O “meio” Ministério de Dilma é assim, “meio”…

Ministério não define governo, isso é certo…

Porque quem define governo é quem escolhe e comanda os ministros.

Mesmo assim, vale a pena ver o que cada um dos indicados por Dilma para o “meio” Ministério anunciado hoje representa.

Há os inexpressivos na macropolítica-  o que tanto pode ser fonte de problemas quanto de boas surpresas – mas que correspondem à necessidade de representar a base e apoio no Congresso e à reafirmação de compromissos com movimentos sociais. É o caso de George Hilton, deputado do PRB, ligado ao fiel senador Marcelo Crivella, de Vinícius Lajes, do Turismo, de Nilma Lino Gomes (elogiada intelectual do movimento negro) e Valdir Simão, um auditor  da Receita com fama de “durão” (que ótimo!) em matéria de regularidade administrativa e que já apagou incêndios).

Também temos os nem tão inexpressivos, mas que correspondem a “cotas”, como Edinho Araújo, escolha pessoal de Michel Temer para a Secretaria de Portos. Helder Barbalho, jovem cotista do velho Senado e  José Feijóo, sindicalista próximo a Lula e a Gilberto Carvalho, para trazer a CUT para o Governo e reaproximar o Ministério do Trabalho do movimento sindical.

Daí em diante, cada ministro tem um papel pré-definido.

Eliseu Padilha será o Secretário de Aviação Civil com destino certo: aproximar a bancada do PMDB. E o PMDB gaúcho, especialmente, seção que não tem um governador peeemedebista, como outros, com qualquer interlocução com o governo.

Sua importância será definida por dois fatores: o primeiro é se haverá enfrentamento a Eduardo Cunha; o segundo, se houver, o quanto ele será capaz de anular a máquina do deputado fluminense.

Pepe Vargas compõe de vários lados: é bom formulador legislativo, representa o PT gaúcho e compõe as “tendências” internas do PT.

Kátia Abreu é o quinhão do agronegócio e responsável por zelar para que não seja total a guerra da bancada ruralista ao Governo, até porque rivaliza com Ronaldo Caiado.

Gilberto Kassab, a tentativa de manter com o Governo os 37 deputados do PSD.

Aldo Rebelo, a composição histórica com o PC do B e um nome que não cria problemas nem é dado a radicalizar.

Daí em diante, as novidades:

Miguel Rosseto mantém a nitidez ideológica na Secretaria Geral da Presidência, embora vá assumir um papel de coordenação mais intenso que o destinado a Gilberto Carvalho no primeiro mandato. Será, na prática, um segundo chefe da Casa Civil.

Cid Gomes parecer ser a cota de enfrentamento, fonte de polêmicas e, na prática, a volta do Ministério da Educação para o plano do debate. Não haverá “mar tranquilo” para o Governo Dilma nesta área. Ainda bem, porque de gente de fala mansa e bons modos a Educação foi ficando para trás.

Jacques Wagner na Defesa é uma equação que só se poderá resolver quando se souber o destino de Celso Amorim, cuja volta ao Ministério das Relações Exteriores é especulada.

Se ele voltar, o Brasil retoma a tradição de ter um  chanceler politicamente forte e de posições publicamente claras, recolocando o peso no Itamaraty nas suas devidas proporções.

Resta saber se – com todo o respeito e sem comparações de caráter  – Jaques Wagner será um ministro da Defesa com semelhanças com Nelson Jobim: político, capaz tanto de conversas parlamentares como de polêmicas públicas.

O meio Ministério anunciado por Dilma é, portanto, assim, meio…

Corresponde – com limitações na própria realidade – à urgência da Presidenta de compor uma maioria parlamentar necessária, e muito, no peeríodo difícil que está criado.

Mas é, como dizia um antigo locutor esportivo, pouco, muito pouco, pouco mesmo para assegurar que este seja um governo novo, de ideias novas, o que corre por conta, quase que exclusivamente, da capacidade da própria Dilma de ser o governo.

