Os leitores devem ter notado que dou pouca atenção ao que se passa na comissão de impeachment do Senado e, agora, nos poucos dias que restam até o afastamento de Dilma, ao que se passa no plenário daquela Casa.
Também não partilho de ilusões – embora torça muito pelos que as têm – de reviravoltas judiciais. Nossa Suprema Corte, se lhe faltava algo para o descrédito total, supriu qualquer lacuna ao julgar apenas ontem o que tinha em sua decisão para reequilibrar o processo político conduzido por Cunha, sem falar na inominável procrastinação da decisão de Gilmar Mendes que impediu Dilma de contar com Lula no Ministério.
Deu, assim, todos os sinais de que já tratava como delinquentes a atual e o o ex-presidente Lula, embora deixasse livre politicamente aquele que, sim, delinquente era e tinha isso denunciado, Eduardo Cunha.
O combate ao golpe, embora tenha de se dar em todas as linhas e com todas as forças, agora se dá em duas outras frentes.
A primeira é a percepção pública, crescente, de por quem e por que meios foi urdido. Neste sentido, o episódio de Eduardo Cunha desempenha papel semelhante ao do ridículo 17 de abril do “alô, mamãe, eu voto sim”. Desinformado, manipulado, sem um comentarista de rádio ou de televisão capaz de fazer a simples e basilar pergunta – por que só agora? – o povo percebe e entende sem que lhe digam e até mesmo quando se lhe diz o contrário.
A segunda é que, em mais uma semana, estaremos vendo se despejarem sobre o Congresso e derramarem-se no Diário Oficial, decretos, medidas provisórias e projetos de lei e emendas constitucionais, além de um estival de nomeações que integraram o jogo da votação, meticulosamente anotadas por Eliseu Padilha.
Inclusive nas de Eduardo Cunha, nas quais a prudência recomendará não mexer diante de sua situação. Frascos de nitroglicerina não se deve sacudir.
Como não se deve sacudir “o governo que interessa”: o de Henrique Meirelles na Fazenda. Que vai começar anunciando cortes brutais no orçamento público, já “tesourado” impiedosamente há quase um ano e meio.
O governo que se iniciará tem dois “programas”.
O primeiro é o de entregar o Brasil e os direitos de sua população, sacrificando salários e gastos sociais no altar do superavit fiscal e o de produzir uma queda abrupta nos níveis de inflação como lenitivo de sua impopularidade.
O segundo, é desfechar uma “caça às bruxas”, com o auxílio da mídia e do judiciário, para justificar-se como uma “resposta à podridão”.
Em um e em outro, pode ser atingido em cheio, ele próprio.
Ter tornado as dificuldades da crise econômica motivação para a derrubada de governos em aventuras judiciais é o tipo de feitiçaria perigosa: pode continuar funcionando sem que os aprendizes de feiticeiro o desejem.
View Comments (47)
Doravante tratarei o STF como supremo tribunal fedorento.
Supremo Tribunal Federal: $ T F
Eu diria : STF = Saco de Traíras Fétidos !
GLEISI felicita Dilma (ver no Brasil 247) pelo dia das mães e diz que Dilma é vítima do patriarcado, do machismo e da falta de visão masculina que não consegue diversificar na maneira de fazer política. GLEISI marcou um gol de inteligência e sensibilidade. #DilmaFica !
Lenita, fiquei escandalizado com as declrações do Mi. Gilmar Mendes com relação a questão politica da Presidente Dilma. Acredito que a orientação do Código de ètica da Magistratura não permite ao juiz opinar sobre aspecto politico e só deve se pronunciar dentro dos autos. Como um mintro desse pode ser guardião da Constituição que o mesmo desrespeita ou achicalha!!!
Quem não tem condições morais para continuar, é este congresso/prostíbulo, canalha e corrupto, aliados do bandido de diamantino. A Dilma deveria mandar um projeto de lei instituindo eleições gerais para todos cargos, do legislativo e executivo. Aí sim, haveria uma limpeza geral.
