O “movimento dos sem-golpe”

A semana termina com três forças cambaleantes, depois do surpreendente acordo expresso do Governo com o “conservadorismo” do “não chacoalhem minha galinha dos ovos de ouro”.

Eduardo Cunha não apenas se vê em situação complicada com a iminência do oferecimento de denúncia pela acusação de achaque de fornecedores da Petrobras como perdeu sua espada para reagir a Rodrigo Janot, que poderia ser Renan Calheiros, a quem compete colocar a voto a recondução do Procurador-Geral da República.

Como perdeu sua espada contra Dilma ao ver determinado pelo Supremo Tribunal Federal que é no Congresso, cuja presidência é de Renan Calheiros e não na “sua” Câmara que se devem votar as contas presidenciais e, portanto, não é ele quem pode dizer se a votação de correria, para criar fatos consumados, vá ocorrer com um seu estalar de dedos.

O outro estropiado é Aécio Neves, que está procurando algum programa para o final de semana que o possa fazer “ir sem estar” ou “faltar com presença” na manifestação coxinha de domingo.  O pobre menino ficou pendurado no pincel, logo depois de ter partido para o tudo ou nada.

Aécio pode ter, ainda, maioria formal dentro da  bancada do PSDB, sobretudo na Câmara, onde os tucanos são os mais fiéis “cunhistas” do momento, malgrado a contradição entre se apresentarem como “campeões da moralidade” e serem áulicos de alguém que, neste campeonato, está na “zona de rebaixamento”.

E a terceira força declinante é o próprio movimento “coxinha”, que só se havia tornado importante enquanto as forças políticas institucionais  e a mídia o puderam utilizar como ferramenta para atingir o Governo.

Agora, disse bem o Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo, “os protestos tenderão a ser coisa de lunáticos, gente como Lobão, Kim Kataguiri, Reinaldo Azevedo, Batman do Leblon, Bolsonaro e, à distância, Olavo de Carvalho”.

A dinâmica deste processo indica o surgimento de um partido de extrema direita no Brasil, sem as afetações tucanas e com um candidato à altura (por menor que esta seja) da mediocridade mental que os move, muito provavelmente Jair Bolsonaro.

O movimento dos que ficaram sem golpe já não requer os arroubos de se falar em “exércitos legalistas”, “entrincheirados” ou “em armas” pela defesa da legalidade institucional.

Acontece com eles o que dizia de certos guris o “Tio Ivo”, um “coroa” cardíaco que, para desespero do seu filho Sérgio, teimava em jogar de “beque parado” nas peladas de futebol naquela vila do Lins de Vasconcellos onde passei a adolescência . Lá de trás, entre o poste  e a parede que nos serviam de “gol”, gritava, quando pegavam a bola:

– Larga, deixa sozinho que a natureza marca!

Sábio Tio Ivo.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (36)

  • Será que vai haver uma "bolha de consumo" de pó - entre os nazigolpistas/entreguistas - para afogar as mágoas?

    • Irion, já foi feita uma reserva de emergência com o HELICOCA: 450 kg de pasta para a "mistura". Afinal, pode faltar tudo menos o pó . . .

      • O helipóptero foi devolvido, o piloto liberado, e o pó, o que foi feito dele? Eu acho que o "dono" deve ter ter recebido de volta, pois imaginem o prejuízo que ele teria. Mas isso não vem ao caso.

        • Ao que parece a PF não abriu inquérito! Será que a polícia federal (do PSDB?) tem lado? E se fosse o helicóptero de alguém ligado ao PT??

          • Gente, qual o valor de mercado deste "pó by nasal???" Algum ingênuo acredita que 500 kg de pasta "uma relíquia" ia ser incinerado -nem sei se pega fogo- ou ficar num depósito armazenado, sem que nenhum "ratinho" de duas patas fosse dar uma farejada??? Bem capaz! O pessoal treinado pela CIA sabe bem como redistribuir entre as "partes" interessadas...sem levantar poeira, até a turma da toga leva uma baba pra brindar com um bom "velho Jack twelve years" e eles goooooooosssssssstttttcccchhhhaaaammmmmmm...

