O “juiz mídia” é a jurisprudência do medo no Judiciário

Se ainda existissem algum pluralismo na mídia, sequer teria sido aceita a “denúncia-powerpoint” contra Lula, no caso do tal triplex do Guarujá.

Portanto, menos ainda, a sua condenação.

Até a construção da figura dos promotores “intocáveis” da Lava Jato e do “deus-juiz” Sérgio Moro, as vozes jurídicas, dentro e fora dos tribunais transformariam tanto aquela denúncia quanto a sentença que ela gerou e fariam picadinho, por contrariarem tudo o que se convencionou aceitável em matéria processual.

Mas, a partir de certo momento, o sistema de poder que controla o Brasil – muito maior do que qualquer governo – viu que estava ali a “versão 3.0” do enfrentamento ai projeto político – que com suas falhas e limitações – inaugurou o século em que este país, passaria a um outro passo em sua caminhada: da colônia para independência, da independência política para a econômica e uma presença no mundo compatível com nosso tamanho territorial e humano.

Falo 3.0 porque o primeiro foi, até as eleições de 2006, centrado na luta político-partidária-ideológica. O discurso das privatizações e do capital como vetores de nosso desenvolvimento, discurso tradicional dos tucanos, porém, não empolgava senão uma parcela ínfima da população, embora tenha sido corrosivo no pensamento econômico brasileiro.

Na segunda fase, simbolizada na frase da então presidente da Associação Nacional dos Jornais, Judith Brito –  “os meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada“- viu-se que o simples barulho não ia resolver.

A “solução judicial”, tentada com o chamado “mensalão”, tinha esbarrado no “problema” de que o Supremo Tribunal Federal  era “lento” e o poder do herói de então, Joaquim Barbosa, algum limite tinha entre seus pares.

Todas estas “lições” levou, ao voltar lá do STF, o Juiz Moro e, a partir de um cadeeiro velho, Alberto Youssef, que já lhe devia um perdão judicial no caso Banestado, encontrou o caminho para realizar sua obsessiva “Operação Mãos Limpas” tupiniquim, onde fatos – existentes ou figurados – iam sendo adaptados e a lei das delações premiadas – outra obra da ilusão petista de que as leis são instrumentos puros e não ferramentas de poder – que havia sido “providenciada” poucos meses antes pelo Governo Dilma.

Aliás, com um pedido expresso de seu Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para que o presidente do Senado, Renan Calheiros, o colocasse logo em votação, para ser aprovado.

Foi o início de um processo que, além de devastar áreas imensas de nossa economia soberana, em pouco mais de três anos, destruiria todo o sistema político do país, muito além de abalar aqueles que deveriam ser os alvos, ou aquele, exatamente: Lula.

Agora, a verdade viria apenas  da polícia, dos promotores, do juiz “de tudo” e das delações que se obtinham e à qual todos acabam tendo de aderir, dizendo aquilo que se quer que seja dito.

O problema é que, como até as pedras do caminho sabe, as máquinas devoradoras criam dinâmica própria e, como corrupção, na política e nos negócios, é comum no Brasil e no mundo,não sobrou nada, ou quase nada, nas esferas político-partidárias.

Todos os que se opõem abertamente à escalada autoritária são ‘bandidos” ou “defensores de bandidos”.

Os tribunais superiores, que poderiam detê-la, lavam as mãos ou se juntam à turba.

O que sobrou está aí, na charge do Aroeira.

Os filhos de Moro que estão chocando.

Tirar Lula de cena é o último obstáculo que a serpente tem de vencer.

Fernando Brito:

View Comments (17)

  • Triste o país em que o sistema judiciário se curva, presta contas e tem como patrão um sistema midiático de comunicação poderosissimo denominado Rede Globo. Desde a ditadura foram criados canalhas, alienados e covardes em todos os poderes da república. Um pais sem cidadãos livres e desalienados é um país fadado ao insucesso. A Rede Globo é a chocadeira dos canalhas. O povo tem que deixar de ser bobo, abaixo a Rede Globo.

    • Toda imprensa, todos os meios de comunicação, infelizmente nunca são imparciais e na medida do possível, na medida do seu poder, fazem políticos e até ajudam a destituir políticos. Este Blog, por exemplo, é incondicionalmente petista e ignora qualquer malfeito dos líderes do PT, negam a existência do Mensalão, do Petrolão, da negociata de Pasadena, as verbas distribuídas às grandes empresas, mediante propina, através do BNDES, etc e tal, querendo reduzir esses crimes a uma fantasia criada pelos "golpistas".
      A Rede Globo tem seus pecados, mas não foi ela que trouxe de volta a inflação, não foi ela quem mascarou a contabilidade pública para pagar contas além do que o orçamento permitia (meio legal que encontraram para o impeachment da Dilma), não foi ela que nomeou os Diretores da Petrobrás, não foi ela que pagou o as mensalidades aos políticos para votarem a reforma da previdência que prejudicou aos trabalhadores brasileiros e. principalmente aos servidores públicos federais. Etc, etc....

      • Ardison, vc leu Casa Grande e Senzala ? Leia de novo, "é bom mais é uma m....". Conhece a historia dos meios de comunicação da Alemanha nazista (nem internet tinha naquela época). Tente ler alguns trabalhos sérios atuais sobre o poder da midia. E, aproveita pra ler tb um pouco do trabalho do Noam Chomky e depois você vem aqui defender a platinada.

