O indigente mental que atacou Josué de Castro

(Desculpai-nos pelos idiotas do nosso tempo, Josué).

 

Agora já sabemos a fonte ideológica dos dementes que marcham nas ruas com faixas pedindo “militar intervention”.

Essa idiotia coletiva nasce do chorume industrial produzido por gente como Claudio Tognolli, que hoje escreveu um post com tantas mentiras contra os blogs que me recuso a respondê-las.

Me recuso sobretudo porque alguém que escreve o que ele escreveu, no mesmo post, sobre Josué de Castro, autor de um dos maiores clássicos internacionais sobre a fome, merece apenas indiferença e pena.

Mas escrevo alguma coisa porque entendo que o post de Tognolli tem uma função política. Ou mais de uma:

1) Aproveitar o milésimo tiro no pé do governo Dilma. Além de nunca ter feito políticas públicas em prol da diversidade na informação, vaza um texto em que expõe os blogs.

2) Intimidar o governo, para este continuar inerte e aterrorizado e concentrando os recursos institucionais exclusivamente na grande mídia, que patrocina idiotas metidos a serem os donos da língua portuguesa e da verdade.

3) Puxar o saco dos barões da mídia, que se sentem ameaçados, por incrível que pareça, por alguns blogs produzidos quase artesanalmente.

Trecho do post do Tognolli:

“Não vejo problema em se ganhar dinheiro no capitalismo. Não vejo problema em que blogueiros sujos mamem nas tetas do PT, para poder terem o nivel de vida pequeno burguês com o qual sempre sonharam. Esquerda caviar é isso aí. Josué de Castro, recifense, escreveu o seu “Geografia da Fome” e se cevava nos melhores restaurantes de Paris…”

Tem como ser mais previsível e medíocre?

Parece um comentarista do G1 que ganhou vida e passou a escrever num blog.

“Vida pequeno burguesa com que sempre sonharam”…

Não dá nem para acreditar que li uma coisa assim.

A frase sobre Josué de Castro, porém, merece ser condecorada como a estupidez do milênio.

Geografia da Fome, a obra-prima de Josué de Castro, foi traduzida para 25 idiomas. É considerada uma das obras mais importantes sobre o tema da história da ciência!

É incrível que alguém possa imaginar que para se escrever um livro científico e antropológico sobre a fome, seja necessário fazer jejum.

Josué de Castro esteva em Paris porque, entre outras razões, estudava obras e documentos que só existiam nas bibliotecas europeias. Depois voltou como exilado político da ditadura (escolheu a França em meio a 14 países que lhe ofereceram asilo).

Castro foi condecorado por grandes universidades do mundo inteiro, por sua contribuição à ciência e à luta contra a fome.

Foi presidente do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e embaixador brasileiro junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

Esse é o “esquerdista caviar” que, segundo Tognolli, “se cevava nos melhores restaurantes de Paris”…

É incrível que alguém, em pleno 2015, tenha um preconceito ideológico tão imbecil.

Agora entendo o que quis dizer Chico Science quando escreveu: “Ô Josué, eu nunca vi tamanha desgraça. Quanto mais miséria tem, mais urubu ameaça”.

Talvez Tognolli ache que Hemingway, outro esquerdista inveterado, devesse ter escrito seus livros em abrigos de indigentes, ou que Gabriel Garcia Marques seja um hipócrita por não ter escrito Cem Anos de Solidão num acampamento de sem-terra…

Drummond, que foi editor do jornal do Partido Comunista, deveria ter escrito seus poemas morando numa palafita…

Graciliano Ramos, Lima Barreto, Jorge Amado, Glauber Rocha, Oscar Niemeyer, e a imensa lista de honrados e célebres intelectuais e artistas esquerdistas ou comunistas da nossa história, deveriam ter produzido suas obras sem beber um vinho, sem entrar num restaurante…

O preconceito antiesquerda no Brasil tornou-se uma doença.

