O “mercado” dá adeus a Michel Temer

Não se sabe ainda o que vem no final de semana, embora sejam grandes as possibilidades de surgirem novos escândalos, como este das apreensões no apartamento de Aécio Neves, já na happy-hour da sexta-feira.

Mas não é difícil ver que nada de bom virá para aliviar o cerco a Michel Temer.

Ficou claro que ele permaneceu esta semana no Governo pela necessidade de buscar o impossível: alguém que, numa eleição indireta, pudesse seguir a impor as reformas no parlamento.

Houve farto delírio: Henrique Meirelles, Tasso Jereissati, até Rodrigo Maia que, se tem os meios, também tem seus pais a marcá-lo na paleta: Temer, Moreira e César Maia.

Talvez tenha sobrado algo da carga daquele helicóptero do senador Zezé Perrela, porque os jornais se ocupam até da candidatura de Modesto Carvalhosa à presidência indireta, o que, com todo respeito ao velho jurista, reduziria seu nome a Carvalhosa, porque o Modesto passaria a ser uma impropriedade vocativa.

Temer sobreviveu com base na frase de FHC, nada lisonjeira: “é o que temos”.

Mas não se tem mais. O “mercado” – o de verdade, não os 80% de imbecis de “mesa de operações”- sabe que ele está morto e já não tem dúvidas – apesar das declarações públicas em contrário – de que não há base política para aprovar nem a reforma trabalhista nem a previdenciária.

Com isso, desparece o último tubo de suporte á vida – ou sobrevida – do Governo Temer.

Temer escolheu jogar o jogo fora de seu campo, o da cooptação e do conchavo no meio-campo, e partir para o enfrentamento  dentro da grande área. Só que toda a sua zaga tem cartão amarelo e a defesa é uma peneira.

O STF não poderá passar mais uma semana omisso, porque será deixar a palavra única para o TSE.

Eu diria – e não sou o único – que Temer entra em sua última semana.

 

Fernando Brito:

View Comments (39)

  • Gostei da expressão "...delírio: Henrique Meirelles, Tasso Jereissati, até Rodrigo Maia ...". Faltou Nelson Jobim. Será que vai convergir para um Diretas Já com a Globo capitaneando um Dória ? Só se prenderem o Lula.

    • Não creio que Moro, totalmente desacreditado, tenha cacife para prender Lula. O golpe deveria ser anulado e Rousseff deveria voltar para decretar e organizar as eleições diretas e gerais o mais rápido possível. As reformas políticas e o enfrentamento da mídia nativa devem ser prioritários. Esse é o caminho que deveria estar orientando pessoas sérias e preocupadas com o país.

    • E no Ceará os coxinhas rebolantes da direita já estavam dando como certa a escolha do Tasso rs. Coxinhas sem qualquer noção, até do ridículo. O saudoso e sábio Brizola dizia q não estária onde a globo estivesse. Bem, a globo defende com unhas e dentes a saída urgente do temer. Por mais q despreze o meliante o traidor o judas corrupto chefe de quadrilha quero q ele permaneça no poder sangrando o golpe. Expondo a podridao da extrema direita. O pior para o Brasil será a globo salvar o golpe atraves de um preposto um fantoche nomeado indiretamente por ela via CN. Para dar os golpes dos golpes: extinguir direitos trabalhistas e previdenciarios. E quem sabe emplacar o parlamentarismo, impedindo o povo de eleger o chefe de governo. Esse seria o maior dos sonhos da direita, cassar a soberania do povo, o poder do voto, o direito de escolher o governante e a política de governo nas urnas.

  • Não importa qual canalha vai se lambuzar no poder. O nosso foco deve ser impedir essa entrega do nosso patrimônio pra quem nunca lutou trabalhou para construí-lo

  • O que ocorre esta semana que entra ainda é delírio, mas há algo importante no seio do psdb, pois, na semana que termina amanhã houve a total implosão do boneco de ventríloquo João Dória, que com suas pataquadas está fora de qualquer chance séria de aparecer como candidato à presidência , tanto direta quanto indiretamente falando.

    A farsa da operação na cracolândia, junto a demolição de prédio errado com gente dentro e agora a pouco a notícia da fsp que mandara distribuir comida estragada àquelas pobres almas, sepulta qualquer possibilidade do NOVO de mr. Fhc.

    Assim, resta o velho e bom Alckmin, que com todas as desgraças parece ser o que sobrou ao psdb, uma vez que Tasso nem no Ceará leva algo que não seja uma surra de peixeiras.

    Mas o problema não são ELES, o que nos aflige, no campo progressista possível, somos nós !! LULA está condenado pelo MORO e óbvio, condenado pelo TRF4, assim resta a questão - Com quem vamos nós ????

    • Os coxinhas sonham com o extermínio dos pobres. E se drogados então, mais ódio os coxinhas nutrem por eles. Acredito q doriana teria público e votos nesse meio por causa das suas atitudes insanas e higienistas. Como bolsonaro tem. Não sei, entretanto, se a irracionalidade seria tão grande no Brasil para ele ultrapassar os 30% q sempre votam na direita e defendem o extermínio dos pobres q chamam de vagabundos. A globo com certeza ajudaria doriana como fez com Collor e aecio, por pouco elegendo este último. Vejam bem, muito dos q votaram no Collor são os mesmos q votaram em aecio em 2014. Com certeza fizeram tmb seus filhos votarem no gangster. E irão continuar votando em qualquer aventureiro desde q derrote o PT ou alguém da esquerda. Não interesserá se for um aprendiz de Hitler. O verme do fascismo nazismo existe dentro deles. Só falta alguém com o discurso certo para alimentá-lo e fazer eclodir com toda força. Hiter e Goebbels souberam. E deu no q deu, uma 2a guerra mundial. A globo, aecio e cunha fizeram o mesmo no Brasil de 2016. E deu no que está dando, uma crise q parece ser insuperável. Voltamos a ser a república das bananas. Somos ridicularizados no mundo. E até objeto de condenações na ONU e OEA por ofensa aos direitos humanos. Retrocedemos 50 anos em 1 ano.

      • Pensando bem, como a Globo escolhe mal os adversários do Lula. Collor, FHC e Aécio. Ninguém merece.

  • ... Eu quero saber é o dia e o horário do primeiro jantar do infame libanês MT na Papuda!
    E de uma série interminável!
    E sem direito a sorvete na sobremesa!

  • Na verdade, o mercado nunca engoliu o líder da facção golpista do Jaburu... era o que tinha pra ser usado no momento da ascensão de Meirelles no objetivo de transferir dinheiro público ao setor privado a baixo custo sem contrapartidas num ambiente de juros altos - FINANCISMO.

  • maldito libanês temer destruiu nosso país ave de rapina hipócrita e ladrão

  • Só precisamos não deixar que ninguém do PSDBOSTA e ninguém do pmdb assumam o país.

  • Caramba, modesto carvalhosa com o apoio de hélio bicudo! É piada de muito mal gosto ou piraram de vez? Deu a louca no mundo e eu não sabia.

    • Continuando neste ritmo chegarão a propor janaina maluca pateta para presitenta tampão do mercado.

Related Post