“O Globo” tem razão. É na mídia que está o poder político.

A UDN jamais ganhou uma eleição nacional  e, quando chegou ao poder, ou foi como apêndice (com Jânio Quadros), ou como rebotalho, como no golpe.

São seus gatos-pingados que vão para a rua, no sábado, reeditar a marcha do golpismo da Avenida Paulista, em São Paulo.

Mas seus gatos gordos não estarão lá, e talvez façam leves ressalvas aos apelos autoritários.

Os Jabores, os Mervais, os Azevedos estão muito bem, cevados pelos seus bons contratos nos grandes meios de comunicação.

Que, por sua vez, estão muito bem cevados pelas gordas verbas de publicidade que lhes fluem dos governos e das empresas.

Quem quiser saber como se formaram estes cogumelos – como Brizola os chamava, pelo fato de terem vicejado sobre matéria pútrida – não precisa ler um   monte de estudos sobre a comunicação no Brasil.

Basta que leia o editorial de O Globo, hoje, já começando a chamar de “bolivarianismo” qualquer tentativa de governos de cortar-lhes os privilégios.

Por experiência própria diz que os tais “bolivarianistas” projetam o que eles bem sabem que acontece em ditaduras, pois foi nela que se formaram.

“O objetivo é o de todos os governos autoritários: limitar a informação à verdade oficial, calando críticos por meio de intimidação de jornalistas, de pressão econômica sobre as empresas de comunicação, montando uma poderosa cadeia estatal de notícias e manipulando verbas de publicidade para beneficiar amigos e aliados.”

Ora, ora, o que foi que fez aqui, o regime militar, transformando um jornal de terceira linha e uma emissora de rádio – era isso a Globo, então – neste monopólio que foi destruindo e engolindo tudo?

Mas, reconheçamos, tiveram, além dos meios, também a paz para criar seus filhotes, netos da ditadura.

Fomos salvos – e esta salvação não é senão o fato de sobrevivermos – pela internet.

Se multiplicou o poder deles por cem, ao nosso multiplicou por cem mil.

Porque eles tinham tudo e hoje têm quase tudo.

E os que os contestam, que não tinham  nada, hoje têm alguma capacidade de expressão do pensamento.

Eu diria que, até, uma incrível capacidade de expressão, aqui, quase em prisão domiciliar, batucando loucamente num teclado, sem quase nada mais que isso.

A direita percebeu com muito mais esperteza – tanto que o nega  – que a comunicação é a nova forma da política, se é que algum dia ela não o foi.

Porque, como no mito platônico da caverna, toma-se o único que se vê como expressão da realidade.

A esquerda?

Ah, a esquerda não faz o que diz O Globo, e depende de uma dúzia de doidos que se dispõem a fazer a polêmica.

E é isso ao que o pensamento único não resiste.

Fernando Brito:

View Comments (35)

  • O Globo se autoacusa, pois foi exatamente ele que chamou a ditadura de verdadeira democracia. Aliás, o regime ideal da mídia é a ditadura.

  • Pedro.A ditadura ou as ditaduras,só são legítimas,e o são,quando o povo for seu promotor.O povo?A maioria!O resto é conversa de DÚBIOS IDEOLÓGICOS,que é o que até hoje se viu,vê e se assim continuar,se verá.A principal arma da DIREITA,que não precisa da ditadura formal para nutrir-se,pois se nutre da DITADURA DE CLASSES,DOS RICOS, NATURALMENTE.Nutre-se em política,da DUBIEDADE IDEOLÓGICA,professada por DÚBIOS.

  • E o que falta para o governo criar Portais e Sites de Notícia de Internet, Redes de TVs e Rádios no estilo BBC, ou com parcerias, com investimento tal para desbancar "Globos", "UOls", "Folhas", "Estadões", "Jovens Pans", "SBTs","Rádios Transaméricas", "Vejas"? Criar rede de tvs com novelas de ótima qualidade, bons filmes, jornais isentos, portais de internet atrativos para todos os gostos, credos, faixa etária, cultura? O que falta? Na impossibilidade da Lei de Médios, cria-se um gigantesco contra ponto a essa Mídia que temos...

    • Acho que é por ai.
      Não sei se vale a pena comprar uma briga com meios de comunicação agonizantes, embora com algum poder residual e venenoso..

      Acho mais frutífero criar os canais alternativos, investir dinheiro neles (paralelamente secar a fonte de $ do PIG) e fomentar uma democratização com o direito de resposta.

      O governo precisa ser afirmativo. cada país tem um contexto específico, não há fórmulas mágicas. Muitas vezes é mais vantajoso tomarmos um atalho. Ainda não tenho uma opinião completamente formada de como atacar o problema da comunicação, mas me parece a estratégia esboçada acima uma alternativa mais viável.

  • É bonito o que o Lula fez com essa canalha, são doze anos de corda para se enforcarem. Agora é tirar-lhes o chão!

    • Carlos, o que o Lula fez com essa canalha foi muito feio, pois ele ignorou-a, alimentando-a como vem fazendo a Dilma, e eles cresceram e ameaçam com muito poder e de muito perto o governo e a democracia. O PT sempre se acovardou, tornando-se cúmplice desta mídia.

      • Por aí...
        Já passou a hora de pôr esta canalha toda em regime de emagrecimento, e ver quanto tempo sobrevivem da gordura acumulada.

        • Não conte com isto.

          Neste governo e seus partidos corre sangue de barata.

          São bem intencionados, fizeram grandes mudanças para melhor, mas tem sangue de barata.

