O novo é não permitir a volta do que é velho e ruim

Feitas as análises convencionais, numéricas, do processo eleitoral, hora de pensar no sentido político do segundo turno das eleições.

Porque ele, agora, com menor influência das máquinas, ganha um peso muito mais expressivo.

O conservadorismo vão tentar dirigir a população para um duelo “petismo x antipetismo”.

O duelo não é esse, até porque Lula é imensamente maior do que o PT,  embora ele próprio, muitas vezes, não deixe isso claro e não perceba que ele tem o dever de sê-lo.

É o Brasil “versão Lula” e o que fez ao país Fernando Henrique Cardoso.

É o Brasil da exclusão ou o Brasil que saiu do mapa da fome.

O “fenômeno” Marina foi, agora como antes, algo que diante dos olhos de muitas pessoas eclipsou esta verdade.

Porque este confronto, desejemos ou não, é o real.

É mais importante do que virtudes ou defeitos pessoais que enxerguemos em Dilma, como administradora ou em sua habilidade política.

Porque é a direção em que se caminha.

Este é o mote, ao lado dos direitos sociais, que deve imperar na campanha.

O discurso da direita será monocórdio: corrupção, corrupção, corrupção. Com pitadas de recessão e inflação. No horário eleitoral e na mídia.

E o nosso deverá ser nacionalismo, nacionalismo, nacionalismo e povão, povão, povão.

É teu filho na universidade.

É a tua casa comprada a prestação.

É o carro, caidinho, que agora a família tem.

É a vida, é a vida e é a vida.

O resto é  fumaça.

Fernando Brito:

View Comments (96)

  • Fazendo uma pequena correção no meu post anterior:
    2010 – primeiro turno:
    Dilma 46,91% Serra 32,61% Marina 19,33%.
    2014 – Dilma 41,59% Aécio 33,55% Marina 21,32%
    Sendo que no Rio de Janeiro, Acre e Pernambuco Marina teve boa votação, e creio que a maioria desses eleitores dela vão para Dilma e uma parte anularão seus votos. Aqui em São Paulo, apesar de tudo, creio que Aécio cai um pouco com a falta d'água. Então, não sejamos tão derrotista assim.

    • PS: 2006 - diferença entre Lula e Serra Lula no primeiro turno: 6,97% 2014 - diferença entre Dilma e Aécio no primeiro turno: 8,04%

      • Sinto um clima de “dèja-vu”: guardadas as proporções, o resultado me faz lembrar o do primeiro turno de 2006, na tentativa de reeleição de Lula.
        Naquele ano, a diferença de Lula para Alckmin conseguiu ainda ser menor, em pontos percentuais, do que a de Dilma para o Aécio agora em 2014. Naquela feita, o fator psicológico foi ainda mais sério: Lula esteve a maior parte do tempo com a vitória em primeiro turno na mão, e perdeu muitos votos na reta final, indicando um viés de baixa muito acentuado, ao passo que o Picolé parecia que tinha embalado para a entrada do segundo turno.
        Naquela feita, Alckmin também obtivera um resultado sensacional em São Paulo e em estados do Sul, deixando toda animadinha a direita, pois, até então, Juscelino era o único caso de presidente que levara a presidência perdendo em São Paulo.
        A grande diferença é que havia duas candidaturas auxiliares de direita (Heloísa Helena e Christovam Buarque) que, juntas, não chegaram a 10% dos votos. Neste, temos Marina com seus 20%.
        A leitura que a maioria já se atiça em fazer é que o grosso (alguns falam em quase totalidade) dos votos de Marina iria “naturalmente” para Aécio.
        Será?
        A bem da verdade, o eleitor da Marina é de tudo quanto é tendência, não permitindo que sejamos tão “aritméticos” assim. Ademais, não é de se descartar o fato de que aquele marineiro que a ela tinha aderido pra derrotar o lulopetismo já tenha se voltado para o ninho tucano no primeiro turno.
        Não negligenciemos, porém, o fato de que em colégios eleitorais de maior peso, como São Paulo e Minas, a maioria esmagadora seguirá com Aécio, com grande peso no resultado final.
        Por sorte, a acriana não se desidratou totalmente em muitos estados do Nordeste, devendo, neste caso, dar uma engrossada pró-Dilma.
        Em 2006, Alckmin teve menos votos no segundo turno do que no primeiro. Não somente não espero que isso ocorra agora, como ainda acho que Aécio crescerá muito, impondo ao petismo a sua mais magra vitória desde 2002 (52 vírgula qualquer coisa de Dilma X 47 vírgula alguma coisa de Aécio – perdõem-me pela minha porção mãe dinah).
        Ah, como nós inteligentíssimos eleitores paulistas reelegemos Alckmin no primeiro turno, catapultando-o desde já à condição de candidatíssimo para 2018, já podemos contar com o voto dele em Dilma neste segundo turno (é claro, no recôndito da cabina eletrônica, sem direito a selfie!).

