Não fui o único a perceber a providencial conjunção de uma nova onda de denúncias contra Eduardo Cunha – que tem malfeitos suficientes para tantas ondas quanto as tem um oceano – e o providencial favor que seria a Michel Temer o extermínio político do presidente afastado da Câmara sem que ele se arrisque à retaliação pela quebra dos compromissos que com ele tem.
André Singer, hoje, na Folha, mostra ter percebidos também estes sinais:
“Como já se tornou praxe nos últimos seis meses, a transformação de Cláudia Cruz em ré ocorre no momento mais adequado para produzir efeitos políticos. Depois de inúmeros adiamentos, foi marcada para a próxima semana a votação do parecer que pede a cassação do parlamentar carioca. Dividida rigorosamente ao meio, a Comissão de Ética deve decidir sob o impacto da afirmação midiática do mosqueteiro Dallagnol: “Dinheiro público foi convertido em sapatos de luxo e roupas de grife”.
Daí a funcionar, são outros 500, porque Cunha vem mostrando uma inacreditável resistência e conservando, ao que parece, o controle senão da maioria, ao menos de uma parcela da base governista que Temer em hipótese alguma pode deixar de contar quando começar a fase “hard” do governo: a dos cortes de direitos sociais e trabalhistas e a de venda do patrimônio público, que são a razão de ter ascendido ao poder.
Singer destaca esta dependência, que está à vista de todos:
“O problema é que as hostes cunhistas têm se mostrado infensas ao burburinho da opinião pública e publicada. Depois de tantos indícios revelados, o deputado continua com expressivo apoio parlamentar. O presidente interino da Câmara e o líder da maioria, para ficar em exemplos maiores, fazem parte da escolta, apesar de todos os pesares.”
A previsibilidade do quadro político, porém, é hoje zero em nosso país.
O Brasil entrou no “modo traição e oportunismo”, que vai da mais rastaquera sordidez de se gravarem conversas a granel até o estabelecimento de uma “pauta-bomba judiciária”. Parece haver estantes na Procuradoria Geral da República e no próprio Supremo Tribunal Federal diante das quais decide-se “o que temos para hoje”: os alfinetes da madame, o envio do Lula para Moro, mais um processo contra Cunha, um pedido de prisão para Renan…
O estoque é vasto, por certo, mas fica a impressão que o tempo político é o senhor das razões de algo “andar” a cada momento: cinco meses para afastar Cunha, cinco horas para impedir Lula de assumir um ministério.
Viramos o país dos golpistas.
View Comments (19)
Está aberração do golpe só está acontecendo no Brasil porque o STF está acovardado, com o rabo preso ou é cumplice.
Exato, mas porque fazem parte do golpe, caso contrario isso que ocorreu jamais teria acontecido. São pessoas vis e oportunistas a roubar o que o Brasil tem de mais sagrado a democracia.
Precisamos fazer nossa "revolução francesa" para apear a imprestável elite brasileira do poder que funciona por trás das cortinas.
E quando vai começar????
Até agora muita teoria e pouca prática!!!!
Só dois tipos de pessoas tomam partido dos golpistas, os imbecis e os vendidos. Em qual delas você o alguns outros midiotas que frequentam o blogo se classificam? Babacão, vai lamber ovo do cunha.
Baba Capiau
Se para os coxinhas a Argentina é um exemplo imagine se não fosse.
Aumento mensal de 500% no gás mostra risco de reformas de Macri
Corte de subsídios para ajuste fical levou setor a ponto de ruptura
http://m.oglobo.globo.com/economia/aumento-mensal-de-500-no-gas-mostra-risco-de-reformas-de-macri-19483393
A política brasileira, na sua maioria, é uma grande podridão. Os eleitores, parece que escolhem a dedo quem pior os represente. São sempre vítimas da astúcia e da maldade das velhas raposas que os enganam sem dó , nem piedade. Na mente de boa parte dos políticos que temos, o povo é somente um detalhe. Dai, um Congresso sem legitimidade, sem moral, sem compromisso algum com o bem estar coletivo e principalmente com quem mais precisa e que mais ajuda o pais a se tornar grande, que são os trabalhadores e trabalhadoras de todas as raças e de todos os credos que compõem a imensa nação brasileira.
