O filme que já vimos está voltando a passar. Outros personagens, enredo igual

Tal como a andorinha solitária não faz o verão, também os acontecimentos passam a significar mais quando se sucedem e se completam.

Três chamadas, uma abaixo da outra, hoje, na capa do site da Folha, que reproduzo aí ao lado, explicitam muito bem o que estar por vir, no já muito curto espaço de tempo que temos para evitá-lo.

São negação de tudo aquilo por que o Brasil lutou e, ironicamente, até do que dizem os que, envergonhados de assumirem a pregação de um golpe, camuflam sua vilania em discursos sofisticados sobre “perda de legitimidade” e “constitucionalidade” de sua consumação.

Temer convém por evitar a eleição, que não interessa ao andar de cima“, diz o insuspeito Elio Gaspari, em sua análise sobre a eventual ascensão do vice, já em desabrida montagem:

Temer é um estuário de esperanças. Junta os cidadãos que detestam o PT, os eleitores que passaram a detestar a doutora Dilma, os empresários atônitos com a paralisia do Estado e sobretudo os políticos e fornecedores do governo, aterrorizados com a atividade do Ministério Público.

Temer é acima de tudo conveniente. Vota-se o impedimento da doutora, ele assume, reduz a tensão, forma um ministério de celebridades, consegue uma trégua (sobretudo na imprensa), leva para o governo gente que perdeu a eleição e impõe seu estilo tolerante, tranquilizando os comissários depostos. Se for possível, ajuda a preservar a vida pública de seus correligionários que temem a chegada dos rapazes da Federal. Essas seriam as esperanças.

Discordo em vários pontos da descrição, embora não da conclusão. Porque as tais “celebridades” seriam, para quem tem alguma memória do passado recente do Brasil, um circo de horrores: Armínio Fraga, José Serra, Ronaldo Caiado e o onde mais sua imaginação quiser chegar para amansar a “tropa de Cunha. Quanto ao “estilo tolerante”, dele tivemos e estamos tendo provas ao ver o vice sem voto dedicar-se por meses a demolir os alicerces de sua companheira de chapa. Haverá lugar – e subalterníssimo – num Governo Temer apenas para os petistas de ocasião, delcidianos, que roeram e se fartaram nos porões das administrações do PT.

O segundo título é o da reportagem “Réu na Lava Jato, Cunha participa de passo a passo do impeachment“.

Nela, os repórteres Rainer Bragon e Paulo Gama descrevem como Cunha articulou e dirige o funcionamento da comissão da Câmara que vai julgar (julgar, o que digo eu!?) o pedido de impeachment motivado por “algo-que-já nem-lembro-mais”, agora, ao que se anuncia, robustecido por um “aditamento” que junta os alhos das “pedaladas” aos bugalhos da denúncia sem provas, sobre fatos distintos, de um vilão como Delcídio Amaral, o “facilitador de fugas”.

Ora, ter alguém como Eduardo Cunha a ser o “Sergio Moro” da instrução criminal do processo de impeachment – ele é um processo criminal, de crime de responsabilidade – é, francamente, o mesmo que convidar Paulo Roberto Costa para ser titular da 13a. Vara Criminal de Curitiba. Por mais que eu critique o doutor, por seus métodos e espertezas jurídicas, tenho de reconhecer que não se pode chamá-lo do que o país inteiro chama Eduardo Cunha, malgrado suas ações se completem.

A terceira matéria é a cereja do bolo do entendimento do que é um golpe de Estado: “Com 50 anos, PMDB pode voltar a presidir o Brasil pela via indireta

É isso, meus amigos, assim nuzinho e pelado.

Voltaremos ao tempo da “democracia da ditadura”, onde o voto do “Colégio Eleitoral” define quem presidirá o país, sem que este tenha sequer de se submeter a tocar na mão de qualquer um destes pobres imundos, aos quais as elites brasileiras fazem o favor de dar alguns empregos e uma esmola aqui e ali,

E que, em boa hora, foram contidos nas suas torpes aspirações de progredirem, de terem dignidade, de formarem um povo. Certo que também por culpa dos que não lhe avisaram que havia um antipovo à espreita para lhes barrar o caminho e que aquela belezinha do “todos e todas” ia converter as almas perversas.

