que são “por ela armados”, como está no hino do Exército.
O Exército, ao contrário do que diz Serra ao afirmar que “se o Exército brasileiro ainda tivesse a força que tinha naquele momento, não tenha dúvida de que já teria tido uma militarização no país” está muito mais forte.
Inclusive em relação aos que o querem usar politicamente.
View Comments (48)
Por isso que digo, nós temos o CHICO, eles o chirico !
FORA DE PAUTA.
Carcereiro de curitiba ataca de novo, dessa vez produziu um traque, desenterra caso Celso Daniel.
Não entendo como esse cara ainda procura algo do Bumlai, se não encontrou porra nenhuma ainda como mantêm o cara preso, cadê as instâncias superiores do judiciário desse País ????
Esse terrorista vai continuar achacando a Nação, produzindo pauta pra mídia GOLPISTA ?
Não apenas o exército , mas as FFAA de um modo geral sabem bem o que foi o governo ( ? ) do qual o serra participou, inclusive bem se recordam de quem assinou o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares que possibilitou a famigerada "visita" a AIEA nas instalações de nossa fábrica de pastilhas atômicas ( enriquecimento de urânio ).
O que este canalha esquece , sem ter a menor vergonha de dizer asneiras no estrangeiro constrangendo ainda mais nossa democracia ( que ele despreza ) é que nossos Oficiais Superiores não possuem a visão entreguista e a vira-latice dos tucanos e demos, seguidos pela coxinhagem que sonha em anexar nosso território ao Império do Norte.
Serra, canalha venal, nós não precisamos das migalhas do império ( assim como a Cuba de Fidel ).
É uma vergonha que um cara como o Serra, que foi candidato a presidente com apoio das elites financeiras e total apoio da grande mídia e que mesmo assim perdeu a eleição no voto popular, venha pleitear apoio dos militares para, na força, tentar assumir o poder.
O Exército já percebeu que o governo petista investe pesado na Defesa Nacional, ao passo que o Serra e seus comparsas querem entregar tudo pros EUA, em troca sabe-se lá de que.
VICENTE! O Cerra como os demais golpistas que querem tomar o governo para entregar o patrimonio nacional aos estrangeiros agora estão apelando para os militares que ciosos do seu dever cívico permaneceu em silencio diante do golpe policial-midiático-judiciario. Se eles fossem brasileiros de verdade deveriam ficar com vergonha de lembrarem dos militares. Logo o Cerra que apresentou um PL que entrega o pré-sal para as petroliferas americanas que vem falar de patriotismo. É na verdade, um psicopata politico...
É que ele sabe que o parlamentarismo não tem chance, como não teve na Velha República e no apagar das luzes do regime militar. Daí ele espera que os milicos dêem o gorpe e ponham ele como ministro da fazenda, que é a ambição máxima desde sempre.
Morre tanta gente bacana, um serra desse fica ai falando merda, não entendo isso.
Eliane Cantanhêde, aquela pistoleira que levou um pé na bunda da Folha, um outro da Globonews e que, em breve, do Estadão, levará outro, elaborou uma desfaçatez que sem dúvida entrará para a história do jornalismo brasileiro. Ei-la:
" Se o discurso do PT e do governo é de que está em curso “um golpe” contra a democracia, agora é hora de dar cara, voz, cor e partido a esse “golpe”. "
Perto da tal jornalista, o Serra é apenas um vampirinho
Que mulherzinha safada!
Mulherzinha safada??? Pra quê tanto elogio! CADELA VIRA-LATAS, acho bem mais apropriado!
Que mulherzinha cara de pau!
Ramiro, esta moça Cantanhêde deve ter algum parentesco com Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi e outras nulidades a quem foi dado o papel de bobos da côrte-do-golpe.
Quanto ao Serra, não vou gastar tempo e espaço do blog para dizer o que penso desse judas da nação brasileira.
Ramiro talvez ela seja "uma autista midiática" ou esteja preservando seu emprego...Puxar o saco de patrão é comportamento típico de covardia e incompetencia.
Hahahahaah! Essa mulher é sim muito burra! Não aprendeu os primeiros princípios do golpista maior: é passar óleo de peroba na cara e dizer "é tudo pela democracia"
Vcs não viram os 2 senadores fantoches da RBS/Globo Ana Amélia e Lasier Martins (arghhh) se pronunciando na tribuna do Senado sobre o golpe (que eles chamam impeachment).
Nauseante, Enojante.
Ainda não consigo acreditar que o povo gaúcho - que se diz tão politizado - elegeu esta dupla de fantoches nefastos.
Isto é o fim mesmo. Ainda mais quando se pensa que preferiram este que deveria ficar tomando choque a vida toda ao invés de Olívio Dutra.
O povo gaúcho emburreceu. Lamentável.
Mas, ainda bem que Vanessa Grazizotin, Gleise Hoffman e Lindberg Farias estavam lá para detonar aquelas duas figuras desprezíveis.
#NãoVaiTerGolpe
Na verdade este SER das sombras tem um conceito das forças armadas de 3 décadas atrás.. O poder das forças armadas continua e está 100 vezes mais forte, a função das forças armadas e proteger do inimigo externo.
É isso mesmo, você disse tudo. É uma visão banana republic, não apenas das Forças Armadas, mas também do Brasil. Serra confirma o que sempre achei dele, trata-se de um alienado cultural, aninhado na elite paulistana, que é igualmente alienada cultural. Não sabe nem de longe o que é o Brasil, e por isso acha normal e até bom para o país ser entreguista. Um provinciano conformado que cabe muito bem no figurino da Teoria da Submissão Nacional do FHC.
De repente, não seria a declaração de um senhor que já está naquele estado de senilidade conhecido como "gagá"?
Porque, afinal, o "menino Serra" nunca foi conhecido pelas "brilhantes" idéias originais, sempre copiou as dos outros, mas agora a senilidade lhe impõe idéias curtas( sempre as teve), mediocridade(sua marca padrão), desonestidade(está no DNA), idiotice declarada(padrão de comportamento do PSDB). Serra querido, vá prá Miami junto com a filha milionária e ESQUEÇA O BRASIL( antes que, de repente, você seja preso)!
Eu até já comentei,noutro blog,ao respeito.Este CANALHETE, afirma que o Exército Brasileiro é FROUXO.Por não dar golpes.O conceito dele,ao respeito de PATRIOTISMO,esbarra no seu desejo de ENTREGUISTA PARA OS E.UNIDOS.O gajo,é desaforado e declara isso,fora do país,até parecendo convidar forças externas,para INVADIR O BRASIL.Aproveito para instigar o Tijolaço,no sentido de uma CAMPANHA PRÓ JOSE DIRCEU.O Único RE-PRESO da História.
Está aí uma pauta que pode criar empatia entre os cavalinhos dos ricos, revoltados marchadores que também não querem entreguistas sujos no poder.
Serra não serve em nada ao Brasil.
Infelizmente temos um político como esse Serra que envergonha o país. Figura detestável, asqueroso e criador de dissidências, cabe a ele apenas o papel de traidor e entreguista do patrimônio que é de todos nós. Torço para que, passada essa tempestade. esse se recolha à sua insignificância.
"Contribuição" inestimável do povo paulista para o Senado Federal, esse povo paulista tsc tsc tsc !
Três senadores....Marta, Serra e Aloysio.