O novo dia da vergonha

Daqui a pouco, na Câmara, começa outro dia de vergonha para o Brasil.

Um governo que, ilegítimo desde a origem, cumpre seu pouco mais de um ano sem ter o que mostrar senão um país prostrado,  uma economia arruinada, serviços públicos em pré-colapso, e a política institucional reduzida ao exercício dos apetites mais mesquinhos.

A vontade popular nem mesmo é algo a ser conquistado: trata-se apenas de fazê-la ser ignorada.

A lei é apenas um instrumento de favores aos amigos e cúmplices e um castigo a ser usado contra os inimigos.

A economia é apenas o território de uma política de cata-moedas para fechar contas que não fecham jamais, pois o país apenas vegeta.

As tais “instituições”, uma lástima, onde todos procuram vantagens – de poder ou de dinheiro – perdidos completamente o equilíbrio, o decoro e o espírito público.

As Forças Armadas, notadamente o exército, usado numa missão que poderia se necessária, sim, mas é executada com nítido sentido publicitário, com um espalhafato que já desapareceu, ante o drama do fechamento das unidades de saúde. Pior, com evidentes sinais de que lá se opera um poder fora da cadeia de comando, o maior risco que pode viver uma instituição militar, fundada na hierarquia e disciplina.

A obra de destruição da política, dos partidos e das referências nacionais deu num “vale-tudo” de um cada um por si, onde cada um luta para recolher o quanto puder dos despojos da democracia e do Tesouro.

As mãos, no Brasil, há muito tempo não servem para construir nem para estenderem-se aos nossos irmãos mais pobres: são apenas um conjunto de dedos a serem apontados para o outro.

Hoje, ao que tudo indica, elas servirão também para levantarem-se em saudação a este caos.

As frases que eram gritadas – pelos meus filhos, pelos meus netos, pelo manto de Nossa Senhora! – agora serão apenas pensadas, embora ressoando de forma vil: “pelos meus cargos, pelas minhas emendas e dane-se o Brasil!”

É este o Brasil mais ético, mais moral, mais honesto que se conseguiu com o processo iniciado em 2013, do qual só o que se conseguiu mesmo foi a podridão do tal “padrão Fifa”.

Como sombras, metade dos parlamentares deslizará até o plenário para dar o número de que Temer precisa, como se ali se estivesse resolvendo um negócio pessoal, não o destino de uma nação.

Tudo isso já vi, há 25 anos, quase, quando o voto dos brasileiros foi negado na maldita votação das Diretas-Já. Só fez adiar o reencontro do Brasil com a democracia, a convivência e a busca – que se posterga, mas não cessa – da felicidade a que temos direito.

Fernando Brito:

View Comments (19)

  • Fernando, nem o PT quer que Temer caia. Lula costura um grande acordo com Temer contra a Lava Jato. Esse discurso de "Fora Temer" é só a alfafa emocional da militância.

    • Vc é um medíocre! Tá! Um acordo que só o Temer e a corja que o acompanha se dão bem e o Lula só se ferra!! Inclusive, com o bloqueio de seus legítimos bens! Vá contar outra - cara de pau envernizado!! Quem vc acha que engana! Aqui não!!

    • Você devia se envergonhar por receber dinheiro dos irmãos Kock, seu ativista do MBL sem escrúpulos. Pisando em cadáveres de crianças, velhos e mulheres, a custo do caos. Mas o castigo vem à cavalo. Quando vc menos esperar. Escreva e lembre-se de minhas palavras, quando estiver sendo castigado. Vá pro inferno, lá é seu lugar.

    • Antonio Bostras, você vomita, não fala. Fora Temer et caterva.

    • Antonio Vostras, da onde vece vem?... totalmente desinformado!

    • Antonio Vostras, agora entendi e mal intencionado, pensei que fosse desinformado!

    • Faltou o gardenal? eu racho de rir esquizofrenia dos coxinhas, veem conspiração em tudo!

  • Este belo circo dos horrores que se aproxima e aquela imagem da votação do golpe da Dilma não sairão tão cedo da alma e da mente dos brasileiros. Espero que cada cidadão consciente e de bom senso lembre-se já agora em 2018 quem são os verdadeiros larápios da pátria brasileira. Não é possível que queiramos continuar com estes golpistas movidos a reais, dólares, emendas e falcatruas por muito mais tempo em nossos caminhos. Pensem nisso, enquanto lhes digo bom dia torcida brasileira.

  • Só há uma maneira para que os povos latino americanos conquistem sua independência de fato: transformar a vida dos EUA e dos ianques no mesmo inferno em que eles transformam a vida dos outros. Não tem jeito. É a guerra de Davi contra Golias, mas é esperar demais que os ianques, cujo símbolo maior é o pistoleiro matador de índios, passem a respeitar alguém. Os cidadãos daquela bosta de país sofrerão consequências? Paciência, os cidadãos dos outros países também sofrem.

    • Exato!!!! Eles " os capitalista dos EUA" têm de conhecer o inferno.