        • Ops! verdade, sidnei: 2006 não foi Serra, e sim Alckmin. Mas principalmente em Pernambuco e Rio de Janeiro, diferentemente do que a maioria diz, creio q boa parte dos eleitores do psb irão para Dilma. O câncer de São Paulo é a mídia corporativa, que deixa os tucanos governarem em paz, e atazanam dia e noite o governo federal e a vida até do coitado do Haddad, q está sendo criticado até pelo "excesso" de ciclofaixas na cidade. Freud explica...

      • Não conheço nem a história do próprio país. Em 2006 foi Lula X Alckmin, não Lula e Serra. Em 2006, Serra foi eleito governador de São Paulo com 57,3% dos votos válidos. Vai estudar, amigo. Depois você escreve!

    • Vieira, só tem uma maneira da Dilma ganhar do Aecio, nos debates. A Dilma é mais preprarada o Aecio so é articulado, se a Dilma edtiver inspirada nos debates , engole o Aecio

      • tem que pedir o anti-doping do candidato.
        a Dilma pode desafiar:
        Ae Aécio eu vim "careta" e tu?
        topas fazer o anti-doping.

  • 40 milhões não votaram, muito por causa da demora das filas nessa votação de 5 votos e 21 digitações.

    No segundo turno, com 1 ou 2 votos (dependendo do Estado, 3 ou 6 digitações), mais eleitores, principalmente os de Dilma, que não votaram ontem, comparecerão para votar.

  • Estou de ressaca moral. Por mais que eu tente não consigo assimilar o nosso Povo. Tento buscar explicação pelas coisa que leio ou mesmo escuto as pessoas falarem e não entendo. Por tudo que o Lula o PT e a Dilma fizeram e estão fazendo pelo nosso País, ainda temos que disputar um 2º turno com aquele nada, porque e isso mesmo que ele e, um nada.

    • Rapaziada,
      500 anos de sacanagem não se resolvem com 12 anos.
      O negócio é perdoar o povo, e fazer o bom combate!
      A força da mídia é avassaladora!
      Pra cima deles, pra cima deles! Sem perder a ternura jamais!

      • Carlos,
        concordo com você, quero dizer que não está fácil, sou de sp, mas atualmente estou morando no df ,onde 70% da população é evangélica e ontem quando fomos votar, a rua e o local da zona eleitoral estava repleto de propaganda eleitoral jogada no chão, e com todo esse material uma revista com o título : REBELIÃO CONTRA A IGREJA, CONTRA A FAMÍLIA do candidato que foi eleito pastor e advogado Ronaldo Fonseca, a revista é terrível, causa verdadeiro pânico (nos evangélicos). Então como conviver com isso? Acredito ser de uma covardia sem limite. Gostaria que conseguissem ter acesso ao conteúdo da revista, pois é uma ação sutil e perigosa. Acredito estar contribuindo para ficar claro como estão agindo e as várias formas de manipulação.
        Abraços e vamos ficar atentos.

  • O marqueteiro da Dilma tem que tirá-la do foco do PT, da estrela vermelha e da cor vermelha (Este visual é tudo que os adversários precisam para massacrá-la dia e noite com esta história de corrupção). E mostrar a Dilma presidenta, a Dilma que deu continuidade ao governo Lula, a Dilma coração valente, a Dilma de mãos limpas. Mostrar os governos de estado que vão governar aliados a ela, a maioria absoluta dos estados. Mostrar que Aécio eleito seria o presidente de apenas dois estados, os mais ricos do Brasil.

  • Ângela, penso como você e me sinto do mesmo jeito, numa ressaca moral tremenda.
    Mas vamos lá :
    1- Temos que parar com essas contas de "eleitores de marina aqui e ali vão votar na Dilma" assim como os minguados votos do Psol de Luciana , pois:

    O voto em marina não é ideológico, tem um sentimento difuso, tresloucado, analfabeto politico mesmo, em síntese, nosso povo tem a cabeça de um jumento, não pensa e é simplesmente tangido para um voto.

    Quanto a Luciana, seu apoio não se converterá em votos automáticos, seu discurso foi virulento demais, seus eleitores são também de uma esquerda radical que imagina Dilma e Aécio como siameses.

