Respondo na hora a quem me perguntar qual foi o ponto mais importante da entrevista de Lula a blogs e sites independentes, que terminou agorinha.
Foi poder falar o que ele quer falar, não o que querem que fale.
Alguém tem dúvida do que seria a “pauta-ditadura” se a coletiva fosse uma “convencional”, só com os jornalistas da grande imprensa?
Anotem aí: Bumlai, Cerveró, Zelotes, Lava Jato e por aí…
Todos claro, pontos abordáveis, mas, como brincou ele ao final, foram daquilo que o “filósofo” Vicentinho dizia: que o importante é o principal, o resto é “secundário””
Falando aos blogueiros e – com a transmissão ao vivo diante também da imprensa dita “convencional” – Lula escapou do tema e do “lead” combinado, que reduz suas declarações ao que a pauta da imprensa impõe.
Inverteu o jogo: ele produz as afirmações, a imprensa – “convencional”, inclusive – as reproduz.
É sempre, eu sei, inferior a uma boa entrevista, onde o entrevistador pode ajudar a tornar idéias mais claras e profundas.
Mas é possível hoje isso no Brasil, quando todos os jornalistas estão quase sob o controle – seja pelo emprego, seja pela reputação “de mercado” – do partido único da imprensa brasileira?
Se toda a discussão vai ficar centrada em comentar papeluchos de supostos delatores e procurar intrigas com Dilma? Evidente que divergências existem e foram expostas de forma clara e absolutamente respeitosa.
Então, o que acontece é o que se viu: os jornais publicando o que Lula quer falar, da maneira que quis falar e todo mundo pôde ver.
Sem poderem, como é praxe, “combinar” tacitamente o que – pela sua peneira – passaria como sendo aquilo que “Lula falou”.
É o caso de o ex-presidente pensar: porque não usar este recurso, que faria hoje o velho Brizola delirar com esta “Mayrink Veiga” cibernética de que se dispõe.
Porque não pensar, talvez, numa videocoluna semanal, disponibilizada via web, que milhares de sites e blogs, gratuitamente, reproduzir, circulariam pelos youtubes, facebooks e tuítes de milhões e que, por isso, também a grande imprensa teria de registrar?
Com sinceridade e simplicidade – suas grandes armas – e não com aquela coisa de pronunciamento “feito” por marqueteiro.
Volto, depois, com os temas tratados com Lula, mas já fica aí o que penso ser mais importante e urgente.
O resto, dizia Vicentinho, é secundário.
View Comments (29)
Nessa imprensa eu acredito. Os blogueiros ajudando a 'pautar" o que precisa ser dito ao país. De mentira, interesses escusos da grande imprensa, de imbecilidade basta.
Lula criou a democracia!
Lula não criou a democracia, mas também não criou a corrupção e a miséria no Brasil como vocês afirmam.
Não se deixou de abordar as pautas que a "mídia corporativa" desejaria (mas que reduziria só a elas). O presidente Lula pôde falar, simplesmente isso, coisa que quase nunca acontece com os entrevistados pela grande mídia. E não foi editado - realmente uma boa maneira de bloquear as más intenções da mídia.
Entre os destaque podemos citar a fala sobre reforma da previdência e a venda de ilusão feita pelo governo para se ganhar a eleição. Os estatizados vão aceitar reformar a previdência? O guru mestre está dizendo que é necessário. E agora?
Por isso os coxinhas golpistas e o PIG têm tanto ódio do cara, quando ele resolve falar é phoda! Se quiser ser candidato em 2018, leva de barbada. Para desespero do dublê de jornalista e antiquário Pedro "Medrosa" e do novo colunista da direita, o grande Kim Becil.
Todo espaço a Lula em blogs como esse e nem um pio sobre o wiki-consultor.
Já colocou o gato no telhado, ou seja, vão propor a reforma da previdência; Lula só veio dar o recado. Será que terão coragem de propor a reforma trabalhista também? Os estatizados vão infartar assim.
Vai trabalhar, Batman!
O LULA nunca perdeu o que o PT perdeu , o poder de comunicação via direta.
"Porque não pensar, talvez, numa videocoluna semanal, disponibilizada via web, que milhares de sites e blogs, gratuitamente, reproduziriam, circulariam pelos youtubes, facebooks e tuítes de milhões e, que por isso, também a grande imprensa teria de registrar?"
É isso FB...!!!!
Perfeito.!
Olá Instituto Lula-la-la: Tá dada a deixa..!!!
"Falou e dizeu...Everaldo" tá dada a deixa e de grátis mesmo. Se fosse o pig cobraria roiyalts. Mas como é o velho FB de guerra, deu a ótima ideia de comunicação. Quem sabe a SECOM lê alguns blogs, tipo o TIJOLAÇO, pra se inspirar e se comunicar melhor. Aliás, LULA deixou bem claro o recado...vem pra briga da COMUNICAÇÃO...Presidenta Dilma !
O Presidente Lula e realmente um Estadista, Nao e atoa que o mundo inteiro o respeita!
Lula disse que não existe nenhum brasileiro que seja mais honesto que ele. Os blogueiros estatizados não só acreditaram, como entraram em êxtase!
Sobre a vontade expressa do Lula em "visitar as periferias".
Moro próximo e frequento uma favela da zona sul de SP. Até hoje não encontrei um único militante do PT. Os moradores não falam em política e, quando falam é para repetir a mídia. Há exceções as quais aproveito sempre que posso para esclarecer algumas políticas que vem sendo tentadas no país: menoridade penal, terceirização, democratização da mídia, etc. Há um imenso trabalho de conscientização política a ser feito.