E da primeira escolha indireta, talvez passemos a segunda – se Temer não for bonzinho, Gilmar tira-lhe a faixa no TSE, com a pressurosa ajuda de Dias Toffoli – e, finalmente, ao “diretas nunca”, com a implantação do parlamentarismo.

Numa tripa de jornal, cabe o resumo da ópera bufa da implantação de uma ditadura.

Fernando Brito:

View Comments (70)

  • Como diz Eduardo Guimarães no seu blog o impeachment é algo previsto na constituição e não é ilegal, mas para tal tem que haver um motivo. Assim descreve ele, demissão por justa causa nas empresas é algo previsto nas leis trabalhista, mas o empregador ( e não o empregado, como afirmam os golpistas) tem que justificar o seu ato. Não há nada contra a Dilma, por mais que vasculhassem e procurassem não encontraram. Se apegaram as tais pedaladas fiscais, praticadas por todos os governos anteriores e governos estaduais. Caso tivéssemos um judiciário não corrupto, este caso teria sido encerrado ou melhor nem começado. É por essas razões que no exterior veem que o que temos é um golpe de estado que não se sustenta que não tem base legal e as consequências ao contrario do que a Midia apregoa de estabilidade, será um convulsão social descambando provavelmente para uma guerra civil

  • Temer, o cara idoso que nunca tocou uma padaria. Vive da má política há uns quarenta anos. E quer consertar o Brasil.

    • E Dilma que quebrou uma loja de 1,99 na época em que isso era lucro certo ?

      • FHC quebrou o Brasil 3 vezes para se reeleger. Colocou milhões na miséria e no desemprego. E os paneleiros ficaram quietos.

        • E o que FHC tem haver com a história ? Estamos falando de Dilma e Temer

          • Ô tonto, pense um pouco, se não for sacrificio demais, e veja quem comandará o país novamente: Arminio Fraga, Serra e Gilmar. Todos da quadrilha de FHC.

          • OK, Bruno.
            Curta a sua esperança de dias melhores com um eventual "regime change".
            Mas, já dizia o poeta, a esperança pode ser "um urubu pintado de verde".

          • E o que tem a ver loja de 1,99 com o governo ?
            A sua premissa é uma falácia conhecida como Non sequitur (não se segue).
            E ainda vc induz à outra falácia conhecida: ataques ad hominem.
            Melhore o discurso. Está muito baixo nível, Bruno.
            Com 2 falácias em apenas uma frase curta fica difícil manter um diálogo mais produtivo.

          • Dilma nesses 5 anos de governo conseguiu fragilizar o país de tal forma que nem o mais neoliberal do país sonharia. Se em 2010 tivéssemos elegido um neoliberal não estaríamos nesse horror atual. Estamos num baraco sem tamanho que já tem gente sugerindo pedir dinheiro pro FMI como forma de baratear a dívida...

          • Bruno, você leva à falência a sua capacidade de pensar, espero que não esteja só em 1,99 neurônios. Você fez um comentário à toa, para satisfazer seu ego tucano. Acha que a presidente ter feito falir uma lojinha revela mais sobre a sua competência que FIES, Prouni, Ciências sem Fronteiras, Casa das Mulheres, Pronatec, etc? Então, tá.

      • O que comentei Eh que o argumento de temer não ter nem tocado padaria não serve , visto que Dilma tocou sua loja e a quebrou. Governar um país Eh um pouco diferente, requer múltiplas habilidades e ela não se mostrou a altura do trabalho.