    2- Tem a mídia golpista, que já iniciou seu trabalho e ela foi a grande vencedora deste primeiro turno, exemplo :

    Manchete da FSP , sempre ela, diz que " comitê de campanha de Dilma prevê ultrapassagem de aécio em próximas pesquisas"......como ? Ainda que exista este sentimento no comitê , quem seria louco de vaza-lo ? Pra que ? E ele não existe.

    Mas a mídia é assim , vai pondo tijolo e pedra, tijolo e pedra e construindo seu muro, enquanto o Partido assiste. Cadê a declaração veemente do comitê de que a reporcagem é falsa ?

    Turma , tô cansado e sinceramente, acho que nessa já deu ! Mas vamos lá, vida é combate !

  • Sr.Fernando.Enquanto a parcela das forças políticas brasileiras que se opõe ao ESTADUNIDISMO INTERNACIONAL,não tiver presente o que representam,não se chegara a um concenso do que se deve fazer no Brasil,para se opor às políticas do AGIOTISMO INTERNACIONAL,que são em última análise,o que se quer impor no mundo todo,exceto à China,Russia e outros de menor expressão,e no qual se insere hoje,o Brasil,Índia,Africa do Sul,componentes dos Brics.Essas forças no Brasil,mercê influências da DIREITA,trilham caminhos dúbios no que concerne à políticas independentes das impostas pelo agiotismo.Senão vejamos;o PT.PMDB,PSB,PV,PSOL,PRB,e tantos outros que defendem nossa independência econômica,mesmo àqueles cuja doutrinação nos pareça incompreensível,todos eles tem algo em comum.Todos defendem de um modo ou de outro,nossa independência dessas amarras.Então o que me parece mais adquado e mais lógico,inda que lógica não presida em sua maioria,as relações políticas,inda que devesse,todos esses partidos,aqui e acolá,defendem com roupágens doutrinárias diferentes,somente doutrinárias,não ideológicas,as mesmas coisas.Tudo isso,pra constatar que me parecem incompreensíveis,tantas candidaturas nos estados da união,salvo aquelas inevitáveis,e poucas,com proposituras do ponto de vista tático,idênticas.No Paraná,São Paulo,R.Janeiro e outros,cujos membros dessas agremiações partidárias,não tenham em comum,uma defesa das políticas nacionais assemelhadas.Não me parece portanto comprensível,que o PT,PMDB,PSB e tantos outros partidos,de maior e menor expressão ,estarem em campos opostos.Disso se vale a DIREITA,sempre unida,aqui e alhures,para tntar junto ao povo eleitor,propor e impor suas políticas,mesmo que para muitos lhes pareça incomprensíveis.É uma questão de tática e extratégia,que os partidos nõ tem presente,e nem sabe do que se trata.Do ponto de vista eleitoral,enquanto persistirem tais condições,eleição após eleição,nos deparremos com situações idênticas às de agora.Todo mundo perdito,como CUSCO EM COMÍCIO,ou CÉGO EM TIROTEIO!Espero estar errado,mas duvido!

  • Ué, a Dilma já não estava eleita, Fernando? O que aconteceu, querido? O Aécio não ia ser um candidato derrotado? O que aconteceu? O Lula não ia brilhar em SP? O Alckmin venceu o Padilha com mais de 8 milhões de votos. Repito: 8 milhões. O Aécio venceu a Dilma com 4,2 milhões de votos (o que vai aumentar!). E na região sul? No meu Paraná amado o Aécio bateu a economista por mais de 1 milhão de votos. Em SC, Aécio teve mais de 800 mil votos do que Dilminha. E a falta de água em SP? Sabe o que acontece: não falta água na torneira dos paulistas, o que falta é voto na torneira do PT em SP. Uma derrota humilhante!

    • A resposta vc terá no 2º turno. Quem mantém com Senador alguém como Alvaro Dias, não merece muita coisa.

      • Aliás, Angela, Álvaro foi eleito com mais de 70% dos votos. Um orgulho pros paranaenses!

        • Salvatore, chamar o abjeto Álvaro Dias de orgulho do Paraná ??? Fale por vc, meu quirido. Vcs merecem estar no c* de São Paulo mesmo.
          O que aconteceu, ô arremedo de paulista, é que as pesquisas erraram. E errarm feio. Vide Bahia, vide Rio Grande do Sul etc etc.
          Volte para a jaula, "trollcano"

          • hahahahahahahha....."arremedo de paulista" foi a melhor de todas até agora!!! Mto boa Vargas!