Ora, eu admiro inúmeros autores e intelectuais apesar de terem sido “de direita” ou conservadores: Gustavo Corção, por exemplo.

Houve um tempo em que havia conservadores dignos, que respeitavam seus antípodas ideológicos. Hoje se tornaram essas bestas feras militaristas, fedendo a nazismo.

Mas eu agradeço a Tognolli.

Diante de manifestação tão grotesca de intolerância, preconceito e idiotia por parte de um blogueiro “limpo”, abrigado numa corporação norte-americana (yahoo), fico ainda mais orgulhoso de ser um blogueiro “sujo”.

Só espero que o governo não seja tão covarde (o que também é uma espécie de idiotia) a ponto de se deixar influenciar por esses indigentes mentais.

Eles não escrevem melhor que ninguém. Além de preconceituosos, truculentos, antidemocráticos, a tentativa de difamar Josué de Castro provou que são também monstruosamente burros.

E covardes, sobretudo. Tognolli não tem coragem de criticar a grande mídia. Sua valentia se exercita desafiando blogueiros “sujos”.

O governo tem de criar coragem e fazer exatamente o que eles estão tentando, desesperadamente, evitar, com essas ameaças toscas repletas de calúnias e mentiras: desmamar a grande mídia e disseminar os recursos institucionais pela internet.

Incluindo blogs, sites, portais e revistas de esquerda, por que não? Somos leprosos, por acaso?

Ou a verba institucional do Estado é um direito divino de grandes grupos de mídia que se consolidaram durante o período de “militar intervention”?

Fernando Brito:

View Comments (41)

  • "Vai pra Cuba" - Quem me dera. Pelo menos lá eu teria água à vontade pra tomar banho a hora que quiser, e não sessa lama morta que "me disponibilizam" aqui.

  • Eu sei quem é Josué de Castro, este tale de Tonholi "filhote da ditadura" nunca tinha ouvido falar, de maneira que acho que estão gastando vela demais com um defuntinho bem safado e mixuruca.

    Vamos adiante portanto.

  • A indigência mental do entreguista não seria nada não fosse o espaço que lhe dão no site americano com livre acesso aos brasileiros para mentir e caluniar e os dólares que o financiam. É uma luta desigual. Os donos do poder econômico, detém quase toda a mídia, inclusive a internet. A elite entreguista nacional se alia aos interesses estrangeiros e sufocam a verdade, impedindo o povo de se informar. É o fim da picada: um site americano pagando um vagabundo para caluniar e tentar calar as únicas vozes que ainda restam para informar e esclarecer a população. O que fazer? Resolve processar o caluniador? Se por milagre ele for condenado, basta fugir da Justiça como o outro entreguista de nome e qualificações similares. É preciso se responsabilizar pelas calúnias também os sites, e não permitir que sites estrangeiros façam campanhas ilegais e golpistas contra o governo e caluniando brasileiros que lutam pelo bem do país.

  • http://pt.slideshare.net/lcazenha/relatorio-final-da-operao-castelo-de-areia

    Neste site, cópias do relatório da PF sobre a operação Castelo de Areia. Tem políticos, técnicos, membros de tribunais de contas...tem de tudo, de todos os partidos. Um bom começo para o pessoal da Lava-Jato, já que a Camargo Correa está arrolada.
    A grande imprensa? Não...a grande imprensa, LIMPINHA, não se suja com isso.
    No relatório, suspeita-se que até o pitbull, Reinaldo Azevedo teria recebido R$50 mil - mas NÃO há prova.

  • Ao Tognolli,
    deixo um poeminha (desse, aqui, poetinha, engenheiro…, que nunca ganhou sequer um bagarote por seus versos… Apesar de possuir um pós-doutoramento pela mesma universidade em que você (cúmplice de Tuma Jr…) é professor Livre-Docente (QUÁQUÁQUÁ…).

