O Paraná é o túmulo da liberdade de imprensa?

Meu companheiro Marcelo Auler, com seus mais de 40 anos de jornalismo, reconhecimento profissional das maiores redações do Rio de Janeiro, premiações diversas, coloca no ar, em seu blog, duas histórias terríveis.

Uma, em que ele próprio é personagem. Outra, em que o personagem é outro ícone do jornalismo, Luís Nassif.

Ou melhor, não são personagens, são vítimas.

Estão sendo processados por diversos delegados da Lava Jato, que tentam transformar críticas a seu comportamento funcional em ações de dano moral.

Dano moral, não calúnia, injúria ou difamação, que permitiriam não só o rebate, como tratam-se de funcionários públicos, com o instituto da exceção da verdade, onde se prova aquilo que se diz, mas que garantem o foro processante em Curitiba, talvez pelo clima frio, gelado, congelante da Justiça daquele estado.

As penas pedidas, por se tratarem de ações cíveis, não são de privação de liberdade. São de morte, por somarem, no caso de Auler, mais de 60 mil reais, o que significa, para quem vive de um blog e de uma aposentadoria, verdadeira execução.

As decisões dos juízes, absurdas, pois além de mandarem censurar as reportagens publicadas, uma delas exige que não se publique mais nada sobre o delegado.

Censura prévia, flagrantemente ilegal, eticamente abominável.

A Constituição brasileira, informamos, vale também no Paraná.

No caso de Nassif, o delegado que o tenta processar, espantosamente, assume o viés político da própria Lava Jato, ao afirmar que as referências a ele derivam de “ser um Delegado da Operação Lava Jato, Operação que se mostrou algoz ao governo e ao Partido dos Trabalhadores, exatamente o partido que o Réu defende“.

Leia aqui os posts de Auler sobre os processos que lhe movem os delegados e sobre a ação que intentam contra Luís Nassif.

Não é preciso dizer que se esta sandice não refluir para o razoável, este e centenas de blogs vamos publicar o que se estiver censurando, porque não existe censura prévia.

Nem que faremos frente a este ataque à liberdade jornalística, sem a qual nossa profissão não faz sentido.

Fernando Brito:

View Comments (35)

  • ... Mais um golpista que poderá envergonhar a presente e as futuras gerações!
    E a própria biografia!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    VOTO DECISIVO, CRISTOVAM JÁ PEDE NOVAS ELEIÇÕES

    Em Fortaleza, onde participou de um debate com professores nesta quinta-feira, o senador Cristovam Buarque deu sinais de que pode mudar seu voto na apreciação final do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff; ele voltou a afirmar ser favorável a eleições gerais antecipadas; "Só as urnas podem unir os brasileiros novamente"; Cristovam explicou que "apenas" votou pela admissibilidade do processo, e que não tem ainda posição tomada sobre o impeachment; de acordo com o jornal Diário do Nordeste, contudo, ele não conseguiu proferir a palestra para a qual estava inscrito por causa do protesto de manifestantes contrários ao afastamento de Dilma; se Cristovam mudar seu voto, a presidente Dilma Rousseff precisará de apenas mais um no Senado para reverter a situação e voltar ao poder

    26 DE MAIO DE 2016 ÀS 21:04

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/234634/Voto-decisivo-Cristovam-j%C3%A1-pede-novas-elei%C3%A7%C3%B5es.htm

    • Pode conseguir os votos mas o canalha do ministro aecista está preparado para condena-la no TSE.

      • ... Aí eu pago para ver aquele infame ter culhões para cassar os nossos mais de 54 milhões de votos!...

  • ... Agora, agentes da PF treinarem tiro ao alvo tendo como referência um retrato da senhora [senhora!] presidente Dilma Rousseff, aí, pode?!...

  • PRA MIM A UNICA COISA NO PARANA E QUE LONGE DE BH. ASSIM ME DS UM PREGUIÇA DE IR LA.

  • MACHADO: ‘AÉCIO É O CARA MAIS VULNERÁVEL DO MUNDO’

    Líder isolado no número de citações em delações da Operação Lava Jato, o presidente do PSDB, Aécio Neves, é avaliado como "o cara mais vulnerável do mundo" pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado; em um dos diálogos com o presidente do Senado, Renan Calheiros, sobre o efeitos da operação, em 11 de março último, Machado diz que "o PSDB pensava que não (seria atingido pela operação), mas o Aécio agora sabe. O Aécio, Renan, é o cara mais vulnerável do mundo"; Aécio também foi citado na conversa de Machado com Romero Jucá, senador que durou apenas 12 dias no Ministério do Planejamento; neste diálogo, Machado diz que "Aécio é o primeiro a ser comido"

    26 DE MAIO DE 2016 ÀS 18:36

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/234614/Machado-%E2%80%98A%C3%A9cio-%C3%A9-o-cara-mais-vulner%C3%A1vel-do-mundo%E2%80%99.htm

  • A Polícia [mega]repressiva do atual 'miniSTRO' da Justiça [hã Justiça!] do TEMERário/TEMERo$o

    “SOU VAGABUNDO, NÃO PRESTO E AMO A POLÍCIA”, GRITA ADOLESCENTE ENQUANTO É TORTURADO PELA PM EM SP
    Publicado em 26 de mai de 2016

    https://www.youtube.com/watch?v=Ktv_LvTLUJ4

  • É essa polícia federal que arquivou o caso do helicóptero com 500 quilos de cocaina do Perrela amigo do Aecio e não expropriou o helicóptero e nem a fazenda onde ele pousou. Vão ser ridículos na p....

  • São os primeiros sinais do que será a ditadura do golpista Temer e de seu bando de malfeitores, se o golpe vencer totalmente. A truculência virá com tudo contra quem faça qualquer crítica a este governo ilegítimo. Não nos intimidarão!

  • já deveria ter ficado claro que quem esculamba Moro e a Lava jato pela mídias não é petista , mas falsamente se finge ser, quiçá para receber capilé.

Related Post