        • Bruno, acorda do teu pesadelo. Dilma esta a mil anos luz do "temer-decorativo-porteiro de predio em construcao". Esse cara eh o fim da picada, e se Dilma nao fosse republicana ja tinha feito ele comer aquela cartinha de crianca a quem negam o doce. Como diz FB, estao todos armando a luz do dia "nuzinhos e peladinhos". Em breve so terao as bundas vermelhas de tanto apanhar !! ATO PRO DEMOCRACIA E CONTRA O GOLPE DE ESTADO DIA 31.

          #FORA TODOS ESSES RATOS PODRES E INDECENTES!! O Brasil eh muito maior do que esses vermes !!!...

          • Olha o maior presente que Temer pode dar ao Brasil nesse momento Eh a volta da governabilidade. Um pacto onde ele concorda em sair em 2018 e até lá deixar a casa em ordem para a volta do crescimento. Isso será bom para o Brasil, ele será o novo Itamar

            Até você Lenita concordaria comigo que Dilma tem zero governabilidade nesse momento. as pessoas simplesmente não querem mais tratar de proposta alguma dela. Ela mesmo aceitou se tornar uma figura
            Decorativa trazendo o ex-presidente lula a bordo.

        • Bruno, diga-me quando eu disse que Dilma era decorativa ?! Você bebeu demais hoje. E Dilma é uma estrategista de primeira; graças a Dilma o golpe trouxe todos os canalhas do Brasil para a luz do dia (nao ficara predra sobre pedra). Se ela tivesse interferido eles teriam manobrado e talvez tivessem conseguido afasta-la, mas ela seguiu a cartilha direitinho de uma mulher forte, de fibra e muito mais inteligente que o Temer; este que nem mosquito pode achar que tem algo pra oferecer para o Brasil. A Dilma so foi pega nesse boicote que começou desde que ela foi eleita pela segunda vez. O Congresso e seus 300 ladrões junto com o PSDB, gilmares e outros travaram tudo com suas pautas bombas conservadoras e violentas. A governabilidade não é conseguir trabalhar sempre com ladrões mas sim admitir que esse regime não funciona mais porque a base aliada é traidora, golpista e canalha. Enfim, da uma olhadinha la no PHA e no Mino que você entendera o caminho que esse golpe esta tomando. Acorda Bruno, pense um pouco, e beba menos em pleno domingo de pascoa.

        • O Brasil depois de Lula/Dilma tem cota no FMI (também manda lá). E a crise é mundial desde 2008, os Governos do primeiro mundo jogaram por baixo uns 10 trilhões de dólares para controlar o estrago feito pelos bancos americanos, os quais nunca mais serão pagos.
          Em razão de parentesco e afinidades acompanho Jornalistas e pessoas que moram na Espanha, Portugal, Itália. O desemprego é grande e também enfrentam imensas dificuldades.

      • Ao contrario da era fhc o FMI hoje com Dilma não é credor do Brasil. Ao contrario o FMI deve ao Brasil.
        HÁ 12 ANOS, BRASIL PEDIA O COLO DO FMI PELA ÚLTIMA VEZ
        http://www.brasil247.com/pt/247/economia/149113/H%C3%A1-12-anos-Brasil-pedia-o-colo-do-FMI-pela-%C3%BAltima-vez.htm

        De devedor na era do PT o Brasil passou a ser credor:
        http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-emprestara-us-10-bilhoes-e-passara-a-ser-credor-do-fmi,385718

        fhc quebrou três vezes Brasil em crises marolinhas russia e mexico, que não quebraram a pobres Bolivia e Nigeria, mas quebraram o Brasil por pura incompetência de fhc, segundo o insuspeito ex-presidente dos USA, Bill Clinton. Na Italia fhc quando confessa que quebrou o Brasil foi humilhado por Bill Clinton, vejam:
        https://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vyiQ

