O menino pobre que foi morar em Miami

Nasceu na Veja, morreu na Veja.

O atual presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, incensado numa histórica capa da Veja como o “menino pobre que mudou o Brasil”, agora volta à mesma revista para dizer que vai pendurar as chuteiras. O menino pobre virou um velho rico e, se mudou o Brasil, talvez tenha sido para pior.

Na semana passada, foi o ministro Marco Aurélio Mello que disse, em entrevista, que ouviu diretamente de Barbosa que ele tinha intenção de sair.

Agora, novamente na Veja, Barbosa dá uma daquelas famosas entrevistas “indiretas”, tão características do jornalismo vejiano, mas que, no caso de Barbosa, me parecem confiáveis, porque provavelmente foram pré-combinadas com o próprio Barbosa.

A declaração de Mello na semana anterior também deve ter sido combinada. Barbosa testou a opinião pública. Como não houve nenhuma reação particularmente negativa à sua decisão de sair do STF, ele volta a carga esta semana.

Perguntado sobre o melhor partido, Barbosa diz que seria o PT, mas não o PT de hoje. Em suas palavras:

“Mas é o PT antigo, não esse PT de hoje, tomado por bandidos, pela corrupção. Em termos de ideias, seria o PT de antes da candidatura do Lula”.

Como Lula é candidato desde os primeiros anos do partido (sua primeira candidatura foi em 1989), a declaração de Barbosa transborda falsidade, com fins eleitorais.

É uma declaração, aliás, ilegal, porque ao juiz – diz a Constituição – é vedado exercer atividade político-partidária.

Dar entrevista desancando diretamente um partido, para uma revista identificada como de oposição, é exatamente o que podemos afirmar que se trata de “atividade político-partidária”.

Mas não me parece que Barbosa esteja preocupado com a Constituição.

Ele está mais preocupado em como vai sair na Veja.

JB afirma, na entrevista, que não será candidato a nada em 2014, mas numa próxima eleição, quem sabe?

Só não falou se será no Brasil.

Talvez seja em Miami, onde tem um apartamento, uma empresa, a Assas JB Corporation, e ao menos um eleitor fiel, o homem da foto, Antonio Mahfuz, que deu a seguinte declaração sobre seu ídolo:

“Renasce a esperança com o Justiceiro. Thanks God!”

* O crédito do título é um twitter do Emir Sader.

Fernando Brito:

View Comments (27)

  • Barbosa em 2014 candidato, só pra 2018.
    Que pena, isso significa que estará no STF até março de 2018.
    Deve estar aguardando a Rede ser armada pra ele deitar.
    Só avisa pro Barbosa que em 2018 o Lula volta.

    • Ele não vai permanecer no STF até 2018.

      Sai bem antes, pois terá que julgar o Mensalão Tucano.

  • O coringa foi preso pelo batman. Em seguida o batman assume o lugar do coringa. Quem assume o lugar do batman?

  • "Em termos de idéias...". Esse homem lá sabe o que é uma idéia sequer? Intenções sim, ele sabe o que é, desde que assediou o frei Beto para seu projeto espúrio. Más intenções o tempo todo. Quem sabe não se une à Ramona e vão viver em Miami. Casalzinho perfeito.

    • São personagens non gratas nesse país, que sejam extremamente felizes em Miami, pelo resto da vida.

  • O lema da campanha já foi escolhido e é de muito bom gosto: "Renasce a esperança com o Justiceiro. Thanks God". O lema aparece sobre a imagem do justiceiro Barbosa, fantasiado de Xerife, com cartucheira e todo, empunhando os dois revólveres, sobre o mapa dos "states", mirando contra o BRAZIL!!!! Bessinha, rápido, antes que roubem a idéia!

  • Seu Barbosa que vá para maime, e que fique por lah, aqui não faz nenhuma falta.

  • Anates da candidatura do JB, o STF vai decretar uma lei para as eleições, via Gilmar Dantas (pres. do STE): Será proibido falar em Lei Maria da Penha; em B.O.(boletim de ocorrência); Inquerito 2474/ Laudo 2828 e, principalmente MENTIRÃO 470.....

  • Parafraseando o JB: "Eu confio no STF, mas é o STF antigo, não esse STF de hoje, tomado por bandidos, pela corrupção. Em termos de ideias, seria o STF de antes do Joaquim, do Gilmar, do Fux e do Ayres Brito".

    • A fotografia atual do STF confirmar a falta de projeto político do PT nacional administrado pelos paulistas. Esse PT, sob mãos de ferro dos paulistas, possui apenas projeto eleitoral que a cada eleição diminui o espaço da esquerda no governo e de quebra QUEIMA os grandes nomes do partido ou aliados ideológicos: Patrus Ananias, Olívio Dutra, Erundina, Cristovam Buarque, entre outros.

  • Ana Cruzelli, você tem razão sobre a cafungada do Lula e a peitada do MST no Joaquim Barbosa. Mas ainda tem o que virá da Itália onde o Pizzolato está mostrando tudo que o Ministro Joaquim Barbosa escondeu dos réus. O cara, completamente desmoralizado, já tá a fim de mergulhar na primeira patente que encontrar e puxar a descarga.

Related Post