O Natal dos sem-direitos. Temer tira garantias que trabalhador tinha há 70 anos!

O “Papai Noel” de Michel Temer para os trabalhadores não dá presentes, os leva embora.

Primeiro, esta monstruosidade da reforma previdenciária que, na prática, fará o trabalhador contribuir até o final dos seus dias, porque é isso o que se terá com os tais 49 anos de contribuição para não sofre mais perdas no valor dos proventos. Mais, porque perdas já terá com outra mudança, o fim do descarte dos 20% de menores contribuições para o cálculo do benefício.

Agora, estas duas novidades: a jornada de trabalho flexível e a ampliação do prazo dos contratos temporários.

O que isso quer dizer?

Na teoria, que a empresa pode ajustar o horário de trabalho de seu empregado às suas necessidade. Na prática, que o trabalhador ficará à disposição do patrão o dia inteiro, mas só receberá o tempo em que for “usado”. A historinha de que o trabalhador que aceitar este esquema – e quem é que pode recusar, em meio à crise do emprego? – poderá ter duas ocupações formais é uma balela: quando os dois patrões quiserem “usá-lo” no mesmo horário, como ele fará, já que não pode criar um “clone”?

Já a ampliação do prazo de contrato temporário – que já existe há 42 anos e é limitado a três meses – significa que determinados setores praticamente deixarão de ter trabalhadores permanentes, sobretudo aqueles onde há mão-de-obra abundante (quase todos, atualmente) e em alguns, como a construção civil, ligação entre o emprego do trabalhador e obra definida. Todos estes trabalhadores perdem o direito ao aviso prévio, aos 40% de multa do FGTS e a qualquer outra estabilidade como a da gestante e do acidentado no trabalho.

Este monstro que se instalou no Palácio do Planalto, na ânsia de agarra-se ao cargo ilegítimo diante das revelações de suas falcatruas, avança sobre os direitos do trabalhador como nem a ditadura militar ou o governo Fernando Henrique Cardoso ousaram.

Michel Temer não tem limites morais ou humanos. Tudo o que lhe importa é se manter lá, mesmo tendo de dar de presente ao capital tudo o que, desde Getúlio Vargas, o trabalhador tem de direitos.

Em nome do combate à crise, retorna-se à escravidão.

Fernando Brito:

View Comments (25)

  • Eu não acho que isto seja apenas para se manter no cargo, ele não tem autonomia para tanto. O GOLPE é ISTO tudo e estava previsto desde sempre. Precisamos expandir a visão além do mundo de Temer, Cunha, Barroso, Moro, Globo, etc. Isto é um PROJETO sim, de volta à escravidão como foi dito. Estamos diante de algo que, como diria Brizola, "vem de longe, vem de Washington, vem de Londres, vem do império".

    • Como o empregado vai contribuir para a previdência se o emprego deixa de existir.....o último presente dos sem voto que deram o golpe de estado: transformar o empregado em horista, uma vez que ganharão pelas horas trabalhadas, para economizar e acumular mais lucro, o patrão poderá suga-lo e, ao completar a meta diária, ouvirá: vá embora "descansar", com um detalhe importante: o valor do "descanso" virá ao receber seu salário, pois que apenas uma parte do Salário Minimo, com base nas horas trabalhadas: risível não fosse trágico.

    • e bote apoio do PSDB nisso. não duvido de puxarem o tapete o temer no primeiro semestre do ano que vem!

  • Video esclarecedor do YouTube :

    DILMA ELOGIA MICHEL TEMER

    Em 1:24 , Dilma Rousseff tece rasgados elogios aTemer, vendendo gato por lebre diante da militancia otària e enlouquecida, sob aplausos esfusiantes de um alucinado Lula !!

    Ao fundo, entre vàrios comparsas, assistindo tudo discretamente, o gato angorà ...

    "Diga me com quem andas e te direi quem és "

    Essa é para o Oliveira , que adora frases feitas !!

    • Pera lá, trouxinha. Quando você vai na rua pedindo golpítima, quem quer Temer é você. Em todos os aspectos, ele é o seu presidente, te representa perfeitamente. É burro, limitado, inexpressivo, fisiológico e ladrão. Traidor. Tem manias de grandeza. Acha que é importante mas no final do dia é só massa de manobra. É o seu eu político.

    • NÃO SE VOTA EM VICE, RETARDADO! O VICE VEM DE LAMBUJEM. VICE NÃO MANDA NADA. SE ELE MANDA AGORA, É PORQUE TU E A TUA TURMA O COLOCARAM LÁ. ACEITA QUE DÓI MENOS, COXINHA TROUXINHA!

  • CARLOS TOD : aqui ninguém concorre a prêmio literário. Eu mesmo, que tenho por hábito revisar meus textos, muitas vezes esqueço e mando as msg com erros mesmo. O que importa é que passamos nossas ideias de modo que todos as compreendam.

  • BRONCO CAPIAU: se você não fosse um coxinha (portanto, não tem inteligência) nem postaria uma bobagem dessas. O que a Dilma deveria dizer? Por exemplo: "Olha gente, esse cara é meu vice, mas já vou avisando que ele é um traidor, que vai me derrubar para assumir o poder".
    Era isso que ela deveria dizer? Tem certeza? Não quer pedir ajuda aos universitários? Ou as cartas?
    Já que gostas de minhas frases prontas, que tal esta:
    "Não há nenhum pensamento importante que a burrice não saiba usar, ela é móvel para todos os lados e pode vestir todos os trajes da verdade".

    Não é minha. E do Robert Musil. E, curiosamente, na década de 40 ele publicou um livro, já prevendo o teu nascimento. Chama-se "O HOMEM SEM QUALIDADES". Que rara coincidência!

  • É para que este retorno do brasil aos tempos da república velha se consolide que a direita escrota quer impedir por toda lei a volta de Lula. Aliás, direita em republiqueta de bananas é sinônimo de banditismo. Lula não volta eleito? É questão de tempo até que lideranças conscientes de que certas coisas só se resolve "com sangue na calçada" surjam. A história mostra isso. Getúlio não fez tudo que fez porque era bonzinho, mas porque sabia que povo muito na merda que sente que não tem mais nada a perder é capaz de lutar; a ditadura militar/civil de 1964-1985 também sabia disso. É questão de tempo, talvez muitos anos, mas os próprios golpistas plantaram a semente.

  • Os idiotas sempre tem muitas opiniões, argumento algum para justificá-las e estupidez de sobra para continuar a cultivá-las.
    (Agni Shakti).

  • ACABOU O DEBATE DE IDÉIAS, DISCUSSÕES FILOSÓFICAS, CITAÇÕES INTELECTUAIS.
    O POVO BRASILEIRO TEM QUE SER MOBILIZADO PARA A AÇÃO.

Related Post