          É a única explicação para o que a PF, o MPF, o PIG, o STF, a PGR, e a justiçaria em geral fazem, e não se escuta um pio reclamando.

          Cachoeira, mensalão, helicóptero do pó, avião do Eduardo Campos, grampo do Demóstenes, e por aí vai . . .

          Quem quiser aumente a lista.

  • Pelo fim da Bolsa-PIG! Não! E não me digam que isso é censura, não! Isso é justamente o que esse oligopólio midiático quer que a gente acredite! E não vai adiantar tentar "interditar" esse debate! Exigir uma mídia democrática e plural é fazer valer os artigos da Constituição de 1988 que ainda carecem de regulamentação e que determinam que NÃO deve haver monopólio no setor de comunicação. E é, exatamente, isso que as cinco famílias detentoras de grandes redes de concessão público mancomunadas com políticos de famílias tradicionais(Sarney, Renan, Henrique Eduardo Alves, etc, etc, etc) do Congresso Nacional querem impedir. Chegou a hora de a sociedade civil enfrentar esse debate de cabeça erguida e sem maniqueísmos! Para se ter uma ideia no final do segundo turno, no Jornal da Band, o jornalista Fábio Panuzio já vociferou dizendo que ele mesmo havia questionado a Presidente Dilma, a quatro anos atrás, e que ela havia lhe garantido que não “censuraria a mídia”. Ou seja, já começaram distorcer dizendo que a Regulação Econômica da Mídia, proposta por Dilma para o segundo mandato, é “censura”. Portanto, meus caros, preparem-se para mais essa “guerra” que teremos pela frente: democratização da mídia! Essa é verdadeira batalha que teremos que travar contra o PIG! “A história é carro alegre. Cheio de um povo contente. Que atropela indiferente. Todo aquele que a negue". (Canción por unidad latinoamericana - Canción por unidad latinoamericana Pablo Milanés - Versão de Chico Buarque/1978).

  • O governo, para ter condições de continuar progressista, há que secar a bolsa PIG e fazer a redistribuição dos recursos. Lei dos Médios já.

  • Eles adoram defender a redução da participação do Estado na Economia.
    Neste caso estou de pleno acordo.
    Publicidade em veículos de comunicação não é atividade que deva merecer dinheiro público.
    Vamos defender o corte drástico destas verbas.
    O setor privado pode muito bem suprir as empresas midiaticas com dinheiro que for retirado pelo Estado com o fim da publicidade estatal.

  • Globo, já está ficando ridículo. Vocês fizeram todas as manipulações possíveis, distorções, mentiras, omitiram toda informação que poderia ajudar o governo e, ainda assim, perderam a eleição. Já não acham que está na hora de mudar de estratégia?
    Estão fazendo programação pr'aqueles que já votaram no Aécio.
    Só que a maioria já percebeu.
    Olha só, quanto à democratização da mídia:
    É um processo inevitável. Já está em curso.
    Havendo ou não a regulamentação da Constituição, havendo ou não novas leis, as coisas já estão acontecendo.
    Os grandes jornais só demitem, acumulam perdas de receitas.
    A audiência da Globo está indo ladeira abaixo.
    Por força de lei, ou por força de mercado (baixa audiência) a democratização vai acontecer.

  • Petrobrás investigada pelo governo americano. Empresa está sob suspeita de corrupção em solo americano. Parabéns petralhas!

    Ah não, é tudo invenção da mídia golpista... a solução é filtrar todas as notícias, somente o que for autorizado pelo PT pode ser publicado. Chama-se "democratizar" a mídia...

    • Ou vc é um coxinha super alienado ou um tucano super cínico. A atual e "democrática" mídia nasceu, cresceu e enriqueceu com a ditadura, mas como vc é leitor da Veja, não sabe disso.

    • Hehehe! Meu caro Alex! Onde estão os tucanos envolvidos com escândalos de corrupção(Privataria Tucana, Mensalão Tucano, Pasta Rosa, Caso Sivam, Compra de Votos no Congresso Nacional pra Reeleição de FHC, Tremsalão Alstom/Siemens, Caso Cachoeira-Veja-Marconi Perilo-Demóstenes Torres, etc) nos Governos do PSDB? Todos soltos! Todos soltos! Todos soltos! O bordão cunhado pela Presidente Dilma Rousseff nos debates eleitorais é uma VERDADE INCÔMODA e INCONTESTÁVEL que vai ecoar nos ouvidos de todos os cidadãos brasileiros por muito tempo! Ela desmontou em poucas palavras a hipocrisia dos tucanos que posam de éticos e probos, mas que, na verdade, contam com a proteção, a blindagem e a complacência de segmentos do judiciário, do ministério público e de nossa grande mídia! Dilma tratorou o Playboy baladeiro e livrou o país de um farsante! Tchau AecioPorto! Perdeu Playboy! Perdeu! Quem sabe, se o Serra ou o Alckmin deixarem, em 2018...você tenta outra vez! O PT é TETRA!

  • "A direita percebeu com muito mais esperteza – tanto que o nega – que a comunicação é a nova forma da política, se é que algum dia ela não o foi."
    Fernando, lembre-se:

    " Quem domina os meios de comunicação, domina a opinião de um povo". É por isso que a direita, em qualquer pais do mundo busca apoderar-se dos meios de comunicação e os tem. Não é à tôa que os parasitas financeiros, aliados e subordinados à Wall Street financiam tais meios. Existe um livro dos anos 60(antes do golpe militar) que é A HISTORIA SECRETA DA REDE GLOBO.

Related Post