O FMI no poder: degola da Previdência é “imperativa”

Os “bons tempos” voltaram.

O Fundo Monetário Internacional, como na era FHC, sente-se à vontade para ditar o que o Brasil deve fazer.

Hoje, divulgou documento dizendo que é  que é “imperativo” que o Brasil aprove a reforma da previdência para restabelecer a sustentabilidade fiscal do país, noticia a Folha.

Não é “imperativo” que haja justiça social.

Não é imperativo que haja proteção e dignidade na velhice.

Não é imperativo que haja equilíbrio fiscal para fazermos investimentos estruturais, não é imperativo que tenhamos mais energia, mais capacidade de explorar nosso petróleo recém descoberto, não é imperativo que possamos ampliar  nossa presença econômica no mundo, nada disso.

Segundo o FMI, nós e nossos companheiro de desgraçada sina na América Latina, temos é “perigo”, segundo Alejandro Werner, diretor do Departamento de Hemisfério Ocidental do FMI.

O nosso “gerente”Alejandro Werner, diretor do Departamento de Hemisfério Ocidental do FMI as eleições previstas para “os países da América Latina nos próximos dois anos -Brasil, Chile, Paraguai, Colômbia, México e Argentina (legislativas)- pode gerar incertezas na região e, assim, atrasos na recuperação dos países”.

Quem sabe o retorno ao abjeto “populismo” que privilegia o mercado interno, a produção, a renda, o consumo?

Que o FMI dê palpite sobre os países que lhe têm dívidas – com todas as ressalvas que se possam fazer, ainda há a lógica do dinheiro devido, a do credor.

Mas nós devemos estar , portanto,  pior do que a Grécia, quando a “troika” – além do FMI, o Banco Central Europeu e a Comissão da União Europeia dizima tudo o que o país deveria fazer.

Ao menos, lá, eles lhe deviam os tubos.

Porque, recorde-se, o “gastador” governo Lula não só saldou todos os débitos como ainda emprestou dinheiro à instituição.

O curioso é que, se houvesse rigor técnico no FMI para além de seu interesse explícito de defender a manutenção de um governo dócil aos interesses do capital estrangeiro, a esta altura veira que a reforma previdenciária, do ponto de vista da contas públicas e de sua sustentabilidade, tornou-se um farrapo e, ainda assim, de aceitação duvidosa.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (45)

  • Se o FMI estivesse interessado realmente no desenvolvimento do Brasil ( coisa que só os coxinhas mais rasteiros intelectualmente creem ) deveria estar contra a tal reforma, uma vez que ela quebrará a Previdência Pública por um motivo simplório tecnicamente, a perda total de confiança dos segurados.

    Quem faria um seguro com uma seguradora da Odebrecht , por exemplo ? Ou uma seguradora ucraniana ? Ou grega ??

    Pois é......

    • FMI interessando no desenvolvimento do Brasil??? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Que mundo vc vive? Pesquise sobre o concenso de Washington, o FMI so tem o objetivo de individar países como o Brasil, cujo as reservas naturais são de valores incalculáveis.
      Aqui é o paraiso dos banqueiros, sabe o que um banqueiro falou sobre o Brasil, acredito que se referia a políticos, ele disse: O melhor investidor do mundo é o brasileiro, um shak Árabe deposita em meu banco$1.000.000.000 e retira após 1 mês.
      Brasileiro deposita $50.000.000.000 de dolares e deixa o dinheiro mofando por anos.

  • Se Paulo Preto abrir o bico, o ninho tucano de São Paulo cai... Vai ser só penas que voarão...

    • Leo, vão resgata-lo da estrada.....tudo dominado. Vai abrir nada.

  • Enquanto isso no dia do descobrimento do Brasil o Estadão descobriu o PT e o Lula. Todas, eu disse todas as manchetes políticas de hoje daquele jornaleco de quinta falam mau ou diminuem o tamanho do PT e do Lula. Confiram. Eu disse todas. Dá pra acreditar. Dos extratos da Odebrecht entregues sobre a famosa reunião do Temer de 2010 para apoio ao PMDB, que a Folha coloca em primeira página, nenhuma notinha. É só PT mesmo. Estadão, um jornaleco a serviço exclusivamente da direita brasileira. É quase um caso de polícia. Mas cadê a policia.?

  • Interessante que FMI e companhia vejam nas próximas eleições de países sul americanos "instabilidade". A maioria dos países mencionados está por um ou outro motivo em conflagração AGORA NESTE MOMENTO a favor ou contra a implantação de reformas previdenciária e etc, dependendo do que é a pauta em cada um deles.

    Mais uma coisa. Lembra do Sr. Macri, lá na nossa vizinha Argentina? Parece que até ele foi capaz de enxergar os estragos suicidas de sua estratégia econômica nos moldes do que o FMI pregava aqui na América do Sul nos anos 90 e novamente 20 anos depois. A mesma que quando aplicada ao "primeiro mundo" depois de 2008 não demorou tanto ("apenas" alguns anos) para ser criticada por seus próprios propagandistas.

    Pois bem, no caso argentino, anos seguidos de insucesso levam o Sr. presidente agora a reconsiderar e tentar o caminho oposto, começando pelo fortalecimento da indústria e mercado internos, na contramão da tal "ortodoxia": http://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/19/internacional/1492607525_754068.html

    Sem dúvida, resultado da DEMOCRACIA. O que a miopia ideológica e/ou de interesses particulares causa de estrago, PODE de fato ser revertido com a realidade eleitoral suicida que é desenhada por essa trajetória "ortodoxa". Vendo o insucesso em mais de dois anos de tentativas, e chegando o dia em que o povo vai cobrá-lo pessoalmente ou por seu indicado nas urnas pelos maus resultados, o presidente Macri é forçado a abrir os olhos, enxergar a tempestade e assumir o mastro para manobrar o veleiro o quanto antes puder. Afinal de contas, o quanto antes isso for feito, menos tempo o navio passa na tempestade e quem sabe o capitão receba algum reconhecimento por isso, ainda que criticado por ter dormido no posto e deixado a embarcação em risco por causa disso antes de atenuar os possíveis estragos.

  • Quem mais vai nos dizer o que é imperativo para nós mesmos? A CIA? A Fundação Ford? A União Europeia? O status do país é considerado pelo nível de seus governantes. E pelo nível dos nossos atuais administradores, em breve seremos tratados como selvagens irresponsáveis que necessitam de novos colonizadores.

  • GREVE GERAL QUE VAI PARAR O PAÍS DIA 28/04/17!
    ESTA GREVE SERÁ REALIZADA EM BENEFÍCIO DA MAIORIA DO POVO BRASILEIRO,
    CONTRA A REFORMA TRABALHISTA, A REFORMA DA PREVIDÊNCIA, A TERCEIRIZAÇÃO.
    - ELA É DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA DEFENDERMOS NOSSOS DIREITOS.
    * VOCÊ É IMPORTANTE PARA O SUCESSO DA NOSSA GREVE;
    - PARTICIPE, MESMO INDIRETAMENTE:
    - EXCETUANDO CASOS DE URGÊNCIA,
    - FAÇA O QUE FOR NECESSÁRIO DE VÉSPERA;
    - ABASTEÇA SEU CARRO DE VÉSPERA;
    - NÃO VÁ À MERCADO;
    - NÃO VÁ À PADARIAS;
    - NÃO VÁ À AÇOUGUES;
    - NÃO VÁ ÀS FARMÁCIAS;
    - NÃO VÁ À RESTAURANTES; PRAÇAS DE ALIMENTAÇÃO;
    - NÃO VÁ À LOTÉRICAS, À BANCOS;
    - NÃO PAGUE NENHUMA CONTA;
    - NÃO MARQUE CONSULTAS PARA ESTA DATA;
    - NÃO FAÇA NENHUM TIPO DE COMPRA, MÓVEIS; ROUPAS, ETC.;
    - NÃO ANDE DE ÔNIBUS.
    ** ESSAS COISAS DEVEM SER EVITADAS MESMO QUE VOCÊ NÃO VÁ TRABALHAR.
    - APROVEITE PARA REFLETIR SOBRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO E FICAR COM A FAMÍLIA.
    *** CONTRIBUA PARA O SUCESSO DA GREVE GERAL, POIS, É SUA APOSENTADORIA, SUAS GARANTIAS TRABALHISTAS QUE SERÃO CORTADAS. É HORA DE MOSTRARMOS QUEM MANDA NESSE PAÍS. QUE SABEMOS DEFENDER NOSSOS DIREITOS.
    - PARTICIPARÃO DA GREVE: SERVIDORES DA EDUCAÇÃO, PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS E DEMAIS PROFESSORES, UNIVERSIDADES FEDERAIS E ESTADUAIS, BANCÁRIOS, TRABALHADORES DO TRANSPORTE, PESSOAL DO COMÉRCIO, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, POLICIAIS, PROFISSIONAIS DA SAÚDE, PETROLEIROS, TRABALHADORES DE TI, METROVIÁRIOS, ETC.
    CUT, FORÇA SINDICAL, UGT, CSP-CONLUTAS, NOVA CENTRAL, CGTB, CSB, CTB, INTERSINDICAL.
    *** PARALIZAÇÃO GERAL***

