O resumo da ópera do acordo – o nome correto é capitulação – entre Dilma Rousseff , a oposição e o chantagista Renan Calheiros, que é quem detém o poder de brecar o impeachment empurrado por Eduardo Cunha: no meu governo, o pré-sal não será entregue; depois, seja o que Deus quiser.
Não se pode deixar de considerar que, se estivesse havendo um combate, poderia ser explicado que estamos dando um passo atrás para dar outros à frente.
Só que não há um combate, há uma deserção ao combate, com a esperança de que, em algum momento, a máquina irá se apiedar e parar seu processo de esmagamento de qualquer projeto, político e econômico, de afirmação soberana do Brasil.
Não vai, é claro.
Embora, por milagres, até os incréus como eu torçam.
O resultado prático é que o Governo (e o PT, malgrado a reação de muitos de seus integrantes) vai se desmilinguindo, se derretendo ainda mais.
E paralisando a reação do povo brasileiro à entrega de sua Petrobras que, admitem, estava mesmo cheia de irregularidades. Veja se algum governo fez isso com a Exxon ou a Shell, ou a BP, que distribuíram dinheiro e fizeram guerras?
Desde quando – isso nas raríssimas vezes que o fizeram – deixaram que a punição pessoal transbordasse para a empresa, que era o braço de seus interesses?
Ainda não é, infelizmente, o corolário de um processo que desprezou, desde há muito tempo e progressivamente, a ideia de que sem o povo como agente político, a história não caminha adiante.
Desde o início do Governo Dilma – não é justo dizer que tenha se inciado com ela, tem raízes muito anteriores – resolveu-se assumir como verdade o discurso do inimigo.
A faxina, desculpem, não foi ideia de Moro.
Mas isso é lá atrás.
Fiquemos nos últimos dois anos: “não vai sobrar pedra sobre pedra”.
Também não é frase do Moro.
Há dois anos este sujeito avança sobre a República. Hoje, tem a República a seus pés.
E o povo brasileiro, depois de passar meses, anos, tentando descobrir onde estão seus líderes, Lula e aquela a quem ele delegou sua continuidade. Não o culpem pelo fato de que se seduza por guizos falsos.
Aprendi, das profundezas gaúchas do Brizola, a expressão “boi sinuelo”, isto mesmo, aquele que tem um sino ao pescoço e sinaliza ao rebanho os perigos, os riscos e as trilhas. Ou, se domesticadíssimo, ao matadouro.
Sinais, não há coletivo animal ou humano que os dispense. Perguntem aos militares antigos o que é “tocar reunir”
O Governo, o PT, Dilma, Lula parecem ter inventado o toque de “dispersar”, que aliás não existe no conjunto de toques militares, porque às suas forças nunca se dispersa.
É que o povo brasileiro, como naquelas profundezas, sente o cheiro de raposas e lobos e muitos, ainda, empacam e procuram o sinuelo.
E não encontram o que o compositor gaúcho Leopoldo Raissier, descreveu: E ao contemplar o agora dos seus campos/O lugar onde seu porte ainda fulgura/O velho taura dá de rédeas no seu eu/E esporeia o futuro com bravura…
View Comments (93)
Mesmo sem impeachment, a oposição imitou Lula, invertendo as intenções originais, e está fazendo seu governo paralelo. Ela ganhou, o mal ganhou. Quebraram as pernas do gigante Brasil. Não gosto da sensação do ódio, nem de carregar mágoas ad aeternum, mas como expressar o profundo sentimento de injustiça que carregaremos não se sabe por quanto tempo?Se antes irritava--me profundamente com o imperialismo, o neo colonialismo e essa globalização regida pelo mais perverso capitalismo, agora tecnológico e sem face, como aguentar seus representantes maiores indo e vindo como se nossos donos fossem? Acho que a maior manifestação contra a traição da Casa que deveria representar o povo que a elegeu, seria um cortejo fúnebre diante do Congresso em silêncio profundo. Se esses merdas vendilhões não entenderem, não nos preocupemos. Tudo passa, na vida tudo passa. E é com raiva profunda que digo isso.
Quando dei de cara com um caminhão Perkins AMARELO..
Ao abrir os olhos, fiz o sinal da cruz..era o que me restava
Não poderia deixa-lo naquele momento, ou melhor..
ELE não poderia me deixar naquele momento..
Duas pernas fraturadas, ossos expostos, mandíbula fraturada,
perda dos dentes, preso a ferragens, tres horas para ser retirado,
entre delirios, só lembrava DELE, fazia o sinal da cruz...
Mas diabos...ele deixou aquilo acontecer..
Dois meses mais, na cama, no gesso, faleceu meu pai, um ano mais
faleceu minha amada, ,,,
minha perna???
Mais cinco fraturas do nada em frente...não colava
Erro médico...???.
Ataque de panico, depressão e BIPOLARIDADE, 14 anos de
INFERNO..
