O jornal O Globo publica que as “explicações” de Marina Silva sobre a situação do jato que caiu com Eduardo Campos se contradizem com as dadas pelo PSB, em nota oficial.
Não há nenhuma contradição: tudo, inclusive a escolha das palavras, é tortuosamente construído para não dizer a verdade: o avião foi comprado, através de depósitos fraudulentos, feitos através de empresas fantasmas, por um grupo de empresários encabeçado pelo senhor Apolo Santana Vieira, um homem acusado de contrabando.
Nua e crua é esta a verdade e as tais “explicações” vão ser aqui desmontadas de forma muito clara.
1. O “empréstimo”.
Em primeiro lugar, você empresta o que é seu. Se não é seu, não pode emprestar. O avião não era dos empresários, para que pudesse ser emprestado. Estava sendo adquirido não para o uso daqueles empresários ou de suas empresas, mas específicamente para Eduardo Campos fazer sua campanha presidencial. Tanto é que foi levado à sua aprovação, num voo de teste, em 8 de maio, de Congonhas a Uberaba.
2- O “empréstimo” ia ser “ressarcido”
Empréstimo não é “ressarcido” nem pago. Se é pago, é aluguel, não empréstimos. O seu senhorio não “empresta” o apartamento onde você mora nem você o “ressarce” todo mês. Ele o aluga e você paga o aluguel.
3-Mas poderia haver “aluguel” do avião a Campos e ao PSB?
Poderia, se a AF Andrade ou a Bandeirantes Companhia de Pneus fossem empresas de táxi aéreo, o que não são, Neste caso estariam exercendo uma atividade ilegal, para a qual não habilitadas. Empresas de táxi aéreo poderiam até doar horas de vôo ao candidato, desde que as declarassem assim, contabilizando pelo valor que têm. Mas uma empresa só pode doar serviço se este for um serviço que presta nas suas própria funções. Se for serviço de outra empresa, estará pagando e, então, não pode fazer, tem de doar o dinheiro ao candidato e ele que pague.
4- Quem pagou três meses de despesas do avião?
Um jato não voa centenas de horas sem custos significativos. São milhares de litros de querosene de aviação, salários, alimentação e diárias de hotel de dois pilotos, hangar, taxas aeroportuárias. Fazer cada uma estas despesas significa assumir o controle operacional do avião e, até agora, ninguem seque dignou-se a perguntar quem os pagou.
Vejam que sequer entrei na questão das irregularidades da compra do avião, feita de maneira ardilosa e ilegal. Essa é a questão de legislação fiscal e penal.
Trato apenas da questão sob o ponto de vista da lei eleitoral, que está sendo esbofeteada publicamente pelo PSB e por sua candidata.
Se o Ministério Público e a Justiça Eleitoral permitirem que isso siga sem uma responsabilização, por medo “do que a mídia dirá”, porque boa parte “marinista”, será melhor revogar toda a legislação que trata de doações e de uso do poder econômico a candidatos. Qualquer um pode dar-lhes o que quiser, como quiser e deixar para passar recibo ou assinar contratos lá no final, muito depois de dados os votos do povo.
Eu não estou sugerindo que a candidatura Marina seja cassada, que isso fique claro. Ela – e já se disse isso aqui – não tinha a obrigação de saber dos detalhes do avião conseguido por Campos e seria natural que aceitasse a sua versão. Marina é, e só depois que encampou esta farsa,cumplice na ocultação de um crime eleitoral.
É isso o que precisa ficar claro: que há um crime eleitoral. E quem o encobre, acoberta e deixa de agir diante dele torna-se cúmplice deste embrulho que a fatalidade expôs ao Brasil
View Comments (57)
Por muito menos que isto o pobre do Genoíno foi parar na cadeia, e sem provas...O que falta para que o nosso glorioso MP entre em ação?
Simples: o sinal do PSDB pra que cassem Marina...
Caro Vinicius
O QG tucano midiático, está procurando um motivo, para jogar a culpa no PT, pela cassação.
Saudações
Avelino, tenho postado comentários neste blog e agora que há dois Vinícius gostaria de deixar claro que eu, Vinícius Vitoi, concordo com você.
O problema com a morte do Eduardo trouxe o tema caixa dois para o debate. Trata-se de um problema de todos os partidos e que, por causa da forma como foi conduzido o processo midiático da AP 470, não foi devidamente debatido.
Lidar com a questão do avião é, de fato, um tema delicado para o PT.
A explicação do Fernando é didática e a conclusão é cristalina: houve crime eleitoral e quem o encobre é cúmplice.
É realmente muito didática. Até eu que não acompanho o caso do avião entendi. O JN devia aprender com o Brito... Mas o JN parece ser feito para que as pessoas não entendam nada mesmo, apenas percebam que tem alguma coisa errada e sejam induzidas a acusarem algum partido ou cidadão.
Brito, você não está sugerindo a cassação de Marina, mas, se ela é cúmplice e, se não houver cassação como se cumpre a lei?
