Tenho cá com os meus botões que a Operação Lava-Jato, hoje, começou a morrer.
Morte talvez lenta, mas decretada pelos seus próprios agentes.
Pois quando o juiz Sérgio Moro lançou uma tropa de policias federais contra dúzia e meia dos pesos mais pesados de um dos pesos mais pesados da economia brasileira – os mega-empresários da construção civil – praticou um lance de ousadia que dificilmente poderá sustentar, mesmo com a disposição do governo de investigar a tudo e a todos.
Prisão, ao menos para gente poderosa economicamente, segue ritos processuais que é pouco provável que tenham sido religiosamente seguidos, até porque, ao que consta, não houve busca e apreensão de documentação que a sustente juridicamente.
Não é o “teje preso” usado para nós, simples mortais, que nem advogados temos, quanto mais as melhores bancas.
Mas, as ações generalizadas de hoje abandonaram, ostensivamente, a gradatividade, a fundamentação e a prudência que se deve ter com “peixes grandes”.
Se o objetivo jurídico for o de conduzir “meio processo” com aqueles – empresários, dirigentes e ex-dirigentes da Petrobras – que não dispõem de foro privilegiado no STF, o que deixaria o caso, em tese, fora do alcance jurisdicional do Supremo, vai produzir um nada encadernado em vários calhamaços, porque é impossível tratar de corrupção política sem políticos.
Se chegar lá, porque não entra a semana que vem sem que um caminhão de recursos, habeas-corpus e pedidos de desconstituição de provas caia sobre os tribunais.
E com boas chances de êxito nas mãos de juízes que se pautem apenas pelos requisitos formais da lei.
Certamente, por alguns dias, o núcleo formado por delegados e promotores do Paraná terá o que vazar escandalosamente nas páginas dos jornais e da Veja que se prepara para amanhã.
Mas uso político de um processo judicial esbarra, mais cedo ou mais tarde, no próprio processo judicial.
O poder econômico, no Brasil, pode fazer negócios – e os faz – à direita e à esquerda.
Mas ele está no mesmo campo da mídia e da Justiça: o do conservadorismo político.
A questão não é se os chefes das empreiteiras irrigam a política, porque eles fazem isso há décadas e décadas e em seus favores há meia (meia?) república,
Nem mesmo é se, por esta ou outras falcatruas, bem mereçam detenções ou processos.
Ou, ainda, em que finalmente vai acabar esta tal Operação Lava Jato, porque seus próprios investigadores parecem jogar contra sua sobrevivência jurídica no médio prazo e muito mais nos seus efeitos políticos imediatos.
A questão é se o Governo Dilma consegue se iniciar, se estabilizar e sobreviver à onda que se levantou contra ela.
View Comments (92)
O que me preocupa é seu último parágrafo.
Então João Neto, também estou preocupado não só pelo último parágrafo,é que não vejo ninguém do Governo,principalmente Ministério da Justiça agir em nada nem falar nada.A imprensa já tomou conta de tudo,na oposição todo mundo já se posicionou,até FHC disse está envergonhado,mas esse não conta,Aécio disse que ninguem dorme em Brasilia hoje, será que novamente só o PT será o culpado?
Cadê o ministro da justiça? Sumiu. Se tivesse um mínimo de respeito ao povo que reelegeu esse governo, pedia pra sair. Quanta incompetência. O monstro cresceu nas barbas dele e ele não viu.
Não vemos porque a mídia não mostra. A direita tem espaço e apoio. Nós não. Por enquanto. Então, nada de desânimo. Somos a maioria.
Sabe que pensei a mesma coisa que você?
Amanhã é feriado simbólico. O banana party está jogando o jogo de tentar inflamar os midiotas para que compareçam às ruas. Mas vai ser bom porque não vai dar em nada mais uma vez.
O Governo da Presidenta Dilma, é o Governo que eu escolhi.
Eu e mais um monte de gente.
Que sabe deste golpe..
E que se não for, já é...
Não tiram ela como tiraram o Collor.
Aqui a conversa é outra, aqui não é Paraguai.
Estou aguardando uma operação da PF, como a de hoje, no Trensalão dos tucanos do Estado de São Paulo. Ai vai so perna que vão voar...
