O gosto amargo do passado

A gente sabe que acontece, se cuida para minimizar o risco, mas não pode deixar de se chocar quando os atos fascistas nos atingem, como ocorreu com ataque feito para derrubar este blog.

Para quem viveu empastelamentos, censura e apreensão de jornais – o que é, agora, no mundo digital – o mesmo que derrubar ou hackear sites, há um gosto amargo do que já se assistiu.

Não devemos ser vaidosos e achar que é sinal de potência o fato de que ataquem a um blog que não faz mal a ninguém, que respeita até mesmo quem lhe diz desaforos (não além de um certo ponto, por certo) nos comentários, que não deixa de oferecer direito de resposta a qualquer um e que, afinal, é uma agulha – embora aguçada, algumas vezes – no meio do imenso palheiro dos meios de comunicação.

Não, não é por isso.

É porque o fascismo tem uma lógica na sua intolerância.

Ele agride e tenta intimidar porque depende do silêncio para prevalecer. Dele e do medo.

 

Se não lhes dermos nosso silêncio e nosso temor, ele não consegue se impor.

Mas se ele se impõe, aí de fato nos obriga ao silêncio e ao medo, e muito maiores, mortais mesmo.

Por isso ele precisa impedir que as coisas sejam ditas.

 

Por isso é que é preciso que se diga, sempre e todo o tempo que seus gritos de “democracia”, de “vontade do povo”, de “voz das ruas” são a capa, como já o foram e sempre o são, a capa que disfarça o autoritarismo, um povo sem o direito de ter vontades e as ruas silenciosas de minha juventude.

Já vivi isso e tenho o dever de dizer o quão horrível é.

Não se espante que haja gente que se diga “de esquerda” e “liberal” no coro, eles são as estrelas da primeira parte do espetáculo, como o foram Carlos Lacerda, a UDN, a OAB de 64, muitos padres e religiosos.

Depois que servem ao propósito  de derrubar os eleitos pelo voto, as trevas vêm e os engolem. Por vezes destruição física, até, porque o fascismo não conhece nenhum tipo de sentimento humano.

Este pequeno blog, que já não é tão pequeno assim, com as várias vezes que alcançou 500 mil pageviews diárias é apenas um das centenas, milhares que terão de atacar e derrubar, porque nos abrigaremos uns aos outros, se necessário.

E faremos um, dez, mil, quantos forem necessários para não cairmos no silêncio.

Se cada um se preocupar em difundir, em disseminar, em espalhar luz contra esta escuridão que avança – sem ter medo que um ou outro vá xingá-lo – este um, dez, mil blogues serão milhões a combater  a ameaça de regresso ao período da falta de liberdade, da falta de votos populares, da falta de progresso para este país e este povo.

Ao silêncio e ao medo, respondamos falando com coragem.

Fernando Brito:

View Comments (24)

    • Uma vida preciosa e corajosa que se foi. Já que essa vida não foi valorizada, que, ao menos, sua morte não seja em vão.
      Meus sentimentos mais consternados a sua família e amigos.

  • Belo texto.
    Não faremos silêncio e muito menos temos medo.
    Isso foi para a geração de nossos pais que com pouco ou nenhuma consciência política se submeteram aos tiranos de sempre.
    E está ai a geração de nossos filhos menos alienados, felizmente.

  • Os blogs sujos para a Casa Grande, mas imaculadamente limpos para o povo, são nossa mais forte trincheira. A rede da legalidade do Sec XXI. Contem conosco.

  • O que está acontecendo no Brasil agora é que o Brasil da elite está reagindo ao avanço do Brasil antes excluído. E como o Brasil da elite tem, proprietária que é, os meios de comunicação, claro que ela está trabalhando com estes meios para ver se recupera o poder máximo, e aperta os excluídos a seu lugar, a minoria tentando apertar a maioria que se soltou, e isto é extraordinário. Tudo se resumindo a qual é o cálculo final de lucros. Jogar dinheiro no Brasil dá lucro? Tudo indica que George Soros ou semelhante, estará muito brevemente condenando qualquer tipo de golpe no Brasil. Condenando qualquer tipo de golpe, porque isso irá contra seus interesses. Perder dinheiro por bobagem é pior que um tiro no coração. Eles não querem saber nada histórico do setor do petróleo, nada além do aqui e agora. Soros comprou 5 milhões de ações logo que a Petrobras começou sua via Crucis. O que ele pensava? que a companhia iria arrebentar e ele seria seriamente escolhido para assumir a massa falida. Porque certamente já tinha informações privilegiadas de que o bicho ia pegar, mas não ia ser total. Todo o problema é este: Porque obedecer a tantas leis e a tantas normas de um país tão corrupto quanto disseram que somos, e nós mesmos somos? Quem falou isso, foi a Folha de São Paulo? Ela, como tudo no mundo, erra, e até tem gente que garante que ela não só erra como mente. Vamos em frente. O importante é que, mesmo sem apelar para nós mesmos, não somos tão absolutamente corruptos que assim nos caracterize nosso compreensivo Deus, e esta verdade destruirá, com o tempo, qualquer outra versão da história. Quem quiser ajuda sobre esta questão, recomendo a leitura dom teatrólogo Ibsen.

  • Muito bem, Brito! É sinal que a mídia da blogosfera defensora da democracia, que você representa tão bem, está incomodando a direita fascista.
    Vamos em frente!
    Aproveito para indicar para quem não assinou a petição contra um dos causadores desse estado no Brasil, o mega-juiz-promotor Moro, que está no Avaaz.
    Já passam de mais de 101.000 assinaturas.
    Colabore com a democracia e por uma país que respeita, de fato, a presunção da inocência e o direito à privacidade: https://secure.avaaz.org/po/petition/CNJ_Conselho_Nacional_de_Justica_Destituicao_do_cargo_de_Juiz_Federal_do_Dr_Sergio_Moro/?crLGVdb

  • É um recado direto para que ainda acredita que o GOLPE refluirá, eles não recuarão mais, estão no assalto final, ou resistimos ou seremos cobrados duramente pelas gerações futuras.
    Não se iludam, guarda alta e altivez.
    AVANTE ATÉ A VITÓRIA !

  • E os coxinhas....que dirão agora dos Rolling Stones ? Comunistas por suposto....
    O que conversar com quem ainda utiliza argumentos de 1950 ?

Related Post