  • Eu desconfio que a presidenta Dilma deve ter conhecido esse "tio Ivo" em algum lugar do passado.

  • Os coxinhas estão sem rumo.
    Foram golpeados antes do golpe.
    A estratégia sem dúvida é com apoios inesperados,mas,
    tudo vale a pena para aguardarmos o retorno do Lula em 2018.
    Vai ter muito coxinha podre sumicidando.

    • Eliana,

      os coxinhas agora vão protestar contra o aécim, a globo, o tcu, etc...

  • O senhor mencionado o " TIO IVO ",deve ter aprendido isso,lá nos confins do século l9,com o Karl,que advertia e ensinou ao Lenin,que OS FATOS,SÃO TEIMOSOS,ELES TEIMAM EM ACONTECER.Uma vez como farsa e outra como tragédia! O tempo,serve aos inimigos e a nos mesmos.

  • Bem, domingo vou vender coxinhas para os "manifestantes"!....KKKKKKKK....

    • Muito boa. E assistiremos de camarote a Globolpista tentar inflar o MSG. Peraí, eu não assisto a gLobo, que estou falando? Mas, apesar dos engulhos, talvez eu de uma zapeada bem rápida, prá não derreter meu cérebro.

  • Para confirmar, mais uma vez, que a bancada do PT na Câmara é formada por pusilânimes que só apoiam o governo quando as pesquisas são favoráveis (exceto a bancada do RS que dá seguidas demonstrações de inteligência e coragem), pois foi preciso uma Senadora do PMDB questionar junto ao STF as votações de CUnha, que não passaram pela Comissão de Orçamento do Congresso e teem que ser votadas por sessão conjunta e não pela Câmara isoladamente. Mais um vexame dos deputados petistas.
    Quanto às PEC's "aprovadas" sob a tirania de CUnha, deveriam ser todas submetidas a um referendo popular antes de se transformarem em PEC's de verdade.

  • Como por hora está afastado o clima político para destitui-la do cargo, os descontes não têm mais motivos para se manifestar? É isso mesmo? Então as pessoas devem aceitar todos os desmandos, os roubos, as mazelas, a falta de expectativa quanto ao futuro para que tenhamos um país justo e melhor para todos e não somente para os apadrinhadoe,simplesmente isso!!!! Lembro quando o PT era oposição e por motivos diversos, convocou greve geral, paralisações, etc. Naquela época tinha democracia, ou seja, ninguém era chamado de golpista ssomente por discordar. Os tempos mudaram e o PT fará de tudo para se manter no poder, inclusive pegando em armas se sentir que o seu projeto de poder corre o mínimo risco.

    • Não, Nelson, a PF, o MP, o STF são tucanos, e não deixarão isto acontecer. Isto, enquanto houver petista no caldeirão. Agora, se houver tucano, não vem ao caso.

