O povo do Rio foi tolo ou nós é que o abandonamos?

A apuração vai revelando uma vitória muito mais folgada do que os institutos de pesquisa haviam previsto para Marcello Crivella e ainda muito maior do que, na esquerda, em algum momentos muitos chegamos a sonhar.

O mapa aí em cima, mais do que qualquer discurso, explica para qualquer um que queira ver: faltou povo à candidatura Freixo.

Porque a Igreja Universal ou mesmo a soma de todas as denominações evangélicas não tem os 75% que o candidato Crivella obteve na Zona Oeste e o quase isso que teve na Zona da Leopoldina.

Lá, só se entra com sentido histórico ou com política e a Freixo, infelizmente, faltaram ambas.

Não (só) por culpa do PSOL ou dele, Freixo, a quem não conheço pessoalmente e não tenho razão alguma para duvidar das boas intenções, nem do talento que possui.

Mas, essencialmente, por alguns fatores que sua campanha conteve e que, em minha opinião, lhe foram fatais.

O primeiro deles foi a negação da política, acreditando nesta bobagem de que engrossar o coro da criminalização da política possa ter alguma serventia à esquerda.

Os criminosos da política vão muito bem, obrigado, e isso só “cola” na mídia quando atinge a esquerda.

O segundo erro é desconhecer que há uma história, que se assenta na memória profunda das comunidades, que não lhes soma negarem. O povão da periferia do Rio de Janeiro já foi Vargas, foi Brizola, foi Lula e ainda é. Se não é, seu pai é, seu avô é, a sua memória o chama para ser.

O terceiro erro explica os dois primeiros: aceitar a ideologia dominante e achar que vai pegar “carona” no discurso uníssono dos meios de comunicação. Pensar que a campanha da Globo contra Crivella era a chave da possibilidade de vitória.

Não: a Globo é imitada, repetida, assistida.

Mas não é amada e menos ainda tem a confiança do povão. E com toda a razão.

Tudo que a Globo disse ao povo que era bom, foi ruim. Tudo o que ela disse que era ruim, o povão sentiu como seu.

Faltou povo na candidatura “popular” ou faltou “popular”  na campanha da esquerda?

Politicamente correto sei que sobrou.

E ele não resolve a política real.

Quem quer lutar ao lado do povo não pode achar que ele é um todo e que só nós somos, perdão pela apropriação bíblica, o caminho, a verdade e a vida.

Ps. É bom frisar: a Globo perdeu a eleição onde acha ser seu quintal.

Fernando Brito:

View Comments (56)

  • Ao invés de focalizar demais a questão religiosa, o Marcelo Freixo deveria ter abordado a questão da falência dos serviços públicos. Ela foi causada pela Operação Lava-Jato, que destruiu a cadeia produtiva do petróleo e gás na cidade. Acontece que, em uma tentativa ridícula de tomar do PT o protagonismo na esquerda, o PSOL apóia a Lava-Jato. Resultado: os "coxinhas" votaram no PSOL pela completa ojeriza que têm pelo "povão" , e também pela sua opção religiosa pois a cidade do Rio de Janeiro tem um "povão" evangélico e uma elite católica extremamente conservadora que tem como ídolo Dom Eugênio Sales. O fato do PSOL apoiar a Lava-Jato deixou os "coxinhas" ainda mais a vontade para votarem em Marcelo Freixo. Agora, o PT deve explorar a polarização IURD/Record contra Rede Globo para que Marcelo Crivella, que não tem ideologia, possa enfraquecer o Império midiático no âmbito municipal. Uma CPI sobre projetos da Fundação Roberto Marinho na cidade do Rio de Janeiro seria um bom começo.

    • Concordo plenamente. Freixo nunca deveria ter entrado no joguinho da Globo.

      • Adorei a derrota do Psol no Rio e em Belem. Pois os dirigentes do Psol ja estavam se achando a ultima bolacha do pacote, e a todo instantes estavam dizendo que iriam assumir o legado do PT.

        Não só o PT, mas a esquerda de um modo geral foi quase dizimada nestas eleições.

        Agora Ed Macedo vai enfrentar a toda poderosa Globo. Só pena que vão voar...

        Vai ser a Republica Pentecostal Brasileira Evangelica dos Macedos e Malafaias.

    • Freixo, por sua inexperiência e oportunismo, foi envolvido por Genro, Erundina, H.Helena, Milton Temer, Chico Alencar, dentre outros.
      "Negar" apoio de Feghali, Lula, Dilma, PT, PCdoB, em pleno Rio de Janeiro ??
      Além disso, mostrou grande tibieza ideológica. Não abordar PEC 241, nada sobre o golpe, "apoio tácito da Globo", perseguição à Lula ( lawfare), etc.....acabou por enfraquecer sua candidatura, e seu próprio nome. Eu, e dezenas de amigos e conhecidos votamos no Freixo, com pesadas ressalvas......
      Enfim, o PT e Cut fizeram até pior para derrubar o PDT e Brizola, nas décadas de 1980 e 1990, no Rio e RS. Perguntem ao próprio Fernando Brito ---- que viveu o ataque do PT ao PDT e Brizola, bem de perto. Agora, é "bola prá frente" e aguardar o desgaste do golpe e de suas mediadas anti-povo, e buscar recuperar o poder em 2018. Agora, as classes C e D vão ter que se mexer.

  • Pra mim um dos fatores é que a Esquerda não confia no PSOL que tem um discurso de duplos padrões (Luciana Genro apoiando lava jato, Jean Wyllys atacando Maduro, etc). O outro é que ao identificar Crivella como o candidato antiglobal muitos passaram de Freixo para Crivella exatamente por isso e talvez porquê achavam que Freixo seria facilmente cooptado pela globo.

