Em Nossa Senhora de Paris, de Victor Hugo, o arcediago Claúdio pousa a mão sobre um livro e, olhando para a Catedral de Notre Dâme. diz:
– Isto substituirá aquilo.
Era a maneira de dizer que a palavra impressa substituiria a arquitetura monumental – como aquela catedral, com suas gárgulas – como forma de levar idéias e representações à sociedade, onde os livros só passaram a existir, fora dos pequenos círculos, com a chegada da imprensa de Gutemberg.
De fato, ainda que com o poder dos index librorium proibitorium e o crescentemente proibitivo custo da impressão, jornais e livros passaram a ser o caminho natural da expressão e, mais importante, das representações de ideias.
Se me permitem a comparação, homens de letras eram figuras tão invejáveis como são hoje os “homens de marqueting”.
O rádio e a televisão, que limitaram outra vez o número de fontes de emissão de mensagens – há de ter a concessão, os equipamentos e o dinheiro, sempre o dinheiro -, ganharam a supremacia, mas de forma também limitada e efêmera.
Seu apogeu e glória duraram meio século…
Hoje, o mecanismo hegemônico de representação de ideias e interesses, e de sua propagação, é a internet.
É onipresente e onisciente. Ainda não é um Deus, porque não é onipotente, mas carrega-se cada dia mais de poder.
É uma tolice discutir, com base em números do faturamento publicitário, se ela superou as demais mídias.
A métrica correta é do quanto ela influi na formação e na propaganda de conjuntos de ideias e posicionamentos nas sociedades, porque conduz as pessoas a praticarem – e para que o mundo inteiro veja – a agressividade, a intolerância, a brutalidade.
Servem para espalhar um fundamentalismo egoísta, estúpido e selvagem que vai desde aos xingamentos a Guido Mantega num hospital aos tratores derrubando monumentos assírios milenares em Nimrud, no Iraque, ou a destruição de estátuas com mais de 3 mil anos em um museu na cidade iraquiana de Mossul.
O diferente passa a ser herege e o herege deve ser destruído.
A palavrões, a marretadas, a impichadas, a bala, se necessário.
E tudo num processo que, embora aparentemente insano, possa ser mostrado via internet, com vídeos, ainda que sejam de decapitações.
O “convencimento”, afinal, se dará pela histeria, pelo chocante, pela intimidação e até pelos atração de um juventude sem sonhos, mas com delírios, que vê, afinal, algo “diferente” acontecendo.
Porque, afinal, todos são bárbaros, infiéis, corruptos…
Não pensem que, quanto a esta arma, os seus donos e financiadores são os mesmos donos de tudo no mundo.
Sobram-nos alguns espaços, é certo, que cuidam para que não se expandam em demasia.
Não investem bilhões apenas para espichar as orelhas cibernéticas da NSA e bisbilhotar celulares e e-mails.
Monitoram e, monitorando, influem ou dirigem.
Criam e “descriam” – porque são situações inorgânicas, antihistóricas, artificiais – blackblocs, primaveras árabes, exércitos islâmicos que encantam ou repugnam os tolos como se fossem entes duradouros, destinados a se tornarem realidades sociais.
São apenas formas de destruir, confundir e facilitar a dominação.
View Comments (16)
Volta Guido! Precisamos de você.
A internet está facilitando shows de horrores e isso é um problema do mundo pós-moderno. Vemos brutalidades aqui, falta de ética ali e pensamos que tudo está um caos na velocidade de um clique
Mas tem o outro lado, o lado bom. Nunca foi tão fácil criar, publicar e expandir coisas boas, basta ter inspiração, cultura e um pouco de conhecimento tecnológico, o resto é carater!
Continuo acreditando, a verdade salva e liberta. E vence.