NA carne, na alma e no espirito..
Por isto eu votei em LULA, e DILMA...
Confiei e confio NELE, pois bem sei que pouco sei
.há mais em jogo do que eu sei...MAS CONFIO.
Acreditem...se não fosse passar por isto, jamais teria sentido
o ÊXTASE da alegria, a profundidade da dor humana..
Passaria minha vida sem sentir..
Hoje estou aqui, e fiel ao PT, ao LULA a DILMA e a LUTA..
Não vai ser isto que vai baixar minha cabeça, já fui batizado.
Nunca perdi a fé NELE, ou ele nunca perdeu a fé em MIM.
Não, Renato, eu não perdi a fé. Só não sei ainda como juntar os pedaços, porque isso é uma coisa específica da política. São pedaços do Brasil, dos que tem paixão pelo seu país. E não é uma tarefa solitária. E tem que ser feita agora, antes que os habituais aventureiros lancem mão. No mínimo, temos que resistir.
A impressao era essa mesmo, Dilma nao teve opcao, era isso ou a vida/o pescoco. Alem do artigo no Brasil 247 nao deu pra entender muito; o que seria possivel fazer para reverter esse processo? O arranjo nao foi integral, foi uma negociacao que mantem a soberania do Brasil sobre a Petrobras. Gostaria de entender melhor como isso funciona? O Brasil inteiro tem que reagir e cobrar da Dilma mais explicacoes; a longo prazo o que vai acontecer? Qual e a do Renan? Como fica agora? O que seria possivel reverter, ou a proposta do Lula em relacao a nao abrir mao da partilha do pre sal pode ainda ser negociada no futuro? O que dizem os petroleiros?
Tb vi que o Planalto declarou reconhecer que Moro trabalha para a oposicao com objetivo claro de promover o golpe da Dilma. Ela pode entao ir pra cima do Mouro e pedir mudancas na Lava Jato? Pode o Planalto declarar guerra e impedir, exigir que a Lava Jato seja investigada? Ja que e inconstitucional?Bom, mais do que nunca e preciso ir para a rua. Ah, e o que Lula diz disso tudo?
Lenita pelo que ocorreu ontem, o Lula será o candidato do PT 2018 (tinha impessão que ele não queria que apoiaria outro candidato) mas partir de agora tenho certeza que sua candidatura será lançada pois conforme o que declarou se ele percebesse que o projeto do PT estivesse ameaçado seria candidato em 2018. A Oposição já sabia e daí a perseguição, porque se ele se candidatar ele ganha.
Ganha? Depois que aceitou em silêncio a todo esse massacre da mídia e agora esse acordo, mais que nebuloso, tenho minhas dúvidas.
Lenita,
creio que hoje você entende o meu comentário de ontem.
Dilma é uma decepção atrás da outra.
Dilma não aceita ser rejeitada pelo andar de cima, de onde ela vem. É caso para longo tratamento com especialistas.
Dilma jamais terá apoio do povão nas ruas porque não se comunica com o povão.
Dilma apenas mantém as políticas públicas que Lula implantou e talvez reduza ou elimine algumas.
Dilma e seus ministros vira-latas têm capacidade inesgotável de dispersar seus eleitores.
Dilma se afastou de Lula e não conquistou os tucanos.
Dilma e seu republicanismo caminham para o isolamento.
Dilma deixará sua herança maldita para a direita justificar todo o arsenal que aplicará, caso chegue ao poder.
Não precisa entender de nada, só basta saber se o psdb e o dem - oposição como um todo - saiu satisfeita, é sinal de que o projeto não é bom para o povo brasileiro, porque a oposição trabalha contra os interesses nacionais.
Depois do triste resultado da aprovação, uma senadora do PMDB, que votou contra a mudança, disse e descreveu a síntese perfeita do governo Dilma : "Este governo não tinha a minha simpatia, agora perdeu o meu respeito"
Do Renam não sei qual foi o acordo com o tucanato. Mas é extremamente constrangedor saber que o processo de Jacques Wagner na lava jato foi arquivado ontem. E li que um político afirmou que a Casa Civil estava de acordo. Se isso não é uma nova moeda de troca, não sei o que é. Ou sei, o golpe não precisa mais apear ninguém da função, mas destitui o ocupante de qualquer poder. Moro chegou junto com janotinhas e Zawaskys para criar o golpe paranaense (recuso-me a achar que essa gente é brasileira, no máximo podem fazer parte da Ucrânia tupiniquim). O Janot já deve ser cidadão curitibano de coração.
O Janot já deve ser cidadão curitibano de coração
Com cidadania norte americana tambem, ja que responde a constituicao Gringa...
provavelmente ja comprou seu AP em miami ou NY...