Se for para cumprir a Lei, que a candidatura de Marina seja cassada. Simples assim, sem meias palavras.
Caro Ricardão
Mas o simples assim, tem que jogar a culpa no PT.E é isso que eles estão tentando.
Saudações
Concordo com Avelino.
No fim, a mídia encontra uma forma de culpar o PT. É assim tb em qq CPI.
O trabalho do Fernando Brito como jornalista é interessantíssimo e nos permite ter mais informações.
Neste e em muitas outras situações,Infelizmente, é necessário muita prudência porque há dois pesos e dezenove medidas no julgamento da política.
Um lado pode tudo, falam o que quer, quando quer, do tipo: cartel é prática de mercado" e não acontece nada.
O outro lado precisa medir cada palavra e, mesmo que diga claramente, terá suas palavras distorcidas.
Nesse casos o julgamento do mensalão petista já firmou jurisprudência de que se condena apenas o tesoureiro, conselheiro do partido e, no máximo, presidente do partido. O querem é o caso Marina acabe obrigando incluir Lula no caso do mensalão.
São coisas diferentes. E não apenas porque o "Mensalão" é um "Mentirão". Houve crime eleitoral, a candidata disse conhecer o crime, então foi conivente. É simples, mesmo.
Ninguém tenta colocar a culpa no PT. A justiça não atua de ofício e alguns tipos de processo de impugnação de candidatura no MP tramitam em segredo de justiça.
Quem determina quem tem ou não de cumprir a lei é a mídia golpista, para essa só o PT é obrigado a cumprir a lei, imaginem um candidato a senador petista dizendo que cartel não é crime, que coisa normal, que as empresas o praticam no mundo inteiro. Imaginem se a DILMA em um debate público, obedecesse cegamente a dona de um banco que tem uma dívida com o país de 18 bilhões de reis por sonegação.
Então se ocorreu crime eleitoral, impugna-se a candidatura do PSB e Marina Itaú Silva é filiada ao PSB.
E tu achas que a Elite Togada, tem culhão pra fazer isto contra Globo e Itaú??? Eles fazem parte do mesmo time, que se acha mais que qualquer cidadão comum deste País. O PT é que tem que reagir. Mas com este Rui Falcão dando as cartas, duvido. É um almofadinha que não merece presidir o maior partido deste País. Mas Democracia é isto, aceita-se quem vence a eleição, mesmo que seja um pardal, travestido de Falcão!
Fico impressionado como esta Osmarina procura ser ardilosa e continua enganando muitas pessoas. Diz que vai fazer o "novo" com as mesmas "boas" (velhas, na verdade) raposas. Tudo de forma "voante". De concreto, mesmo, nada !
se herda a candidatura a qual houve crime eleitoral,herda tambem como vice ,ja que usou o objeto do crime para se beneficar.
No meu simples entendimento , não importa se Marina sabia ou mão, o que importa é o chamado " FATO GERADOR". Independentemente da morte de Eduardo, o CRIME ELEITORAL estava sendo cometido desde o início da campanha então, todos participaram solidariamente do crimes inclusive o PSB e a LEI TEM QUE SER CUMPRIDA. José Dirceu foi condenado pelo tal "DOMÍNIO DO FATO", . Será que Marina e o PSB serão inocentados pelo "FATO" (vísceras de animal) e o TSE vai se esquecer do tal DOMÍNIO. Então vamos aguardar a PF apurar e o TSE julgar ou será que a LEI continua sendo só para P.P.P e PETISTA!!!!
Concordo que a Marina não deve ser envolvida nas tramóias de São Eduardo. Sem contar que isso só serviria para torná-la mais forte ainda, além de ser uma enviada de deus, seria também uma vitima do sistema aparelhado pelo PT. Em 2018 seria páreo duro até mesmo para o Lula, melhor que ela concorra agora e que as pessoas descubram que é a Marina. O pior que pode acontecer, é perdermos todas as conquistas sociais conseguidas na última década, num governo que é uma incógnita, mas dá pinta de ser daquelas que arrancam o couro do trabalhador, haja visto quem são as pessoas de "bens" que estão ao dela.
..."Intonci", o *figuro de vestal e impoluta da Marina [Silva?!] foi para o espaço, virou oPÓsição aos bons costumes!...
"Nova política"?!...
##############
*Marina convida estilista Ronaldo Fraga para vesti-la e endossa campanha #CoqueTaNaModa
Quinta, 28 de Agosto de 2014 - 20:00
FONTE: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/159504-marina-convida-estilista-ronaldo-fraga-para-vesti-la-e-endossa-campanha-coquetanamoda.html
Daqui a pouco os da "nova política" vão dizer que isso tudo é invenção. Vão perguntar: Avião? Jato? Que avião, que jato? Não tem avião nem jato. Fotografia de avião não prova nada. Assim como os documentos, agora não tem avião também.