Quando tu vê os dois presidentes das duas casas do parlamento envolvidos até o pescoço com falcatruas e malvadezas e com pedidos de prisão em andamento, não é de se estranhar. É o que temos. Lamentar, sim. Protestar, sim. Desistir jamais. Precisamos abrir os olhos das gerações futuras e principalmente dos jovens de hoje que com o voto não se brinca, sob pena de continuarmos construindo estes Congressos fajutos que so servem para zombar da nossa cara. Bora, bora o tempo urge. 2018 não demora a chegar.
Só tem um coisa a fazer é participar da política partidária. Esse ano tem eleições para prefeito e vereadores tem que participar.
Primeiro porque num ambiente tão volátil com o nosso, em outubro abre espaço para mudanças.
Agora nós podemos influir que essas mudanças sejam para melhorar o quadro político e não para piorar. Hoje a tendencia é que o quadro politico piore, como foi em 2014, com a eleição de políticos mais conservadores mas o jogo esta para ser jogado ainda.
Diferente de 2014 hoje a esquerda esta nas ruas para confrontar com a direita. Em 2014 ficou muito concentrado na eleição da Dilma e foi esquecida o legislativo e a direita ganhou de lavada.
E mais, independente do vereador ou prefeito ser eleito, uma boa votação credencia a um futuro candidato competitivo para deputado nas próximas eleições.
Agora primeiramente fora Temer,
Esse fake BRONCO CAPIAU não poderia escolher codnome melhor do que este. É um bronco mesmo. E cego, o que o torna pior. Kkkkkkkkk. Você é uma piada pronta.
Se a cassação vai ser bom ou ruim para Temer é importante mas no caso é secundário.
O fato é que Cunha cometeu vários crimes que justificam a sua cassação. Por isso é necessário a sua cassação. Agora só a sua cassação não impede o seu poder sobre os deputados.
Hoje o governo é Temer e no senado é miníma as chances de Dilma reverter a situação. Então tudo que acontecer e que mude as regras do jogo atual é ruim para Temer, e a cassação de Cunha é um fato negativo para Temer. Ninguém vai achar os deputados heróis por cassar o Cunha pelo contrário todos estão indignados pela demora.
Assim como a prisão de Cunha, Renan e Jucá seria ruim para Temer mas não necessariamente reverteria o afastamento de Dilma, mas seria um passo nesse sentido.
É. E o Dr. Dalton Dallagnol esqueceu de mencionar os bilhões anuais de dinheiro público convertidos em injusticáveis auxílios para a turma do complexo judicial (justiça, mpf, mpes), também extensivos ao tcu e tces. Uma sangria permanente, aparentemente regulamentar, mas IMORAL.
Como disse Mino Carta, só refundando o Brasil. espero que Dilma o ouça e já declare que convocará plebiscito assim que reassumir poder.
Temer acha que consegue popularidade massacrando a Dilma. Dia a dia mais e mais revoltosos o querem ver pelas costas, exceto este congresso de safados que, infelizmente, elegemos. Trata-se de um verdadeiro atentado e desrespeito a quem o elegeu e o colocou na condição de vice-presidente da república. Que a lição sirva para as próximas eleições. Um vice nem sempre é simplesmente um vice. Ouvisse?
O MAIS SENSATO E MELHOR PARA O PAÍS É O RIO VOLTAR AO SEU LEITO NATURAL E BUSCAR SOLUÇÕES NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES EM 2018. DILMA TEM QUE VOLTAR E OS USURPADORES IR PARA ESCANTEIO; CUNHA TEM QUE SER CASSADO E JULGADO; OS CONSERVADORES DEVEM TER UM PROGRAMA DE GOVERNO QUE CONVENÇA O POVO A VOTAR NELES E ELES TENTAREM GANHAR AS ELEIÇÕES. OS DELATADOS DA DIREITA DEVEM SER INVESTIGADOS; O STF DEVE MOSTRAR SERVIÇO COM IMPARCIALIDADE ( DEVIAM CASSAR O MINISTRO PARTIDÁRIO). A VERGONHA DESSE GOVERNO INTERINO É MUITO GRANDE E SÓ EMPOBRECE O PAÍS PERANTE O MUNDO. O CHANCELER INTERINO DEVERIA SER PROCESSADO POR CRIME DE LESA PÁTRIA POIS ESTÁ A DESMERECER O PAÍS E CRIANDO CONDIÇÕES PARA UMA SUBSERVIÊNCIA AOS EUA. É TRISTE NOSSA SITUAÇÃO CRIADA PELOS PERDEDORES DE 2014.