“O Globo” diz que Exército soube de “intervenção” pela TV

A repórter Elisa Martins, de O Globo, publica uma informação que é espantosa e inadmissível, se verdadeira:

O Comando Militar do Sudeste tomou conhecimento da determinação de Temer pelo pronunciamento do presidente na televisão. Até 14h, não havia nenhuma ordem do comandante das Forças Armadas para iniciar operações de desbloqueio das rodovias paulistas.

De novo? Sim, porque a primeira vez que a “jogada de meste” de usar os militares foi feita, na intervenção na segurança do Rio de Janeiro, a “batata quente” foi jogada sem prévio aviso no colo do general Walter Braga Netto em plena volta do Carnaval e ele teve de suportar as cobranças por uma inação necessária, até que houvesse algum planejamento.

Francamente, é impossível que o Governo não tivesse um plano de contingência desde, pelo menos, segunda ou terça-feira e mais ainda que não soubesse o que todo mundo sabia, ou seja, que uma parcela – neste caso, a quase totalidade dos que fazem os bloqueios – não iam responder dócil e obedientemente a lideranças que não lideravam nada e que aceitaram o acordo de ontem à noite.

Já é um absurdo que a ação militar tenha sido anunciada antes de realizar-se, por tirar a surpresa do movimento de tropas, que facilitaria a dispersão dos manifestantes. Mas é incompreensível que nem mesmo a oportunidade de mobilizar os recursos necessários para entrar em “ordem de marcha” tenha sido dada às Forças Armadas.

Ou alguém acha que estas coisas podem ser feitas no improviso, com o comandante descendo ao pátio do quartel, dando um assobio e dizendo: “moçada, pegue o fuzil e vamos lá acabar com esta bagunça!”.

A noite está se aproximando, os pontos de bloqueio se contam às dezenas ou às centenas, as vias de acesso podem ser bloqueadas para o trânsito de automóveis e ônibus em pleno horário do rush, dificultando o deslocamento de tropas e veículos militares, que não vão sair passando por cima de fileiras de veículos.

O Governo está fazendo de tudo para isso virar um desastre.

Fernando Brito:

View Comments (40)

  • No Brasil golpista, Franz Kafka não precisaria de inspiração para seus livros, bastaria narrar os fatos que se sucedem.
    Esse verme que ocupa a presidência consegue levar a imbecilidade a patamares inimagináveis para qualquer ser humano.
    Talvez não o seja mesmo.

      • Moro é maçom grau 33, o relator da lava jato no STJ, Félix Fischer é maçom, o relator no STF Edson Fachin é maçom.

  • Quem comanda a ordem unida agora não é mais o coronel, é o Bonner.
    #TemerFazTudoErrado

  • Ué?
    O serviço de inteligência é só para caçar comunistas?

    • Mais especificamente, líderes estudantis.

      O serviço de "inteligência" (note as aspas) de verdade no Brasil é a Globo.

  • O curioso é que o noticiário outrora infestado de notícias sobre saques no Rio de Janeiro pela milícia ou tráfico, etc, está calmo.

    Será que a greve ou locaute, seja lá o que for, é melhor que a intervenção dos militares na segurança?

    • Curioso é haver muitos discípulos do Bolsomerda entre os manifestantes e, "coincidentemente", o lançamento da candidatura do Lula ser nesse domingo.

      • No caso dos bolsonóides, não vejo exatamente como curiosidade, mas algo que tem de merecer um grande estudo das ciências sociais.

        Meu palpite: São os filhos espúrios da massificação catastrofista do noticiário da Globo durante o governo do PT, catastrofismo este que foi apropriado por oportunistas e/ou fascistas e amplificado exponencialmente através das redes sociais conjugadas com a onipresença dos smartphones, coisa que há meros cinco anos atrás era incipiente.

        Some-se a isso o fato de que o brasileiro médio é conservador, principalmente nos costumes, e cujas reinvidicações e manifestações das minorias nesse quesito são associadas à esquerda.

        Está feito, portanto, o caldo de cultura do caos e o fato é que a Globo perdeu parte não desprezível da narrativa.

        A Globo pode ser até contra o país e seu povo, mas a julgar pelo prejuízo causado a muitos do andar de cima e ao PIB, mais parece-me que ela perdeu, ainda que temporariamente, o controle da narrativa.

  • Obvio está wqu a Globo age para desestabilizar esse e qualquer governo. Ate quando aguentaremos essa irresponsável atuação global.

  • Mesmo o governo fazendo de tudo para o evento se tornar um desastre, as forças armadas não são amadoras como Temer. A primeira pergunta que os militares precisam fazer é: de onde sairá o dinheiro para bancar tamanha estrutura logística? Ou o governo não sabe que esse tipo de operação é muito cara e, primeiro, precisa ser planejada?

    • E será que tem óleo diesel para isso? Afinal os caminhões que abastecem os postos são os mesmos que abastecem os quarteis! E estão parados nas manifestações!

  • O que está em jogo é a manutenção do princípio doutrinário global de que o lucro capitalista está acima de qualquer problema ou qualquer convulsão social. Segundo este princípio, a vida do país interessa muito menos que a implantação da doutrina. Que seja garantida a pureza ideológica do neoliberalismo, mesmo que o Brasil tenha de morrer. A Petrobras não é mais vista como uma grande empresa estratégica do Estado. Ela já é considerada pela turma do Parente como apenas uma empresa capitalista que tem como objetivo dar lucro a meia dúzia de investidores oportunistas. Por isso é que o Parente é o anjo vingador do capitalismo sem freios. Ele não vai cair, porque o imperialismo está com ele. E o empresariado brasileiro agora se vê frente a frente com seus verdadeiros inimigos, que não são o Lula e muito menos o PT.

    • Isso. Interesse nacional é o último de ambos os lados, com inocentes úteis no meio da massa.

    • Isso. Interesse nacional é o último de ambos os lados, com inocentes úteis no meio da massa.

    • Alecs, perfeito seu comentário. O que interessa é o lucro dos acionistas e ponto final. O empresariado e a direita com um todo (como já comentei aqui) vai descobrir que seu grande inimigo é o dragão da crise economica internacional (que não tem fronteiras).E esse dragão cria garras e asas a cada dia que passa (basta ver o que aconteceu com a vizinha Argentina...).O petróleo e o trigo são commodities (mercadorias negociadas em bolsa) sujeitas à especulação e cotadas em dólar......e para azar de todos, o dólar está em alta frente às moedas dos países emergentes (culpa dos juros americanos). Dane-se quem precisar abastecer o carro ou gostar de pãozinho no café da manhã.

  • Abrir Poço no Alicate

    Sugiro Mandado Judicial para abrir a reserva subterrânea de postos de combustíveis. Há cartéis safados se aproveitando do caos e samucando gasolina. Apesar de ser contra esses GOLPISTAS, não torço pelo caos como eles faziam. Preservar eleições.

Related Post