O “Foro de Curitiba”

O bolsonarismo demoniza o tal “Foro de São Paulo” , que seria, na visão deles, um mecanismo de conspiração política internacional, destinado a interferir na política de países latino-americanos.

Descobre-se agora, nos diálogos obtidos pelo The Intercept e publicados pela Folha, que existe, sim, uma organização secreta destinada a violar leis, acordos e a Constituição para apoiar ações para derrubar governos estrangeiros.

A muitos talvez pareça um abuso a mais, entre os tantos que os diálogos já revelaram. E não dos maiores: afinal, faz tempo que o “demônio” da Venezuela justifica tudo, como quase justificou uma agressão militar que acabou não ocorrendo por conta de uma inferioridade bélica e logística que nos levaria a perdas imensas.

Há, porém, para qualquer um observar, a evidência da formação, sob a chefia do então juiz Moro e usando como agentes os integrantes da Procuradoria Geral da República, de uma organização criminosa, que usava não apenas os processos judiciais brasileiros, mas também a cooperação com os Estados Unidos para atingir objetivos político-ideológicos.

E mecânica desta ação é exposta e resumida pela narrativa da Folha:

Os procuradores começaram a debater o assunto na tarde do dia 5 de agosto de 2017, depois que Moro escreveu ao chefe da força-tarefa de Curitiba, Deltan Dallagnol, no aplicativo Telegram. “Talvez seja o caso de tornar pública a delação dá Odebrecht sobre propinas na Venezuela”, disse o juiz. “Isso está aqui ou na PGR?”

É evidente que, sendo matéria de competência internacional, deveria estar na Procuradoria Geral da República. Mas estava com a PGRC, seu órgão superior: a Procuradoria Geral da República de Curitiba. E esta, por Deltan, não se fez de rogada ao apelo do chefe, ainda que os acordos impedissem o compartilhamento das informações:

Em resposta a Moro em 2017, Deltan indicou que os procuradores buscariam uma maneira de contornar os limites do acordo e comunicou a intenção de mover uma ação pelo crime de lavagem de dinheiro internacional. “Haverá críticas e um preço, mas vale pagar para expor e contribuir com os venezuelanos”, acrescentou..

A violação era de tal ordem que houve resistência entre alguns procuradores, que Dallagnol enfrentou fazendo afirmações que, se fossem contra governos de direita seriam tomadas como “internacionalismo comunista”, ao dizer que “o propósito de priorizar [a ação] seria contribuir com a luta de um povo contra a injustiça”.

Fizeram isso com alguns trechos de depoimentos, entregues à então procuradora venezuelana Luisa Ortega, que provocou reclamações ao Supremo Tribunal Federal, onde tinham sido homologados os acordos de delação. Mas o ministro Luís Edson “Aha Uhu” Fachin limitou-se a “pedir esclarecimentos”.

Tudo feito em completo arrepio da legislação brasileira e aos tratados internacionais dos quais o país é signatário que obrigam a que toda cooperação jurídica internacional passe pelo Ministério da Justiça, vá ao exame do STF e, só então, seja distribuída às procuradorias da República para sua execução. Quem quiser conferir, aqui está o documento da OEA (em inglês OAS, Organization of American States, antes que os “pavões peritos” achem que estou tratando da empreiteira).

A trama toda – descrita com a sordidez de detalhes na reportagem da Folha – teve ainda o patrocínio explícito da Transparência Internacional – curiosa transparência feita à base de cochichos secretos, nos quais o procurador, com intimidade extrema, é tratado como “Delta” – articulada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, aquele a quem Moro, em outras revelações, mandava “não melindrar”.

O “Foro de Curitiba” é uma organização criminosa internacional.

Fernando Brito:

View Comments (31)

  • É bom lembrar que no mês anterior, julho de 2017, o gangster Sergio Moro havia concluído sua parte na eliminação de Lula das eleições 2018. Assim, pelo jeito, parece que o lacaio bandido recebeu de imediato uma nova missão de Washington para ajudar a provocar uma guerra civil na Venezuela e derrubar o governo eleito daquele país. Canalhas, canalhas, canalhas.

  • Moro é agente da CIA não existe golpe por aqui sem o dedo da CIA. Assim como os militares se envolveram com a CIA para dar o golpe de 1964, não seria diferente com os togados que comandam os golpes de hoje. Quem pode confirmar que Moro trabalha para a CIA é o jornalista norte-americano Glen, quem sabe se ele está deixandonpara o final para revelar esta notícia bomba.

