O nazismo está entre nós?

Esta história de que  O Globo publicou uma notícia – falsa – que que um computador do Palácio do Planalto para  alterar o verbete sobre “muçulmanos” na Wikipédia é só mais um ridículo capítulo do que virou o pseudojornalismo no Brasil.

Bisbilhotice e da pior espécie, porque além de sórdida, é mentirosa e irrelevante, porque usar uma conexão de internet (IP) hoje é  tão comum quanto usar um telefone.

É patrulhamento igual ao que se faz sobre o lânguido ocupante do Ministério da Justiça por ter recebido advogados que representam empresas envolvidas na “Lava Jato”.

Os advogados são criminosos? Ou exercem, como diz a Constituição, função essencial à Justiça (art. 133)?

O ministro da Justiça deve bater-lhes a porta à cara?

Quando estive no Ministério do Trabalho, a MRV, por artes de um subcontratada da subcontratada, foi parar na lista do trabalho escravo, esta mesmo que foi anulada por decisão do Supremo Tribunal Federal.

O presidente da empresa -nem me recordo de seu nome, sei que era um senhor alto e grisalho – pediu audiência ao Ministro. Já sabendo o que se faz por aqui, disse eu ao Ministro: “não o receba, deixe que eu faça isso, para não dizerem que o senhor é cúmplice de trabalho escravo por falar com ele”.

Recebi-o e disse o óbvio: que nada na esfera administrativa poderia ser feito, porque era uma decisão autônoma da Fiscalização do Trabalho. E que, se quisesse, recorresse à Justiça, o que é direito de qualquer pessoa ou instituição. Embora, não tenha feito nada em seu favor, cumpri os deveres de civilidade e cortesia que a função me impunha.

Incrível que houve gente achando que aquilo era uma “concessão” e até um acumpliciamento com o trabalho escravo.

Ora, é preciso ser nazistóide para pensar assim, mesmo que por uma justíssima causa como é a da abolição do trabalho degradante.

Já conversei com adversários, muitos deles daqueles figadais e sempre com respeito, embora quase sempre sem concessões, exceto aquelas que pudessem facilitar boas e dignas soluções.

Recordo-me que um dia, também em lugar do Ministro, recebi representantes da indústria do amianto, esta praga para a saúde. O cidadão veio com uma argumentação agressiva, tentando mostrar que estão errados as centenas de estudos que mostram o potencial ofensivo do pó gerado em sua fabricação e eu tive de apartá-lo: “Doutor, não estamos aqui para discutir se a fabricação de amianto assim deve ou não acabar. Ela vai acabar e nosso dever aqui é debater como fazê-la acabar com menos impacto para o emprego e a renda das comunidades que vivem disso”…

O agente público é, hoje, um criminoso em potencial, culpado até que prove o contrário.

Eu chegava ao absurdo de levar meu laptop para o ministério e usar um modem portátil, destes “1,5 G”, para ter o direito a comunicação privada.

O que é engraçado é qualquer guri que se preste a fazer “o papel do jornal”, bisbilhotando os que são desafetos da empresa, se sinta no direito de fazer este tipo de coisa, achando que faz “jornalismo”.

Os que , que nos anos 70 e 80, fomos acusados de fazer “patrulhamento ideológico” por defendermos nossas posições de esquerda, agora estamos sujeitos a um “policialismo” da pior espécie, onde alguém é criminoso apenas por falar com alguém que é acusado de algo.

O nazismo está entre nós e muitos não o percebem.

Fernando Brito:

View Comments (11)

  • O discurso de posse do gauchinho quero dizer novo, inflamado, a lá ACM velho, baiano e alguns outros parece que vai longe, haja ouvidos de ouvir, tomara que rendesse algum projeto, de falácia e discurso o inferno tá cheio, quero ver consistência projeto ação, gritaria ganha voto do bobo.Tomara que o jovem deputado não esgotasse em tenra idade.Será que é disso que o Rio Grande do Sul precisa e merece. Prefiro Teixeirinha Gaúcho de Passo Fundo Tchê, ainda.Gogó e reclamação tá assim cheio, trabalhando tem poucos e vence - Veremos.......

  • Mas ainda há alguma dúvida de que a 'grande' mídia no Brasil é nazi$ta ?!?...

    **** *************
    **** *************
    ************* ****
    ************* ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** ... "Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma" *** * Joseph Pulitzer. **** ... ... "Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo" *** * Malcolm X. ... ... ... Ley de Medios Já ! ! ! . . . ... ... ... ...

