O incrível pedido do delegado para interrogar Lula sobre o nada

Recomenda-se aos professores de Direito e aos instrutores das academias de polícia que copiem o texto publicado agora há pouco no Valor sobre o pedido do delegado federal Josélio Azevedo de Souza.

 

É pra mostrar como NÃO se faz um interrogatório policial.

 

“Em seu relatório, o delegado reconhece que não há provas do envolvimento direto de Lula, porém considera que a investigação “não pode se furtar à luz da apuração dos fatos” se o ex-­presidente foi ou não beneficiado “pelo esquema em curso na Petrobras”.

 

Vejam que maravilha ditar para o escrivão: “Inquirido sobre se foi beneficiado pelo esquema em curso na Petrobras, o depoente disse que não”.

 

Depois: “ao citar eventuais indícios sobre o papel de Lula no esquema da Petrobras, o delegado reconheceu que o doleiro Alberto Youssef e o ex­-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa apenas “presumem que o ex-­presidente da República tivesse conhecimento do esquema de corrupção”.

 

E lá vai o delegado ditando: “sobre as suposições dos indiciados Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef de que presumiam que teria conhecimento do esquema de corrupção, o inquirido disse não tem a menor ideia de onde tiraram a suposição e sugeriu que se vá perguntar a eles”…

 

No final, mas um esclarecimento sobre tudo o que (não) tem o delegado contra Lula,  informando ao STF que  “os colaboradores, porém, não dispõem de elementos concretos que impliquem a participação direta do então presidente Lula nos fatos”.

 

Então, depois do “aos costumes disse nada; testemunha sem contradita” o Dr. Josélio manda lavrar, no termo de declarações: “indagado se, como os denunciantes não têm qualquer prova de seu envolvimento, o inquirido poderia daur uma mãozinha e fornecer alguma, declarou perante esta autoridade policial que não, ao que agregou um ‘muito obrigado’ e mais não disse nem lhe foi perguntado”.

 

Que beleza! Digno de um Sherlock Holmes!

 

Não sei porque a semelhança do nome  me fez lembrar do personagem “Joselito Sem-Noção”, simpático personagem interpretado por  Adriano Pereira, lá pelo ano 2000, na MTV.

 

É obvio que o pedido de interrogatório será – se houver um mínimo de bom-senso da Procuradoria Geral da República – recusado por absoluta falta de indício que o justifique.

 

Porque não faz sentido interrogar alguém senão para colher provas ou explicar fatos concretos que lhe forem imputados, jamais para responder ao que outros “acham” e “não dispõem de elementos concretos”.

 

Como não faz sentido que um delegado da Polícia Federal, ao qual certamente não faltam experiência e a noção do significado dos seus atos, convoque alguém a depois apenas para “ouvir o que ele vai dizer”.

 

A menos que o sentido já nem seja assim tão “sem noção”, mas o de produzir dano político e eleitoral, transformando a atividade policial em gazua de interesses partidários.

 

A propósito, o Dr. Joselito pediu para interrogar Aécio Neves, de quem Yousseff não disse “achar”, mas ter certeza que recebia dinheiro de uma diretoria de Furnas, que dividiria com o falecido deputado José Janene, do PP?

 

Não? Sem-noção!

Fernando Brito:

View Comments (59)

  • E ministro da justiça se cala. Será que não está conivente com tudo isto. Só estou perguntando

  • Boa tarde,

    quem não lembra da fábula João e o pé de feijão, no caso a galinha dos ovos de ouro é o LULA, ou seja, mais uma história ventilada na mídia para tomada do poder. Ou é uma fabula igual a de BIN LADEN, tá na hora de acorda pois o TIO SAN O ESTA ACORDADO A DÉCADAS. Pensamos! Quem foi o vencedor da guerra Irã x Iraque? Claro o Irã apoiado pela URSS e o Iraque tá onde com o tio San? Não vamos deixar esse legado para nossa gente, vamos lutar com LULA, até o fim!!!

  • Faltou, para compor a "pantomima", acrescentar que, consultado sobre o assunto, o "ministro da justiça' afirmou a que a atitude do delegado não poderia ter sido mais "republicana"...

  • O nobre delegado deveria fazer o mesmo pedido para interrogar um certo senador para explicar se ele tem alguma amizade com o dono um helicóptero carregado como meio tonelada de pasta base de cocaína apreendido pela PF.

  • Lula tem mais é que convocar o povão para derrubar a bastilha virtual que existe no Brasil e que é comandada por um certo de grupo de brasileiros que se acham mais brasileiros que os outros.

  • Fernando! É a galera toda descer para a sede da policia federal caso o Lula seja intimado, mesmo sem provas, e cada um se declarar culpado (responsável) pela lava jato, visto que voltamos no Lula.

  • O tijolada agora é vidente não leu o inquérito, nao leu as denuncias, nao leu os processos e já sabe que o interrogatório será sobre o nada. Viva a vidente tijolo vencedor do campeonato de retórica interbairros. O lula está acima dos cidadaos? A polícia federal não tem o direito de pedir-lhe esclarecimentos? Os petistas dizem: "o lula é deus, não toquem nele!". Para o azar dos petistas todos são iguais e Lula deve ser tratado como qualquer cidadao. Se acham que ele tem informacoes a prestar o mínimo exogido em qualquer democracia é que ele seja convocadp a colaborar.

    • Clemer você tem certeza que entendeu o texto? você leu o ultimo paragrafo do texto? Vai falar merda nos blogs da VEJA ,
      ÉPOCA , FOLHA ,ETC.

    • O bom de ver certos comentários por aqui é que renasce a minha esperança de um cara que faz esse tipo de comentário começar a ler as informações do tijolaço e se esclarecer um mínimo que seja. Mas, o caso deste "clemer" já fico satisfeito dele estar lendo invés de só assistir tv, mesmo sem trocar de canal.

    • Clemer, não fui eu quem escreveu que não há "dados concretos" nem qualquer outro tipo de acusação objetiva, apenas um "eu acho" que ele sabia de Alberto Youssef. Quem escreveu foi o delegado. E procede da mesma forma dos que acham alguém um deus, acha-lo o diabo. Convocado a colaborar? Amigo, isso poderia ser feito a qualquer momento com um convite. Outra coisa é uma intimação judicial. Que, por obvio, não haverá por falta de fundamento.

  • "Joselito sem noção, ele não sabe brincar."
    Mas digamos a verdade, ele quer é dar publicidade ao Lula entrando na PF para depor, política purinha!

  • O zé da justiça não se cala sobre estes atropelos e graves faltas funcionais. Ele estimula, pois é um dos interessados em liquidar Lula politicamente. Ele e seu parceiro de conspiração palaciana, Marcadante. Tolos pensam que liquidando com Lula poderão apresentar-se como aqueles que tem as "mãos limpas" e quem sabe serem candidatos à presedência e ao governo de São Paulo.
    Como muitos me pergunto o que mantem o zé no cargo. Começo a achar que tem razão quem escreveu um comentário num dos blogs sujos de que tem mel no pinto. Com certeza por desempenho e competência não é a razão por que continua ministro.

  • O pior, é o Lula ser "comunicado" através do pig. Na verdade, eles precisavam de uma manchete, como fazem toda sexta feira.

Related Post