Cade o Azeredo? Poque estão deixando caducar?? Porque ele é figurão do PSDB?
Todos os políticos que legalmente ou através de caixa dois de empreiteira envolvida no lava jato tem culpa no cartório.
se ela tiver peito e coragem para enfrentar essa corja tem , mas se for nao paz e amor desgraçado sem vergonha do mandato passado, eu duvido. porque todo mundo vai se revoltar contra ela. vai ter que bater de frente sim e sem fugir da luta. é com o povo , os movimentos sociais , sindicais e todo mundo que a elegeu é vai dar sustençao para ela, caso contrario vai cavar a propria sepultura. se governar igual da outra vez , mantendo no governo gente da laia do ze desgraça , hibernardo do pig por ter certeza que a coisa vai ficar feia para o lado dela. entao ela que tome coragem para assumir a luta , porque caso contrario ja era.
Mais uma herança maldita da era das trevas demotucana e da ditadura.
É novidade para alguém ter corrupção nessas empreiteiras? É novidade ter corrupção na Petrobras? Até aonde consigo retroceder, desde a década de 80 que a farra come solta nesses lugares. Mendes Junior organizava orgias para demotucanos. Querem enganar a quem?
É um tremendo absurdo o que está acontecendo com nossas instituições, estão totalmente tomadas por demotucanos partidarizados e ensandecidos. Paulo Costa é demotucano e como tal está ligado a vários deles. Foi colocado por FHC no comando da Petrobras, época em que a Estatal foi saqueada. Youssef é amigo íntimo de Álvaro Dias. Por que essas informações não aparecem? Onde estão as ligações dessa corja? Estão queimando provas? Cansamos de ser enganados! Temos órgãos de governo aparelhados e a serviço dessa máfia. Um grande absurdo, uma aberração! Tanto Youssef quanto Paulo Costa, além de advogados, investigadores e pessoas ligadas à justiça são puro sangue tucanos. OAS, Mendes Junior, Odebrechet e outras, cresceram às custas de demotucanos. A própria OAS está ligada à ACM e companhia. Não chegarão aos grandes corruptos? Não pegarão os falastrões tucanos? São imputáveis?
O bom é que vai facilitar que se aprove a proibição de empresa privada, ai os tucano vão morrer de fome.
Proibição de empresa privada? Escreva paa entendermos.
Você quis dizer proibição de doações?
Arnaldo, a questão é a seguintes: essas empresas são as mesmas que financiaram a campanha derrotada do PSDB. São as mesmas que aparecem nas relações que o politico mineiro encaminhou para o Aécio. Contudo quando elas doam para as campanhas oposicionistas esses recursos são legais e estão registrados nas suas contabilidade o mesmo não acontece quando doam para o PT, PMDB e outros aliados do governo, elas fazem usando o caixa 2. E são elas próprias que denuncias aos oposicionistas para que eles juntamente com o PIG joguem no ventilador para criminalizar o PT e consequentemente respingar no governo. O silencio do PT é decorrente da sua infantilidade e imbecialidade em receber esses recursos pensando com isso que são amigos quando na verdade são traidores.
A OAS pertence ao Cesar Mata Pires, genro de ACM, marido de uma de suas filhas. Aqui na Bahia, a ligação entre empreiteiras baianas como Odebrecht, OAS e ACM sempre foi tão grande que a OAS sempre foi reconhecida desde a década de 70 por se chamar Obras Arranjadas pelo Sogro.
é ir com os amigos ou se afundar com os inimigos , nao tem volta dessa vez. é mudar e mudar e nao adianta querer dizer que o congresso é conservador , porque nao adianta. o congresso toda vida foi conservador , concordo que agora ta mais , mais toda vida foi assim. eles sempre olham para o proprio umbigo.
Todos os movimentos do Juiz Moro são friamente calculados. Prisões na sexta, no sábado repercute nas revistas, jornais, telejornais e a direita nas ruas implorando pelo golpe. O golpe ganha força.
Também penso assim. Muito bem orquestrado...
Penso que no final de semana é mais difícil soltar a galera.
Penso que este Juiz não é troxa.
Penso que ele legitimou e se fortaleceu com a ajuda do Pig, agora quem garante que não vai sobrar para a direita, e ai a mídia sai dessa sinuca como?