Porque a política, no Brasil, ficou velha, muito velha, velha mesmo, na pior acepção que pode ter o envelhecer: tornar-se mesquinho, cheio de vícios e em nada aberto para absorver o novo.

Fernando Brito:

View Comments (60)

  • Nessa encruzilhada grave do país , o Brasil merecia muito mais . Mais ousadia e visão de estadista .Muito mais política e comunicação . Para quem quer avançar , o projeto progressista continua sob enorme risco. E essa culpa é da Dilma.

    • Enquanto o povo não souber votar em parlamentares minimamente comprometidos com seu bem estar vai ser assim. Veja que o Congresso em termos de parlamentares eleitos comprometidos com as necessidades do povo - o que parecia impossível - piorou. Infelizmente vai ser assim até que um dia se consiga promover uma real mudança. Duvido muito. tenho esperança em pelo menos aprovar uma lei da midia nos mesmos moldes da Argentina. Já seria muito.

      • Não houve uma única campanha de moralização do voto em 2014, nem poderia haver. O esforço de mídia que rolou, em muitos casos estava claramente contaminado pela defesa de hipócritas e por "lavagem de caráter" em favor de pessoas públicamente desmoralizadas. Pessoas candidatas aos mais altos postos, comprometidas até com crimes pesados, tentaram ser vendidas ao povo como se fossem santos e heróis. A culpa da piora do Congresso na próxima legislatura está diretamente relacionada com a campanha da mídia oposicionista nas eleições passadas. "Qualquer um serveria", fosse ladrão, traficante ou assassino, contanto que estivesse contra o Partido dos Trabalhadores. Temos sorte de que alguns nomes dignos ainda teham conseguido se eleger.

    • Decepção? Vai tú escolher ministros com esses partidos e esse Congresso! A vida pode ser construída a partir de sonos, mas a realidade é bem dura e pragmática.

  • Vejo a máxima: o governo toma-se com a esquerda e se toca com a direita, como violino.

  • O ministerio das comunicacoes é que define quem será a Dilma. O resto é governabilidade.

  • O time foi escalado para jogos do primeiro ano de governo, no qual a oposição está bicando na canela e dando carrinhos por trás com apoio descarado do árbitro da grande midia, durante tempestades da economia mundial.
    Vencida a primeira fase, novos ministros serão escalados para jogos com mais técnica em condições menos difíceis.

    • Precisava manter aquele canalha vagabundo e 5º coluna do Zé na Justiça?
      A Dilma pelo visto não aprendeu nada com o câncer.

      • ...por hora, é o q basta. A tal da justiça não seria a questão do momento; existem outros problemas, maiores e q, me parecem, equacionados... no prelo pra serem devidamente atacados.
        Depois, este seu nome, é bom q fique "pelaê", como figurante, mesmo; ocupado em fazer nada. Caso contrário, vai articular pra ser nomeado, não sei pra onde...
        Boas Festas! Q nosso Ano Novo seja realmente novo. E vai ser.

  • Calma, Brito!
    Há uma reforma política pra ser feita!
    E a direita "saiu pra fora da casinha"!

    • Tô calmo, cara. Como disse, não acho que ministério defina Governo

  • ... Isso é um 'miniSTÉRIO'!

    (Um acinte à militância histórica!
    Ideologia para quê?!)

    ###########################

    FIM DE LINHA! E boa sorte!

    Um esforço hercúleo - capcioso e desleal - poderia produzir a postura de manutenção de defesa em relação ao segundo mandato do governo Dilma Rousseff, assim como está sendo delineado, Joaquim Levy etc. & tal...

    No entanto, não há atitude rocambolesca que justifique tal insistência e devoção ao tomarmos conhecimento de que Kátia 'aBREU', um filho do Jader Barbalho, *Eliseu Padilha et caterva serão indicados 'miniSTROS' de Estado sob os auspícios do Partido dos Trabalhadores!

