Quando era guri, nos tempos da ditadura, brincava-se com aquelas previsões catastrofistas que criaram o clima político para a implantação da ditadura militar.
“O Brasil está à beira do abismo”, diziam.
Ao que se respondia: “e sabem porque não cai nele? Porque é maior que o abismo”.
A lembrança ocorreu-me ao ler mais um dos infindáveis “Boletim Focus” onde empresários prevêem, como sempre, mais inflação e menos crescimento econômico.
Menos crescimento (e até recessão), entende-se, porque a política de cortes, cortes e mais cortes que pediam, foi, afinal, atendida com a ascensão de Joaquim Levy ao Ministério da Fazenda.
E cortes são mesmo necessários – numa dose que cure o paciente, não que o mate – em certos momentos da administração econômica, porque todo ciclo expansionista tende, por sua própria dinâmica, a “engordar” despesas, tal como a prosperidade e o tempo vão criando “pneuzinhos” nas pessoas.
Mas o Dr. Joaquim e toda a ortodoxia econômica devem estar pensando, a esta hora em seus manuais que apontam a queda da inflação como resultado “automático” da dupla Juro Alto+ Superávit Fiscal, integrantes daquele famoso “tripé macroeconômico”.
O que não está previsto no manual neoliberal, porém, é o custo para a economia do processo político que dela nunca se descola.
E o fato é que o Brasil passou a viver, desde o Governo Lula, sob o terrorismo da mídia, num processo que recrudesceu após a eleição de Dilma Rousseff.
Nos tempos de afluxo econômico, seu efeito era pequeno.
Todas as tentativas de fazer a economia responder positivamente aos estímulos do Governo Federal (desoneração tributária, redução das tarifas elétricas – 50% do consumo é industrial – preços de combustível, etc) resultaram em muito pouco – daí a expressão grosseira, simplista, mas não completamente de lógica do Ministro da Fazenda – por diversos fatores e não é desprezível aquele que representa a competição entre o ganho da atividade produtiva comparado ao da financeira, esta santa intocável de nosso altar.
Mas há mais, muito mais.
O Brasil deixou de ter uma postura comercial agressiva – e é difícil tê-la, numa economia mundial estagnada, o preço das commodities caiu a níveis da crise de 2008 e a seca criou um impasse nos custos de produção de energia, cujos reajustes, agora, põem mais lenha na fogueira da inflação.
Com um cenário econômico no qual uma semiparalisia da Petrobras (o setor de petróleo e gás representa 13% do PIB) e a eventual qubradeira das empreiteiras da construção civil, setor que movimenta outros 10% do Produto Interno Bruto, acrescentam-se fatores de perversa retração que são o “sonho de consumo” dos “atiradores do Brasil no abismo”.
Aquela história de “Fim do Brasil” nosso “Exército Islâmico da Economia”, que decapita quem não aceita quem não aceita seu corão ortodoxo, não é uma brincadeira de imbecis, não. É o que lhes restou como forma de solapar um projeto nacional.
O Dr. Joaquim Levy, homem esperto que é, deve estar observando que aqueles que o aplaudiam como “salvador” já começam a torcer o nariz.
A Folha, hoje, o ataca em dose dupla.
Dois artigos dizem que ele está “desgovernado” e que lhe cabe anunciar “o fim do PAC“, isto é de todas as intervenções desenvolvimentistas no Brasil.
Ou, falando mais claro, com qualquer possibilidade de desenvolvimento autônomo do país.
Recomenda-se ao Dr. Joaquim, portanto, todos os dias, olhar-se ao espelho e perguntar-se: quem elegeu o Governo que me nomeou?
Porque aquela famosa frase do “é a economia, estúpido” que James Carville, assessor de Bill Clinton, tornou famosa tem, claro, mão dupla.
Ah, em tempo – eu ia me esquecendo – o Brasil não cairá no abismo porque é maior que ele. E que todos eles.