  • Olhando o mapa de votação, percebemos, alguma coisa está fora da ordem !!!! Freixo ganhando nos bairros "ricos" e Crivela nadando nas áreas mais populares, sinal clro que a intenção não se ajustou ao discurso.

    E BH, derrota absoluta de Aécio , tentando replicar a tática de Alckmin com um outsider se ferrou, atropelado pela própria perda de prestígio.

    No resto do País, lastimável tudo para as esquerdas, exceção honrosa a Fortaleza, onde o candidato de Ciro abateu mais um samango, embora não possamos compreender Ciro e o PDT atual propriamente como esquerda, mas pelo menos o primeiro possui um censo nacionalista.

    Fim de papo, agora é juntar os cacos e bola pra frente !!!

    • Ainda acredito que a Igreja Católica foi determinante no RJ, pois fez campanha contra o Freixo em função da ideologia de gênero.
      A maioria que conheço anulou o voto.

      • Pode ter sido, mas não creio, se a igreja católica tivesse força política a PEC 241 estaria fulminada.

        • Mesmo a CNBB se posicionando contrária à PEC os arcebispos do Rio e de São Paulo foram à Brasília orar pela PEC junto com o Temer, o satanista.
          Quero ver agora como ficam, já que o arcebispo de Salvador se posicionou contrário, acompanhando a CNBB.

  • Olha, Curitiba elegeu, afinal de contas, o que "vomitou quendo sentiu cheiro de pobre" Greca, mas o outro candidato Ney era um demagogo que apoia a lavajato e impichim mas queria o voto do pessoal que votou em Tadeu Veneri (Pt) no 1o turno, agora ele vem a público culpar quem pela sua derrota? O PeTe é claro, dizendo que a "orientação do partido" era de votar nulo/branco.
    Além de chamarem estudandes de doutrinados agora querem chamar eleitor que é alinhado com a esquerda de doutrinado também? Nada mais me surpreende: se não derem um jeito de acabar com o partido lá no TSE vão acabar criminalizando de uma vez as pessoas de votarem no Pt!

  • A teimosia e a insistência de Eduardo Paes o fez jogar fora uma eleição que era barbada, tal a fragilidade de seus adversários. Com tantos nomes disponíveis para, talvez, ganhar até no 1º turno ele quis imitar Lula e se ferrou. Os postes de Lula (Haddad e Dilma) venceram porque tinham conteúdo de qualidades reconhecidas. Em direção contrária Paes trocou alguns postes de boa qualidade, por um pau de sebo que perdeu sua utilidade, tal era a quantidade de conteúdo negativo maquiado pelo sebo, que não deixava que saísse do chão. E foi nessa vendaval de incompetência, erros e trapalhadas, que Crivella decolou com sua bombardeada e indesejada nave universal.

  • O povo acertando ou errando, tem o que merece...o que não significa que Freixo fosse um acerto. Obviamente que, por onde ele obteve vitória se depreende que de popular o PSOL e sua candidatura não têm nada. Pelo menos a Globo foi derrotada, para o bem ou para o não tão bem...para o mal, derrotar a globosta nunca é.

  • Como tudo na vida tem o bom e o ruim e nada é perfeito,pelo menos nesse ano desastroso para a democracia do Brasil de meu povo a única coisa engraçada e divertida da política em 2016 foi Kalil x João Leite em Belo Horizonte.

    Os debates foram fantásticos(engraçados que foi possível ver graças ao maravilhoso youtube) e Kalil com seu jeitão simples e arrojado foi um verdadeiro tratamento para qualquer depressão e melhor que muitos programas de humor que se tem hoje em dia,sem contar a derrota do mega delatado na Farça Jato & Farça Tarefa Aécio Neves.

  • Agora vai!
    Pastor de ovelhas no Rio e pastor de empresas em São Paulo.
    Um ordenha almas, o outro lucro.
    Não ria que não é tudo, em 2018, havendo ainda Brasil, querem o "Santo Provinciano" na presidência.
    Não é filme de terror, é a mais pura realidade brasileira, rumo a vereança internacional.
    E não dá para mudar de cinema ou canal.

    • ano que vem,Serra eleito via Eleição indireta! e no de 2018 o santo Alkimin. só vão devolver o brasil e o povo só vai acrdar em 2021,quanfo humilhado por sua imprensa e falido!

  • ideologia de genero... pena dos cretinos que a combatem em um mundo globalizado... gays nao podem adotar viajam pra pais que pode e voltam com o filho adotado no exterior que pode ser um brasileirinho pobre que goi passear no exterior

  • Uma coisa ficou muito clara nesta eleição e que bom que foi assim. O Aécio Naves terá que montar em uma nave e tentar ser presidente em outro planeta. Aqui pra ele deu. O povo não o quer nem pintado de dourado. Eterno perdedor em Minas perdeu mais uma em BH. O inconformado da direita e mentor número um do impeachment foi pro pau. O Serra vai ter que se explicar com a justiça. Só sobrou o Santo, que
    de Santo nada tem. O PSDB também terá que se reinventar para chegar ao poder. 2018 promete e muito!

    • Sem contar que este governo do Temer com a assessoria do PSDB não disse a que veio. A julgar pelos primeiros sete meses, a impressão que tenho é que estamos a deriva em mar revolto, necessitando urgente de um comandante que saiba manobrar convenientemente o leme na direção certa. O PSDB pagará caro pelo insucesso do governo do interino. O povo logo entenderá que só há uma saída. Lula 2018 até 2022. Esta será de barbada.

        • torcer pro trump levar a taca e tirar esses illuminati da casa branca kkk

          • Não entendi se você quer o Trampa presidente ! De qualquer forma , seria muito bom para o mundo que Hillary perdesse, inclusive a pose.

Related Post