      • Adirson, sei que não irei resolver o problema de lavagem cerebral de alguns poucos brasileiros alienados e fiéis ao Sistema Globo e global de manipulação midiatica, mas fico feliz que o meu comentário tenha te tocado a alma. Já é um bom sinal. Espero que você um dia possa se libertar desta maldita Globo e enxergar a política e a vida com outros olhos. Quem sabe nos próximos cinquenta e três anos isto aconteça. Por enquanto só me resta torcer pela tua liberdade.

  • Estamos sob um governo fascista, como era previsível desde os preparativos do golpe, três ou quatro anos atrás. Não resta dúvida sobre isso. Ou vocês acham que o Moro adora aquela camisa preta por coincidência? O "governo" Temer é fascismo puro, na veia. E o povo será reprimido sem dó nem piedade, seja pelas injustiças processuais seja pelo pau no lombo se for às ruas. Sem ilusões, por favor. É luta aberta.

  • AGENDA DOS ATOS DE AMANHA PELA DEFESA DE LULA E DIRETAS JA !

    https://www.brasildefato.com.br/2017/07/18/frente-brasil-popular-convoca-manifestacoes-para-esta-quinta-20-confira-a-agenda/

    Os atos têm previsão de ocorrer em todos os estados e têm como uma das pautas a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado a nove anos e meio de prisão pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro, no âmbito da Operação Lava Jato, na última quarta-feira (12).

    Além disso, outro eixo da mobilização é a defesa dos direitos dos trabalhadores, diante da aprovação da reforma trabalhista, na última terça-feira (11). A mobilização também pede a saída do presidente golpista da República, Michel Temer, e a realização de eleições diretas.

    Em relação à condenação de Lula, a Frente Brasil Popular afirma que não há provas que justifiquem a condenação. A defesa do ex-presidente apresentou um recurso contra a sentença na noite de sexta-feira (14), questionando dez pontos da decisão referente ao caso do tríplex no Guarujá, no litoral paulista, que, segundo Moro, foi adquirido por Lula como parte de uma propina da construtora OAS. Nessa segunda-feira (17), o Ministério Público Federal (MPF) apresentou um recurso de apelação contra a sentença.

    De acordo com a FBP, a proposta das mobilizações é "relacionar a perseguição ao ex-presidente com a agenda de retrocesso nas leis trabalhistas e reafirmar, diante desse quadro de intensa crise política e institucional, a realização de eleições diretas para a presidência da República".

    Confira a agenda de mobilizações:

    Atos 20 de Julho

    São Paulo (SP): 17h, no Masp

    Salvador (BA): 15h, no Campo Grande

    Distrito Federal: 17h, na Praça dos Três Poderes

    Fortaleza (CE): 16h, na Praça da Bandeira

    Rio de Janeiro (RJ): 16h, na Cinelândia

    Porto Alegre (RS): 17:30, Esquina Democrática

    Recife (PE): 9h, no Parque 13 de Maio

    Belo Horizonte (MG): 17h, na praça Afonso Arinos

    Ato 21 de Julho

    João Pessoa (PB): 14h, no Ponto de Cem Réis

    Fonte : Brasil de Fato

  • A história está sendo rápida. Rapidíssima mesmo para a era digital. A condenação do LULA, com a globo no volante, já é um escândalo que faz parte da história deste país.
    Mandela, Gandi e outros, tiveram que esperar dezenas de anos para que o inconcebível voltasse como erro histórico. Mas no caso LULA, não. Já nasceu assim. Já é.
    A precariedade total revelada na sentença de um ex-presidente do qual o país se orgulha e ama, que provou sua honestidade, a ação "cadavérica" da globo, o ambiente escroto do pós golpe, da covardia das instituições, etc, não deu direito nem ao espaço de alguns dias para o erro histórico vir a tona. Temos um erro histórico que não fez nem um dia de idade. Poderia estar nos livros de história a partir de amanhã cedo.
    Golpe e golpista estão perdidos. Que desgraça cometeram!

  • SÓ A REVOLTA POPULAR VAI SALVA O BRASIL. OU VAMOS PARA AS RUAS DESTRUIR O PODER DESSA QUADRILHA, OU SEREMOS ETERNOS TRABALHADORES BRAÇAIS DOS AMERICANOS.

  • Fernando, bens de Lula foram confiscados. O pedido foi feito em 2016, só agora foi atendido.

  • O portal do inferno está aberto para essa cambada principalmente aquele nazista do Mo(r)to, são todos vira_latas famintos e sarnentos, estão transformando o Brasil numa pocilga infecta.

  • Fora de foco. Enquanto a justiça (não sei de onde) arquiva o processo de Joesley e libera a bacatela de 800 milhões o czar moro do judiciário bloqueia os saldos bancários do LULA . Isso é estado de exceção num verdadeiro acinte aos seus apoiadores. Ou vamos prá cima ou somos covardes...Quer massacrar o LULA tirando seus recursos de sobrevivencia familiar e vamos ficar calados vendo esse estado de coisas.Ultrapassou dos limites republicanos.Juristas por favor. Existe legislação que proibe sequestro de bens, poupança etc.no Brasil. Comoção social.Vamos à luta.

  • Enquanto o CNJ, cujo a presidente é omissa não Tomar uma providência, vai ser mais do mesmo, um juiz justiceiro vagabundo que se sabe é um envolvido em casos escabrosos , como da APAE e outros.

Related Post