Freud explica. Ou melhor ainda: Sartre.
Michel Temer, 11 dias depois de ir morar no Palácio da Alvorada, com uma reforma que fez desaparecer móveis, tapetes e outros objetos, muitos do tempo de JK, porque tinha a cor telha ou vermelha, desistiu, diz a Folha.
Volta para o Palácio do Jaburu, residência do vice-presidente.
A desculpa é que o Alvorada é “grande e longe demais”.
Longe, não é, porque não deve distar sequer 1 km do Jaburu, e isso é nada para quem só anda de carro oficial.
Quanto ao grande, tem razão, mas talvez essa “grandeza” seja mais fruto da pequenez do ocupante, que sabe estar ali por uma usurpação.
Nada contra se Temer não quisesse morar num palácio, mas o Jaburu também é um. Um pouco menor, mas não pequeno. A diferença é que é mais discreto e recolhido, como um vice deve ser.
O mais provável é que tenha sido mesmo a velha culpa, aquele sentimento opressivo que vem a quem assassinou politicamente uma presidente eleita e, pelo crime, apossou-se do seu cargo e de seu lugar de moradia.
O cargo, Temer exerce sem remorso ou contenção.
Mas a casa, com aqueles imensos salões, à noite, é cheia dos fantasmas do remorso, que Sartre simbolizou tão bem como moscas: afasta-se-as (mesóclise é para todos), mas elas voltam, insistem, teimam.
Eram, na peça, a Erínias gregas, as filhas da noite, horríveis demais para serem olhadas, que perseguiam e atormentavam os criminosos fossem para onde fossem, por mais que insistissem em se livrar delas.
Ou, talvez, para dar uma explicação mais à altura da turma que chegou ao poder, seja melhor recorrer a Cinderela, dos Irmãos Grimm: está chegando a hora de voltar a ser abóbora.
View Comments (33)
Esse canalha ainda gasta uma fortuna de dinheiro público para reformar, inclusive descaracterizando o Alvorada com aquelas telas, e depois desiste da mudança. Até quando o povo irá tolerar isso, até quando...
Também não acredito muito na tese de remorso; o temer já deve imaginar que não fica até o final de 2018, então fica menos feio não precisar ser expulso também do Alvorada, além da Presidência. Acho que é mais por vaidade do que por remorso.
A globo tem a cara de pau de dizer que a reforma no Alvorada custou 24 mil reais. Esse valor deve ter sido só pra instalar aquela tela.
Qualquer reforma mediana numa casa comum custa mais do que isso, que dirá num palácio.
Seria ótimo se alguém pudesse checar os valores verdadeiros e divulgar.
Lunna, se a reforma do banheiro no apartamento funcional do "menino pobre que salvou o Brasil", custou R$90.000,00(noventa mil reais), pode multiplicar por cem esses 24 mil reais. Teve troca de móveis que faziam parte da decoração do palácio, e isso não é barato.
Lunna, se a reforma no banheiro do apartamento funcional do "menino pobre que salvou o Brasil" custou R$ 90.000,000, pode multiplicar por cem esses 24 mil reais. Só na troca de mobilia (que fazia parte da decoração original), deve ter sido gasto uma baba.
Verdade, Alex.
Tomara que sejam divulgados os valores reais, que devem ser estratosféricos.
Exemplo de austeridade nos gastos públicos.
Este homem deveria, se isso aqui fosse um país sério e não uma simples republiqueta africana, arcar do próprio bolso com os custos da restauração do Alvorada. Quanto a sentimentos, como culpa, este homem não os tem. Seria esperar demais de um sujeito que antes mesmo da eleição já estava tramando derrubar a companheira de chapa para tomar-lhe o lugar. Ele está é desocupando lugar porque sabe que seus dias de "presidente" enterino chegaram ao fim. Quero ver é se ele e sua distinta esposa terão coragem de frequentar qualquer tipo de lugar público que não seja "selecionado" antes.
O cara faz uso de dois palácios que pertencem ao povo, tora dinheiro em reformas desnecessárias.
Tomara que o povo de Brasília de um chega pra lá nele.
varredura de grampo?
NÃO ESTEVÃO NÃO É O CHEIRO NÃO,É QUE ELE FICARIA TÃO POUCO TEMPO LÁ,QUE SERIA ATÉ UMA DAS MAIORES VERGONHA JÁ VISTA POR UM PRESIDENTE DO BRASIL.
Minha teoria é que ele está assustado
com o Fora Temer no Carnaval.
Ele sabe que o povo pode invadir facilmente
o Alvorada e colocá-lo para fora a ponta-pé.
Concordo que ele possa se sentir mal em uma
casa que não é dele.
Ele invadiu e usurpou o poder.
Por outro lado,os golpistas entrarem no Alvorada sem
serem vistos é mais difícil.
Principalmente o Gilmar Mendes que vai pedir
vistas no processo de cassação, colocando em
votação depois de 2018...
Nossa! Mas está demorando demais. O povo já tinha que ter tomado Brasília e não só tirar o Temer , mas toda corja que com ele ajudou usurpar o poder.
Qual foi o custo mesmo?
Então no alto escalão é assim, vai, gasta um volume considerável de dinheiro em uma "redecoração" criminosa (descaracterização - é a melhor palavra) e depois simplesmente desiste...
Fico imaginando se, por exemplo, um diretor de escola estadual ou municipal fizesse algo parecido (claro que provavelmente com recursos bem menores). No hipotético caso de um diretor de escola, a mídia criminosa plin plin estaria com todo o ar de guardiões da coisa pública, criticando a gastança e chegando próximo de organizar um linchamento literal dos envolvidos; no caso real, o da descaracterização do palácio que o desgraçado comandou, nada vem ao caso. Afinal, esqueceram que o golpista é até quase bonito e que ele era "enfim o líder" que muitos estavam esperando?
Jaburu rima com urubu...talvez...
... Depois de realizar uma reforma que desfigurou o prédio, tombado pelo Iphan, para atender as necessidades de segurança do filho MiSHELLzinho...
E este libanês psicopata usurpador decorativo não irá ressarcir um mísero centavo sequer ao erário!
A plenos pulmões:
justi$$$azinha de meeeeeeerrrrrdddaaa!
... E depois esta mesma calhorda e irresponsável justi$$$azinha de meeeeeeerrrrrdddaaa afirma que pune os infratores!
Sei!
Sei:
a manicure que foi condenada a sete anos de prisão por ter furtado um frasco de esmalte;
um pedreiro desempregado que subtraiu dois litros de leite em uma gôndola de supermercado;
(...)
Ou algum petista seja lá qual for "o domínio do fato"!
De novo, a plenos pulmões:
justi$$$azinha de meeeeeeerrrrrdddaaa!