    • Se tiverem motivos para se manifestar, que o façam. Mas quais são mesmo os motivos? Vamos falar honestamente, deixando os pittbulls da mídia de fora. Qual a falta de expectativa para o futuro? Milhares de jovens com acesso às universidades? Há aumento de desemprego? Há, é fato, mas não é generalizado a ponto de os brasileiros perderem as esperanças no futuro. Isso é uma mentira cruel com um povo que tem sido alimentado com novos sonhos. Há uma crise no mundo capitalista e nós estamos no meio dela; somos um país capitalista, de empresários que lucram astronomicamente (como os banqueiros) e sugam o sangue dos trabalhadores, como em qualquer capitalismo. O que os governos petistas fazem não é nenhuma revolução, é apenas ofercer condições para que o trabalhador não tenha a vida totalmente sugada pelo capital. Por isso é um governo trabalhista, sim, queiram ou não queiram os juízes.
      Ninguém deve aceitar desmandos, mazelas, corrupção, etc de ninguém. Mas nós também não somos obrigados a aceitar a hipocrisia de quem diz combater a corrupção e fecha os olhos para infinitios desmandos de outros políticos, partidos e poderes. Onde estavam Judiciário e MP quando começaram os roubos na Petrobras? Um dos diretores ladrões confessou em alto e bom som que começou a roubar em 1996. Judiciário e MP estavam dormindo distraídos? Pense uma coisa: se eles tivessem atuado desde 1996, quantos milhões teríamos poupado da corrupção? E porque eles não faziam nada nesse tempo? Ambos já tinham sua autonomia e independência garantida pela Constituição desde 1988. Quem não quer aceitar desmandos no seu país tem que começar de casa e de dentro; não adianta culpar o sofá. O que precisamos é recuperar a Política nesse país e no mundo; os grandes crimes financeiros prosperam exatamente porque o financismo domina tudo e não a Política. E não existe Política de um lado só; a estratégia de esmagar o PT é forma de levar o Brasil de volta aos tempos em que ninguém investigava nada, como em 1996. Políticos como ACM morreram intocados; Renan Calheiros foi nada menos do que ministro da Justiça de FHC. O PT não inventou e nem aumentou corrupção nenhuma, mas sua criminalização é um mecanismo muito eficiente de retrocesso. A dominaão também se faz pelo discurso, não apenas pela força.

  • Não acredito na Globo que traz o golpe no seu DNA. É melhor estudar todos os cenários, em especial os mais desfavoráveis. Golpe político não acontece com data e hora marcada, sempre se dá de forma dissimulada e traiçoeira, pegando a presa desprevenida. Em guarda completa até o total desmonte da canalhice e que proteja-se o Lula e vigília, pelo menos uns 200 que se revezem. O que está em jogo é o jabaculê pela entrega de um pré sal que vale a micharia de 10 trilhões de dólares. Repito, nao confiem na Globo.

    • Bem observado!! Essa coisa de "recuo" pode ser algo do tipo "tsunami": o mar recua mas volta com força total...
      Não há como confiar nessa Rede Goebbels...

      • Na minha humilde opinião, o dinheiro de financiadores externos está indo para outra direção: as primárias na corrida à presidência dos EUA. Daí um recuo necessário, mas sem largar de mão os interesses globais como o pré-sal, o fim do Mercosul, a terceirização e redução brutal dos direitos previdenciários (no pacote do acordo), divisões internas em países periféricos e estratégicos, enquanto a China vai avançando. Coisas desse tipo. As definições e novas ameaças ou novos acordos chegam depois das eleições norte-americanas.

    • Também acho. No momento, não dá para confiar em nada nem em ninguém.

      • Estão fazendo o mesmo no Equador, tentam toda hora desestabilizar o Correa. É que o Correa fala todo santo sábado por 4 horas com o povo, explicando os feitos da semana e desfazendo as falácias da mídia, viaja constantemente pelo país fazendo os Encuentros Ciudadanos. E andou expulsando umas Ongs suspeitas de lá. Não fosse assim, já teria caído. Tentaram o mesmo com C. Kirchner. Vejam o Porto Rico, a situação, mais um quintal dos EUA no mundo. E aqui, é pré-sal demais, muito $$$, muita gente de olho.

  • Se houver manifestação coxinha domingo, com certeza será minguada.
    Agora, por favor, alguém peça pra eles não fazerem mais aquela dancinha ridícula de um vídeo que circula pela internet. Aquilo faz a gente que não tem nada a ver ficar com vergonha.

    • Vergonha alheia, às vezes é pior que a própria, realmente. Como o comentário do Nelson, acima. ele, inclusive deve estar fazendo esta dancinha.

      • Eu acho que terá muita gente, dada a popularidade baixa da Dilma e acho que pode incluir a classe C (esta está sentindo a crise e a lava a jato como ameaças à cidadania recém ampliada). Mas, vamos ver... No clima de uma grande divisão que ainda existe no país e principalmente em SP, creio que estas manifestações continuarão.

Related Post