O português e a vaquinha; o BC e a inflação

Quando eu era garoto, com idade apenas para ouvir “piadas de salão”, contava-se uma, bem sem graça e hoje incorreta politicamente, de um português que estava fazendo uma experiência totalmente revolucionária: ensinando uma vaca a viver sem comer. Capim, cada vez menos, até chegar ao “Capim Zero” tão ambicionado pelo zootécnico lusitano.

Mas falhou, porque a vaquinha, claro, morreu de fome, arrancando lágrimas do pobre patrício: “justo agora, que o bichinho estava quase aprendendo!”.

Como o português da piada, o presidente do banco Central. Ilan -vamos ver se eu acerto a digitação –  Goldfajn disse hoje que a “Fraqueza da economia ajuda o recuo da inflação“.

Ora, Dr. Ilan não é que a vaquinha está aprendendo a viver sem comer? Mais uns seis meses, está vivendo de brisa…

Mas o senhor fez bem em dizer, porque seus áulicos nas páginas de economia dos jornais se poupam de dizer isso: os preços não estão subindo tanto porque as pessoas não estão conseguindo comprar nada.

Ninguém fala, a não ser uns blogueiros chatos feito este aqui, que desafinou o coro dos contentes, sexta-feira, quando saudavam a queda do IPCA de novembro dizendo que  “não tem dinheiro para ter mais preço porque não tem vendas“.

Claro que é mais bonito dizer que ” a atual fraqueza da atividade econômica torna mais provável o processo de desinflação”.

Mas é mais simples falar: “ó Joaquim, a vaquinha morreu…”

Fernando Brito:

View Comments (6)

  • Boa tarde,

    os que falam são os blogueiros chatos e eu! Quando se fala de deflação é lógico que ela ocorre por faltar comprador e sobra mercadoria. A tempos atrás chamava-se lei da oferta e da procura quando se dizia em capitalismo. Hoje se fala em capitalismo selvagem.

  • São todos iguais.Ainda agora li,que o Ministro da Fazenda,vai lançar um pacotinho para estimular economia.Afirmou que não é nada daquilo,que o GOLPEADO GOVERNO FAZIA,mas algo novo.Certamente o senhor Ministro,vai lançar um pacotinho de estímulo para os COXINHAS passarem o natal,em MIAMI,que eles chamam de MAIAMI.

  • Eu conheci esta piada como a o cavalo do inglês pão-duro...

    • Eu também conhecia como o cavalo do inglês mas, quem contava essa anedota era o marido da minha tia, que era descendente de portugueses.

  • E anedota em que Deus diz "Vocês vão ver o povinho que eu vou colocar lá", esqueceram? Em Santos, sp, Deus "caprichou"...

Related Post