    • Mas o que fazem os brasileiros: Vão passear m Miami, Flórida...Os gastos do brasileiro já foram considerado o terceiro maior gastos em cartão de crédito nos EUA! Que Continuem viajando e de preferência pela América Airlines... as multinacionais e o PNB dos EUA agradecem!

      Povo brasileiro, percebam logo quem são seus inimigos: A Rede Globo e os Estados Unidos!

  • Gostei do desenho, admiro desenhistas. O sujeito se parece com um lutador de luta livre. O idiota que se tatuou é do mesmo nível desse congresso que também se tatuaram de golpistas . Sei em quem votei para deputado federal, senador, e para presidente na última eleição. O deputado foi líder do governo do PT na última gestão da Dilma o senador do PT não se elegeu e a Dilma foi deposta e meu voto e de milhões foram caçados. O que temos atualmente é o escombro apodrecido do Brasil onde cheira a podridão, mantido pela mídia judiciário e por esses políticos que são uns escroque e seu lugar real seria na penitenciária.

  • ... Falando nos 'dias da vergonha' do golpe vagabundíssimo jurídico-midiático-financista...
    O protagonismo nefasto e hediondo de um juizeco protofascista 'mor(t)o'!...

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    NASSIF: LAVA JATO SERÁ CONHECIDA NO FUTURO COMO PARTE DE UM GOLPE

    "Será conhecida, no futuro, como uma operação malcuidada, cujo único objetivo foi contribuir para um golpe de Estado e conferir fama – e os ganhos provenientes dela – aos seus protagonistas. E tudo isso se vangloriando de estar enfrentando as forças mais temíveis da Nação – na verdade, um governo mais indefeso do que freira carmelita em cabaré", diz o jornalista Luis Nassif; "A culpa é de um país no qual, em nome de um combate a um partido, aboliu regras jurídicas, respeito à democracia e às instituições"

    2 DE AGOSTO DE 2017

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/parana247/309577/Nassif-Lava-Jato-ser%C3%A1-conhecida-no-futuro-como-parte-de-um-golpe.htm

  • Tempo de impasse: fora temer e, ao mesmo tempo, não rodrigo maia. O Brasil vive o pós imbeciliade, com a midiatização da justiça de araque e afins apontando um cristo pra crucificar. A humanidade continua "coerente" quanto a isso.

  • A Cesar o que é de Cesar.
    Brito, o problema não são os "parlamentares que para o Congresso deslizarão cumprindo o dever acordado com a quadrilha homiziada no Palácio do Planalto.
    Mais grave e trágico nisso tudo, são os cidadãos, acéfalos pela omissão e anomia das lideranças, que para lá não se deslocarão, como se o que está a acontecer fosse a coisa mais banal do mundo, não que não seja na pocilga em que se transformou o país, graças ao consórcio golpista da, mídia, justiça, MP, PF e companhia ilimitada, representantes da Grande Casa Nostra, covil do atraso, da mediocridade, da mesquinhez, do chupinismo e da incompetência.

  • SÓ O SANGUE VAI LAVAR NOSSA TERRA. ENQUANTO NÃO SE AMONTOAREM CADÁVERES NAS RUAS, O BRASIL NÃO VAI SER UMA NAÇÃO. NINGUÉM CONSTRUIU UMA NAÇÃO COM ACORDOS. CHEGA DE ACORDOS. PRISÃO IMEDIATA AOS VENDILHÕES DA PÁTRIA. CADEIRA ELÉTRICA PARA TEMER, MORO E SUA QUADRILHA DE PASTORES DE OTÁRIOS. O BRASILEIRO MERECE RESPEITO.

  • Estes tempos podem parecer absurdos, mas estão bem situados dentro da lógica golpista. O neoliberalismo implantado a toque de caixa em países grandes e não-desenvolvidos como o Brasil tem sempre uma característica de caos e destruição. O nosso exemplo está na Rússia de Boris Yeltsin. O único país comparável ao Brasil em termos de angústias políticas é sem dúvidas a Rússia. Depois do colapso da União Soviética, foram oito anos de declínio escandaloso naquele país, quando se venderam a preço vil todas as grandes riquezas exploráveis da Rússia e quando se montaram oligarquias anárquicas e algumas das mais perigosas máfias do mundo. Este estado de comoção perdurou até o aparecimento salvador da dupla Putin-Medvedev, que confiscou e reestatizou todas as riquezas petrolíferas, destruindo as máfias e se apoiando em uma classe empresarial nacionalista para reconstruir o país. As antigas privatizações irresponsáveis foram anuladas, mas as novas privatizações vigoraram em todos os setores, sempre cuidando de preservar o caráter nacional das empresas estratégicas e a participação pouco maioritária do Estado naquelas que eram mais do que estratégicas. Foram oito anos de desespero. Assim será no Brasil, oito anos de desespero. Até forjarmos o aparecimento de nosso próprio esquema de salvação nacional.

Related Post