    E, aí, professor, encontrou-se no domingo, na Paulista, com o Einald Pigii?

    NA ESQUINA
    by Ramiro Conceição

    No princípio, era “eleger”, sinônimo
    de “escolher”, com particípio “eleito”
    que substantivado, no feminino,
    deu “eleita” que logo virou “elite”… Sim,
    desde o início - a elite roubou o verbo!

    É por isso que a elite
    cultua ser elite, adora ser eleita,
    porém detesta ser denominada
    tal qual… Afinal, a elite tem arbítrio
    e o resto dos mortais é desperdício.
    A elite tem financeira. O resto?
    Abana o rabo, a rir na coleira.
    A elite tem classe. O resto? Que se
    lasque! A elite tem opinião. O resto?
    É podridão! A elite adquire. O resto?
    Que se vire!

    A elite ama. O resto? Se engana. A elite não assassina:
    é o resto que estrebucha, morre e desatina. A elite se
    multiplica. O resto? Divide as metralhadoras à espera,
    na esquina.

    • A elite roubou o verbo e também a verba. E, atacando os blogues, quer roubar o único espaço de informação não censurada pelo PIG.

  • Liga não. Hoje qualquer medíocre se acha grande coisa. Aliás, vivemos em plena era da exponenciação da mediocridade. E é fenômeno fundamentalmente atribuído a uma tecnologia chamada Internet.
    E mesmo os acomodados que sequer se esforçam redigir corretamente uma lauda, ainda assim lhes resta os editores de texto eletrônicos, especialmente o WhatsApp que quase advinha o pensamento.

    Mas, afinal, lamentar por quê? Poderia ser bem pior se além da Internet tais globais criaturas - muitas das quais filhos da babá eletrônica de baixinhos - pudessem contar com um pensador eletrônico qualquer.

    Ih, pensando bem, não. O mais provável é que o tal pensador entrasse em pane geral logo nas primeiras horas.

  • Claudio Tognolli é amiguinho do Fernando Rodrigues na ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalistas Ingavetadores.
    .
    Ao defender tão tenazmente Rodrigues, estaria Tognolli mostrando a ponta de um rabo? Será que Rodrigues "quarterizou" para Tognolli algum "trabalhinho" na lista do HSBC?

  • "Aqueles que empreendem uma cruzada, não por um
    Deus dêles mesmos, mas contra o demônio nos outros jamais
    conseguirão tornar o mundo melhor, mas o deixarão
    como êle era, ou algumas vêzes nitidamente pior do que
    era, antes que começasse a cruzada. Concebendo o mal de
    modo primário, tendemos, por melhores que sejam nossas
    intenções, a criar as ocasiões para que o mal se manifeste."
    (Aldous Huxley)

  • Ah A presidência precisa urgentemente de uma área de inteligência, de copa e cozinha, na porta do Gabinete.Imaginem, se você come,bebe e dorme com o inimigo? na tua casa, na tua familia, no trabalho? Entao, imaginem se nao é algo impensável? No Gabinete de governo da setima economica do MUNDO, rodeados e assolado por traíras e patifes deste porte. Capaz de vazamentos deste tipo!!!!

    • Apoiado! O PT ficou devendo ao Brasil, além da democratização da mídia, um órgão de inteligência que funcione, para blindar a nossa democracia contra certas "primaveras coloridas". Poderia começar por identificar todas ongs estrageiras e esses traíras que recebem dinheiro misterioso (no HSBC da Suíça) como "agentes estrangeiros" (como fez a Rússia e como faz o próprio EUA). Pois obviamente há uma tentativa alienígena de disseminar o ódio e subverter a ordem democrática em terras tupiniquins, como asseverou Moniz Bandeira. Estamos à mercê da CIA, da NSA, do Mossad, e de um bando de ordinários que trabalham para eles (mal) disfarçados de "jornalistas", "analistas", "juristas", e até "filósofos" (aiaiai...)

Related Post