Sim José, esse Gilmau é uma vergonha, amigo do peito da rede esgoto e braço direito do Cunha. Tem que ser processado e cassado por estar comandando o golpe dentro do STF. Quem é ele pra julgar a Dilma que teve VOTOS do povo brasileiro ?!...
O além está mandando grande mensagem ao Brasil nesta hora de difícil transicao. No decorrer do dia de amanhã, observaremos no céu do Brasil a interposição de Mercúrio sobre o Sol. Durará em torno de oito horas a prevista intervenção. Quem sabe não é a hora de refletirmos sobre o que poderá acontecer com a imensa nação brasileira, apos este golpe engendrado e articulado pelas forças mais perversas que habitam o nosso país. Mercúrio adverte. O Sol brasileiro não será mais o mesmo após o golpe. Os astros falam por si.
Rui, estou inconsolável mas vou entrar pra valer na luta e lutaremos até o fim. O Brasil é maior do que isso e Lula e Dilma nos deram tanto, o mínimo que podemos fazer é apoia-los com firmeza até conseguirmos reverter esse ataque sinistro à democracia. Todos à luta Now!
Lenita, tamo junto nessa, pro que der e vier. Tenho certeza que a nossa luta não será em vão. Quem caminha ao lado da justiça e da verdade, nada pode TEMER.
Quem votou Dilma, votou Temer!!!!!!
Quem votou Cunha, votou Maranhão
Quer dizer Sr.Bronco que temos que aprender a votar melhor no vice? Tínhamos o vice como uma figura fiel a chapa que o elencou, acreditávamos ser o PMDB um partido confiável, respeitoso as suas tradicoes, mas não imaginavamos que eles chegariam a tão baixo nivel de traição. Vivendo e aprendendo. Agora, vocês já tem um vice pra chamar de seu?
Rui , na verdade não votamos em vices mas que eles existem, existem ! Portanto é importante aos partidos ditos de esquerda que busquem alianças reais e não apenas aquela velha fórmula de adquirir tempo de televisão.
O PMDB já tinha demonstrado ad nauseam que era um estorvo para Dilma e para o próprio PT, logo, não me admiro com o GOLPE urdido desde a ascensão de EC ao comando da Câmara, tenha se tornado real.
Mas dar um GOLPE com as estruturas todas montadas é como subir num palco para um show com todo o background pronto, contudo sempre pode ocorrer do público não gostar do artista no palco, dai o final é imprevisível, certo ??
Que Temer vai assumir o "poder" pode até ser inexorável, se vai governar é que considero improvável, mesmo com tanques nas ruas .
Podes crer, vai ter luta e se recrudescerem na repressão ai sim que o pau vai quebrar. E digo mais, que os coxinhas se preparem, pois o lombo deles será nosso alvo.
No seu caso Iskra Lawrence, nem em presidente nem vice, visto que na ultima eleição vc faltou para com as urnas e se acovardou ,portanto seu discurso "revolucionário" inòquo e raso, não passa de pretexto para destilar òdio e violencia, recebendo reprimendas atè de seus próprios pares aqui do "brog"!!
E não se esqueça:
QUEM VOTOU DILMA VOTOU TEMER???
Perdoe possíveis erros de português, ó imortal da ABL!!!!
Iskra Lawrence...hummmmmm!!!!
Você não passa de um escroque, tivesse em minha frente jamais abriria sua boca imunda, pois sequer sobraria boca para abrir.
Não tenho e nunca tive medo de homens de verdade, nunca me acovardaria frente a inúteis como vocês coxinhas, imundos, fascistas, canalhas. Estou pronto safado , quero ver sua laia em que buraco infecto irá se esconder.
A esquina da história te espera, nela o anonimato nada significa.
Sr.Rui, agradeço a resposta civilizada e respeitosa, coisa rara no "brog"!!
