O “mercado” está frustrado com a falta de uma baixa contábil no balanço da Petrobras.
Baixa que não podia ser feita porque, afinal, ninguém sabe o valor correto do que Paulo Roberto Costa et caterva roubaram ou fizeram a Petrobras perder em sobrepreços.
Qualquer fixação de valor ou mesmo provisão para este fim seria, afinal, um “chute”.
Mas o mercado ansia por que “aconteça” esta baixa, ainda que sem consistência com os fatos reais.
Ainda mais no quadro de turbilhão causado pela desvalorização em mais de 50% nos preços do petróleo, que altera todas as expectativas de precificação dos ativos.
Quem tiver dúvidas, leia os artigos da imprensa sobre as perspectivas da industria do petróleo frente à baixa de preço, com expressões que vão do “crua realidade” ao “chocante”.
Hoje veremos outra forte queda das ações da empresa.
Porque o mercado não quer uma Petrobras transparente, quer uma Petrobras fraca.
O funcionamento e a lucratividade presentes da empresa não estão, em hipótese alguma, comprometidos, tanto que as previsões de geração de receita subiram.
Embora seja muito grave, gravíssimo, o que se fez com a Petrobras, mais grave ainda é o que se quer fazer com ela.
Destruí-la.
View Comments (24)
A maior prova de que o interesse é destruir a Petrobrás foi a análise enviesada feita por dois jornalistas de uma TV do oligopólio midiático familiar( sem nome ) em seu jornal noturno .
A insanidade deles foi a seguinte: Tomaram para análise o Valor de Mercado da empresa ( quantidade de ações x preço da ação) com a dívida da empresa, concluindo que a empresa está falida. Ignorância? Terrorismo? Crime? Tudo junto?
Ora, nenhum analista financeiro toma valor de mercado para qualquer coisa.
Quem conhece, quem é do ramo, usa Receita, Geração de Caixa, Ativos, Reservas.
A Petrobrás deveria dar sua resposta: cortar a sua propaganda em toda Rede Globo e associados e etc. Motivo: economizar, como o mercado diz querer.
Não só a Petrobrás deveria cortar as publicidades na famiglia Marinho, mas também os Correios, a Caixa e o Banco do Brasil!
Dilma, corta a Bolsa PIG!
Dude, acredito que a Petrobras não tem autonomia para tomar uma decisão dessa. Não tem cabimento esses "analistas", que não sabem nada, falarem asneiras contra um anunciante que ajuda a pagar os seus salários. A Petrobras deveria publicar uma nota de repúdio a esse tipo de análise. Para isso ela tem autonomia e competência.
Alguém me explica!
O PRC recebeu propina das empresas que prestam serviço a Petrobras, provavelmente, para prestar serviços superfaturados.
Estes serviços foram pagos, tanto a parte da prestação do serviço quanto o superfaturamento, não existe fatura discriminando cada coisa.
Ou seja, as perdas já compõem os serviços pagos, estão dentro dos investimentos/despesas da empresa.
No máximo, seria discriminar o que foi serviço do que foi superfaturamento, mas no final tudo comporia o que já foi contabilizado como investimento/despesa, ou não? Alguém me explica?
Concordo com VC!
Tive um embate com um colega de trabalho sobre esta questão!
Digo mais: A empreiteira pode ter superfaturado, mas cumpriu a licitação Lei 8.666. Depois disso, faz com seus recursos o que bem entender. Pode doar, com recibo, a candidatos políticos, partidos, comprar quem bem entender. O Problema é de quem se vende. Para as empresas, trata-se de negócios. Penso eu!
Também concordo com vocês. As ações, agora, devem visar punir os corruptos e corruptores. O Balanço Contábil da Petrobras não tem nada a ver com isso. Não houve nenhum contrato por debaixo dos panos. Todos foram aprovados.
Todos nós já vimos esse filme.
Não é a toa que passa todos os dias no PIG.
Parece o destino inevitável de todo filme ruim.
O sangramento da Petrobras não vai cessar mesmo com um final feliz na operação lava jato, a empresa tornou-se uma excelente oportunidade para os investidores e especuladores ganharem alguns dólares.
Sou muito leigo no assunto, leigo mesmo... Portanto me esclareçam, se possível. Se a despesa já foi contabilizada, pois implicou custo, o que teria que ser retificado no balanço? Não seria a possível recuperação de valor pago indevidamente? Isso não constituiria acréscimo ao caixa da empresa? Não seria impactar positivamente a receita, portanto parte do lucro? "Desculpem a ignorancia do macaco!"
EUA declararam guerra ao mundo inteiro:
http://actualidad.rt.com/actualidad/164722-locos-dominar-manicomio-washington
Mas sobre o "prejuízo" devemos considerar que o dinheiro será devolvido com multas à Petrobrás. Dessa forma o "prejuízo" reverte em lucro (multas).
Willian vaca faz propaganda politica todas as noites e ninguem diz nada aho que ele tem razao,quem cala concente.
Aqui do Alto Xingu, os índios alertam para o fato de que "o mercado" não é um ser vivente, não é uma pessoa, uma entidade metafísica, e, portanto, não pode punir ou agraciar alguém, ou achar algo bom ou mau. O chamado "mercado" não passa de pessoas jurídicas (a ampla maioria), nacionais e estrangeiras, e pessoas físicas (idem), que atuam como investidores em ações, todos conscientes de que podem ter sucesso ou fracassar em suas apostas. Assim, não há porque lamentar se uma ação cai de cotação ou não, eis que o que ocorre é que sempre que alguém perde, um outro alguém ganha. E assim "la nave va". Não sejamos fetichistas: não fiquemos apalermados quando a bolsa de valores cai ou alegres quando sobe. Se não somos nós que estamos ganhando ou perdendo, qual é a importância disso. Agora, se alguém ganha ou perde, o problema é dele.
A Petrobras é patrimônio nacional, os acionistas e principalmente os funcionários tem que reagir firmes contra os que querem vingar a derrota nas eleições, destruindo a empresa com ataques constantes de notícias e boatos negativos. A corrupção tem que ser combatida é claro, mas que recuperem o que for possível, punem os culpados e vida que segue.
Vende a Petrobrás e pega 5% da venda dela e deposita o dinheiro da conta da Verônica Serra na ilhas Virgens Britânicas, entrega o mercado de sondas aos gringos, mete o lucro todo no rabo dos acionistas, só assim esses vagabundos ficarão satisfeitos.
Reajusta a gasolina 20% ao ano e distribui a metade do lucro no rabo dos acionistas, fecha os estaleiros e demite todos, ai esses vagabundos ficarão satisfeitos.