O fim da Universidade Pública. Agora com aval do Banco Mundial

Que a Universidade no Brasil é cheia de distorções, isso é conceito mais velho que a Sé de Braga e a instituições universitárias, no mundo inteiro e ao longo da história, privilegiam os grupos mais abastados das sociedades onde se inserem.

Universidades, embora os papagaios de asneiras digam  que são “antros esquerdistas”, à parte de sua produção de ciência pura e aplicada, são reprodutoras  dos mecanismos de dominação, reciclando-os para formas mais  modernas e com uma roupagem socialmente mais aceitável.

Reduzir o debate da democratização  da universidade a traçar o perfil de renda de seus alunos é de uma pobreza atroz. Até porque está na mão da sociedade criar critérios mitigadores da predominância dos mais ricos entre seus alunos.

Cobrar mensalidade, certamente, não é um deles. Porque isso só fará aprofundar o sentimento de que a educação é algo que se compra, pelo quanto ela irá render, na compreensão mais estúpida de que “educação não é gasto, é investimento”, porque reduz seu retorno (lucro) ao individual, como individual  ou familiar foi a inversão de recursos para cursá-la.

Em que pagar torna algum serviço – e um caro, como a educação superior – “mais democrático”.

O Banco Mundial, porém, sugere, com aplausos de nossa mídia, este caminho, comercializando, pela via de bolsas, o acesso ao ensino superior público.

Os que pagarem, diz a consultora do Banco Mundial, “vão cobrar mais”.

Os donos fazem assim.

É o mesmo que acabar com a Universidade Pública.

Ela passa a ser o mesmo que uma privada que concede bolsas de gratuidade a parte de seus alunos.

A política de cotas sociais e raciais afirma o sentido público do ensino.

A cobrança de mensalidades, ao contrário, elege seu conteúdo elitista.

Renasce nelas, com sofisticação tecnocrata, aquilo que dizíamos  nos anos 60 e 70, dos colégios privados: PPP: “papai pagou, passou“.

 

Fernando Brito:

View Comments (22)

  • Sobre o Roubo descarado do Pré-Sal, tem que denunciar o Loby/Intervenção Inglesa na ONU , pois houve envolvimento do Ministro da Economia e/ou Energia, diretamente no Ministério e Parlamento Brasileiro, além dos Lobistas da Shel e BP dando as cartas na Comissão da Câmara, que sacramentou, na cara de todo mundo, à Luz do dia, o Roubo/Lesa-Pátria do Brasil. Não basta denunciar na PGR pois não acontecerá nada. Foi preciso o Jornal Inglês denunciar para que algo chamasse a atenção. Pois a Mídia ordinária brasileira continua escondendo o assunto.

  • Nossa como a grande mídia dá tanta importância para o que o banco mundial diz. Como se esses tipos de relatórios não fossem patrocinados por interesses privados.

  • ... Somente uma guerra civil nos salvará!
    Ou morrer bovinamente!
    Mesmo porque os golpistas sabem que golpe não tem retorno!

  • O banco mundial é apenas mais um instrumento da tentativa de dominação mundial da dupla EUA-Israel, não é neutro, nem imparcial. A sorte da humanidade é que o Grande Satã está em longa mas inevitável decadência.

    • É isto mesmo Poivre. Não há surpresas na recomendação do BM. Afinal, o objetivo das receitas desse banco e do FMI sempre foi abrir espaços para que a empresa privada - a grande ou mega, é óbvio - possa ampliar seus lucros. A privatização foi pensada com este intento.
      -
      Redução de preços e tarifas e produtos e serviços de melhor qualidade só existem ou existiram, realmente, na avassaladora propaganda pró privatizações feita para enganar incautos e iludir inocentes.

  • Com o Brasil atual governado de fora nada mais é impossível.
    Se não fôssemos um povo acoelhado eles não se atreveriam.

  • Com Lula, o Brasil se livrou da intromissão desses mandões do norte, inclusive do FMI, tirado o país do mapa da fome e criando a oportunidade do pobre estudar.
    Com esses golpistas, o Brasil está assistindo sua soberania morrendo, a fome voltando e suas riquezas sendo retiradas de forma humilhante.
    Alguém sabe pra onde foi a nossa Justiça?

  • Sou contra a privatização das universidade publicas. Entretanto acredito necessário que os beneficiários tenham que dar um retorno , ao final , a sociedade que bancou seu estudo até então. Um tipo de Serviço Civil prestado no âmbito da FFAA (exercito, marinha, aeronáutica, PM, Bombeiros Militares) por um tempo equivalente ao custo. Um percentual do soldo seria retido para este pagamento. Quem não se dispuser a prestar o serviço que pague em dinheiro de uma vez( os ricos fariam assim certamente) . Entendo para quem não tem dinheiro e nem "quem indica" no inicio da carreira profissional seria uma excelente oportunidade para adquirir experiencia . Não teríamos tantos recém formados em busca de trabalho e regiões longínquas teriam profissionais a disposição. Não pode é os filhos dos privilegiados serem ainda mais privilegiados como a realidade demonstra. Formou? pode pagar paga. Não pode? vai servir na amazônia, pantanal, sertão nordestino, periferias da grandes cidades etc. o estado maior das forças armadas acha lugar para todo mundo. Em tempo: sou de esquerda, petista, eleitor do Lula, ex militante da ALN.

  • O banco mundial faz parte da máfia anglo-sionista que corrói o mundo , corrói os estados nacionais e respectivas soberanias, duro é ter que replicar aqui a opinião desses canalhas, cupins do homem desde que o mundo é mundo, mas o Brasil voltou a ser a cloaca do planeta com a tropa de asnos batendo panelas de verde-amarelo e a quadrilha hedionda que assumiu o poder num golpe parlamentar/midiático/judicial.