    • "Sabe o que acontece: não falta água na torneira dos paulistas". Kkkkkk. Salvatore. De tanto repetir as próprias mentiras os tucanos como você acabam por acreditar nelas. Por quanto tempo Alckmin manterá essa farsa? Ah, já sei! Os tucanos, agora, precisam colaborar na eleição do Aécio. Portanto, será preciso esticar essa triste "estória" até dia 26 de outubro, mas dia 27...se der! Hoje o Cantareira atingiu incríveis 5,8%!

      • Nem que o Cantareira seque! Fazer o que? Não tem chovido. Essa é a pior seca dos últimos 80 anos. E eu acho que o Geraldo explicou isso pra população e as pessoas entenderam. Não tem como o Geraldo fazer chover, ele não manda no clima! O povo de SP parou, refletiu e escolheu. Nem eu esperava esses resultados. Agora, o PT perder em São Bernardo do Campo, em Guarulhos, em Osasco, em São Caetano? Eu estou louco pra ouvir o Lulinha explicar o que aconteceu. Aliás, até agora, nada dele se expressar.

        • Geraldo ( argh) tem culpa sim senhor, faz muitos anos que não há investimentos em reservatórios e eles sabiam muito bem que o Cantareira poderia sofrer com essa seca que já era anunciada em 2004!!! Eles preferiram investir a grana da SABESP na bolsa de Nova York e pagar dividendos milionários aos acionistas. Vá se informar mais tá, é por isso que ele se reelegeu. Sua inconpetência, mediocridade e elitismo é totalmente acobertados por essa imprensa nojenta. Jormalões e revistas que sobrevivem dos contratos milionários pagos pelo governo sem licitação. Vão tudo à PUTA QUE OS PARIU, vc, Alckmin e todos os paulistas que votam nele em em Aécio.

          • O problema não é falta d'água nas torneiras, é excesso de merda nas cabeças bandeirantes.

    • Não falta água nas torneiras paulistas, como não houve maxidesvalorização do real no dia seguinte à reeleição da catástrofe FHC. O senhor tem as duas características essenciais para o bom tucano: mentiroso e fanfarrão. Fanfarroneando sobre a sétima derrota seguida numa eleição presidencial, por mais de 8,3 milhões de votos, que pelo senhor é tratada como "derrota humilhante" do PT. Eis aí aquela primeira característica que citei. Se lhe espera por aqui no dia seguinte à declaração oficial do racionamento, mas não nutro muitas expectativas, pois agora me veio à cabeça uma terceira característica atávica dos da sua espécie: a covardia que um teclado e uma tela disfarçam.

      • Eu tô falando de SP, cara! Preta atenção! São Paulo, não Brasil.

          • Ah, São Paulo ? ah, tá. Aquele estado em que a alternancia de poder é um modelo para o Brasil ? aquele estado que parou em 1932, que odeia Vargas, Jango e o PT ? Aquele estado que tem o maior número de patricinhas e mauricinhos sangue-azul, que odeiam os pobres em aeroporto, pobres estudando na faculdade (primcipalmente se for medicina!) e com bolsa no exterior ? E vc acha que SP é alguma grande bosta ? (pior que é...). Volte para a jaula, "Trollcano".

    • Aguarde, cara, agarde. Seu candidato é vazio, é um produto da mídia golpista do Brasil. Posa de ético, mas até hoje não explicou o caso do mensalão mineiro, dos milhões roubados em São Paulo por conta dos trens e o caso do aeroporto pro titio. Além do mais, todos sabem que ele tem uma quedinha por um certo produto produzido nos nossos vizinhos...

  • Não sou petista, quer dizer não sou filiado ao PT, mas voto incondicionalmente na Dilma, e só não o faria se houvesse um PT melhor.
    Não sou petista, mas acho que se a Dilma vencer esse parada vai ser em grande parte resultado da militância. Não militância como coisa abstrata. Mas, por exemplo, mostrando concretamente aos moradores dos conjuntos do Minha Casa Minha Vida que, se Dilma, se o PT, não ganhar eles vão perder suas casas. Isso não é nem terrorismo nem propaganda ao estilo sujo do PSDB, mas o resultado do que Aécio representa. Por isso o militante petista terá que fundamentar muito bem os seus argumentos. Não faça demagogia eleitoreira, embora deva declarar que está, sim, pedindo o voto para Dilma porque não só foi por sua iniciativa que se tem uma moradia e não um barraco, mas que o voto nela impedirá que a sua casa venha a ser tomada pelo governo, aumentando de tal modo a prestação, como fizeram no caso do BNH, que nenhum salário de trabalho seria capaz de pagar.
    Se for o caso dê como exemplo concreto o que está acontecendo nos Estados Unidos e na Espanha onde a política fascista chamada "austeridade" já tomou a casa de muita gente. Pessoas que foram engrossar o número dos sem-teto.
    Não quero ensinar a fazer política, mas façam a mesma coisa com relação ao programa de cisternas no Nordeste que mudou a vida de milhares de pessoas. Pessoas, agora, porque antes... Antes do PT eram os vidas secas, aqueles do Graciliano Ramos.

