Não é raro, no jornalismo, os “focas” não perceberem que deixam para o final a informação que vale mais do que tudo o que vai sendo dito pelos seus narradores “oficiais”.
A repórter Cleide Carvalho, de O Globo, usou deste recurso para, com imensa sutileza, chamar de pouco versados no vernáculo os coleguinhas que embarcaram, por sua fissura condenatória, na ridícula história de “ordem para destruir o e-mail” que teria sido dada pelo empresário Marcelo Odebrecht a seus advogados e apreendida pela Polícia Federal.
“Segundo o dicionário Houaiss, consultado pelo GLOBO, destruir não significa apenas destroçar, causar perda ou desfazer algo, mas também “produzir efeito negativo sobre (algo)”, desarmar ou desfazer a tática de um adversário.
Como o e-mail está nos autos do processo, é obvio que o “destruir” não era físico, mas jurídico.
Se a Cleide tivesse citado o Aurélio, está lá: “reduzir a nada”…
Mas importou pouco ou coisa alguma.
Nem mesmo que fosse totalmente ilógico o camarada mandar “destruir” fisicamente um e-mail que está no processo, digitalizado e com “n” cópias.
Até a Folha que, a princípio, não “embarcou” no expediente pueril, agora se “redime” deslocando para a manchete a nota que diz que o bilhete “revela a tática da defesa” – para os produtores de escândalos seletivos.
Uma chusma de repórteres ingênuos, entremeada por alguns sujeitos que se entregaram de pena e alma à Polícia e ao MP em troca de colocarem suas canequinhas sob os vazamentos que produzem nem quer saber de nada produzem o absurdo como fato real.
E, nas redações, encontra editores capazes de fazer qualquer coisa tem o maior escândalo do dia…
Imagino os delegados se perguntando se “este tal Houaiss não era um esquerdista? Não era filiado ao PSB e pior, cotado como candidato a vice de Lula em 89?”
Então deve ter feito isso no dicionário para encobrir a empreiteira e livrar o Lula…
Como? Houaiss morreu em 1999?
Isso não vem ao caso…
Minha geração – que não tinha nem o Google – cansou de ir ao “pai dos burros”: Aurélio, Caldas Aulete…quando chegou o Houaiss foi um maná dos céus.
A nova, ao menos em parte, está órfã.
PS. A matéria da Cleide, com o advogado Ricardo Sayegg, sobre as barbaridades jurídicas da apreensão das notas aos advogados é ótima. Mas como ninguém liga mesmo para lei, nesta época infeliz da vida brasileira…
View Comments (19)
Continuo afirmando: Moro cometeu seu maior erro. Não se prende um Odebrecht.
Espero que Marcelo Odebrecht esteja alimentando a raiva a cada dia que fica preso.
E o gozado é que o Odebrecht nem precisaria fazer nada em sua defesa. Eles ficam batendo cabeça sem saberem o que fazer com o prisioneiro e assim vão produzindo loucuras em cima de loucuras, até se anularem.
Não adianta malhar em ferro frio, Fernando Brito. Essa celeuma não é só fruto da ignorância do vernáculo. É má fé mesmo e não só da mídia e dos "midiotas". Vale tudo para o cumprimento da "tarefa"...
Cumprimento da tarefa, e, claro, a respectiva entrega do produto, ou seja: pré-sal; BB; CEF; BNDES, etc., etc.,...
Exatamente, basta rever o que a "farsa tarefa" falou sobre porque prendiam Vaccari, em particular sobre os "valores picados" movimentados pela mulher, suspeitíssimos, segundo eles, embora qualquer pessoa com um mínimo de lógica, já soubesse que era absurda a suspeita, com os delegados e procuradores falastrões revezando-se no mantra das insinuações e teses detalhadas sobre quanto eram suspeitas aquela movimentação feita pela esposa e o preso, acusações essas, assim que DESTRUÍDAS pelas demonstrações de provas da defesa de Vaccari, perderam subitamente a importância para o juiz moro, dada serem absolutamente legais, por que passou a destacar o que para ele conta de fato, que 4 bandidos delatores premiados acusam Vaccari. O problema não é o circo dos absurdos jurídicos montado em Curitiba, não esqueçamos que Dirceu foi preso porque a literatura jurídica permitia Rosa Webber e o domínio do fato outros, mas sim o obsequioso silêncio de cumplicidade de toda a sociedade civil brasileira, mais as instituições que na república deveriam proteger um seu cidadão do poder discricionário de quem quer que seja. Está na hora de organizar-se o basta.
Não por acaso o ghost writer da Rosa Webber foi o mesmo cidadão.
O empenho da mídia é produzir notícias negativas, já não se importam se falsas ou verdadeiras, para facilitar a vida da Indústria de Calúnias, esta a mãe e o pai de todas as corrupções.
"Mas como ninguém liga mesmo para lei, nesta época infeliz da vida brasileira…".
O Lewandowski ainda é presidente do STF?
E o STF, a OAB, o Min. Justiça, ninguém vai fazer nada diante das irregularidades da PF tucana, do juizinho tucano do PR, e dos procuradores tucanos nessa investigação seletiva?
Estão todos mergulhados nos afares cotidianos evitando perceber que seu país está ruindo. Escutam o barulho mas não vão conferir de que se trata. Como se a ruína não fosse desabar também sobre eles.
Porque vocês não fazem uma pesquisa sobre os concursos públicos no fim da ditadura e governo Sarney. Quase todos eram fechados, só para dar legalidade às contratações que se faziam sem concurso público, foi assim que muito analfabeto diplomado acabou sendo legalizado nas estruturas do poder e hoje estão aí dando suas cartas. Façam a pesquisa.
Não adianta nada Brito pq ontem nos jornais já colaram essa falácia no povão. e vamos que vamos até o dia que essa safadeza da mídia acaba.
Que saudades de Stanislaw Ponte Preta, hoje em dia o seu Febeapa, teria vários volumes, pois todos os dias são aparecem grandes bobagens, e por muitas vezes até de magistrados.
É preciso destruir O Globo.
Caro troll: aqui ninguém quer destruir nada. O Globo já se auto-destrói quando pratica jornalismo lixo. A cada dia menos gente compra o jornal.
Bom, se fossem velhotes talvez acreditassem nisso. Mas jovens sabem mais de informática.
Pergunta: é possível apagar um e-mail apenas excluindo ele das caixas de entrada e excluídos?
Esses dados não são recuperáveis nos provedores de e-mails?
Seria muito difícil prum hacker achar um e-mail apagado?
Alguém aí versado na arte do informatiquês ajude!
Meu amigo, hoje em dia, recupera-se até disco rígido (HD) formatado.
Pais lindo!!! Ainda chegará na maravilha em que as leis punirá quem se recusar ser corrupto. Afina, nação fundada pelas piores escórias sociais degredadas da Europa, nunca será outra porcaria