Penso que o Gilmar até terça solta todos donos de construtora.
O juiz Moro está a serviço do PSDB, q está a serviço da mídia golpista, q está a serviço dos EUA. Esse quintal latino-americano está se achando demais... Cheio de governos de esquerda, BRICs, banco do BRICs, Mercosul. A queda de braço é séria e tenho receio de que a ameaça "não vai ganhar e se ganhar não leva" vai muito bem, obrigada. Está na ordem do dia pegar Lula e Dilma. A AP 470 foi só o começo. Forjam provas, ligam alhos com bugalhos, esconder provas pró-réu, jogam no ventilador midiático o que bem entendem e, tal como a Escola Base, a execração pública independe de provas. Além disso, essa nova classe consumidora agora se espelha na burguesia. Defender governo popular (e nem é tanto assim) é vergonhoso. "Queremos nosso iPhone 6!"
É exatamente isso, Márcia Melo. Tudo muito bem preparado para o golpe, custe o que custar, e a nova classe consumidora se espelha na burguesia, a fim de negar o próprio passado. Afinal, eles querem mostrar que chegou a hora deles, e que fazem parte da 'elite'.
Já esta circulando que estas empresas faziam um cartel, para fraudar concorrência publica e subornar funcionário público, é questão de tempo começar a aparecer as obras do governos do pesdb
Hoje o Zé Cardoso está repetindo o "doa a quem doer". A conferir.
O interessante - ou coincidência - que essa operação foi desencadeada nos Estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais (psdb) e uma ponta em Pernambuco (psb).
Lugar de corrupto e corruptores é na cadeia, doa a quem doer, seja do PMDB, PSDB E PT. Não temos compromisso com quem mijou fora do pinico eles que se viram. Não vejo como golpe. Tem que ir até o fim, estas empreiteiras tem obra no país inteiro. vocês acham que só as obras da Petrobras tem corrupção.
Não podemos esquecer que:
Vão aparecer nomes de jornais e jornalistas pagos para abafar muita coisa
Vão aparecer indícios de outras obras superfaturadas.
Vão aparecer nomes de empresários da construção íntimos dos tucanos, e de obras tocadas pelos governos tucanos.
vocês acham que só as obras da Petrobras tem corrupção.
Agora, eles tem dinheiro e o Gilmar Mendes no bolso, facão suas apostas...
O que chama a atenção é que esses caras estão desesperados pra armar um golpe.
E no desespero estão agindo com uma incompetência e falta de precauções que, desmontado o golpe, vão ficar nús. É só catar e jogar no calabouço.
Tem que ter coragem e determinação porque tem cheiro de império (CIA) por trás da merda.
Tudo é medo que os tucanos tem de se abrir a Caixa preta deles.Quanto foi o total de roubo dos tucanos? Alguém se habilita a dizer?
Por tudo o que conheço de tucanos, aposto que algum eventual roubo na Petrobrás a ser provado é roubo de galinha.
Eles, tucanos, não aguentariam ir para cadeia. Após tantos anos roubando se a coisa pegar um tucano, teremos golpe sim.
Maria Dilma por obsequio queira acessar o Conversa Afiada, lá está um matéria que trata dos roubos dos tucanos é algo fantástico de bilhões de reais. Vale apenas conhecer.Só a privataria tucana girou em torno de 100 bilhões; o Banestado algo em torno de 30 bilhões até o Trensalão/Metrô paulista saiu pela bagatela de 800 milhões. O Aecioporto, Furnas e Cemig são fichinhas.
Amigos,o "lava a jato" vai virar "lava de balde", quero ver se a PF tem coragem de ir buscar todos os corruptores!
Os corruptos são piabas!
Juiz Moro? Este é só um membro da cadeia de transmissão. Isto é o início (meio) do golpe de Estado. E vai ser rápido, diferentemente do tempo da justiça que é lento! Depois de feito, quem vai discutir aspectos jurídicos? E onde está Dilma? Na Austrália. E onde está o Ministro da Justiça? Em lugar nenhum. E os demais? Silenciados, do jeito como ela os quer. Infelizmente, para nós todos que votamos nela e a defendemos tanto.