O “partido do judiciário” já nem disfarça seu autoritarismo

A nota da Força Tarefa (o nome, de origem bélica, já bem denota a sua natureza) chamando de “cortina de fumaça” às inúmeras críticas à condução coercitiva de Lula a uma sala do Aeroporto de Congonhas – críticas vindas de todas as partes, inclusive de um Ministro do Supremo, Marco Aurélio Mello – é só uma patética demonstração do autoritarismo que impera do que, sob a inação de seus órgãos superiores, transformou-se o “Partido do Judiciário e Arredores”, porque a ele também se filiam o Ministério Público e a Polícia Federal.

Já se mostrou aqui o esdrúxulo despacho de Sérgio Moro de que Lula  só deveria ser conduzido coercitivamente “caso o ex-presidente, convidado a acompanhar a autoridade policial para depoimento, se recuse a fazê-lo”, que revela um ardil porque, sem a intimação regular, não há como falar em “convite” da autoridade policial que, na prática é um “venha comigo por bem ou por mal”.

É tão insólita essa ordem que dá para a gente se perguntar: Lula aceitou o “convite”? Se tivesse aceito, poderia ter ido no próprio carro? Ou o “convite” só vale dentro do camburão da PF?

Agora. são os promotores que invocam artigos do Código de Processo Penal (todos eles, aliás, prevendo a medida apenas após intimação não atendida) e uma decisão do Supremo que pouco parece ter a ver com o caso, porque não se trata de inciativa autônoma, imediata, da autoridade policial, mas de ato judicial adrede preparado.

Tão moderados…Porque não contam que queriam levar também de camburão a D. Mariza e só não o fizeram porque Moro pisou no freio de suas ambições meganhescas?

Porque não tomaram a termo as declarações de Lula em sua própria casa, se estavam tão preocupados em prevenir tumultos e exposições desnecessárias.

A resposta é só uma: é o espalhafato, a pirotecnia.

O efeito político do gesto de ousadia.

É isso o que o país está condenando e  até desafetos de Lula reconhecem ter sido um desastre para eles, ao ponto de Elio Gaspari ter admitido hoje que “Moro deu a Lula o papel de coitadinho”.

Não, Gaspari, coitado é o Brasil, que não merecia ter servidores públicos tão regiamente remunerados para fazerem isso: servirem apenas a seus próprios ódios e ambições.

Fernando Brito:

View Comments (74)

  • O CENÁRIO CATASTRÓFICO E ALGUMAS INDAGAÇÕES HISTÓRICAS

    ... É óbvio que o 'script' canalha, imoral e ILEGAL do ato nazifasciterorista &$ golpista incluía "a ida triunfal" do [eterno] presidente Lula à 'Guantánamo do Paraná'!
    O helicóptero dos mafiosos Marín(ho) acompanhando em tempo real o roteiro do glorioso "tour"!
    No ar (sic) o helicóptero da mansão TRIPLEX dos Marín(ho) em nome de 'laranjas podres', incluindo a Mossack Fonseca &$ a Brasif do [mega]escândalo 'MIriamgate' do 'FHC Príncipe da Privataria'!
    E, logicamente, o [eterno] presidente Luiz Inácio Lula da Silva não seria ouvido de imediato pelo nazifascista "juiz" DEMoTucamo [sérgio] 'mor(T)o'!
    O presidente Lula iria mofar por alguns dias ou semanas, quiçá, meses até "obter o privilégio supremo - e sagrado (idem sic) - de ser ouvido pela 'Majestade o juiz do Brasi'"!
    Neste ínterim, a presidente Dilma Rousseff já teria sido deposta!
    Às cusparadas e sob lufadas de xingamentos da turba ensandecida!
    "Que coisa linda de ver!", diriam 'os(as) coxinhas' regados a cerveja e petiscos!
    'As penas amestradas' a $oldo IMUNDO dos patrões barões do *PIMG noticiando o cenário de carnaval fora de época; os(as) mesmos(as) 'penas amestradas' entrevistando uma plêiade de economistas a desenhar e a redesenhar uma conjuntura econômica em plena e veloz reversão mais do que positiva; as expectativas da retomada dos investimentos 'manchetadas' em capas de jornais e revistas, algumas edições especiais distribuídas gratuitamente nos semáforos, nas estações de trens e de metrô, nas feiras livres...
    As cotações das ações nas Bolsas de Valores e elevação do PIB subindo que nem um Sputnik de uma última geração; o dólar despencando; as projeções de inflação idem...
    Talvez, a presidente Dilma Rousseff "estivesse curtindo umas férias ao lado do cárcere do Lula!
    Em paralelo, os movimentos sociais estariam sendo brutalmente combatidos e marginalizados; os sindicato; os blogueiros 'sujos', coitados...
    (...)
    A prisão do presidente Lula era, portanto, fato consumado...
    É só lembrarmos das expressões contidas de regozijo orgástico emanadas dos integrantes da 'PORCA-tarefa' durante e após aquela vergonhosa e delinquente entrevista coletiva; as falas reticentes do nazifascista procurador de passado nebuloso dos idos do [mega]escândalo do Banestado da Privataria DEMoTucana...
    (...)

    Bom, restam algumas perguntas:
    diante de todo o colossal aparato logístico posto à disposição dos cafajestes golpistas [perdão pelo pleonasmo!], quem e/ou quais entes da Federação sustaram a trama perversamente rocambolesca?
    Em nome da Legalidade - e evitando uma hecatombe no seio da sociedade brasileira...
    Ficam franqueados demais questionamentos cívicos e nacionalistas a quem aprouver encaminhá-los...

    NOTA:
    enquanto essas e outras perguntas não são respondidas, continuemos na luta!

    Respeitosas saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antinazifasciterroristas e antigolpistas,

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    Brasil da Legalidade

    • DENÚNCIA GRAVÍSSIMA – A segurança nacional está cada vez mais em risco iminente!

      [Talvez possa interessar ao 'Partido do Judiciário'!]

      Eu resolvi vedar as narinas e colocar uma máscara, e fui zapear o esgoto da nazifascista revista ‘veja’ da Editora ‘Fechol’ da Marginal do DEMoTucano Geraldo Alckmin do MERENDÃO, DO TRENSALÃO e outras [mega]corrupções…
      Não é que ao acessar o site do folhetim terrorista, eu me deparo com um anúncio publicitário criminoso!…

      Bom, se a ABIN e o ministério da Justiça não tomarem, IMEDIATAMENTE, as devidas providências Legais… Bom, aí, teremos que nos conformar: não existe mais executivo federal neste país em frangalhos…

      https://tpc.googlesyndication.com/pagead/imgad?id=CICAgKDTt8jSzwEQARgBMgjb3Yd8eOFddA

  • A PREPOTÊNCIA VENCEU A PRUDÊNCIA

    Certo da eventual proteção que seu “estágio” de 2007 no Departamento de Estado (U.S. Department of State) lhe daria, o Juiz Sergio Moro atropelou o rito processual, indispensável à existência de um estado democrático de direito. Fica assim passível de um julgamento pelo Conselho Nacional de Justiça, ao qual cumpre manter a justiça dentro dos ditames legais.
    Mas é igualmente curioso verificar que os principais personagens desta Lava Jato estavam presentes no enterrado processo do Banestado que, de forma criminosa, levou do Brasil o montante, em moeda atual, de US$ 520 bilhões. São atores do Caso Banestado o mesmo juiz Moro, o criminoso Alberto Youssef e o Procurador Santos Lima.
    Enquanto isso, meu caro batedor de panelas, o sistema financeiro sorria de orelha a orelha com um lucro de até 40%, obtido apenas em um dia, na Bolsa de Valores de São Paulo, sobre algo perto de R$ 17 bilhões, além do que faturou na Bolsa de Nova Iorque com as ADR de empresas brasileiras, especialmente da Petrobrás.
    Qual o desenvolvimento de tudo isso? É difícil avaliar num momento em que as redes virtuais ganham importância, num país tomado por celulares, tablets e notebooks, e rivalizam com a monopolística televisão.
    O Instituto Vox Populi, em pesquisa realizada logo após a comoção trazida pela condução coercitiva do ex-Presidente Lula e de seu pronunciamento depois do interrogatório a que foi submetido no Aeroporto paulista, mostra que a maioria absoluta da população repudiou esta ação.
    Não se confunda, como procura fazer a Nota dos Procuradores do Estado do Paraná, uma luta pela moralidade e pela decência não só na vida pública como em todos os momentos (vale a quem coloque a carapuça). Nisto os omissos do Caso Banestado, da Lista de Furnas, da Operação Zelotes, Castelo de Areia, Satiagraha e tantas outras que foram sepultadas por envolverem aqueles que sempre governaram, antes de Lula, o Brasil devem explicações.
    E o capital financeiro internacional mais uma vez agradece.
    Pedro Augusto Pinho, avô, aposentado.

    • estes sim deveriam ser investigados e no minimo afastados todos que participaram do escândalo das CCI Banestado, na época a esposa do santos lima trabalhava justamente na área no Banestado e tinha sido transferida para Nova York(no Banestado)...

      • É o "procurador" boneca de porcelana que procura ...mas não acha os podres da própria cônjuge ! Melhor ele passar num oculista, não acham?

  • O LULA não vai pedir e exigir INDENIZAÇÃO pela situação vexatória a que foi submetido.

  • Mouro levou o Lula para o aeroporto e levaria para Guantanamo.
    Alguém sabe do avião? Sim, o que seria usado para sequestrar o Lula.
    Ou esconderam tal e qual o dono do jatinho do E. Campos?

    • ... Provavelmente era um avião da FAB!
      Escolheram a dedo IMUNDO o mais antigo e sucateado da frota!
      E que teria (sic) a propensão de se desintegrar no ar!...
      O piloto?
      Piloto 'que nada'!
      O [eterno] presidente Lula será transportado pelo piloto automático!
      Mais uma das regalias concedidas pelo juizeco de província [sérgio] 'mor(T)o' ao investigado presidente Lula!

      Estado de sítio!

      • errata:
        O [eterno] presidente Lula seria transportado pelo piloto automático!

        • creio ainda não haver piloto automático tanto para decolar quanto para aterrisar

      • No momento do sequestro e ALERTEI, via telefone, à gabinetes no Congresso Federal, que não deixasse JAMAIS o LULA sozinho com "agentes da Porca tarefa..."
        Está cheio de "médicos" CONTRA o "Mais Médicos" que adoraria emitir um laudo fajuto de "mal súbito" do LULA...Morô ???

    • Sexta-feira, por volta das 11:30, a televisão ligada na Globonews. A imagem de cima de um jatinho pequeno, parado perto do aeroporto de Congonhas, servia de fundo para uma notícia de que Lula Seria levado de avião e para sua proteção a um outro aeroporto de São Paulo, aonde seria solto.

  • Vi em outros blogs que o circo com a globo já estava armado em CURITIBA prá esperar a prisão de LULA, e só não fizeram porque a reação contrária foi muito grande. Sou curitibano e entendo bem porque do povo tão alienado não só no PARANÁ como em SANTA CATARINA e RIO GRANDE DO SUL, SÃO PAULO e em muitos outros estados brasileiros. A resposta é só uma: o CANCER da rede globosta/veja com suas filias por exemplo a rpc paranaense que tem também o jornal gazeta do povo.

    • BOMBA!
      SENSACIONAL!

      A ex-magistrada Eliana Calmon – eleitora e que fez campanha para o Aécio ‘Never’ – esculhambou o Poder Judiciário
      Será que a Eliana Calmon também se referia à comarca da ‘Guantánamo do Paraná’?
      “Para melhorar ainda mais o que já está por demais ‘bão’, atencioso(a) leitor(a), atente para a fonte da matéria!

      $$$$$$$$$$$$$

      Eliana Calmon reafirma que há ‘bandidos de toga’

      POR TATIANA FARAH 14/11/2011 23:42

      SÃO PAULO – A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, que causou polêmica ao afirmar que no Judiciário existem “bandidos de toga”, criticou a aposentadoria compulsória como forma de punição a juízes no Brasil. Em entrevista na noite de segunda-feira ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura.

      14/11/2011

      (…)

      A FONTE: http://oglobo.globo.com/brasil/eliana-calmon-reafirma-que-ha-bandidos-de-toga-3241990#ixzz423T0lwvy

      • Qualquer ladrão mortal gostaria de ter como punição uma aposentadoria -às custas do trabalhador- antecipada de mais de 30 mil por mês ! Isto é o que eu chamo de Ju$$$$ticça...com o dinheiro do povo . CANALHAS DE TOGA !

  • Servidor publico federal que responde às determinações doe"departamento de estado" de governo estrangeiro (procuradores que viajam a todo o momento para abanar o rabo para o tio sam), nao deveriam ser considerados traidores e perder seus cargos? Deve haver procedimentos administrati os para extirpar o juizinho e seus asseclas.

  • Existem 3 forças-tarefa interdependentes e interconectadas com a agenda única de liquidar o PT, criminalizando sua militância, instigando o bulling social contra seus simpatizantes e já trabalhando não só no golpe contra Dilma, mas no “impeachment cautelar” do ex-presidente Lula.

    A força-tarefa do Dr Moro usa de todos os métodos coercitivos para obter as confissões.

    Estas confissões são selecionadas e sua revelação via vazamento são cuidadosamente planejadas para provocar o máximo de estrago possível no governo.
    É um trabalho meticuloso, uma engenharia que visa manter sempre o governo nas cordas e os opositores da lava-a-jato intimidados.

    Mas para fazer seu estrago é necessária a participação no esquema da força-tarefa da mídia familiar.

    A força-tarefa da mídia familiar edita, seleciona, ecoa, amplifica e dramatiza.

    A narrativa é aquela que conhecemos editoriais incendiários e matérias tendenciosas e parciais. A desonestidade e a militância anti-PT dos profissionais pagos para demonizar o governo, Dilma, Lula e os movimentos sociais fazem o resto do estrago.

    Mas o trabalho não seria completo se não existisse a força-tarefa dos políticos corruptos com a corda no pescoço (por esta e por outras operações!) para bradar na tribuna com os pasquins na mão, exigir CPIs e assim validar a ação da força-tarefa do Dr moro, retro-alimentando o ciclo.

    É de se ressaltar que a pirotecnia, o efeito midiático, com palhaços vestidos como se estivessem na Síria e equipes de jornalistas-robots fazendo a cobertura é elemento fundamental para o alcance dos objetivos finais. Afinal, é necessário o "apoio da sociedade" para solapar a vontade e os direitos desta mesma sociedade.

    Assim, em 3 atos, mas em loop constante, estas 3 forças-tarefas promovem uma engenharia social descarado no país. É tudo ou nada. É vale tudo.
    Um sisteminha que se autoalimenta, se autoimpõe, que ao mesmo tempo que se valida como parte, se valida como um todo.

    Se existe de fato – nesta hora que tal evocar o domínio do fato ? – uma coordenação nestes esforços em demonizar e criminalizar o governo, o PT e Lula então a democracia está sendo corrompida e solapada. Pelo menos 2 destes grupos não possuem respaldo do povo para agir desta forma e, de certa forma, nem os políticos eleitos que participam do esquema tem o respaldo do povo para atuarem full-time em uma conspiração tão intensa contra o governo eleito, aprofundando a crise política e econômica, e instaurando agora uma crise social. Mas eles são beneficiários do esquema.

    Os episódios da semana passada expõem a face do que todos já desconfiavam:

    Um conluio entre burocratas messiânicos e sem mandato popular, com uma mídia comprovadamente golpista e conservadora, e com políticos tradicionais sedentos de poder, embora estejam mais sujos do que pau de galinheiro.

    Como será que este conluio vai terminar, caso derrubem de fato o governo, prendam Lula e criminalizem o PT, como é seu objetivo agora imediato ?

    É uma organização paralela. Um governo paralelo sem voto e sem mandato popular. Uma ameaça e um perigo para nossa frágil democracia.

    Isto chama-se golpe.

    Branco ou não, é golpe sim.

    Um golpe de estado, contra o povo e contra a democracia.

  • A ‘desMOROlização’ final dos Golpistas Nazifasciterroristas!

    ***

    Art. 260 do Código Processo Penal – Decreto Lei 3689/41

    CPP (Código de Processo Penal) – Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

    Art. 260. Se o acusado não atender à intimação para o interrogatório, reconhecimento ou qualquer outro ato que, sem ele, não possa ser realizado, a autoridade poderá mandar conduzi-lo à sua presença.
    Parágrafo único. O mandado conterá, além da ordem de condução, os requisitos mencionados no art. 352, no que Ihe for aplicável.

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10657560/artigo-260-do-decreto-lei-n-3689-de-03-de-outubro-de-1941

    • A Nota do MPF é um escárnio ao Estado Democrático de Direito.

      O mandado de condução coercitiva tem que ser precedido por um mandado de intimação para comparecimento onde conste hora, dia e local para o depoimento. é o que determina o art. 260 do CPP, ao dizer que o mandado de condução coercitiva deve conter os requisitos do art. 352 do mesmo código, que determina que no mandado deve constar entre outros requisitos, o motivo, a data e a hora em que o cidadão será ouvido.

      Os atos processuais são feitos com rigorosa formalidade para impedir o arbítrio, o despacho do juiz, concedendo a condução coercitiva se o cidadão se recusar ao "convite", que seria feito no mesmo instante é uma ofensa a inteligência das pessoas. Não existe intimação para comparecer "agora". Essa Nota do MPF é um escárnio contra a sociedade, contra as garantias individuais e contra o Estado Democrático de Direito.

      Como se sabe as normas jurídicas são sistematizadas e assim devem ser analisadas e, na lacuna legal do CPP quanto ao prazo de antecedência para as intimações, utiliza-se o CPC, que determina que a intimação para comparecimento para audiência deve ser feita 24 horas antes (no mínimo) da data marcada, o que todos sabem que não ocorreu no caso da "intimação" do cidadão Luiz Inácio Lula da Silva.

      CPC art. 192. "Quando a lei não marcar outro prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento depois de decorridas 24 (vinte e quatro) horas."

      Além do que, a revelação de que esse tipo de condução é uma praxe dentro da operação complica ainda mais os integrantes da Lava Jato e do Juiz Sérgio Moro, pois a nota do referido Juiz, ao explicar a motivação da condução coercitiva, foi de que era para evitar tumulto e preservar o "Lula", contudo se foram centenas de conduções coercitivas no mesmo molde como diz a nota do MPF, as explicações do Juiz Sergio Moro, colocando o caso do "Lula" como "sui generis" cai por terra e fica, cabalmente demonstrada a forma ditatorial e ilegal como essa operação é conduzida, colocando todos os seus integrantes sob suspeita e sendo obrigatório que todos respondam pelos excessos na forma da lei, pois PROMOTORES, DELEGADOS E JUIZES DA LAVA-JATO NÃO ESTÃO ACIMA DA LEI, como eles gostam de falar.

Related Post