  • E esse nazi$mo de que padece a realidade brasileira contemporânea foi se formando ao longo de décadas e sucessivas gerações muito ao sabor da atuação criminosa (e lesa-pátria), deletéria da 'grande' mídia nacional(? De onde?) & Cia, que juntamente com a não menos nociva indústria cultural impôs subliminarmente padrões ou modos, tipos de comportamento reacionários, conservadores e destituídos de caráter humanístico (Doutrina centrada no homem ou na humanidade). Hoje, não adianta falar nessas coisas para quem se educou(?) centrado apenas em si, sem se importar com o(s) outro(s). E não adianta a escola tentar, inutilmente, resolver um problema sobre o qual ela não responsabilidade, porque o que se diz a cada aula todos os dias é imediatamente contraposto pela experiência diária de exposição à mídia/indústria cultural e seus multiplicadores (nas próprias relações familiares, amizades etc.), realimentando e fortalecendo o ciclo vicioso de tais comportamentos influenciados pelo bombardeio permanente e a sucessiva exposição a esses elementos deletérios da criticidade.

    O ponto central de tudo sempre converge ou parece convergir para uma verdadeira democratização da comunicação/informação no País, uma vez que a ditadura midiática que assola o Brasil já passou, há muito, do seu prazo de validade...

    **** *************
    **** *************
    ************* ****
    ************* ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

  • "O nazismo está entre nós e muitos não o percebem."

    Fernando:
    Esse é o padrão da CIA e da NSA. Afinal de conta a imprensa brasileira molda-se no padrão da terra do tio SAM onde a mentira é a virtude e bisbilhotar a vida alheia é a sua rotina do dia a dia. O nazismo fez muita desgraça ao mundo e devemos lutar para que nunca mais volte a ter vez, mas, eu pergunto: Quem criou Hitler? será que o arrocho financeiro criado pelo Banco Mundial, Clube de Paris, FMI e Banco Central Europeu não é um nôvo tratado de Versalhes para os paises da periferia e para alguns da própria Europa ? Ou será que alguns medíocres da oposição brasileira a serviço do capital financeiro parasita não estão querendo abertamente pregando que vivamos uma nova república de Weimar ? A história está aí para ser analisada e dela tirarmos nossas conclusões.

    • Valdir, esse fato nao tem nada a ver com a CIA ou a NSA, isso é neurose sua.

      A alteraçao é coisa "plantada" pela nossa imprensa doméstica para "render" notícia durante o feriado. É só mais uma indecencia jornalística de ocasiao, nada novo até aqui. Mas, usar a wikipédia, de novo, é o fim da picada..

      Vivemos num estado de exceçao em todas as esferas, pública e privada, onde cada um diz e faz o que quer, amparados pela tal "liberdade de expressao e "estado de direito", "prostituidos, diga-se de passagem, mas que encontra eco só nos coraçoes endurecidos ou corrompidos pelo estado das coisas que a imprensa enfia na cabecinha deles.

      Wikipédia é terra de ninguém e qualquer um sabe disso. Num país sério a wikipédia nao é notícia de jeito nenhum. Brasil é atrasado mesmo..

      Agora, tornar isso notícia é demais para qualquer cidadao que tenha o mínimo de discernimento e informaçao. É o tipo de coisa que só "gruda" se o que recebe este tipo de "informaçao" for pior do que aquele que a reproduduz.

      Ley de médios ninguém quer porque é censura, nao é mesmo? Entao haja "saco" para armazenar tanta merda excretada diariamente, ainda que seja da "notícia" da ateraçao da tal wikipédia atribuída a um governo de Estado. É o absurdo dos absurdos.

      Ah....se Ciro Gomes fosse presidente desta bagaça o Brasil teria um rumo político muito diferente. Rumo "político", digo.

      A Dilma, perdoe, nao tem perfil político para lidar com isso que está aí. Ela é, sim, uma "boa gestora cheia de boas intençoes", mas isso´só nao basta para ser Presidente de um país. Falta-lhe o perfil político que o cargo exige.

      A mídia e a oposiçao perceberam essa fragilidade dela e botam prá quebrar. Usam qualquer fato para sujar o nome do governo. Usar a wikipédia para isso demonstra claramente que a percepaçoa deles em relaçao ao povo é de que o o "sendo comum e de discernimento coletivo" é baixo, raso etc..

      Negócio é torcer para Dilma ouvir mais o Lula e salvar o seu governo tomando posse dele e encarar de frente a Ley de Medios para garantir a sanidade do povo.

      Na batalha das mentes o governo está perdendo terreno e quando acordar será tarde demais.