    [*(uma das falcatruas) Eliseu Padilha (PMDB-RS) -
    Ex-Ministro de FHC, Eliseu Padilha volta a ser réu no escândalo dos precatórios
    (...)
    FONTE: http://jornalggn.com.br/notici...]

    Os nossos votos vilipendiados!

    As nossas esperanças ludibriadas!

    Uma bússola sem os símbolos de navegação!

    Um termômetro sem os indicadores numéricos!

    Um relógio sem ponteiros!

    Fim de linha!

    Chega de comer poeira!

    Meus ouvidos não serão mais agredidos pelo furor oral da DIREITONA!

    Mesmo porque a vida é curta!

    Fim de linha!

    E boa sorte ao governo da presidente Dilma Rousseff do '[tíbio] PT da Governança'!

    Tíbio e ingrato!

    Adeus!

    República de 'Nois' Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

    • Que isso, Messias?
      Tá uma porcaria (pra não dizer coisa pior)? Sem dúvida, mas é o melhor que temos.
      A alternativa é o outro lado...
      Não tem nada de "adeus" não, companheiro!
      Ou acha que eu não tapei o nariz pra votar nela?
      Quando a expectativa é baixa qualquer coisa serve, se a alternativa é o lixão do outro lado.
      Mas não imaginava que teria que assistir a Graça Foster na Globo.
      Que o Zé continuaria onde está.
      Que ganharíamos, mas não levaríamos.
      Enfim, está feito!
      Quando a presidente (?) do país é covarde, quando o presidente (?) do Partido é um mero Rui Falcão da vida, não há muito o que esperar.
      Principalmente se não sabemos rezar.
      Fica um forte abraço e a certeza de que continuaremos juntos. Apesar dos pesares.

      • Scan,

        "a certeza de que continuaremos juntos"

        em direção à esquerda do horizonte!

        "Caminhante, não há caminho! O caminho se faz ao caminhar!" Antonio Machado - poeta espanhol

        Abraço fraternal,

        Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias e nacionalistas!

        (O golpe parece que aconteceu às avessas!)

        República de 'Nois' Bananas
        Bahia, Feira de Santana
        Messias Franca de Macedo

        • Posso concordar com tudo que disseram, mas creio que a Graça Foster não devia nem podia desperdiçar a oportunidade de falar na Globo. Com certas precausões contra as edições de vídeo, claro. Também ficou claro que o pitbul que destacaram para acuá-la não a intimidou nem um pouquinho. Se o inimigo quer se fazer de imparcial, devemos pegá-lo pela palavra e arrancar dele o espaço que nos cabe para que seu compromisso, pelo menos na aparência, se efetive. Aproveitar toda brecha que se nos abra nesta encarniçada Guerra de Informação.

  • FIM DE LINHA II

    felizes somos 'nois' do anonimato sagrado!

    A nossa consciência pousa - serena - no travesseiro!

    ############################

    "pessoas que se entregaram de corpo e alma por uma esperança. A vocês todos meu obrigado, o meu respeito, valeu conhecê-los."
    Comentário postado por Jotabe - em 'Dilma anuncia 13 ministros'
    em 23 de dezembro de 2014 às 7:38 pm

    FONTE: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/dilma-anuncia-13-ministros/

    ###############################

    E a luta contra o fascismo continua porquanto é eterna!

    Mudam-se, apenas, os atalhos!

    UM ALENTO: o horizonte da humanidade continua à esquerda!

    Um dia, quiçá, encontraremos o caminho para alcançá-lo!

    Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas,

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    República de 'Nois' Bananas

    • (...)

      No mínimo, é não acreditar na militância!

      No mínimo, é sepultar a esquerda enquanto sujeito do poder!

      "Nada vale a pena quando a alma é pequena!"

      Perdão, Fernando Pessoa!

      Messias Macedo

      • ... Nunca tive tanto medo dos twitters do Bostonaro e do MalaFALSA!...

Related Post