O Globo inventou o almoço grátis? Ou ainda está naquela de “ouro de Pequim”?

O jornalismo brasileiro produz, na sua ânsia de “ideologizar” o capital e as disputas econômicas mundiais, alguns momentos inesquecíveis.

Hoje, a capa de seu caderno de Economia dedica-se à “ameaça vermelha”: “China exigirá compensação pelo empréstimo de US$ 3,5 bi à Petrobras, dizem especialistas

Uai, e não é pra querer que paguemos, se estão emprestando?

A reportagem leva exatos 13 parágrafos para deixar  Leonardo Valente, professor de relações internacionais da UFRJ, lembrar o obvio:  que “nenhum empréstimo é de graça, nem os concedidos pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) ou pelas potências ocidentais, nem os concedidos pela China”.

Antes, temos de ler Rubem Barbosa, o gênio diplomático do governo Fernando Henrique na Embaixada brasileira nos EUA, dizer que “as condições do empréstimo para a Petrobras não foram divulgadas, mas devem estar vinculadas ao fornecimento de petróleo e talvez de equipamentos ”

Sério? Não brinca!

E qual é o problema?

A ânsia de dar a entender um “invasão chinesa” chega ao ponto de  imaginar que “a contrapartida exigida pela nação asiática são a realização de obras de infraestrutura com máquinas e equipamentos e trabalhadores do país asiático”.

Como assim, “nhonhô”? Igual àqueles  filmes de “velho oeste” onde os chineses, de rabinho de cavalo, assentavam trilhos e dormentes das ferrovias dos Estados Unidos?

Vocês não se deram conta de que a China é uma potência mundial? Que é o maior credor dos títulos do tesouro americano? Que é o maor destino das exportações brasileiras?

Os Estados Unidos querem emprestar dinheiro a longo prazo, barato ou pago em mercadorias? Querem investir no petróleo brasileiro, como minoritários, sem o controle das jazidas?

Não tem problema, o Brasil topa.

Mas, se não querem, não venham com essa de que a China “exigirá compensações”…Quem empresta dinheiro sempre exige. Se não exigisse é que seria um escândalo, porque seria subsídio político-ideológico.

O objetivo, tolo, da matéria é esse, tudo, claro, ilustrado com a foto de um “guarda vermelho” (na verdade um segurança do banco deles lá) para deixar bem claro o “perigo comunista”.

Isso é coisa daquele tempo onde parecem andar certas cabecinhas de dinossauro, que viviam falando no tal ouro de Moscou e  de Pequim.

Meia página de jornal para escrever um troço destes deveria ser considerado crime ambiental.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (42)

  • Isso me faz lembrar as "matérias jornalísticas" do tempo em que os trabalhistas não estavam no governo. Elas acusavam gente como Lionel Brizola e Lula de... pasmem... querer ganhar eleições! Isso mesmo. Acusavam os partidos de esquerda de "querer o poder". Quer saber de uma coisa? Tomara que essa "imprensa" continue sendo assim. Ela mesma vai se enforcar, ou melhor, já está se enforcando. A imbecilidade, mesmo a dos coxinhas, tem limite.

  • Fernando Brito, seu texto está ótimo, alem de divertidíssimo! A matéria do globo é um insulto à inteligencia de qualquer criatura. Se bem que com as criaturas que andam aparecendo por aí, xingando até Montesquieu...

  • O Globo cada vez mai se tornando um pasquim. Lamentável que o Ascânio Seleme (diretor de redação) se sujeite a esse papel de submissão aos patrões e jogue a credibilidade no lixo.

    • Gentileza não incluir o tal folhetim no rol do inesquecível "Pasquim" da década de 70. Millôr, Jaguar, Henfil e outras 'feras'. Saudades!

  • O Governo Federal prefere os chineses, quando se trata do assunto petróleo.
    Mas o Governo Federal aceita os americanos - do "Feice" - quando o assunto é inclusão digital, Banda larga para Todos.
    De certo, a "Grobo" prefere os americanos pro petróleo e ela mesmo - e as diletas parceiras - pra "explorar" o nosso serviço de "Banda Estreita".
    Questão de gosto, não se discute.

  • O Governo Figueiredo, para escapar de quabra, tomou emprestado dinheiro dos EUA e aceitou condições tão absurdas que o Ministro da Fazenda à época classificou as condições tão humilhantes que somente poderiam ser comparadas àquelas impostas à Alemanha depois da derrota na primeira guerra mundial. O querem esses caras que a China nos presenteie com crédito sem juros.

  • Quem da calote é a Globo, mas só nega que é uma beleza

  • A globo, acostumada a mamar no Estado, acostumada com empréstimos subsidiados, acostumada com empréstimos iguais ao do BANERJ, deve achar um absurdo os chineses não fazerem uma doação de bilhões de dólares ao governo brasileiro.

  • Em compensação a este empréstimo para a Petrobras, o Brasil podia dar a groubo, a falha, o esgotão, a engana, a recorde, a sbesteira, a bandalheira e as radios coxinhas... tudo de gratis pros americanos.

Related Post