Que sirva de lição ao PT e ao governo, que acreditaram que Renan Calheiros e o PMDB eram seus aliados. Rena é um picareta, que já foi da tropa de choque do Collor e ministro do FHC, e o PMDB sempre esteve em TODOS os governos, ávido por boquinhas e ministérios para garantir a tal de "governabilidade" (eufemismo para toma lá da cá). Ou o PT retoma suas origens e faz alianças com partidos com identidade nacional de centro esquerda, abandonando PMDB e afins (mesmo que ao custo de perder eleições) ou muita gente irá virar as costas ao partido e escolher outra opção, não dá mais para aguentar esse repuplicanismo covarde e pusilânime de doar os dedos e os anéis para manter-se no cargo. Chega!
Peguei um ódio mortal desse tal ``republicanismo´´ que você não faz ideia.
Republicanismo nada mais é do que sinônimo de covardia em seu mais alto grau.
Quem não teve opção foi o Renan. Ou era isso ou era a o cadafalso.
Matou a charada, pois esse elemento está enrolado em um processo no stf. Com essa entrega, seu processo desaparecerá como por milagre.
O resultado de ontem, no senado, de fato foi uma notícia triste...
Mas ao lado da tristeza pode haver uma alegria: em 02/12/2015, elaborei um comentário sobre a OIA que está aqui ://http://tijolaco.com.br/blog/as-cadeiras-de-suas-excelencias/tijolaco.com.br/blog/as-cadeiras-de-suas-excelencias/
Para a felicidade de nação, a OIA acaba de abrir o bico, e o pit bul acaba de levar um pé na, digamos, bunda...
Ou seja, de certa maneira Nois é foda, pois Nóis mói, frita e come...
Coração Valente?
A verdade é que Dilma é valente apenas contra os fracos.
É uma capitulação atrás da outra.Perder é do jogo,o problema é que o governo Dilma nem sequer entra no jogo e cede antes dele começar.
Com esse projeto, a decisão de entrar ou não em novas áreas a serem leiloadas saiu das mãos da Petrobras, e passou para o Presidente da República. Se um Aécio ou Serra vierem a ser Presidentes adivinhem qual vai ser a resposta: um nãoooooooo bem grande. Além disso, o conteúdo nacional não vai ser cumprido, pois a Lava-Jato quebrou a indústria nacional, assim todos os empregos que o Serra diz que vão ser criados, vão ser criados mesmo, mas no exterior.
Este comentário deveria ser destacado porque explica de forma simples, clara e direta a realidade.
Infelizmente Carlos, te digo, estamos voltando a passos rápidos para a década de 90. Os próximos passos do grupo Serra-Aécio-Renan e com o apoio, infelizmente, desse governo, será derrubar as leis do conteúdo nacional e da partilha. Aí a festa estará completa. Na década de 90, a Petrobras ficou paralisada porque o governo FHC não investia em exploração, só produzia, e não investindo em exploração (novos poços) a Petrobras não descobria nada novo importante. E naquela época, com a indústria nacional quebrada, até um parafuso para uma plataforma, além da própria plataforma, vinha do exterior. Quem viver, verá!
Também acho que entramos no túnel do tempo e voltamos aos anos 90 ou coisa parecida. A esquerda deve se organizar e concentrar esforços em abater a mais perigosa arma do arsenal do inimigo: a mídia. Se isto aqui fosse cinema, eu diria que a mídia é a Estrela da Morte do império e o império... bom o império a gente nem precisa dizer quem é ou onde fica.
Caro Gerson, perfeita sua síntese. Eu adicionaria mais...
Nestas novas condições, a Petrobrás estará disposta a continuar pesquisando e encontrando novas áreas de produção na província do pré-sal? Para entregar às petroleiras estrangeiras? Acredito que não. O projeto, além de entregar o que já foi descoberto (a custos muito elevados), vai frear todo o processo de descoberta e exploração de novas jazidas. Ou alguém em sã consciência imagina que as petroleiras estrangeiras estarão dispostas a "investir" nestas descobertas, que demanda recursos e tecnologia que elas não possuem? O futuro de nosso país está indo realmente pelo ralo...
Caro amigo, vamos ser justos. O governo Dilma e não o PT tem capitulado. O Presidente Lula defendeu a Petrobrás sem titubear, disse, inclusive, que não venderia nem mesmo os ativos. O governo nem Lula defende. Companheiros e companheiras petistas, vamos salvar nosso partido e o presidente Lula, pois o governo que elegemos não nos pertence mais e nos persegue. Viva o PT! Viva Lula!
Poxa Jorge, é muita cara de pau não é não.
Se fizeram campanha pela Dilma e a elegeram que tenham ao menos a dignidade de defender o governo que empossaram no que merece ser defendido.
Ser sempre oposição é fácil, defendem um candidato, ele ganha e ai passam a fazer campanha contra ele também. A oposição não precisa mostrar trabalho, basta criticar e falar mal. O PT fez isto por longos anos, atualmente quem faz é o PSDB............dá muito mais trabalho criar do que destruir.
A Dilma tá feita com estes eleitores pelegos dela.