O laço do ‘The Intercept’

A impressão que fica, após a leitura das profusas mensagens de procuradores da Lava Jato e de diversas outras áreas do Ministério Público, revelada esta madrugada pelo The Intercept revela que os promotores tratavam a ida de Sérgio Moro para o  Ministério da Justiça de Jair Bolsonaro como algo que representava uma “traição” – por motivos de ambição e vaidade – de  seu chefe, que colocaria em perigo o sentimento de unanimidade ou apoio generalizado, o grande pilar da operação e arma dos apetites da categoria.

Se eu pudesse acrescentar uma fala que resumisse tudo o que se lê nas muitas conversas reveladas, esta seria: “ele não pode fazer isso com a gente”.

A rigor, fica o sentimento de todos eles de que a Lava Jato era uma construção frágil, cheia de truques e ilegalidades, que a atitude de Moro, ao aceitar o cargo que lhe ofereceram, acabaria por revelar a sua precariedade.

Só não assumiram esta posição, assim mesmo com panos quentes, os dois “oficiais de ligação” entre Moro e seu esquadrão de promotores: Deltan Dallagnol e Carlos Fernando dos Santos Lima.

Entre os demais, dentro e fora da Lava Jato, fica claro que a relação entre juiz e acusação não era de autonomia, mas de mando e de submissão. Monique Cheker, uma das promotoras mais desabrida nas falas, é taxativa.

 Moro é inquisitivo, só manda para o MP quando quer corroborar suas ideias, decide sem pedido do MP (variasssss vezes) e respeitosamente o MPF do PR sempre tolerou isso pelos ótimos resultados alcançados pela lava jato.

The Intercept segue o caminho que traçou: o primeiro passo é estabelecer, acima de qualquer dúvida razoável, a veracidade dos diálogos que obteve, antes que eles revelem a prova escandalosa da interferência extra e antilegal do juiz.

Há, agora, quase duas dezenas de personagens envolvidos na troca de mensagens e mesmo com a epidemia de amnésia dos “não me lembro se disse isso”, é impossivel que isso não acabe encontrando fontes de confirmação, em meio ao que popularmente se chama de “barata voa” criado pela reportagem.

A atuação política do Ministério Público está escancaradamente estabelecida.

Contra isso, a única estratégia continua sendo colocar sob suspeita de edição o material revelado. Mas, com tantos que se envolvem, é impossível sustentar esta tese.

Moro vai perdendo a escolta.

É um laço, uma rede, lançada em torno do alvo central, que vai se fechar lentamente, como em toda investigação que se preze, confirmando hoje a veracidade do que se revelou ontem.

Fernando Brito:

View Comments (26)

  • O desespero atinge o paroxismo quando o desesperado começa a bater com a cabeça na parede. Assim está acontecendo com os juízes da Lavajato, que deram para mentir escandalosamente sobre o Lula, usando de suas prerrogativas profissionais para tentar produzir efeito político midiático, o que é crime. Bloquear 78 milhões de reais da conta do Lula é uma piada bumerangue, que vai voltar e bater em cheio na testa do juiz mentiroso.

  • Perfeito, Fernando Brito. Cada vez me convenço mais de que estes vazamentos e agora também denúncias, pistas e outras revelações vêm de dentro do sistema. Ou é coisa de promotores ou de delegados da pf. Coisa não de heróis, mas de ressentidos, daqueles que ficaram de fora.

    • acho a mesma coisa desde o início.

      a briga interna sempre existiu e o lado autoritário nunca foi o mais inteligente....

  • "Os ótimos resultados da Lava Jato", diz a procuradora. No fundo o temor deles era apenas pelo futuro da "mina de ouro", a LJ como costumam se referir. Não escapa NENHUM.

  • Minha impressão é que as revelações de hoje são uma casquinha do que vem por aí na veja.

  • Quem trai a pátria trai qualaquer um. Apoiaram um criminoso, entendo e sinto pena desses procuradores que foram precionados um a um por esse traidor e seus cachorros mais próximo. Melhor esse Moro ficar no governo, faz parte de uma equipe de iguais, padrão Bolsonaro, e o povo precisa conhecê-los por mais tempo, que não repitam o erro de votarem com a Globo. Votaram Serra, votaram Aécio, votaram Bolsonaro agora já conhecem as figuras que sào, qual será a próxima figura "mito" que efiaram goela a baixo do povo humilde? Canalhas.

  • Fernando Brito meu caro... Apenas tenha cuidado com a imagem do post anterior. Está havendo uma guerra de versões acerca dela, pois parece que a mesma foi editada. O tal procurador Ângelo Goulart Villela estaria fora da equipe da lj, e inclusive teria sido preso em 2017. O blog que vc apelida de O Bolsonarista está caindo de pai em cima disso. Estão alegando que o greenwald manipulou/adulterou a imagem posteriormente, para OUTRO Ângelo, acho que Costa. E depois virou somente Ângelo numa terceira imagem... Os minions detonaram o Greenwald em seu Twitter pela madrugada.

    • Coloquei a imagem atualizada e um PS mostrando que, ao contrário do que afirmam, o texto é digitado e não printado - e os erros são absolutamente naturais. E tanto é assim que foi percebido antes da postagem no site

      • Obrigado, meu caro!! Acordei sem sono, pela madrugada e fui tomar banho. Esperando pela reportagem do intercept, fiquei mais sem sono ainda. Então vi que o Greenwald tinha colocado nova postagem. Daí fui no Twitter DELE e vi os minions em festa, deitando e rolando em cima dele, dizendo que a mensagem havia sido adulterada, em razão da troca do nome dos procuradores. Primeiro, o Ãngelo Goulart Villela, depois, Ãngelo Costa. Depois, simplesmente Ãngelo. Não vou te mentir, que na hora eu "esfriei": estava achando que o que ele estava colocando eram "prints" do arquivo original, e que portanto, parecia mesmo ser adulteração. Não vou te mentir que sim estranho, PRA CARAMBA. E custei pra dormir de novo, temendo que ele tivesse realmente adulterado mensagens. Custo a crer nisso, porque para peitar o sistema como ele está disposto, é sinal que ele tem MUITO MAIS que 117 fuzis e balas pra revelar... obrigado pela atenção e pela resposta! Fiquei mais tranquilo com seu P.S.

  • O vazamento, certamente, ocorreu por parte de alguém "de dentro", alguém que participava e/ou tinha acesso à todas estas comunicações feitas dentro da plataforma Telegram. Para nossa sorte, não é um hacker, mas um "assoprador de apito".

  • Engraçado na fala da nobre procuradora sobre os "ótimos resultados" da lava-jato. Quais sejam: quebra da indústria da construção civil e desmonte da Petrobras, legião de desempregados, condenação e prisão arbitrárias do maior líder popular do país e candidato favorito à eleição, fraude eleitoral e finalmente empoderamento de uma gang de milicianos, trogloditas e ineptos. Tudo isso regado a pulverização de nossa Constituição Federal. Aham, "ótimos"!

Related Post