Penso que em 2018, o PT deverá avaliar melhor suas alianças , visto que as percepçoês negativas a cerca de Temer , deverian ser avaliadas muito antes das últimas eleiçoês!!
Enfie no seu rabo sua civilização , safado , medíocre, bicha enrustida !!
Em todas as direções em que se olhem os autoritários saem das tocas. Uns por serem assim e por terem guardado seus instintos muito tempo estavam a explodir. Outros, por dinheiro e vantagens mesmo.
A Dimensão da crise.
Penso que falta esclarecer tanto pelo governo quanto pelo Gogó ( governo golpista) o real tamanho da crise econômica e sua duração provável. E talvez ninguem saiba direito.
O tombo na economia pode ser maior e mais duradouro que o previsto. Como a sociedade irá enfrentá-lo? Como o governo pretende manejar o orçamento já que mexer em orçamento virou crime?
Acho que vocês estão superestimando demais o PMDB com essa história de achar que o "governo" Temer tem programas. O PMDB, especialmente o setor da quadrilhona da pesada chefiado por Cunha, a quem Temer é subordinado, tem um único motivo para estar na política: roubar muito dinheiro. A minha previsão para esse período é muito simples, principalmente se ficar claro que não há dois terços de votos no Senado para condenar Dilma contra as provas no julgamento final de mérito. O que vai acontecer é que, em seis meses, o PMDB vai roubar mais dinheiro do que se roubou de Sarney até Dilma. A grande preocupação é se o país é capaz de sobreviver a um assalto desse nível. Coisas como "flexibilização" da CLT são programas da canalhocracia brasileira que montou o golpe e podem ser encampadas pelo PMDB se houver propina suficiente para isso, mas eu hesitaria em chamar isso de "programa", é só bandidagem mesmo. Basicamente, o principal motivo para não deixar o impeachment passar era justamente evitar a formação do governo mais corrupto da história do Brasil. Infelizmente, a Globo conseguiu enganar o país a aceitar isso. Agora é ver o que vai sobrar no fim do ano.
Acho que com o apetite que eles estão, principalmente o PSDB, DEM e PPS, catorze anos longe da teta, so vai sobrar o fundo do Baú. O PMDB vai continuar fazendo o que sempre fez, mamar, explorar, e governar para os seus. O problema é se, após sugarem tudo que for possível nestes seis meses de exploração devolverem a Dilma um país inviável, falido e desacreditado perante o mundo. De qualquer forma, parece que o caos e inevitável.
Dia das Mães - Uma homenagem imensa a mães da envergadura de DILMA ROUSSEFF , Cristina Kirchner e Michele Bachelet, MULHERES que fizeram e fazem menos dolorosa a missão hercúlea de diversas mães latino-americanas , aquelas que possuem a duríssima tarefa de dizer SIM aos seus filhos, mesmo quando a MUNDO diz não.
Um FELIZ DIA DAS MÃES para todas as mulheres trabalhadoras dos campos e das cidades de nossa Pátria Grande , que tenham a certeza que os filhos teus não fogem à luta e jamais dobrarão a cerviz frente aos canalhas.
Parabéns ISKRA, mensagem de gente grande. Pela minha, pela sua, pelas mães dos 54.000.000 de brasileiros que escolheram a mãe Dilma Rousseff para comandar este país até 2018, valeu a homenagem.
Obrigado Rui e sigamos firmes na luta pro que der e vier , nos termos daquele inesquecível tema tão utilizado por Leonel - ou ficar a Pátria LIVRE ou morrer pelo BRASIL !!
Avante até a VITÓRIA !
Tá tudo certo.
MAS..não vai ter golpe, e vai ter luta..
O POVO também pode se revoltar contra a JUSTIÇA.
Quem diz que ela é o fim das coisas..
Haja visto Mussolini .
E BIN LADEN..(eheheh).