A edição online de O Globo, dizendo que “pessoas ligadas à gestão brizolista” contestaram as acusações de um certo Pedro Novis sobre propinas da Odebrecht na construção do Sambódromo, “afirmando nas redes sociais que Novis mentia e não ocupava posição de destaque na empresa, e que a obra tinha como principal empreiteira a Mendes Júnior”.
Como prova, apresenta um balanço de 1985 da empresa, onde ela fala de sua participação na obra e o senhor Pedro Novis assina como um de seus diretores.
As “pessoas ligadas à gestão brizolista” que contestaram a acusação foram, na verdade, este blog – que o Globo não vai citar o nome, não é? – em um post que o jornal tenta desqualificar.
Não há razão para me corrigir.
Portanto, não há razão para desdizer o que afirmei: que ele mentia ou apenas estava “repetindo o que recebeu de orelhada”, pois não estava na empresa durante a obra.
Depois, afirmo que “a empreiteira líder da construção, em prazo recorde, foi a Mendes Junior, não a Odebrecht, como pode ser visto no portfólio da empreiteira. Se a Odebrecht foi subempreitada ou se responsabilizou por alguma parte da obra, não recordo, mas não era a coordenadora do projeto.”
Portanto, também não se disse que a Odebrecht, através de sua subsidiária CBPO, não participou da obra, mas que não era a coordenadora do projeto. Coisa que, ampliada nos detalhes, vê-se na própria imagem usada por O Globo, onde está lá a plaquinha da Mendes Júnior, com seu logotipo inconfundível.
O que posso afirmar, com certeza, é que a Odebrecht fez uma mega-obra no Rio de Janeiro: o parque gráfico de O Globo, e no período em que Pedro Novis era o presidente do Grupo Odebrecht. Evidentemente, não posso dizer se ali houve propina ou lavagem de dinheiro, não o posso afirmar apenas “de orelhada”, por ouvir falar. Muito menos se houve alguma “ajuda” de Fernando Henrique Cardoso na concessão de um empréstimo de quase R$ 300 milhões (em valores de hoje) dado à obra pelo BNDES.
E posso, ainda, sentir orgulho de ter participado das últimas duas décadas da trajetória de um homem que, de tão destemido e reto, 13 anos após sua morte, continua despertando o ódio do império Globo, que volta e meia revira o passado para atingir sua memória, porque sabe que ela é uma bandeira contra o poder opressivo que ele representa.
Inclusive valendo-se da simples palavra de um bandido, um corrupto e corruptor, que, graças às distorções de um processo doentio de delação premiada, ganha a liberdade e o gozo de sua fortuna ao preço, para ele barato, de tentar enxovalhar a história de um herói brasileiro.
View Comments (25)
Inegavelmente a história do Detrito Sólido chamado gLobo...ta é indefensável, seu histórico envergonha qualquer um, até mesmo o mais " digno " ladrão de galinhas; afinal ele assim age por necessidade real. Ele não as usa para fazer novelas, bbb , faustuns, roockis e qualquer lixo intragável; usa-as para alimentar alguém, dar saúde, força e bem estar. As galinhas pegas pelo ladrão não cacarejam como a PlimPlim platinada que inferniza nossos ouvidos pela telinha com suas Mentiras e Deboches. Vade retrum satanica Prostituta Apocalíptica.
Aonde assino?
Senhor Fernando.Não vale a pena,contraditar o que essa CANALHA DA GLOBO,publica.Tirante alguns leitores que por obrigação,tem de ler ou assistir,ou ouvir o que publicizam,muito poucos ainda o fazem,senão aqueles velhos CANALHETES HISTÓRICOS,que temos no país.
Brito, a globo não vale o chão que você pisa. Só quer enxovalhar as pessoas éticas e de caráter, e enaltecer os canalhas. Isso prova que você incomoda a mídia golpista e canalha porque sempre diz a verdade.
delenda est globo...delenda est lixo histórico.
No proximo debate ou entrevista na propria plimplim, alguem tem que fazer ''na lata'' perguntas mais ou menos assim:
"Quanto custou o parque grafico da globo no RJ, construido pela mega corruptora Odebrecht? quando foi? Os 300 mi do BNDES vieram por mao de FHC ou foi só coincidencia com o periodo de proteção politica ao pai do filho bastardo com a "jornalista global" que passou a morar na Espanha por 15 anos?
Se foi pela corruptora Odebrexite, neste caso ela abriu uma EXCEÇAO ao cliente Globo e ao avalista BNDES fernandista?
Vamos lá, gente tá ai a sugestao! Ou precisa o Requião pra isso?
Parabéns Brito! O Tijolaço é leitura obrigatória. Até mesmo para o pessoal do Globo.
Essa delação da Odebrecht está começando a feder . Há se a gente tivesse judiciário . E não juízes políticos e partidários as coisas seriam outras , bem como investigações sérias e isentas e despolitizadas , seria um bom momento para colocar o estado democrático em ordem . Porém do jeito que está dificilmente encontraremos o caminho da democracia.
Quer se isentar um ladrão velho vivo por idade , o FHC . Por outro lado Incriminar um homem honrado e honesto morto . Brizola
Acho que a globo ganharia disputa da emissora mais canalha do planeta. Globo desperta ódio pelo mal que tem feito ao Brasil durante todos esses anos. Marinhos vtnc !
Tenho orgulho desse blog, e do mentor Fernando Brito, ele é um oásis verdejante dentro desse deserto de mentiras e hipocrisia que é Mídia brasileira, sendo que F.B.além de brilhante jornalista é uma pessoa honrada e que se aliou a um dos heróis da nossa pátria Leonel de Moura Brizola.
Foi com Brizola que aprendi a gostar de política e admirar esse homem corajoso que montou a rede da legalidade e lutou com ousadia contra os golpistas da ocasião. Sempre esteve ao lado dos mais necessitados e dos humildes, a sua vida humilde vindo do interior do RG, sendo engraxate e tornando-se Engenheiro e governador é o avesso do que vemos nos políticos golpistas, por isso a Globo, como sempre esteve ao lado dos escravagistas e corruptos, teve e tem ódio visceral de quem não se verga e não se abate e ama verdadeiramente esse pais.
Parece que mesmo os ativistas mais próximos da realidade não perceberam uma obviedade...........ESTAMOS EM GUERRA !!!!!
NÃO HÁ CONCILIAÇÃO POSSÍVEL !!!!
concordo