View Comments (43)
... O MENTIRÃO da Ação Penal 470 foi um teste de fogo para os fascigolpistas da DIREITONA!
Não houve a lídima e devida reação!...
Agora, a tramoia se repete!
De novo, descaradamente!
"A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa” Karl Marx
ENTENDA a palhaçada:
PMDB isola PT e CPI não deve investigar era FHC
Presidente da Comissão, Hugo Motta (PMDB-PB) já sinaliza que vai concentrar as investigações nos governos Lula e Dilma; o relator Luiz Sérgio (PT-RJ) pretendida incluir supostos desvios ocorridos nas gestões do ex-presidente FHC (PSDB), baseado no depoimento do ex-gerente Pedro Barusco, que afirmou à Polícia Federal que começou a receber propina entre 1997 e 1998, da empresa holandesa SBM Offshore
(...)
FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/171685/PMDB-isola-PT-e-CPI-n%C3%A3o-deve-investigar-era-FHC.htm
O problema é que o PMDB também fez parte do governo privata de FHC e, portanto, também se esbaldou nas falcatruas dos tucanos. Exatamente por isso o governo do PT nunca fez a devassa na privataria de FHC, pois sabia que o PMDB e outros partidos da base, que também participaram do desgoverno tucano, não permitiriam. O PMDB, por culpa do eleitor brasileiro, é a garantia da impunidade dos demotucanos entreguistas.
Concordo totalmente ! O PMDB é um dos principais obstáculos para a implantação de uma democracia madura e uma sociedade mais justa!
Ricardo o governo lula quando se elegeu foi sem o PMDB, era neste momento que ele devia apurá as falcatruas do FHC e não fez. Agora é impossivel pois PMDB já desse a que veio, é ser contra o PT. O pior é que ele o PMDB tem mais cargos que o PT, ta bom ou quer mais?
E MAIS patifaria:
OPOSIÇÃO PLANEJA FATIAR CPI PARA ENFRAQUECER RELATOR
Objetivo é criar ao menos quatro subcomissões de modo a isolar o petista Luiz Sérgio (RJ); roteiro segue a mesma estratégia utilizada na CPI dos Correios, de 2005, que originou as denúncias do chamado “mensalão”; mais de 200 requerimentos foram entregues na manhã desta segunda-feira (2) pelos partidos; assessora tucana chegou às quatro da madrugada para garantir o primeiro lugar da fila; PSDB e PPS pedem convocação imediata de Pedro Barusco; já o PT quer que a investigação abranja os anos FHC
2 DE MARÇO DE 2015 ÀS 14:54
(...)
FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/171756/Oposi%C3%A7%C3%A3o-planeja-fatiar-CPI-para-enfraquecer-relator.htm
###################
... E fatiar lembra desmembrar!
Lembram do STF no MENSALÃO Tucano?
Os canalhas, covardes e corruptos "deitam e rolam"!
Mandam e desmandam no Brasil da sacanagem!
E cospem na nossa cara!
Esta CPI não é nada, nem nunca será.
A arena dos acontecimentos, está bem longe do recinto mal iluminado onde alguns políticos medirão forças inutilmente. Esta CPI não está assentada um Congresso como estavam algumas outras que fizeram sucesso. Tem a importância de um zero à esquerda.
Dá uma olhadinha nisso Fernando:
http://www.jornali9.com/noticias/denuncia/informante-da-lava-jato-e-suplente-de-dias-parente-de-moro-e-dono-da-globo-pr#.VPH-zS4PDx8.facebook
Está na hora de começarmos a pensar em fatiar a oposição.
Fatiar como picanha fatiada em churrascaria de coxinha.
Os abutres já foram fatiados, com coxinha e tudo, em 2002, 2006, 2010, 2014...
Thomas Piketty neles!....
