O mercado imundo das delações

Como para provar o quanto se tornou tão imundo quanto é lucrativo o mercado de delações premiadas que nasceu e cresceu na estufa da força-tarefa da Lava Jato e na malsinada vara do sr. Sérgio Moro, Ricardo Galhardo, no Estadão, noticia que dois doleiros – Vinicius Claret, o Juca Bala, e  Cláudio de Souza – que participavam de esquemas de lavagem de dinheiro do “corretor” de moeda Dario Messer, eram coagidos a pagar uma “mesada” ao advogado de Alberto Youssef, Antonio Figueiredo Basto, por “segurança em relação ao Ministério Público” e à Polícia Federal, entre 2006 e 2013.

O preço não era para pagar “bagrinhos”: US$  50 mil mensais, o que, todos estes anos, sobe à casa de vários milhões.

As datas são, assim, anteriores ao início da Operaçâo, mas compreende o período em que Alberto Yousseff já era velho conhecido de Moro e do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, ambos responsáveis pelo primeiro acordo de delação de Youssef, no caso Banestado, no qual foi condenado e deixado livre por ter delatado outros envolvidos.

Talvez esteja aí um caminho para que se descubra a razão de algo que ainda é misterioso: como é que se procuraria alguém que está condenado, que delatou e que estava, em tese, em liberdade condicional para intermediar negócios escusos de alto valor.

Teria Youssef, de fato, algum nível de “proteção” que o tornasse “seguro” para tais negócios, mesmo tendo sido “dedo duro”?

Mas isso não vem ao caso, porque a turma de Curitiba é invulnerável, como o Super-Homem, não é?

E quanto aos outros, bem, tem a história dos cem anos de perdão…judicial.

 

Fernando Brito:

View Comments (55)

  • Por isso todas as instâncias judiciais brasileiras indeferem os pedidos para que seja interrogado o advogado hispano brasileiro Tacla Duran, ex funcionário da Odebrecht. Ele sabe em detalhes como funciona essa linha de montagem de delações premiadas à lá carte, venda da redução sentenças condenatórias e de multas processuais, o que em Curitiba, principalmente, tem abarrotado de grana os cofres de determinados procuradores e advogados, alguns inclusive, com os "Castor", atuando na linha do "eu denuncio", você "defende", nós "faturamos". #VERGONHOSO

  • O regime político que os Golpistas vêm desenhando e gestando é uma cleptocracia algo parecido com um Estado Criminal gerido por um criptogoverno, em que a disputa política vai estar restrita a demarcação de territórios entre gangsters das finanças e dos estamentos do Estado e a democracia será um simulacro. O que estiverem em desacordo e se propuserem a lutar contra esse estado de coisas, serão presos e silenciados, em nome da "lei" em um simulacro de Justiça. E a população vai ficar como sempre no meio desse fogo cruzado tentando se esquivar das balas e tentando sobreviver ao dia de amanhã.
    Só um evento nos separa desses destino: as eleições de outubro.

    • O problema é,--estamos preparados para dependendo do que vêm aí ( e não é nada bom), defender as eleições e seu resultado ??--
      Ou, descritos os DELINQUENTES com os que a gente se enfrenta ,os deixaremos ,mais uma vez ,decidir o jogo? porque resulta óbvio ,que eles não estão aí para entregar o PODER à alguém que venha a desfazer o GOLPE 2 anos após.
      Eles tem alguma coisa preparada e contam com os fardados entreguistas do MALDITO exército de ocupação para realiza-lo.
      FDPs.

      • Isso só vai depender de nós, o que vamos fazer, se vamos permitir uma vez mais que nos tirem do poder legítimo que só as urnas nos deu desde 2002, vamos digo nós como povo e como cidadãos ver uma vez maus una minoria impor sua vontade unilateral e tirânica? Enquanto as maiorias não sair as ruas disposta a defender a expressão de sua vontade soberana, essas minorias vão se sentir seguras para manter seu arbítrio.

      • Assim como o salafrário Temer ficou no cargo usurpado por mais de dois anos, a boiada seguirá andando ao matadouro de forma resignada. Triste a apatia (depressão) que tomou conta das pessoas. As pessoas não concordam com o que está aí, até se indignam, mas......

    • Voce disse tudo. O país foi tomado por uma quadrilha de mercenários.Simples assim.

  • Banestado mal resolvido , mal apurado . Era uma festa para os doleiros , Youssef era peixe pequeno , foi boi de piranha . Se Segui se a lei ele não podia delatar de novo , foi feito um acordão com o STF com tudo . Esse departamento de justiça americano e CIA são maravilhosos .

  • e pensar que ainda tem gente que defende essa turma

  • moro vive sendo homenageado nos EUA, por entidades muito mequetrefes. A última é um emaranhado de lobistas, advogados de fundos e outros do mesmo quilate. Só serve mesmo pra tirar fotos e embasbacar quem se deslumbra com plumas e paetês, literalmente.Mor é um lesa pátria e sua hora há de chegar.

      • E quando o delator delata aquilo que eles não querem ouvir, o delator e todos relacionados a ele estão marcados e condenados previamente, usando-se aquilo que eles disseram contra eles mesmos. E foda-se o Direito. Eles querem é usar sua concepção conveniente de "justiça" custe o que custar, servindo a outros interesses que não o público (embora tentem falar em nome deste).

  • Será o outro advogado que trabalha com bastos no esquema o Zucolotto ?

  • Está na hora das autoridades sérias desse pais ouvirem Tacla Duran . Tudo isso vai de encontro o que ele falou na CPI .

  • MAFIOSOS,DELINQUENTES ,HIPÓCRITAS.
    VIRARAM A VIDA DO LULA DO AVESSO,O CONDENOU SEM PROVAS O CRIMINOSO MORO QUE TERÁ MUITAS HISTÓRIAS PRA CONTAR QUANDO RETORNEMOS AO IMPÉRIO DA LEI.
    O AMIGO DO YOUSSEF TEM A SUA ESPADA DE DÂMOCLES ,OU MELHOR DUAS,O TACLA DURÁN E O MESSER.
    OS FIOS DE RABO DE CAVALO SÃO FINOS E A CADA VEZ FICAM MAIS FRACOS,ESTÁ CHEGANDO A HORA.

  • A delação negociada é um negócio que poderia até ter ações na bolsa.
    Negócio sujo mas praticado pela justissa de Curitiba e portanto legal. Há até estoque de delação para ser comercializado na entressafra do caluniamento do LULA. Negócio.
    Quanto ao youssef não há nenhuma novidade, ele sempre foi um parceiro para esta justissa desde o caso banestado. Estava e está aí para qualquer emergência deles. Está livrinho da silva, pagou um pequena multa e ficou com o resto legalizado e lavado para sempre. Livre e com dinheiro sujo agora lavado como merece um parceiro. Só tem dívidas de gratidão com seus amigos.
    Há dezenas de taclas durans e vai ser impossível segurá-los e salvar a lava jato.

Related Post