  • Se o norte não houvesse derrotado o sul na guerra de secessão, dificilmente os eua teriam se tornado a potência que são. Se a revolução não houvesse triunfado, Cuba continuaria a ser um puteiro dos eua. Se os franceses não houvessem derrubado a monarquia, nada teria mudado, o mesmo vale para os russos. Nenhum destes povos e tantos outros conseguiu tomar em suas mãos seu próprio destino sem uma revolução. Esta é a encruzilhada em que se encontra a América Latina: ou se livra dos seus "nobres" e "senhores de escravos", ou poderá mudar o nome do continente para América Latrina, um lugar onde os ianques e banca internacional, com ajuda dos entreguistas, podem fazer todas as cagadas que quiserem.

    • Então, vamos fazer a nossa revolução com as armas que possuímos: o povo nas ruas, greve geral, ato pelas eleições diretas e gerais; assembléia constituinte para reforma política JÁ; proteção jurídica mediada pela ONU para o maior homem politico da AL do século 21 ... Pautas não faltam, são inúmeras e só nos resta coloca-las em prática. Continuar lutando em todos os espaços públicos e privados. Quais são os planos para os blogs sujos nesse dia de greve ? Farão uma boa cobertura programática para os internautas, seus leitores, marcando um compasso de greve também ? Farão uma ampla cobertura sobre todos os movimentos de resistência sufocados e desprezados pela cultura da geração Disney, BBB e faceburro ? Isso poderia abrir algumas cabeças novas, e muitas antigas. Acima de tudo dizer NÃO à massa de informação difusa que só provoca falação sobre a novela da Casa Grande, feita aliás sob medida para embotar as mentes. Enfim, relembrar fatos e atos históricos de luta seria interessante para todos nós. Claro, e nesse pacote Brizola é figura importante ao lado de muitos outros. Vamos falar de luta e parar de chorar o leite derramado. Acima de tudo parar de ajudar os canalhas a chicotear o Brasil, nossa história, nosso povo : NÓS MESMOS ! Não entendo realmente essa inércia; deixemos o auto flagelo para os derrotados ! JAMAIS é palavra que desconheço !

    • Além do que Carlos, precisamos olhar nossa própria história como ela é e não através da história de outros países com características históricas e escolhas divergentes. Esse olhar de vira lara sobre o Brasil é cansativo. O Brasil tem qualidades imensas que alguns desses países citados nunca tiveram. Sabe, enquanto olhamos para o verde do jardim alheio vendemos nossa alma ao diabo. E veja como vampiros, ratos e vermes de todo tipo fazem a festa na terra Brasilis. Abraços.

        • Lenita, parece que com esta empolgação toda que demonstras aqui, estarás pilotando, no mínimo, um dos batalhões nas ruas de algum lugar deste país, contra Temer e paralisando tudo. É isso mesmo?

          • Claro que sim Rui ! E espero que vc esteja no batalhão ao lado do meu, sem dúvida nenhuma ! Todos devem armar seu próprio batalhão ou então esperar a morte ! Como estou viva não vou deixar me intimidar. Essa é minha visão, e de fato vc me pediu uma vez para deixa-lo em paz, o que fiz imediatamente pedindo-lhe desculpas por ter discordado de sua visão. Enfim, fique tranquilo, vc não precisa estar no batalhão ao lado, vc poderá continuar a militar no teclado e dividir suas idéias com seus amigos preferidos desse espaço. Abraços fraternais.