  • Ernestin, bom dia.
    Sua narrativa é simplista. Como sempre. O objetivo dela é sempre promover o presidente Boca Mole, dando-lhe grande crédito por "tomar conta da casa" para os grandes especuladores internacionais. FHC governou para os Bancos, donde provém as fartas verbas que regaram sua eleição e principalmente sua reeleição. Agora sabe-se que o Itaú foi quem financiou parte da compra da reeleição do Presidente Boca Mole. Com Vale-dólares, claro, rsrsrs
    Já disse aqui ernestin, que o principal mérito do presidente boca mole foi ter seguido à risca o Consenso de Washigton.
    Só que ao sugar o dinheiro do setor produtivo para dar lastro aos bancos especulares através de taxas de juros de pai-para-filho, ele entrou em um jogo que não tinha condições de entrar e quebrou o país 3 vezes. Isto sem falar nos escândalos dos cabeças de planilha, tão bem denunciados por Nassif.
    Encheram as burras de dinheiro do povo em tenebrosas transações financeiras e cambiais. Conseguiram sumir com R$ 520 bilhões do Banestado, com a ajuda de Moro e cia.
    Vc pulou do Collor para o governo do PT por quê ? Houve o governo do Presidente Boca Mole no meio. 8 anos de entreguismo e roubo descarado. Bilhões e bilhões foram saqueados com as privatizações.
    Felizmente o STF está reabrindo o caso do FHC, abafado e arquivado pelo ministro que quer ser político. Gilmar, o golpista internacional.
    Ernestin, não é pouca coisa não. É muito, mas muito dinheiro, Vai dar uma Petrobrás quando reajustar.
    Ernestin, sua narrativa é pobre e simplista. Mas merece a contestação. E ele sempre vem no sentido oposto ao seu. Endeusar FHC é a sua missão.
    Desmanchar o mito (se é que é preciso desmanchar mais ainda) é a minha.
    O segundo parágrafo da sua já conhecida verborragia é também uma estratégia conhecida do seu discursinho vazio.
    No primeiro parágrafo vc diz a que veio. No segundo, passa para o ad-hominem para desviar a atenção da primeira. Para receber apenas contestação do segundo parágrafo e não do primeiro... estratégia manjada, ernestin.
    Mas, meu querido, o que vc diz daquela funcionária fantasma do Serra, ativista anti-corrupção, que recebia sem ir trabalhar desde 2000 ???
    Ela é apenas uma só.
    De modo que, em minha narrativa, os vagabundos estão ao seu lado. Não no meu.
    Ernestin, vc come a ração para porcos que o PIG serve para vc todo o dia. E vem aqui regurgitá-la no blog, como se fosse "a tirada", "o golpe" hahahaha
    Ernestin, mais uma vez, bom dia.

  • Andar de cima= Rede Globo; Insuspeito Gaspari= empregado da globo. Temer é um estuário de esperança para quem? Somente para os golpistas, segundo a descrição de Gaspari. A segunda matéria deveria estar nas páginas policiais. A terceira é de longe a cara da traição e o que motiva a urgência de desmontar mais uma manobra da golpista rede globo. Isso não é solução para ninguém, nem para carochinhas.

  • Governo vacilao , so fez cagada deu gas pros inimigo nomeando varios inclusive. e diga se em postos cruciais . o que esperar se nao o bote? agora os 54000000 de votos vao assistir o dracula soltar a guilhotina .porque nem nos ppdrremos fazer muita coisa a nao ser aguardar como ja fizemos, porra nao tinha nem M Justica so pra refrescar,acho que ate eu faria melhot affff

    • Sem falar na IMBECILIDADE de nomear o Levy e nos fazer perder um ano crucial para defenestrar o GOLPISMO crescente. Se cair vai ter GUERRA, mas que os erros são girtantes, isso são.

  • Do vladimir safatle:
    Ao olhar as pesquisas de intenção de voto para presidente, tudo o que a oposição golpista teme atualmente é uma eleição, já que seus candidatos estão simplesmente em queda livre. Daí a reinvenção do impeachment.

