O mundo das mulheres não será mais de dondocas ou de escravas

Não escreveria se não tivesse “saído na Veja“.

Mas poderia ter sido na Caras.

Não escreveria pelas mulheres de hoje, que sabem, podem e defendem sua capacidade e sua condição de seres humanos plenos.

Não escreveria, portanto, escrever por si próprias.

Não tenho nada com o que cada um faz de sua vida, é meu princípio. Muito menos com quem casa, como encara o trabalho, como encara a vida familiar. Não é assunto para mim ou para ninguém.

Escrevo apenas por duas pessoas que me dizem respeito e que não estão mais aqui para se manifestarem diante desta pobre redução do papel de uma mulher.

A minha avó, que pedalou anos uma velha máquina de costura da Singer para ajudar a manter os filhos. E minha mãe, que se esfalfou em dois empregos, por anos, para fazer o mesmo.

Cada um tem o direito de ser como quiser, repito, mas a glamourização da mulher “recatada e do lar” é uma ofensa à imensa maioria de mulheres trabalhadoras e independentes.

Quem quiser e puder ser, problema seu. Mas não serve de modelo, porque a mulher, que sempre trabalhou, é capaz de exercer qualquer atividade, de ter o comportamento pessoal que bem desejar e viver plenamente as suas capacidades e vontades.

Aquela é, felizmente, uma espécie em extinção e é preciso extinguir também entre nós, homens, a visão de que isso é ser companheira ou a condição a que se pode obrigar alguma mulher, tirando-a do trabalho e, por isso, quase que a encarcerando “no lar”.

É um dever de qualquer ser humano, de qualquer sexo, se levantar contra esta violência moral que se quer fazer com a regressão das conquistas femininas e ela existe, como mostrou Mario Magalhães, no UOL, ao recolher, como esterco, as palavras do deputado Marco Feliciano, expoente destas trevas:

“Quando você estimula uma mulher a ter os mesmos direitos do homem, ela querendo trabalhar, a sua parcela como mãe começa a ficar anulada, e, para que ela não seja mãe, só há uma maneira que se conhece: ou ela não se casa, ou mantém um casamento, um relacionamento com uma pessoa do mesmo sexo, e que vão gozar dos prazeres de uma união e não vão ter filhos.

A este imbecil, que provavelmente agride a própria mãe ou sua memória, eu felizmente posso dizer: você pode querer viver na pré-história, mas a pré-história não vai voltar a acontecer neste mundo.

Gente como ele deve estar se comprazendo com a comparação do que se exibe com a Presdenta que está derrubando.

Mas o mundo das mulheres nunca mais será o das dondocas nem o das escravas.

Fernando Brito:

View Comments (36)

  • Olha...comentar a Veja...chega a dar dor de barriga. A Globo, Veja, Isto (não) é e toda esta mídia bagaceira, há décadas trata nós Brasileiros como uma sub-raça...algo quase inumano, incapaz de ter a capacidade mental de "entender" o que eles publicam ou divulgam. É TÃO OFENSIVO a maneira como tratam o povo que sustenta "sua inteligência" seja através da compra do "lixo que são" ou seja através da publicidade -inclusive estatal- que eu espero que um dia, grande parte deste povo execre este lixo e quem sabe tenhamos uma mídia mais respeitosa com quem a mantém. Mas admitamos uma coisa -embora doa- quem colocou este Congresso lá, fomos nós...então, ELE É O RETRATO DO NOSSO POVO...AINDA, INFELIZMENTE, MUITO ATRASADO !!!

    • Você se lembra do comentário que o cara do jornal nacional fez num congresso? O povo que me assiste está ao nível do Homer Simpson. Ele não mentiu.

  • A revista Veja ainda está no século XVIII época em que a sociedade se divida entre:
    Senhores, escravos e escravas e Marcelas Temer.
    Quando a direita brasileira chegará ao século XX? (escrevi XX mesmo, pois ao XXI talvez nunca chegue).
    Que tanto prazer essa direita sente em oprimir os outros? Não conseguem vislumbrar um mundo com pessoas felizes?

  • Enfim teremos uma primeira-dama bonita. Aquela Verônica Maldonado era muito baranga.

  • … O matuto só está assobiando… [‘E mais feliz do que pinto no lixo!’…]
    Risos estonteantes

    Dilma, ‘Coração Valente’,
    força brasileira, garra desta gente!

    Ô Dilma,
    ‘Coração Valente’,
    nada nos segura
    pra seguir em frente!

    Você nunca desviou o olhar
    do sofrimento do povo,
    por isso eu te quero
    OUTRA VEZ…
    (…)

    Bis ‘n’ vezes!

    E não vai ter golpe!
    NAZIfascistas &$ IMUNDOS [mega]CORRUPTOS NUNCA MAIS!

  • *Deputada Raquel Muniz votou a favor do impeachment da absolutamente honrada e ilibada presidente Dilma Vana Rousseff, marido 'PREFEITIM' CORRUPTO locupletou dinheiro público da saúde homenageado é PRESO
    *PSD/MG do réu confesso 'Aécio 1/3 El Chato Principado de Liechtenstein Furnas Forever'

    https://www.youtube.com/watch?v=XJhWw5p6eag

  • Um singelo comunicado ao mundo civilizado

    Mundo civilizado, esses(as) covardes BANDIDOS(AS) CRIMINOSOS(AS) NAZIFASCITERRORISTAS, DESUMANOS(AS), HIPÓCRITAS &$ [mega]CORRUPTOS(AS) [quase]anencéfalos constituem o quer há de pior na escória da humanidade!...

    • Messias, o tal Mundo Civilizado (se você se refere ao tla Ocidente) está cheio deles.

      • Prezado e consciente José carlos,
        entendi!
        Porém, é bom que eles/elas saibam que no 'braZ$&l' parasitas também pululam e transbordam sofregamente!
        Perdão aos parasitas!

Related Post