O jornalista espanhol Tom Avedaño, em artigo publicado ontem à noite na edição brasileira do El País, diz que o Brasil é um país “em que os juízes tomaram o poder“.
A economia está em crise, a política gira em torno dos tribunais e o povo perdeu a esperança de que tudo fique melhor quando todos os culpados estiverem na cadeia. “A nova e definitiva era é de substituição de pessoas pelas instituições. Salvação, sim, sem salvadores”, afirma Ayres Britto, que foi juiz do Supremo Tribunal nomeado por Lula entre 2003 e 2012. Um futuro com a classe política atrás das grades, e que deixa a dúvida sobre quem liderará o país.
A “restauração da moralidade” – a pública, porque a privada segue ganhando imoralmente com a pobreza geral – que engana alguns trouxas, de fato, nos levou a esta estranha “democracia togada”, onde uma camada de “meritocratas” se substituiu ao povo na decisão de quem deve governar e, até, quem pode pretender governar pela via do voto.
Moralidade, aliás, de uma casta que, alegremente, se autoconcede vantagens irrazoáveis e, várias delas, absolutamente imorais e vive, ao contrário do povo brasileiro, na fartura de quem – nas palavras do ex-presidente do Tribunal de Justiça de SP – vai a Miami comprar ternos.
Agora, o poder judicial volta-se para o processo eleitoral o qual, no fundo, desejaria abolir, o que faz na prática, ao pretender dirigi-lo.
O “povinho” deve clamar para que os iluminados bacharéis escolham quem eles poderão “escolher”.
A fórmula, para isso, é adaptar o seu poder de julgar de acordo com a lei em “julgar” por critérios absolutamente estranhos à lei: ideologia, moral, repercussão midiática e, até, obsessão patológica por exibir-se como “salvador da pátria” e refazedor, nos trópicos, de Cavaleiro das Mãos Limpas.
A disputa política, em nosso país, levada aos tribunais – e isso não é recente, vem dos tempos do “mensalão” – passou a ser travada quase que apenas na mídia, nos tribunais e nos mais imundos subterrâneos do parlamento, onde os personagens abjetos “servem” a propósitos desta ou daquela causa, ainda que depois sejam devorados e descartados pela máquina, como o foram Eduardo Cunha e Aécio Neves.
A que isso está levando, desde 2014, estamos vendo e, dolorosamente, sentindo.
Os únicos prazeres que se dão ao povo são os sádicos, a única expectativa é de que surjam mais escândalos.
O Brasil entrou num processo de dissolução que aboliu todas as nossas identidades, toda a nossa autoestima , toda a nossa capacidade de convívio minimamente harmônico, em todos os graus, desde as famílias até o nacional.
Até mesmo as pesquisas eleitorais passaram a ser “comparativos de rejeição”, em lugar dos de apoio, uma espécie de “eu odeio este mais que odeio aquele”.
É possível que suas Excelências, afinal, ocupem todo o poder e esvoacem suas togas como os militares desfilaram seus dólmãs, enquanto o poder real fica com aqueles com que o dinheiro lhes dá.
View Comments (33)
A toga é o instrumento para destruir o país e o conceito de nação para que a economia trabalhe mais para a concentração de riquezas nas mão dos senhores da grande senzal
A democracia esta sendo estuprada. Rasgaram a constituição.
Hoje vivemos a ditadura da grande mídia e do judiciário.
Gostaria de me apresentar. Sou Antônio Vostras.
pelo domínio do fato ,usado de forma errada por eles ,sem o menor escrúpulo ,são todos corruptos.....basta a evidente sociedade com a Globo,o maior de todos em corrupcão....
aqui cabe o domínio do fato,pois a hierarquia está aberta no fluxo e timing dos fatos.
O problema é que o supremo Federal o "STFede" , que é a última trincheira pra salvaguardar a lei, aplicou o domínio do fato no caso do mensalao de forma errada, e toda a sociedade aceitou...vai recorrer a quem?! " A pior ditadura é a do judiciario"...
E o moro não foi punido por seus excessos no Caso Banestado pelo CNJ e nem pela quebra de sigilo de gravação telefônica de presidente da República pelo TRF." As instituições estão funcionando" , mas isso não quer dizer que seja da forma correta...
Moro ungido pela sociedade e a grande mídia e protegido pelos seus pares! " É 100 parea ae minino"! !
http://www.conjur.com.br/2014-set-01/claus-roxin-critica-aplicacao-atual-teoria-dominio-fatoL
https://www.google.com.br/amp/m.politica.estadao.com.br/noticias/geral,supremo-ja-analisou-excesso-de-moro-no-caso-banestado,10000023234.amp
Acho um absurdo o que estão fazendo no Brasil. Espero que possa colaborar de alguma forma para que as pessoas entendam de uma vez por todas que não se pode matar politicamente uma ideia, que é a inclusão do pobre na vida do país.
Que coisa fantástica seria se fosse assim no Brasil.Consegui assistir o GP da Inglaterra de Fórmula 1 hoje,16/07/2017,pela internet e por uma tv estatal de larga tradição na Europa.
Não sei como mas consegui,já que pelo site da empresa não se pode ver direto porque a Globo Santinha tem exclusividade no Brasil.
Se nós tivéssemos uma estatal de mídia forte no Brasil e só com especialistas de esquerda( 90% x 10% de direita) estávamos em uma situação melhor hoje,isso claro,só seria possível com um governo de esquerda.
Esse é um dos graves problemas estruturais na América do Sul hoje.
Considero que agora, mais do que nunca, o nosso partido, o PT, que tirou o país do mapa da fome, possa lançar seu candidato em 2018. Mas não podemos pensar só em tudo que foi feito como referência, pois o povo brasileiro clama por ética e honradez. Para combater Bolsonaro com chance real da esquerda ganhar, o PT precisa de um nome ético, honrado. Por isso, sou da corrente interna que pede a desfiliação de todos que se envolveram com corrupção é pede que Paulo Paim seja escolhido para concorrer à Presidência da República. Para onde iremos se não tivermos ética?
"Menos ódio, mais amor" : Urgente ! Lula Presidente !
https://www.brasil247.com/pt/247/poder/306649/Lula-promete-reconstruir-uma-sociedade-com-menos-%C3%B3dio-e-mais-amor.htm
Ação popular pela anulação do golpe com Chico Buarque e outros brasileiros arretados:
http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2017/07/acao-popular-pela-anulacao-do-golpe-avanca-com-adesao-de-lula-e-chico-buarque
Vamos resolver este problema de uma vez por todas, vamos dividir esta joça, deixemos que o "cinturão paulista" e sua turma do atraso e dos golpes forme um novo país e vivamos livres nós mesmos.
Simples assim.
Deixa que se unam e rume para o abismo , SP, PR, SC, MT, MS, RO, GO e RS, se abracem e rumem para o abismo sob a batuta de Tio Sam, nosostros sigamos com o Brasil, FORTE, SOBERANO E LIVRE !!!!
Quem quiser migrar que o faça livremente em um prazo de dois anos, depois que cada POVO viva sua vida.
A outra opção é uma GUERRA CIVIL !!!
Por falar e governo judicial e tutela sob a democracia, vi agora a pouco a figura triste do tal Thompson Flores . Nome e figura típicas de corno manso.
Medíocre, solícito com os poderosos e abrupto e atroz com os mais fracos. Eis aí a fórmula para uma família se perpetuar nas estruturas do poder burocrático.
Sem uma insurreição popular que coloque os dados na mesa, vamos conviver com esses almofadinhas ditando as regras por longos séculos ainda.