    • Quem lê pensa que o Brasil vai acabar se o Aécio vencer.

        • kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Boa demais.

          Ele PÓde não acabar como um todo, mas parte dos sonohs de muita gente pobre vai acabar mesmo. E não só pobres, mas da própria classe média consciente e mesmo da classe média aspirante desmiolada. Será o arocho salarial, a entrega das riquezas do país para os especuladores internacionais, o descaso com os serviços públicos. Ora, o que um homem VAZIO, com evidente incapacidade moral e intelectual, um velhaco, poderia fazer nos próximos 4 anos a não ser embalar o sonho dos tubarões do mercado ?

  • Estou ainda em estado de choque. Com esses erros das pesquisas e essas surpresas, só acredito se o Lula for indicado desde já como ministro das Comunicações, das articulações políticas ou da Justiça. Aí eu acredito.Ele vai ter que aparecer como um aliado com definição de cargo já na campanha. Mas, não dá tempo mais para bravatas nem meras repetições do que foi obtido. É necessário falar didaticamente como votar, desde a hora de sair de casa até chegar ao local de votação. Distribuir colas. Mostrar na prática como funciona o tratamento diferenciado entre os ricos e pobres em qualquer lugar. Aliás vale a pena citar o problemão que foi a urna digital. Que é um ótimo exemplo de como funcionam as diferenças sociais: as digitais são constantemente alteradas dependendo do trabalho diário de um trabalhador braças, de operários a empregadas domésticas e donas de casa. Eu que sou aposentada, não consigo tirar dinheiro em caixa de autoatendimento que opera com leitura digital. Ela não reconhece o mesmo dedo no intervalo relâmpago de 3 segundos. Acredito que muita gente desistiu de votar, foi lá e não votou. Imagina se colocarem caixas de bancos com esse sistema só para bolsa família? Ninguém vai receber. Enfim, se não houver uma estratégia muito simples e muito inteligente, não será com a visão sentimental que iremos ganhar dessa vez.Gente jovem que está na faculdade tem a ilusão que o presente mercado de empregos vai continuar. Explicar qual é a maior quadrilha do mundo que tem iates,casas sensacionais, estão entre os mais ricos da revista Forbes, frequenta resorts espetaculares e tem contas laranjas em paraísos fiscais. Tem que mostrar de forma competente o que acontece com um país que já foi o berço da cultura ocidental e que é hoje o símbolo da decadência européia: a Grécia. E mostrar como um país como a Islândia derrotou e botou na cadeia os especuladores que levaram o país ao caos e a uma crise sem tamanho.Um país pequenininho. Que teve a coragem de dizer não ao projeto neoliberal,não à união européia e ao euro, que derrubou a chamada mão invisível do mercado que a tudo ilude e tudo consome. Explicar as variações de humor do mercado pelas manchetes de jornais e desenhar numa animação que mercado não é uma figura única e animada de Walt Disney, mas um conjunto de investidores que funcionaram nessas eleições como o monstro ou a mula sem cabeça das lendas infantis. Dizer que, na verdade são pessoas que se alimentam do produto de seu trabalho, suas economias e de suas previdências privadas. Mostrar o que aconteceu nos EUA durante a crise de 2008. É por aí. Não vamos perder tempo com ataques ou revides a ataques. Desviar do assunto repetitivo, esvaziá-lo é a melhor maneira.

    • Poucos veículos com adesivos da Dilma. Aécio montou um batalhão de jovens uniformizados distribuídos bandeiras pra por no carro, adesivos etc. Tem que apresentar as novas idéias pra educação , saúd e transporte que são os pontos que mais afeta a população com os pra,os para implementação dessas ideias e quanto sera investido em cada segmento desses e a origem do dinheiro. Senão fica igual ao PSDB , apenas promessas.

  • Espero que a presidenta Dilma veja o nocaute que deu em Agripino No senado. Que ela reveja os últimos debates da eleição passada.
    Presidenta Dilma: a senhora tem que ser CORAÇÃO VALENTE, partir pra cima, encurralar esse senhor das gerais.

Related Post