    Volta a fome, volta com força pedintes em todos os quadrantes das cidades brasileiras, destroços da economia em todos os estados, soberania sendo apenas uma ficção, desemprego grassando, sub-emprego agora amparado pela "lei", universidade é um luxo quando não se tem acesso ao prato de comida.

    Panelas caladas, POVÃO calado, talvez ainda comemorando o hepta do curíntia e o framengo na libertadores ( que eles sequer sabem o que significa ).....simplificando....ta FODA.

    E ainda tem mariposas de bordel com aquele eterno mimimi sexista neste espaço, não perceberam ainda o tamanho da guerra que vivenciamos.

    São muito mais nocivas que os trolls.

    • E aí Sr. Fernando Brito, o que o senhor fará com esse iSKRA Borgas de fazer inveja ao Alexandre Frota? Esse espaço aqui comporta isso aí? Faz parte dos valores sem ética e sem civilidade desse espaço? Gostaria de compreender.

      iSKRA Borgas, como ja foi dito aqui muitas vezes, você é um senhor muito doente. Um machista misogino raivoso e frustrado. Você é digno de pena. Nem os trolls jamais se atreveram a desrespeitar as mulheres aqui como você desrespeita. Você é o único mitomano doente de pedra que não larga o pé das mulheres aqui nesse espaço. Por que não briga com um homem? Mas você tem medo de homem e vem aqui falar de "mariposas de bordel"? Confunde tuas mulheres com as mulheres que aqui escrevem? Cara, você é caso sério de polícia e de hospício. Você não tem vergonha de ser COVARDE?

      O Sr. Fernando Brito compactua com esse comportamento? São pessoas como você iSKRA Borgas que estão destruindo o país. São seres assim cheios de ódio, histéricos, preconceituosos e doentes como você que continuam a massacrar esse país. Ainda não entendeu nada do que acontece no Brasil? Leia teus posts. Tuas análises são rasas, você tem valores de vira-lata, tua cultura é limitada, teu nível cognitivo mediano, mas o pior é você gostar de se dizer de esquerda. Isso não é verdade, você tem desprezo pelo povo pobre, você despreza valores de igualdade e respeito entre mulheres e homens, ou seja, valores progressistas que estão longe da tua realidade. Você só fala em ódio e só traz ódio quando troca idéias com as pessoas. Leia teus posts.

      Como disse o outro : VAZA iSKRA Borgas e vai se tratar ! As mulheres aqui são pessoas resolvidas, inteligentes e saudáveis, todas dispensam tua presença asquerosa e desagradável. CALA TUA IMENSA BOCA E VAZA!!!

      • Veja iSKRA Borgas que tua violência descontrolada é fruto direto da tua reatividade acrítica. Aprenda de uma vez que até agora você não entendeu o momento que vivemos no mundo e no Brasil. Ao citar a "ideologia de gênero" em post recente, você mostra sua imensa ignorância nefasta e nociva!

        Leia e aprenda antes de sair por aí feito um troglodita histérico cego aos tempos atuais.

        Aprenda, volte para a escola e abra os livros. Ou se interne para tratar tua patologia de misoginia exacerbada. A América Latina vai ser toda feminina e nenhum dos teus palavrões de pátio de colégio infantil mudará esse movimento social transformador. Existem milhões de Homens progressistas que abraçam essa causa junto às suas companheiras. É o caso do meu companheiro e do meu pai, para ficar nos exemplos próximos.

        http://justificando.cartacapital.com.br/2017/11/21/desideologizar-ideologia-de-genero/

  • Vale a pena perguntar para os sem vergonhas do Banco Mundial se eles sabem qual o custo em bilhões da implantação do governo golpista no país. Os R$ 13 bilhões anuais que, segundo reportagens, seria o valor máximo de economia é merreca comparado ao gasto para salvar a quadrilha da cadeia nas votações no parlamento. Isso sem contar nas renuncias fiscais que dizem chegar na casa dos trilhões... É muito lobista "esperto" e muito vira-lata corrupto, principalmente os do poder judiciário para assinar em baixo em toda pilantragem . Por fim, o tal "conselho do banco mundial" seria uma pesquisa mal feita, um mau assessoramento, ou velha má intenção do grande capital? Nesse momento vir com uma coisa dessa? 13 bilhões? Uma dúvida que surgiu neste momento, qual o custo das regalias do poder judiciário?

  • Universidades federais: "dois terços do quadro de alunos, ou seja, 66,19% têm origem em famílias com renda média de 1,5 salário mínimo, o que caracteriza uma alteração radical no perfil dos estudantes após as cotas."
    http://www.andifes.org.br/politicas-de-expansao-e-inclusao-contribuem-para-que-as-classes-d-e-e-sejam-a-maioria-dos-estudantes-das-universidades-federais/

    Na contramão: Luta no Chile contra o ensino pago vence. Alemanha, todas gratuitas.
    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/01/1728059-chile-passa-a-ofertar-ensino-superior-gratis.shtml
    http://cartacampinas.com.br/2016/07/por-justica-todas-as-universidades-da-alemanha-sao-gratuitas/

    As universidades públicas já são pagas pelos impostos. A formula correta é imposto progressivo. Aumento das aliquotas de imposto de renda para camadas de renda mais alta. Cobrança na Universidade somente interessa aos bancos. Veja casos do Chile, Reino Unido e Estados Unidos, com alunos endividados por até 30 anos após formatura.

Related Post