          • O mais incrível Rui é estarmos vivendo uma guerra civil e vc se preocupar com minha "empolgacao" ?! Não é hora de fulanizar, qual seria o interesse de ficar querendo provas sobre a vida do outro qdo ninguém lhe exigiu o mesmo ? Alguém aqui JÁ te achou empolgado demais ou de menos ? O foco não é esse, não é mesmo ? Levar para o pessoal é ruim, e parece que vc quer dizer que não tenho o direito de dizer o que penso por que o que digo parece não se encaixar nos seu padrão de vida (seja este o que for). Eu falo de forma geral sobre essa norma naturalizada de chicotear os silenciados. Enfim, sinto muito palpável uma insistência de alguns em diminuir uma palavra feminina como se fosse menor ou inadequada. Não preciso de tua aprovação para pensar, aliás não escrevo para você, tento partilhar minhas opções e percepções com pessoas iguais, só isso. Agora, não sei o que vc espera ja que se concentrou na pessoa e não no problema levantado ?! Deveria eu dizer SIM a todas as diatribes que circulam por aqui sobre mulheres, sobre o povo humilde, sobre a incitação arcaica de uma virilidade fora de moda e de provocar risos em criança de cinco anos ? Fique tranquilo Rui, em geral concordo com quase tudo que vc diz e qdo não concordo esqueço e me concentro no que me interessa. Será que estou sendo clara ? Será que teremos mesmo que seguir um "pensamento único" para ter o direito de aqui escrever ? Escrevi ao Carlos e se ele não concordar com nada ele me dirá, e espero que sem se preocupar com o meu patronimico, com meu nível social, sem se preocupar se sou FEIA (hehehe), ou se moro no subúrbio; ou ainda se sou cognitivamente capaz de analisar a situação do meu próprio pais; ou se estudei ou li todos os livros que deveria ter lido antes de frequentar esse espaço, etc. O "clube do bolinha" não é por acaso algo arcaico do século passado ? Diga ai FB, mulheres aqui devem ser somente "feias, recatadas e do lar" ? Então, que tal aceitar a Mônica com coelho e tudo em tempos de guerra ? Se vc acha insuportável, passe batido, fique na tua praia que para mim está de bom tamanho. Ou simplesmente escreva dizendo que não concorda e ponto ! O problema não é se vou comandar um batalhão, isso é piada de guri provocando as meninas no pátio da escola. Nem sequer houve menção a batalhão ?! A guerra hoje é muito mais mediática e de pos-verdade, todo mundo sabe disso. Bom fim de semana Rui ! Agora preciso voltar ao trabalho, minhas férias acabaram.

      • A nossa própria história. Pois é, pensamos em nossa própria história e não demos atenção às histórias do Paraguai, de Honduras, da tentativa de golpe contra Chavez em 2002, da incrível coincidência de que a mesma embaixadora dos EUA sempre está em países que sofreram golpes. Também pensamos em nossa história, não demos atenção à "Primavera Árabe", ao Iraque, à Líbia.

        • Sim Carlos, acho que demos sim atenção. Somente as soluções são locais. Você tem razão nesse ponto, mas eu não quis dizer isso. Só falei no sentido de achar que os outros fazem e nós não, o que não é verdade. É o viralatismo que não pode vingar. A comparação como prevenção é sempre bem-vinda. Abraços.

          • Este é o ponto: até hoje, não se fez. O mais perto de uma ruptura que chegamos foi quando Getúlio liderou o golpe que derrubou a política "atrasadista" do café com leite para impor, na marra, algumas medidas visando a modernização do país. Não fez leis trabalhistas porque era bonzinho, mas porque era necessário. O erro? Tentou, na base dos conchavos, fazer algum tipo de acordo com as velhas elites, das quais, na verdade, ele mesmo fazia parte. Mais ou menos como Lula, embora a origem de Lula seja outra. E, como Lula, foi perseguido por estas elites quando elas reuniram força para isso. Veja nossa história dos últimos 60, 70 anos. Muitos se sacrificaram lutando e, no fim, o que vingou foi aquele conchavo que levou a aliança pmdb-dissedentes do pds (frente liberal) ao poder para que tudo fosse mantido como estava, embora parecendo que houve mudança. O golpe de 2016 apenas levou mais pra traz o país, estamos caminhando de volta ao que existia antes de 1930. É restauração da velha república. Não consigo ser otimista.

          • Entendo Carlos e sinto o mesmo que vc em relação a tudo. Não sei se é uma questao de escolher entre pessimismo ou otimismo. NEM sequer temos essa escolha, estamos no olho do furacão e não podemos perder de vista "o olho" para que o furacão não nos mate ! Enfim, a vida do planeta inteiro está muito ruim. Amanhã, talvez, Le Pen na França, país que derrubou a Bastille mas que foi destruído e invadido vergonhosamente pelos alemães (sem os aliados a França não existiria hoje). E sem suas colônias então, seria só um pequeno país médio. O Império continua matando além mar e em suas terras tb. Muçulmanos e negros continuam sendo os bodes expiatórios do mundo ocidental. É esse nosso mundo, é nele e com ele que teremos de construir uma sociedade mais justa e solidária. Difícil e insuportável, sem dúvida. Fico admirada com a força do Lula. Assim, se ele enfrenta e luta, não vejo razão para não lutar. Como ele diz: deve-se caminhar de cabeça erguida, sempre olhando e avançando contra o olho do furacão.

Related Post