A matéria de publicada hoje no site do Estadão – não me pergunte porque não está no jornal impresso, por favor – dando conta que o delator Nestor Cerveró diz que “a venda da Pérez Companc (refinaria argentina, outubro de 2002) envolveu uma propina ao Governo FHC de US$ 100 milhões” – valor que o Nassif, gentilmente, já atualizou para R$ 1,033 bilhão – é mais um episódio do “Feirão da Delação” que se instalou no Brasil, graças verdadeira “zorra jurídica” implantada pelo Dr. Sérgio Moro e pelos procuradores do Paraná.
Com a ajuda da mídia, com os vazamentos de praxe, isso virou uma baderna.
Todo bandido pego com a boca na botija, agora, já sabe qual é o caminho das pedras: delate, delate, delate.
O MP aceitará, Moro homologará e a imprensa publicará, com mais ou menos ênfase de acordo com quanto lhe interesse desmoralizar o personagem. “Gente fina” como este FHC não irá para manchete, se for um desgraçado “lulopetista” jornais e TVs penduram no poste….
Um amigo sugere que o punguista da Avenida Presidente Vargas, pego fugindo com a carteira de um descuidado, tente logo a “transação penal” como o meganha que o agarra pelo cangote alegando que vai contar sabe quem matou John Kennedy.
Se o Brasil tivesse uma imprensa séria, o Ministério Público do Paraná e Sérgio Moro, a esta altura, estariam desmoralizados.
Porque, das duas, uma: ou Cerveró não tem nenhuma prova ou indício que o ex-presidente – diretamente ou por integrantes de seu governo – já nos estertores embolsou uma bolada destas ou tem e isso é tão grave acusação que deveria ter se transformado num inquérito e num escândalo nacional.
Não? Basta imaginar o que seria se fosse com Lula. Porque com ele, eu “eu acho” de algum bandido vai para a capa da Veja. A denúncia contra FHC, sequer uma menção em seu site.
A Lula, por qualquer suposição, já aparece um procurador da República furioso a querer tomar-lhe declarações. A FHC, mesmo com uma acusação, não se pergunta nada.
O MP e Sérgio Moro, a idolatria da deduragem e da acusação que, em seu louvor, fez e faz a mídia e a covardia das instituições para com a autuação completamente destrambelhada que lá se tem, transformando num circo de deduragem o que deveria ser uma investigação e um julgamento – aliás, julgamento ali é mera formalidade, já se entra condenado – sérios e isentos.
Virou o “Feirão da Delação”.
E a honra das pessoas é tratada como tomates amassados, na hora da xepa.
Não pode ser nem justiça, nem jornalismo.
Muito menos um Estado de Direito.
View Comments (18)
Dilma sancionou a LDP.
Achei que o Fernando tivesse dedetizado o blog e botado os ratos e baratas para fora daqui, mas pelo visto você insiste no seu papel de troll. Já que gosta tanto de comentar sobre tudo, por qual motivo não comenta a denúncia contra o caquético FHC ou contra o imoral Aébrio? Ah, mas eles não são do PT....
Resp eh pro Aliçon.
Nao tomou o simancol que eu recomendei?
Apesar de gostar do meu país, acabaram transformando num país de calhordas, bandido denuncia vira herói nacional com direito a horário nobre. Tem-se mais honras entre bandidos, é só prestar atenção no seguinte ditado"caguete merece cacete"
Sinto muito desanimo no ar. Estamos dominados pela direita.
Só há comoção popular sobre matérias estipuladas pelo maior oligopólio de mídia do mundo que age dentro e fora do Brasil. Nós não temos bancada da moradia digna, temos bancada da globo, das armas, dos bispos, da bola.
O problema é o ZÉ RUELA e a frágil DILMA
FHC liga para o GILMAR MENDES :
- Meu amigo, acho que está na hora de acabar com a Lava-Jato. Estão indo longe demais.
-Veja com o Serra e o Itagiba se eles tem algum dossie contra o Moro, responde Gilmar.
Ontem citaram Aécio; hoje citam FHC; amanhã, quem sabe, Serra.
A imprensa publica, de forma tímida, sem grande estardalhaço, seja no site seja no impresso, mas... publica. Mal e porcamente, mas publica.
Isso tem me intrigado.
Estão preparando chumbo grosso por aí.
Essa coisa de citar Aécio e FHC parece vacina.
Suspeito que não demora muito e algum "herói" vai falar diretamente de Lula e de Dilma.
É claro que o barulho vai ser um milhão de vezes maior. Mas aí vai aparecer alguém para lembrar que Aécio e FHC também foram citados e que foram dadas notinhas também.
Proporcionalidade? Ora, quem vai ligar pra isso, se a narrativa é comandada pela mesma turma que provoca as distorções?
Nunca pensei que diria isso, mas ficaria mais tranquilo se deixassem Aécio e FHC em paz!
O faroeste caboclo da republiqueta do Paraná está se dissolvendo em tanta forçação de barra. Ou então a mídia está ameaçando a turma do psdb se não armarem mais uma batalha cruel contra o governo e o PT. Acho que agora, a republiqueta quer,ela mesma, assumir o poder total. Ainda tem muito cacique para derrubar, republiqueta de araque.
Me lembro de comentários através dos tempos, na escola, no trabalho, nas rodas de amigos ou no botequim na répi-aur: - Na política, se você não roubar, você esta fora. Se você não se enturmar nesse sentido, de vantagens ilícitas, você está fora. E agora, vejo eles tentando tirar a Dil-ma de qualquer jeito, pelo golpe. DILMA - coração valente. Estamos com você. Na passeata qe passou, dia 16/12 e nas próximas também. NÃO VAI TER GOLPE. FORA CORRUPÇÃO.
Pau que dá em Chico dá em Francisco? E agora? Os procuradores vão agir ou também não vem ao caso?É tudo muito hipócrita e esquizofrênico.
Enquanto isso, porco nasce com cara de macaco em Cuba.