Homogeinizar a população mundial é o pressuposto básico da dominação. É necessária a destruição cultural e religiosa para implantar um outro modelo centrado em valores "globais". Em última análise, é necessária a destruição total das fronteiras entre paises de forma que as riquezas naturais sejam apropriadas pelos "de sempre". A destruição da soberania das nações está em curso e é costurada em inúmeros tratados, especialmente o do clima. Por que não se fala no escândalo que são as COPs, onde milhares de brasileiros escolhidos não se sabe por quem ou por qual critério viajam 2 vezes por ano para paraisos no exterior, e nenhum feedback é dado para a sociedade do que é tratado lá. Só na COP 15, em Copenhagen, o Brasil mandou mais de 600 "delegados" que lá passaram 2 semanas discutindo o quê ??? (Os EUA enviaram 150 delegados...) Na prepatória da COP deste ano, em Lima, a listagem dos delegados brasileiros era a maior e ocupava páginas e páginas. Na lista dos "delegados", ONGs, políticos, jornalistas, empresários etc etc. Isto acontece há 20 anos, 2 vezes por ano. E, é lá, que estão tentando destruir a soberania dos paises, tirando-lhes a autonomia para explorar seus próprios recursos naturais, incluindo o petróleo (aliás, este é o mais importante). Nunca esquecer da máxima que quem controla a energia, controla o mundo.
Mais um outro acróstico para a Mulher PresidentA que deixou definitivamente os tucanus de quatro:
Duas vezes contra o espectro atro
Inscreveu já seu nome na história
Lutando contra mídia venal & Cia e seu teatro
Mulher forte de mais uma vitória
A deixar tucanus na ó-posição de quatro.
**** *************
**** *************
************* ****
************* ****
************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.
************* Lei de Mídias Já!!!! **** "Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma" **** Joseph Pulitzer. **** ... "Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo" **** Malcolm X. Ley de Medios Já ! ! ! !
************* "O propósito da mídia não é de informar o que acontece, mas sim de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante.". Noam Chomsky.
************* Poemas engajados de Cláudio Carvalho Fernandes (anarcoexistencialismo):
**** Poema "Desalienando a ma$$ificaçãø Coisificante" / É melhor / ser um, mesmo que zero, à esquerda / do que, títere-palhaço, a penas só faz-ser número$ à direita **** Poema "Bistância" / Tele Visão / Tele Vazão / Tele Vazio **** Poema "Cem Rimas" / (para o PT e o PSTU) / A vida passa de graça / E fica ainda mais rica / Nos olhos de esperança / Que às mãos multiplicam **** Poema "Clic" / A luz / Assombra / As sombras **** "Poema Z" / Penso / Logo(S) / Rexisto ****
no Brasil estão criando radicais religiosos (igreja universal e seus Gladiadores do Altar e na política com a direita radical... Não tínhamos isso.. e precisaram (eeuu) criar para perpetrar golpes aqui..
Pense no tamnho do exercito Norte americano!!
Pensou??
Todos eles ganham a vida sendo MILITARES..
OK..
Pois bem, como você manda embora, este pessoal..
Não manda!!!
Manda eles para guerrearem por aí, e a America do SUL
é a Bola da vez..
Não são islâmicos.
Concordo!
São mercenários, financiados por dinheiro sujo, treinados e doutrinados por militares americanos.
Americano sempre construiu seus inimigos.
Americano vive disso.
Não são islâmicos.[2]
Caro F. Brito, não consegui acessar a sessão "fale conosco".
O senhor viu a escandalosa entrevista do presidente da CPI para a radicalzinha da Veja?
Assista. É um ESCÂNDALO um parlamentar, presidente de uma CPI, aceitar participar de uma coisa daquela.
De dar nojo.
Abraço,
Marcelo.
Gente, na boa, mas vocês têm cada conversa! Estão precisando é de dar uma boa trepada.São paranoicos,só falam em golpes, em conspirações...Vivem atemorizados e atemorizando. Vocês estão precisando é transar pra ver se param com essas ideias do tempo do baú.
Fernando, mudando de assunto, mas não muito:
_ No vídeo do DCM sobre a tropa de choque da Universal, as camisas verdes são coincidência?
Urge que se discuta o que tem levado essa gente ao fanatismo, à revolta, ao ódio. As causas provavelmente estão na opressão, na injustiça, no sofrimento. Não é facil ver um ente querido morto por fogo vindo do céu. Um gato acuado no canto da parede pula no seu pescoço, e culpa? É sua.