  • As pessoas politizadas, intelectuais, artistas, organizações sociais e jornalismo independente continuarão mobilizados contra um governo ilegítimo. Será que algum coxinha faria o papel ridículo de sair às ruas para defender o "presidente" Judas, digo Temer? Tal qual a nobreza que habitava o Palácio de Versalhes, nossa elite branca não tem noção da realidade que existe pelo país. O pau vai comer e talvez seja a oportunidade para fazer direito o que ficou mal feito na "redemocratização": punir os grupos que apoiaram golpe de estado e participaram da ditadura.

  • Tá mais do que claro agora que o inconformismo e golpismo dessa gente não tem nada a ver com o resultado eleitoral ou corrupção.

    Eles queriam que o Aécio vencesse por que aí o PT e Lula, tão somente, seriam criminalizados, cassados e preso pela Lava Jato seletiva.

    Como perderam, ficaram desesperados por estarem até o gogo envolvidos com as propinas das empreiteiras envolvidas na Lava Jato, e, por saberem que o governo do PT, com Dilma, não vai patrocinar operação abafa, como eles queriam.

    A seletividade desses segmentos do MPF e Judiciário ruiu!...A manipulação está desmoralizada!...

    A Lava Jato deve prosseguir de forma plena. Mas, não mais sob a responsabilidade desses procuradores atuais e do juiz Sérgio Moro, pois, perderam a legitimidade legal. Devem serem afastados e julgados por seus crimes.

    Às ruas contra os golpistas sem moral liderados pela Globo sonegadora e a carcomida Fiesp!..

    Não vai ter golpe!...

    • Muito bem colocado, Sérgio.
      Realmente é isto. Iniciaram a Lava Jato em pleno período pré-eleitoral para acabar com o PT nas eleições.
      Se tivessem ganhado, a Lava Jato só ria pegar petistas e o "país" lavaria a alma.
      Mas perderam. E agora estão com a corda no pescoço.
      Divertido se não fosse trágico.
      Acertou o algo: GLOBO+FIESP são os patrocinadores oficiais do Golpe 2016.
      Ouvi falar que a OAB (que vergonha, OAB!!!) está rachando.
      Espero que rache mesmo.
      Se a OAB se atirar ao golpe, será algo que ela se envergonhará pelo resto de sua existência.
      Parece claro. O calor do momento político contaminou aquela instituição. Deveria ter mais prudência em se posicionar.
      Mesmo que conspirações do PMDB, do PSDB e das 5 famílias (aquelas que a Al Jazeera mostrou ao mundo) prosperem, já não estamos em 1964.
      O rumo disso ninguém sabe.
      Mas uma coisa é certa: não vão conseguir impor a sua narrativa para o fato político que eles protagonizaram.
      A não ser que venha o golpe com ditadura.
      Aí, mesmo as redes sociais, estarão criminalizadas.
      Assim mesmo, o inimigo deles não será uma massa despolitizada e robotizada.
      E, isto, uma vez que os patamares éticos e morais foram subitamente elevados por quem sabidamente os conservava baixos, volta-se como um bumerangue.
      Caso consigam derrubar Dilma sem crime, a tendência é a coisa toda cair como um dominó. Mesmo aqueles que estão empurrando a primeira pedrinha agora.
      E, será em dias. Não vai dar tempo para colocar em prática a agenda. O que virá depois ?

  • Se o golpe passar, as futuras gerações encontrarão nos livros de história que uma presidenta distinta e honrada, Sra. Dilma Vana Roussef, foi impeachmada por Senhores do tipo Caranguejo(Eduardo Cunha-Presidente da Camara dos Deputados), Mineirinho(Aécio Neves - Inconformado com a derrota nas eleicoes de 2014 - Senador da Republica), Tarzan(Paulinho da Força - Deputado Federal ), Santo(Geraldo Alckmin - Governador de São Paulo) e mais uns trezentos e tantos outros com apelidos ainda nao descobertos. Que bela pagina para a historia. Sera que os nossos filhos e netos merecem isto? E lamentavel que a nossa Democracia possa ser manchada com esta piada de mau gosto. Ninguem merece.

Related Post