      • VIROU MODA EM BLOGS FALSAMENTE ALIADOS, METER O PAU NA DILMA. ISSO É BARATO. ATÉ CLAMAR POR CIRO GOMES PARA AÇÃO POLÍTICA. ORA BOLAS! ELE NÃO CONSEGUIRIA NADA NESSE REGIME. QUE ELE FARIA ? DAVA COICE NOS PIGUENTOS? ELES IAM FICAR QUIETOS, COM MEDO? VEJA QUE A LEI DE MEDIOS DA ARGENTINA NÃO ESTÁ GARANTINDO BOM FUTURO PARA A KIRCHNER.
        ENQUANTO O POVO ELEGER GENTE COMO CUNHA E BOLSONARO (NO RIO DE JANEIRO), NÃO TEM JEITO.

        • Felipe, seus argumentos sao rasos e passionais demais.

          Ser de esquerda ou petista nao retira de ninguém a capacidade de "pensar" e "analisar". Ser de esquerda ou petista nao é e nem nunca foi ou representou salvo-conduto para quem quer que seja.

          Dilma foi eleita ao cargo de Presidente da República porque foi o seu programa de governo o eleito nas urnas. Dentre os candidatos de 2014 era, sim, a melhor escolha que tínhamos, mas a questao aqui é outra - sao as suas escolhas e o seu modo de agir politicamente que enseja as discussoes travadas nos os blogs de esquerda. Discordar das decisoes do governo, ainda que seja petista, nao representa "meter o pau" nem ser considerado "fogo amigo".
          Se ela enveredou para a direita na economia e outros ministérios, contrariando promessa de campanha, poderia, mas deveria esclarecer para o povo os motivos da escolha e reafirmar o seu compromisso de campanha. Nao o fez. Politicamente é um erro deixar de se comunicar com o povo e seus eleitores. O resultado é este que estamos vendo - só um lado defendendo o seu ponto de vista e o povo consumindo mentiras diariamente. O governo nao trava embate político para defender a sua posiçao de "governo eleito". É a omissao que destrói a confiança.

          Qual foi a defesa política que a Petrobras teve do governo depois de eleiçao? Qual foi a estratégia da manutençao de Foster na Petrobras? Por que delegar a "batalha da comunicaçao" aos ministros? O governo compactua com as omissoes e decisoes do seu ministro da justiça, o zé, aquele que é chefe da pf escandalosamente partidária? E por aí vai etcs mais.

          Lula e Dilma carregam a mesma bandeira, só que o perfil político do cargo a Presidencia é uma qualidade frágil do governo dela e isso dificulta a estabilidade política e manutençao dos seus compromissos de campanha, agravados, claro, pela total falta de uma política de comunicaçao, que é o elo imprescindível entre o governo e os governados.

          Nao nego, se Ciro Gomes fosse candidato o meu voto seria dele. Ele carrega a mesma bandeira de Lula e Dilma, é um progressista honesto e honrado, e tem o jogo de cintura do Lula porque sabe, como ninguém, que no meio político quem nao souber exercer a arte da "política" nao se cria.

          Lula e Ciro Gomes conseguem, através da arte da política, apaziguar cascavel com jararaca, urutu-cruzeiro com sucuri. Sao comunicadores e articuladores natos.

          Quem nao for para o embate político num governo está fadado ao isolamento e perda de apoio político e da sociedade. Omissao em política nao é estratégia, é um erro grave que cobra alto preço.

          O cargo de Presidencia é um "cargo político", ponto final. Quando a Dilma vai descobrir isso ?

  • Ficar rica na ditadura não é crime?
    Sonegar impostos é crime?
    Mentir descaradamente todos os dias é crime?
    Esconder os crimes de FHC e dos tucanos (Serra, Aécio, etc.) é crime?
    Fazer apologia à prostituição e ao uso de drogas, todos os dias, é crime?
    A globo é o que há de mais abjeto no Brasil.

  • Além da internet ser mesmo o lugar em tudo quanto é canalha e safado se aproveita, já se mostrou que qualquer um usando laptop no Palácio pode usar as conexões para colocar o que quiser na net.

  • Às vezes fico pensando no que essa mídia irresponsável está transformando o brasileiro. Normalmente somos vistos como um povo alegre e acolhedor. Ultimamente, basta vermos os comentários nos UOLs, Terras da vida, é impressionante a carga de ódio que, normalmente, os partidários da direita expressam contra o atual governo. São palavrões, xingamentos dos mais feios. Calma lá gente!

    Que tenhamos uma discussão séria e apartidária, confrontando resultados e projetos. Moramos todos numa casa chamada Brasil. Se não houver uma convivência pacífica, vira um campo de guerra.

Related Post