Felizmente foram poucos os que não entenderam a reação imediata e sem reservas com que este blog reagiu ao que foi feito com o sr. Reinaldo Azevedo, um cidadão do qual divirjo em ideias e práticas.
Podemos todos que integramos a vasta fauna humana, podemos conviver, capacidade que estamos perdendo e, nisso, Reinaldo tem responsabilidades e graves.
O que tanto o orgulha, ser o criador do termo “petralha”, talvez sirva como ponto referencial desta história de ódio que hoje nos envolveu.
Envolveu a tal ponto que hoje temos um “partido” informal, que tem como líderes os procuradores da República, o juiz Sérgio Moro e, lamentavelmente, o Poder Judiciário em geral.
Este partido totalitário, que atropela direitos e massacra reputações, com a cumplicidade e incentivo de um sistema de mídia do qual Reinaldo fez parte.
A adesão que este agrupamento exige é total e sabuja. Todos se lembram – se esquecerem vejam o que dizem os trolls – que divergir dele era ser ou defender corrupção. Ser “sujos”, como nos chamavam.
A megalomania destes “mensageiros da Verdade” é tanta que não se pejam em adotar comportamentos abjetos, incompatíveis com as funções de equilíbrio que deles se exige.
Desde a cena patética de Rodrigo Janot posando com um cartaz de “esperança do Brasil” até o episódio de domingo, com as entrevistas em inglês de Eliot Ness e seus intocáveis, digo, de Sérgio Moro e os tarefeiros da Força, tornaram-se showmen’s arrogantes e ilegítimos, exibidos pela mídia como super-heróis da “Liga da Justiça”.
É verdade que a mídia se rebola, incomodada, quando seus abusos atingem jornalistas. Mas o que aconteceu é pior, muito pior, do que a já asquerosa violação ao princípio do “sigilo da fonte”.
Reinaldo Azevedo não foi agredido apenas na sua condição profissional, mas em seus direitos de cidadão à privacidade. Se não há crime ou indício de investigação num diálogo “grampeado” não é legítimo divulgá-lo. Não é com Reinaldo, não é com Dilma, não é com o Lula e não é nem mesmo com o “Seu Manoel da Padaria”.
Nenhum ser humano que não tenha se contaminado desta doença coletiva de ódio que se inoculou na sociedade brasileira pode se comprazer da desgraça alheia, mesmo que esta desgraça seja de quem estimulou, cevou e legitimou a metástase da Justiça brasileira, que se converteu num tribunal político, e de seus fornalheiros do Ministério Público, que atiram sem parar carne humana nas suas fogueiras.
Mas todos, independente se de direita como Azevedo ou de esquerda, como este que escreve aqui, precisamos nos unir contra este monstro que se ergueu sobre a vida brasileira, que devora seus antigos cevadores, como a Globo devora Temer, a sua criatura, usada para derrubar o governo eleito.
A hidra global agora tem mais uma cabeça, feroz e destruidora, que precisa ser esmagada, em nome da democracia.
View Comments (26)
Está na cara que a divulgação de um trecho que não compromete o tal de reinaldo foi um aviso, ou será que só aquela conversa foi gravada?
Não sei oque você tem na cabeça, mas ficou claro que aquele IMBECIL do REINALDO AZEVEDO ,assim como a igualmente IMBECIL SHERAZEDO vai tripudiar em você ,e sua compaixão! Sei que o que aconteceu com aquele IMBECIL é um mau sinal, mas agora juntar forças com esse vermes? Lutamos até agora sozinhos, contra eles, contra todos! Pra que manchar nossa história! Deixa esse verme afundar na merda que ele cagou!
BRITO, não fique preocupado. Só coxinhas não entenderam a sua defesa ao tio rei. Eles não tem capacidade cognitiva para tanto.
Quando se defende a presunção da inocência, a ampla defesa, o devido processo legal não se defende corrupção, corrupto o que for; estamos a defender o Estado de Democrático de Direito! Se fazem o que fazem com 'poderosos', ou ditos poderosos, o que farão com o cidadão comum?! Deus nos livre de uma discussão no trânsito com um magistrado deus!!!
Imagine então em condomínio de prédio com mais de um ungido desses? Eu sequer preciso imaginar: Um pensa que é Deus, o outro tem certeza.
Qto ao senhor Reinaldo, tenho a dizer que: cria corvos, logo te sacarão os olhos!
como que esses empregados da Radio e TVBand conseguem chegar em casa e olhar nos olhos dos filhos e netos e vizinhos… o desespero deles é nojento…com a sorte dos golpistas com tantos crimes cometido pelo Presidente…ao contrario de nos ultimos dias de Dilma que eram pura festa e alegria...
Fernando Brito, sua posição política, expressa de forma clara, objetiva e inteligente, deixa-me orgulhoso de ter sabido escolher minha fonte de informação e análise. Você demonstra que um democrata sincero e convicto jamais faz ou poderá fazer concessão ao ódio e a negação da condição humana. Também deve-se destinar da reserva moral dos democratas radicais como você, a indulgência aos que alimentam-se do rancor e do ódio. Lutemos para restaurar entre nós a primazia da condição humana fundamental.
Entendi tudo. Mas repito: foi esse Republicanismo que afundou a esperança da nação ser mais justa e igualitária. Não espere que o inimigo vá ter a sua postura quando for a sua vez de ser escrachado pela justiça.
Concordo plenamente!
O que me entristece é que, Reinaldo sendo Reinaldo, vai, na melhor das hipóteses, ignorar essa sua reação, Brito, ou então, mais provável, dizer que você está "se aproveitando para tentar passar a imagem de imparcial".
A vontade é de pular de alegria por ver essa cria do Lacerda se ferrar como o original, mas isso seria estar do lado do abuso autoritário. Triste situação onde o inimigo do meu inimigo também é meu inimigo.
Ótimo artigo. Venho alertando já há algum tempo que o judiciário e membros do MP seriam os destruidores da democracia por ambição e interesse financeiro. Onde já se vou tanto poder, sem freios, para meros bacharéis e concurseiros de direito.