  • ... Oxente, mas o animal mentiroso contumaz não vomitou no Congresso Nacional que em termos de vazamento ele é "um cabra virgem"?
    Cadeia é pouco para estes maus elementos e irresponsáveis terroristas!

    • ... Lembrar que ao vazar a conversa da presidenta Dilma Rousseff com o eterno presidente Lula para a Globo, o juiz ladrão [e terrorista!] também incitou uma turba de alucinados a se dirigir ao Palácio do Planalto, não invadindo o local oficial de trabalho da Presidência por muito pouco, colocando a vida da presidenta em risco - sem contar a possibilidade de um conflito, caso os apoiadores da presidenta Dilma resolvessem partir para o confronto!...

  • DOMINGO NÃO É DIA DE SE IRRITAR MAS DE CONFRATERNIZAR,DEVE SER TEMPO DE AMIGOS,DE FAMÍLIA MAS COMO NÃO SE IRRITAR AO SABER QUE A ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA LAVA JATO CONSPIROU TAMBÉM CONTRA A VENEZUELA.
    COMO ESPERAR QUE ACABE O JULHO E VENHA O AGOSTO QUE HISTORICAMENTE BALANÇA O PAÍS E SUAS INSTITUIÇÕES?
    ESSE AGOSTO TERÁ DE SER O NOSSO AGOSTO O AGOSTO DA LIBERDADE O AGOSTO DA ESPERANÇA OU O CAMPO DE LUTA NOS CONVOCARÁ EXIGINDO NOSSO EMPENHO DANDO A CERTEZA DE UM FUTURO MELHOR.

  • Usando ainda a metodología power point do surfista calhorda, FHC e seu I pouco a pouco vão ocupando o centro da figura de onde vão saindo flechas em direção ao Golpe de Estado, à guerra mediática, à “operação” Suja a Jato, ao bloqueio do Governo Dilma, ao processo farsa do impeachment, ao governo Golpista de Temer, a Ponte para o Futuro e suas destrutivas reformas, a inelegibilidade e prisão de Lula, a insuperável incapacidade dos tucanos levar a cabo seu próprio projeto de poder e a aliança com o governo miliciano, etc. Maquiavel de botequim, golpista vulgar, pensador meretriz.

  • Não faltam idiotas funcionais, arrivistas de plantão, criminosos e milicianos de todo tipo e calibre, plutocratas dispostos a bancar a aventura, e estas são algumas condições que explicam porque é tão fácil promover um Golpe de Estado no Brasil. Quem acredita em organização se equivoca. Estão todos unidos e irmanados na mesma defesa do seu próprio umbigo, de sua própria ambição mesquinha e diminuta, na certeza da impunidade, de estar protegidos pelos manda-chuvas de plantão. De fato, o Brasil não merece o luxo de governos como os do PT, democráticos, que buscam um mínimo de justiça social, de desenvolvimento, de independência e soberania, e digo, mínimo. Somos de fato um país medieval, colonial, escravocrata, pirata, espoliador, etc. E agora ou a maioria da população se dá conta dessa realidade ou viveremos outros tantos séculos dessa mesma realidade imutável. Não é mais possível a opção do "paz e amor", mesmo porque quem o propôs está agora detrás das grades, e porque o outro lado já está em estado de guerra permanente contra o projeto de país que Lula encarna.
    Imagino que Guaido, Lopez et caterva devem morrer de inveja do Brasil.

  • São vagabundos internacionais.
    "Aha Uhu o Facchin é nosso."
    PQP !

  • O que Moro fazia tanto nas viagens aos States? Ser instruído para proceder as desestabilização política no continente?

  • Não sabia que AMNÉSIA era contagiosa.
    O senil do FHC também não se lembra de PORRA nenhuma !
    É o fim da picada !

  • Esses bandidos da república de Curitiba são o exemplo acabado da serpente, cujo ovo foi chocado cuidadosamente pela escória do país. A impunidade dos órgãos superiores que sempre os garantiu, propiciou a continuidade seus desmandos jurídicos.
    Essa revelação se soma aos inúmeros crimes que cometeram, a novidade é a falta de noção desses imbecis.
    Não satisfeitos em destruir a democracia brasileira ainda tiveram a pretensão de influenciar negativamente em outros países.
    O que não é novidade é a impunidade a essa quadrilha. Continua a de sempre.

Related Post