Poucas pessoas são tão exemplares do poder corrosivo do ódio quanto Joaquim Barbosa.
Reduz a figura de um ministro do Supremo – e seu presidente! – a um mero carcereiro doentio, destes que se comprazem em provocar sofrimento.
Pior; subverte e usurpa funções autônomas do Judiciário, como faz agora, “tomando as dores” do pupilo que fez ascender à Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, afastado pelo Tribunal Distrital por ter atropelado as regras e interpelado direta – e grosseiramente – o governador, o que é legalmente atribuição do Tribunal.
Produziu um despacho que reproduz, quase que ipsis literis, o ato ilegal.
Quer que o governador explique suposições que não estão mencionadas em lugar algum, a não ser em reportagens sensacionalistas e, pior ainda, se é capaz de cumprir suas funções.
Janio de Freitas, hoje, na Folha, descreve bem:
“No despacho em que acusa o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, de não investigar as denúncias contra os presos do mensalão, o ministro Joaquim Barbosa ora lhes atribui “irregularidades”, como certeza consumada; ora “fatos narrados”, o que nada assegura sobre fatos reais; “aparentes regalias”, ou meros aspectos; e, de repente, seguro e definitivo, ‘ilegalidades’.”
Mas é mais grave o que se passa.
Barbosa, segundo o Estadão, “também quer saber quais medidas serão tomadas a curto prazo para a retomada do comando do sistema prisional.”
O sistema prisional está desgovernado? Com que base o Dr. Joaquim faz essa afirmação?
Mesmo que tudo o que os jornais dizem, com base em informações vagas e anônimas, fosse verdade, um telefonema e um sanduíche do McDonald’s, por acaso, não são sintomas de um sistema prisional “descontrolado”, quando se sabe que tráfico, assassinatos e esquemas mafiosos são comandados de dentro das cadeias, sem que isso jamais tenha comovido o Dr. Joaquim.
Só uma coisa o move, aliás, o ódio.
E esse ódio o faz desrespeitar, com chicanas e pretextos, uma decisão judicial: a de que José Dirceu foi condenado a um regime semi-aberto.
Decisão que Barbosa não aceita e sobre a qual, usando seu poder de Presidente do Supremo, despeja sua “sanha reformadora” para transformar, se puder, em prisão fechada, de preferência em solitária e perpétua.
Talvez não perceba, mas acabou o tempo em que a imprensa lhe dava a cobertura necessária para ser um atrabiliário.
O poder de Joaquim Barbosa chegou ao fim.
View Comments (52)
Não se trata só de ódio, mas de vingança também. É de conhecimento público que o sr. Joaquim Barbosa procurou o Zé Dirceu antes de ser ministro do STF para apoiá-lo mas o Zé, republicanamente, não o fez.
Tá ai a razão de tanto ódio.
Claudio,
Não é verdade. Zé Dirceu teve uma conversa com o advogado que pediu o encontro, e depois indicou o nome do pretendente a Lula, o então presidente que nomeou o fulano para o Olimpo. Erro grosseiro de Lula.
DE onde você tirou isso?
Acredito que tenha sido o maior erro da vida do ex presidente LULA, não só de sua vida política, mas de toda sua vida de ser humano, só merece perdão porque a intenção foi nobre, se o privilegiado não estava a altura, talvez ele não tinha como saber, nobreza de caráter como LULA tem não é para todo mundo.
"Perfeito. Sem retoques." (by João Neto)
O Lula pretendeu colocar um negro no STF e o fez. Mas como vimos o Joaquim Barbosa não mereceu.
Perfeito, sem retoques.
O Brasil inteiro está aguardando a decisão final desse ministro do stf (letra minúscula mesmo). Quanto ódio desse juiz contra o Zé Dirceu. E, parece que ele tem mesmo toda essa autoridade porque nenhum outro ministro ou qualquer outra Instituição (OAB e Senado, por exemplos) faz nada. Ficam silentes. Se ele quiser, pode continuar assim, até novembro/2014, quando terminar seu mandato de presidente da corte. Uma vergonha.
Descontrolado está o ministro! Holofotes? Isso não te pertence Maaaaaiss!
Bom dia,
JB deferia tá preocupado é em cumprir a constituição de 88, onde a mesma relata que qualquer real de qualquer área afins deve ter um segundo julgamento para que se evite erros. Esse fato ele não vê, e isso quando olhamos em termos de Brasil pode nós acarretar problemas fora de nossas fronteiras. Isso se deve a nosso ser signatário de leis internacionais. Ele deveria tá preocupado com isso, ou seja, que o Brasil não sofra sanções impostas pela comunidade internacional dos direitos humanos.
Eleição para o Supremo Tribunal Federal!
Seu imenso complexo de superioridade o impede de voltar atrás. Como todo mundo, sabe que fez algo arbitrário e agora quer manter a qualquer custo o erro, mesmo cometendo essas barbaridades.
Inferioridade, meu amigo. Precisa pisar em alguém para mostrar poder. Inferioridade.
Pergunta que não quer calar: Barbosa já perguntou ao governador de SP se ele consegue controlar o PCC?
O Judiciário está descontrolado, um caos!!! O Presidente da mais alta corte usa imóvel funcional para estabelecer a sede de sua empresa!!! rsrsrs
Fernando, o PT é um fracasso em mídia. Estão esperando aproximarem as eleições para liberar o Dirceu e o Genoíno. Imagina a repercussão. Já são cinco meses de arbitrariedade, que podem se prolongar por mais uns três ou quatro. Acorda PT.