Eu não consigo entender,como alguns internauts se mostram tão aterrorizados.Ora,na atividade social,isto é,POLÍTICA,no que tange interrelação entre as pessoas,e na atividade pública,que muitos entendem ser somente ali que se faz POLÍTICA,as coisas ocorrem assim.Os adversários fazem seu papel e a situação faz o seu.Ora,a direita no Brasil atual,se tivdesse a força que muitos temem,teriam ddo golpe antes,durante e após as eleições.Se não o fizeram é porque mesmo tendo a IMPRENSA TODA ao seu favor,uma verdadeira MÁQUINA PUBLICITÁRIA,não passaram Resende,como afirma o senhor Paulo Henrique morim,e com o qual concordo.Ademais,os aliados externos,metidos até o pescoço em aventuras por todo o mundo,nem seuer conseuem resolver estes e outros problemas internos que todos tem.Diferente dos golpes ocorridos nas décadas de 50 e 60,quando a direita internacional,ainda desfrutava das glórias das vitórias na segunda guerra e tinham campo para estender seus domínios,para abocanhar os países que produzim riquesas.Hoje em dia,as riquesas acumuladas por estes PIRATAS MODERNOS,estão expressadas em montanhas de PAPEL-MOEDA,cuja única utilidade e fabricar papel higiênico.Tais riquesas,oriunds do AGIOTISMO ABUTRE INTERNACIONAL,não tem mis por onde fugir e ai ficam fazendo futricas inúteis,mas seu fôlego é de curta duração.Então não cabe pavor e sim otimismo e luta,pois nossos adversários,TAMBÉM TEM ÂNUS!Não passam de Resende!
oooooooopa!!
finalmente encontro alguém que pensa como eu, que alegria!
é isso aí colega, já passamos o ponto de inflexão mas alguns demoram mais a entender.
Também tô nessa.
E tem mais, comentários e análise que dizem que Dilma perdeu as rédeas do governo não me convencem.
Também não acredito que o PT não aprendeu a lidar com tema semelhante à AP470.
Vem chumbo grosso por aí.
Acredito que é preciso endurecer sem perder a ternura.
Ou vocês são extremamente ingênuos ou extremamente mal intencionados.
A grande mídia tem força sim e as últimas eleições provaram isso, por pouco Dilma não consegue se reeleger.
Se não fosse o incansável trabalho dos simpatizantes e dos engajados na reeleição dela, em desmentir nas redes sociais, em cair no pau com um bando de descerebrados que pululam a rede, hoje teríamos que aturar o playboy do Leblon no governo.
Com certeza agora estaríamos lamentando a decisão do nefasto governo em privatizar (doar) a Petrobras, afinal eles já tentaram isso antes.
E outra, os EUA estão por detrás disso sim, basta ver o preço do petróleo ditado pelo seu vassalo, a Arábia Saudita, com o único objetivo de prejudicar a Rússia, Venezuela e Brasil, só não vê quem não quer.
Enquanto essa oposição irresponsável não conseguir derrubar o governo, não descansarão.
Solicito aos revisores do Blog,corrigirem muitos erros que cometo frequentemente,afinal,não sou um Camões,contudo não se deve escrever riqueza,senão com Z.E outros erros de supressão de letras.Agradeço a paciência...
E mais,eu cometo muitos erros de português e noutras coisas também,mas não coloco a culpa nos dedos e sim,no cérebro.
Simplesmente falta politica neste país. Uma lista de 135 mil assinaturas e alguma repercussão derrubou a bolsa esposa na camara.
Deus te ouça e que o Brasil seja mesmo maior que isso. Seca, manipulação internacional do preço do petróleo, ameaça da lava-jato sobre as obras ... me admira que o governo brasileiro ainda esteja de pé. Até semana passada eu compartilhava com o Paulo Henrique Amorin a idéia de que tudo se trata de Petrobrás. Basta a Dilma vender a mesma e a trégua começa. Mas hj lendo seu texto sou compelido à pensar que nada irá mudar a cabeça da direita brasileira. Quem tem sede de poder nunca tem limites, vide Marina Silva que lambeu as botas de Aécio e jogou sua biografia no lixo. realmente esse não é um país para amadores.