O jornalista precisa ser senhor do que escreve. Por Nilson Lage

rep

Faço, estudo e lido com jornalismo há 60 anos.

Vi o ofício prometer modernidade e, triturado aos poucos, retornar aos mais lamentáveis parâmetros antigos de parcialidade e empáfia.

Ou se muda a estrutura da mídia brasileira ou não teremos jamais democracia: fatos recentes atestam a obviedade disso aí.

Mas é preciso reformatar o jornalista brasileiro. Torná-lo autor – senhor e responsável pelo que escreve, produz ou edita, não inteligência alugada pelo imbecil-e-corrupto-patrão que molda a realidade a seu gosto porque tem dinheiro-poder-cacife para garantir a própria impunidade e a de seus agentes.

Em lugar e lhes ensinarem uma teoria inaplicável, dotá-los de visão idílica do mundo, jornalistas precisam aprender a concretizar seus sonhos e fazer jornalismo de verdade, não serem feitos pelo simulacro de jornalismo que está aí.

Assim, buscar honestamente a verdade sem prejuízo das próprias convicções.

Ginecologistas não são eunucos, advogados de criminosos não são criminosos e comandantes de exércitos ferozes podem ser doces criaturas.

A profissão é uma segunda personalidade, um papel social que se assume e passa a significar compromisso, imagem externa e armadura, como um alter ego.

O jornalista precisa dominar seus recursos técnicos, o que, além das linguagens, inclui coleta e processamento de dados no mundo real e no mundo virtual, estatística e noção de valores, gestão de sistemas de comunicação e do contexto econômico em que os veículos atuam.

Assumir uma atitude e ter visão básica do mundo social. Um tanto de desconfiança, outro de distanciamento-e-paixão. O resto a profissão, o estudo pessoal, a experiência ensinam.

O jornalismo se pratica em qualquer lugar em que se produzam informações para consumo público.

Jornalistas não devem ser próceres nem cínicos e jamais podem ser marionetes.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. VEJA O QUE ESCREVI NO MIGUEL DO ROSARIO:
    SO FALTA ESSA BLOGUEIROS DITOS PROGRESSISTAS ATACANDO O PT !
    QUE VENHA A GLOBO, A VEJA E A FSP ! SAO MENOS CRUEIS E PRODUZEM MENOS DESTROÇOS!
    -E SÕ

  2. Ainda existe faculdade de jornalismo? Se o sonho de um acadêmico for entrar para uma Globo, Veja, FSP, Estadão, RBS , queria lembrar os versos do Lupicinio Rodrigues:

    Se eles julgam
    Que há um lindo futuro
    Só o amor
    Nesta vida conduz
    Saibam que deixam o céu
    Por ser escuro
    E vão ao inferno
    À procura de luz

  3. Mas é preciso reformatar o jornalista brasileiro. Torná-lo autor – senhor e responsável pelo que escreve, produz ou edita, não inteligência alugada pelo imbecil-e-corrupto-patrão que molda a realidade a seu gosto porque tem dinheiro-poder-cacife para garantir a própria impunidade e a de seus agentes.

    Perfeito

  4. Simplficando: a maioria dos jornalistas do globo.
    Nunca uma profissão tão prestigiosa foi tão deturpada,vendida e entregue. E, pode-se verificar facilmente, como vendidos e bandidos eles se passaram a pensar “igualzinho ao patrão” com válvula de escape por ter que voltar para casa e ver os olhos tristes dos seus filhos.

  5. Aonde há dinheiro , busca por poder . Não importa qual tipo de poder o escriba escreve pelas palavras do senho mandante de plantão . não são todos . Isenção não existe . A maioria também é uma ditadura

  6. Pedrosa, Constantino, Maynardi, Moura Brasil, e até uns figurões das antigas esquerdas não passam de lustradores de si mesmos com sua flanelinha.

  7. “Em tudo, todos e todas os(as) meus/minhas ‘miniSTROS(AS)’ &$ demais asessores(as) “ser-lhes-ão” [Risos] honoráveis [bandidos(as)]! Bravateiros(as), cínicos(as), capciosas(as)…” Por monstro LIBANÊS infame (A)moral usurpador decorativo

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    GOVERNO ACABA COM CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS PARA GRADUAÇÃO

    23 DE JULHO DE 2016 ÀS 14:01

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/245500/Governo-acaba-com-Ci%C3%AAncia-Sem-Fronteiras-para-gradua%C3%A7%C3%A3o.htm

  8. Pois nessa matéria,esta exposta,uma quimera.Pura abstração.Todos nós,sem exceções,trazemos em nós,nossa IDEOLOGIA.A IDEOLOGIA do JORNALISTA,além de vender seu trabalho,como todas as pessoas,VENDE TAMBÉM,SUA MENTE.E saliente-se,que a profissão JORNALISMO,tem em relação às outras profissões,o privilégio de poder EDITAR E PUBLICIZAR o que bem lhe apeteça.E livres do CONTRADITÓRIO,faz CABEÇAS PENSAREM O QUE QUEREM.E sempre o que querem,favorece A VELHA E CARCOMIDA DITADURA DE CLASSES,e para essa,somente existe uma solução.O resto,são abstrações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *