Michel Temer, o senhor é patético num grau em que, não estivesse fazendo o que está fazendo com o povo brasileiro e nosso país, eu teria dó.
É patético porque cala quando tinha de falar.
É patético pelo que fala, quando fala.
E é patético quando vai emendar seus maus sonetos.
O senhor foi infeliz ao chamar a chacina de Manaus de “acidente pavoroso”, porque de acidental não teve nada e os jornais do dia já traziam a informação de que o massacre era pensado e planejado há mais de ano. E a Polícia Federal o sabia.
Isso, sim, deveria ter sido objeto de sua fala, mandando apurar porque nada foi feito, se sabiam.
Mas o que o preocupou? Ir às redes sociais para explicar o “acidente”, porque isso feriu sua vaidade de beletrista.
E aí provou que é um nada, mesmo.
Listou “sinônimos” de acidente no Twitter: “tragédia, perda, desastre, desgraça e fatalidade”.
O senhor devia se lembrar que existem sinônimos perfeitos e imperfeitos, e mesmo os perfeitos podem ser usados algumas vezes com o mesmo sentido, mas não querem sempre dizer o mesmo.
Por exemplo: língua e idioma.
Português é uma língua e um idioma, mas ninguém morde o idioma ou põe o idioma para fora para caçoar de alguém, não é?
Da mesma forma, não se pode usar sempre acidente do lugar de tragédia e vice-versa, senão escreveríamos “O acidente de Édipo Rei” ou “Hamlet, um acidente”. Tanto quanto desastre ou desgraça: o time do Flamengo hoje foi um acidente e perdeu de 3 a 1. A atuação do goleiro foi um acidente”. Não, foram um acidente e uma tragédia.
De fatalidade, “seu Temer”, nem se fala: é um acontecimento que não se podia evitar e o morticínio de Manaus, os fatos provam, se podia e se devia evitar, porque conhecida a ameaça de acontecer.
Se o senhor não tiver aí na biblioteca do Palácio o Dicionário de Sinônimos do Rocha Pombo, o mais clássico do Brasil, vá na internet, tem lá no site da ABL.
Aí o senhor verá que, por tudo o que se sabe, a chacina não poderia ser chamada de acidente pois ” acidente (do latim accidere, “suceder”) diz-se de qualquer desgraça que sobrevém inesperadamente,sem que nada a fizesse prever, e considerando-a até certo ponto como contrária às leis ordinárias… ”
E aquela desgraça foi tudo, menos, como se sabe agora, inesperada, porque tudo a fazia prever.
O senhor, Michel Temer, não é patético por ignorância, o que lhe seria desculpável. É patético por afetado, pedante e vaidoso.
É presunçoso, achando que a sua empáfia e o seu palavreado oco como um sino são o suficiente para impressionar os tolos.
Se não fosse, saberia que a língua quem faz é o povo e o povo chama aquilo que aconteceu no Amazonas de massacre, chacina, crime.
Não de acidente.
View Comments (13)
Acidente foi Temer ser vice, tragédia foi nosso ministro da justiça que defendeu Dilma...
Acidente foi o PT deixar o republicanismo comer solto. Tragédia foi entupirem a globo de grana sem contrapartida.
Este presidentO Temer é um aci(de)nte completo!
É um conspirador BOÇAL. Um demente imbecilizado, metido a intelectual, não passa de uma AMEBA FEDIDA. Fora Temer! e seu DESGOVERNO DE EXCLUSÃO SOCIAL.
Esse Canalha do Temer não é Presidente, é um ditador golpista.
Acidente foi a Dilma tê-lo aceito como vice, pois,
não podia prever o quanto ele era cretino, crápula e traidor.
E, a partir desta traição , o país mergulhou no caos absoluto.
A tragédia para o povo está apenas começando...
Desculpar-me-ia e prometer-lhes-ia que não mais acidentar-me-ia mas, com gol-pis=ta que sou, não desculpar-me-ei.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Perfeito ! Já que vamos de "sinônimos", temos vários por exemplo para Temer: CANALHA, GOLPISTA, BANDIDO, VAMPIRO, LIXO, EXCREMENTO, e muitos outros.
E as hienas continuam soltando suas "pérolas" aqui. O Brasil vai bem, muito bem, né? Façam um exame de consciência e verifiquem quantos amigos ou parentes seus perderam o emprego neste final do ano. Já contaram? Pois é, o próximo pode ser você. Ou não acredita? Se acontecer, sempre poderão dizer que a culpa é do PT. Só não esqueçam qie o PT não é mais governo desde maio. Boa sorte.
Ah! não esqueça que desde os Black Bloc de 2013 a oposição ao governo PT foi tão ferrenha pelo PIG que atou as mão de Dilma. A Globo e o restante do PIG queriam quebrar o Brasil antes para ganhar as eleições de 2014. Como não deu, partiram para o golpe, que teve início ao vivo na globo, ainda durante a apuração dos votos.
Agora "aguento-lo-emos" esse golpisto mesocrático.
Velhos hábitos do pompous ass. Inacreditável que a elite financeira tupiniquim (canalha por natureza) nos vendeu o golpista como um intelectual de ótimos gostos e que salvaria o desenvolvimento do país. Não bastasse ele, a equipe que ele colocou no governo e na liderança de seu governico, cheia de corruptos, é um retrato da elite financeira tupiniquim. A bagunça é tanta que esse governico nunca tá metido em apenas um desastre para o país. Nesse momento, ao mesmo tempo que explode essa tragédia em Manaus; eles rumam para acabar com a caminhada para tentar consolidar o Brasil como um país com educação e ciência de ponta (Senador Cristovinho deve estar orgulhoso da republica de bananas que ele ajudou a colocar no poder), além de outros tantos retrocessos que ferem qualquer sonho de ver esta terra como um país progressista.
Acidente pavoroso sim! Pavoroso para aqueles interessados em privatizar o sistema carcerário a R$5.000,00 por mês, "por cabeça". Temer fala pela perspectiva deste grupo, que vê neste episódio um acidente de percurso capaz de suscitar questionamentos que causam pavor a eles.
Já a farsa através da qual,ele chegou à presidencia,não foi um acidente. ..